Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar e formatar hd externo na case atraves do dispositivo usb


linikersoares

Posts recomendados

Este tutorial visa descrever a instalação de um hd novo não formatado colocado em uma case(gaveta)externa, via porta USB, utilizando o gerenciador de discos do Windows Vista ou XP. O processo é um pouco demorado, cerca de 1,5 gigabytes por minuto o que dá cerca de três horas para um hd de 320 GB(varia conforme performance do seu computador), mas compensa pela praticidade.

PASSO1: Coloque o HD não formatado na case(gaveta), feche o compartimento com a chave apropriada, ligue a fonte de energia,se houver, conecte o mesmo na porta USB do computador.

PASSO2: Vá no menu iniciar do Windows, clique com o lado direito do mouse em "COMPUTADOR" ou "COMPUTER", depois clique em "GERENCIAR" ou "MANAGE", em "MANUTENÇÃO DE DISCO" OU "DISC MANAGEMENT". Ao lado aparecerá as unidades de disco disponíveis no seu computador.

PASSO3:Identifique o HD a ser formatado,através da capacidade total e o termo "NÃO ALOCADO" ou "UNALLOCATED" clique com o lado direito do mouse e em seguida em "NOVO VOLUME" ou "NEW VOLUME". Abrirá o assistente do Windows para a formatação com a mensagem "BEM VINDO AO ASSISTENTE PARA NOVO VOLUME SIMPLES" ou "welcome to the new simple volume wizard". clique em "AVANÇAR" ou "NEXT".

PASSO4:Para windows vista vá ao próximo passo. Para Windows XP abrirá uma tela para escola de tipo de partição, selecione "PRIMÁRIA" e clique em avançar.

PASSO5:Na próxima tela defina se deseja apenas uma partição selecionando a capacidade total na opção "SIMPLE VOLUME SIZE" ou informe a quantidade menor em Megabytes (observação: 1GB = 1024MB) neste mesmo campo, se deseja mais partições. Este espaço aqui escolhido refere-se a primeira parte do HD, para determinar o tamanho da segunda, terceira e demais partes, execute este assistente novamente. Depois clique em "AVANÇAR OU NEXT",

PASSO6: Na tela com opção de escolha da letra para representar esta unidade: selecione "ASSIGN THE FOLLOWING DRIVE LETTER ou ATRIBUIR LETRA A UNIDADE" e escolha uma letra. Clique em "AVANÇAR ou NEXT".

PASSO7:Na próxima tela defina se formata ou não, obviamente deve escolher a opção “Format this volume with the following settings” ou "formatar esta partição com as seguintes configurações". O sistema de arquivos NTFS é mais eficiente em relação ao aproveitamente do espaço, pois o tamanho padrão da unidade é de apenas 512 bytes, mas em compensação é mais lenta por ter estes “tijolos” bem menores. Este sistema de arquivos foi introduzido pela Microsoft através do Windows XP e o Windows Vista continua a utilizá-lo.

Recomendo escolher o sistema de arquivos NTFS por ser mais seguro. Além disso, você também pode escolher o tamanho da unidade de alocação, deixando o sistema mais rápido e menos eficiente em relação a economia de espaço a medida que você vai aumentado o tamanho dele.

Na opção Volume Label você vai dar um nome a esta partição, como por exemplo: “Primeira Partição” ou “HD de BACKUP”.

Aconselho a marcar a opção “Perform a quick format” que permite formatar o disco rapidamente, principalmente se o HD for novo. Esta opção formata somente a tabela de alocação, dispensando a formatação de célula por célula do HD e desta forma excluindo uma análise mais completa do estado de saúde dele.

O “Enable File and folder compression” é uma opção que permite compactar os arquivos e pastas do HD, ganhando um espaço considerável de armazenamento, mas em compensação, perdendo uma performance igualmente considerável, pois todo arquivo antes da leitura ou gravação deverá passar pelo processo de descompactação. Embora eu não recomende, fica a seu critério utilizá-lo. Em seguida clique em "avançar ou next"

PASSO8: Nesta tela aparece todas as opções que você escolheu. Confira se está tudo certo e clique em "finish ou concluir"

Pronto, é só aguardar que o windos fará a formatação de acordo com os parâmetros selecionados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...