Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
eddye

Formatar String Com Float

Recommended Posts

estou tentando fazer uma calculadora em delphi e não consegui fazer a parte de multiplicação com numeros decimais (2*0,002), porque eu sempre tenho que especificar qtas casas depois da virgula ele ira mostrar, se eu especificar pra um determinado numero, e o numero for outro, tera mais 0's antes da virgula ou depois ficando por ex: 0,00200 (sendo q o numero numa calculadora normal é

0,002..então, teria como deixar o ponto flutuante "automatico"?? Por exemplo, se precisasse de 4 casas apos a virgula ele colocaria as 4 casas, somente o necessario..

estou usando esse comando:

var temp:real;

begin

temp:=2*0.002;

form1.caption:=(Format ('%4.4f',[temp]));

end;

então minha duvida é se tem algum jeito de não especificar o numero de casas apos a virgula (se eu deixo em branco %f... fica somente com 2 casas o que não ajuda porque o numero a ser multiplicado ira variar).

obrigado

[]'s eddye

:help:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma dica. Nunca use variáveis do tipo Real. Prefira sempre usar Single, Double e Extended para ponto flutuante. São mais rápidos e melhores.

Não entendi. Quando você diz para o Format usar 4.4f, o 2*0,002 seria exibido como 0,0040 (4 casas decimais). O primeiro número que está esquisito. É sempre bom você usar 2 valores a mais, pois no mínimo você tem o . e a unidade, então use 6.4f, 8.6f, 11.9f, etc e assim por diante.

Compartilhar este post

Link para o post

vou utilizar o single no lugar do real..o que eu quero fazer é o seguinte: se você usar a calculadora do windows e fazer 2/0,001 vai dar 2000. No meu programa em delphi se você usa isso ele vai resultar 2000,00...então não teria como fazer o delphi ignorar esses 0's apos a virgula e calcular o valor exato?

Muito obrigado

[]'s eddye :ph34r:

Compartilhar este post

Link para o post

Eddye, acho que o que você pode fazer é o seguinte.

Não defina o número de casas decimais no Format. Use apenas %f. Mas use um:

if Frac(x)=0 then

para descobrir se o número é um valor inteiro. Neste caso você usa um %d, caso contrário (else), você usa o %f.

Deve funcionar.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais