Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como Aumentar A Rotação De Um Cooler?


Henrique Maqueda

Posts recomendados

Eu estava pensando em fazer isso aqui em casa, eu tenho um desses Coolers de 80mm que faz 3000RPM, e funciona a 12V, eu queria saber se tem como ligar ele com uns 15V, ou pelo menos deixar ele a 5000Rpm, não importa o barulho que faça, e o que tenho que adaptar nele para fazer isso???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você usaria o fio amarelo e o branco para alimentar a ventoinha. O branco é negativo em relação ao amarelo e portanto, ao invés de usar o preto que é neutro, você usa o branco. A tensão obtida é de 17v. Mas eu, sinceramente acho que a ventoinha não vai aguentar esta overtensão, sem falar que o circuito de -5v da fonte pode queimar, devido ao fato de que a via de -5v tem um limite baixo de corrente.

Se quiser diminuir a tensão é só ligar diodos retificadores em série.

Cada diodo ligado em série diminui a tensão em cerca de 0,7v.

Os diodos tem que estar corretamente polalizados, ou seja, o anodo ligado no positivo e o cátodo no negativo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...