Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Teste da Placa de Vídeo AMD Radeon HD 6990


Posts recomendados

Cara. Deveriam fazer uma fonte de 2500w reais só para ver essa criança num Tri-CF.

Mas eu realmente acho essa história de perder a garantia por over um pouco controversa. Para mim, eles deveriam estabelecer um limite no próprio driver dos clocks e temperaturas máximas. Mas me veio uma pergunta na cabeça, a intel dá garantia caso o processador queime ou se danifique no "Boost"? Porque o original do meu é pra ser de 3.4 com o boost, mas a 3.24GHz sem o N620 ele ficava a 78°C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imon

Cara isso é lógico, danos causados por overclock nenhuma empresa cobre, mas não é o caso. Até por que se você não aumentar a tensão é muito difícil dar alguma coisa errada se as temperaturas estiverem boas e a placa estavel. Mas por exemplo: o cara compra a placa, faz um overzinho básico e perde a garantia e a placa começa a dar problema, não devido ao over, mas devido a um defeito de fábrica (exemplo), o cara não vai ter a garantia devido ao over feito anteriormente, o que é uma baita sacanagem em uma placa desse valor, eu só não sei se tem como eles descobrirem que foi feito over na placa através de um log ou algo do tipo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara. Deveriam fazer uma fonte de 2500w reais só para ver essa criança num Tri-CF.

Mas eu realmente acho essa história de perder a garantia por over um pouco controversa. Para mim, eles deveriam estabelecer um limite no próprio driver dos clocks e temperaturas máximas. Mas me veio uma pergunta na cabeça, a intel dá garantia caso o processador queime ou se danifique no "Boost"? Porque o original do meu é pra ser de 3.4 com o boost, mas a 3.24GHz sem o N620 ele ficava a 78°C.

Mas aí foi o Turbo Boost da Intel e não o overclock. Na minha opinião fabricantes sabem quando um aparelho é danificado/queimado por over, deve existir algum circuito que grava a última configuração usada ou válida (como no Windows). Logo, no laboratório eles verificam e mediante isso reparam/substituem ou não, e no caso de processadores se não me engano, existe uma regra que diz que você perde a garantia quando usado outro cooler que não box (padrão da empresa), isto está no manuais tanto da AMD quanto da Intel, mas aí eu já não sei como eles fazem para descobrir ou no mais eles nem a usam, apenas substituem a CPU danificada, o que é difícil de acontecer visto que a CPU é a parte do PC menos sucessível a problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelos testes!

Gostaria de acrescentar algumas opiniões...

Testar uma placa desse porte é uma tarefa ardua, pois muita coisa no pc pode travar o desempenho antes mesmo que o limite quase inatingível dela seja alcançado .Assim como já foi dito, senti falta de jogos mais parrudos pros testes, de SSD's (ou RAID de HDD) quem sabe SataIII, e de configurações mais "atuais". Esse último 'problema' eu vi em todos os reviews da 6990, pois esperava que alguém fizesse testes com o EyeFinity ou com o 3D que foi implantado na série 6X.

Enquanto houver entusiastas, benchmarkers, e gamers ávidos, existirão placas como a 6990. Não vejo desnecessária no mercado, apenas não está para o "nosso bico", ou ao menos pro meu.

O CrossFireX de 6970's provou ser mais economico, menos barulhento, menos comilão, e ter desempenho maior até mesmo que a HD6990 com chave 1. Seria interessante ter essa informação nas conclusões.

E pra quem por acaso pensa no 2xDual CrossFireX(2x6990), saibam que os drivers da AMD pra isso estão mais despreparados que o normal, fora os 70dB e 960W marcados por aí...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa é ridículamente forte. Mas tem esse negócio da tal chave de "overclock automático" que parece que faz perder a garantia. Não tem como o Gabriel Torres ir atrás disso com a AMD pra esclarecer esse negócio?

Uma coisa sobre o teste, como o amigo disse alguns posts atrás, Call of Duty 4 já é antigo e muito leve, pra testar essas VGAs novas é inútil, precisam trocar por um Metro 2033, Bad Company 2, Mafia 2, F1 2010, qualquer jogo mais novo que realmente faça a VGA trabalhar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem compra uma dessas não ta ligando pra garantia, a garantia é comprar uma placa top, não é uma chavezinha que utiliza outra bios com um overzinho ridículo que vai detonar essa VGA, com certeza eu nem usaria essa chave, se fosse fazer over iria direto no msi afterburner (se é que ele vai funcionar bem nela) e colocaria os valores bem superiores aos do over de fábrica que geralmente são vergonhosos de fracos.

Acho que pra usar uma dessas o cara tem que estar bem servido com um i7 980X em 4.0Ghz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só tenho uma coisa a dizer SINISTRO.

Acabei de deixar o seguinte comentário no tópico do teste da HD 6850:

Realmente os fabricantes de PV (AMD e Nvidia) estão travando uma verdadeira batalha uma querendo superar a outra. Não gosto muito disso (opnião minha), porque, quanto mais as placas de video evoluem os jogos vão ficando mais pesados e agente vai gastando mais dinheiro para jogalos de maneira satisfatoria, sei que alguns vão ficar a favor e outros contra a minha opnião, só que o intuito dessas empresas é primeiramente o lucro e não a evolução dos gráficos.

Mais realmente fica evidente que eles lançam uma PV já com outra quase pronta.

Quero compartilhar minha esperiência com as PV da familía HD 5800, tenho 2 HD 5850 em crossfire 3 monitores de 21,5' em eyefinity (suei muito pra comprar), a alguns dias instalei o jogo Lost Planet 2 ontem depois que vi esses teste do CDH fiz o Benchmark "A", na resolução 1920 x 1080p directX11 tudo em full e anti-aliasing em "8x" meu resultado ficou em 48,2 já em eyefinity resolução 5760 x 1080p fico devendo o benck. só que posso adiantar que em eyefinity jó fica jogavel da seguinte forma: DirectX 11 tudo em full sem nenhum filtro anti-aliasing, mesmo colocando os filtro em 2x fica muito difícil jogar.

Parabéns CDH pelo teste ficou muito bom !!!

Esse teste só fortalece minha opnião !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa sobre o teste, como o amigo disse alguns posts atrás, Call of Duty 4 já é antigo e muito leve, pra testar essas VGAs novas é inútil, precisam trocar por um Metro 2033, Bad Company 2, Mafia 2, F1 2010, qualquer jogo mais novo que realmente faça a VGA trabalhar

concordo e já passou da hora do Gabriel comprar jogos novos hehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara Instale duas delas em CrossFireX e o céu é o limite hahahahaha, esqueceu de colocar, que tenque ter uma usina hidroeletrica ou algo assim kkk, putz a placa de video e monstro, mas vamos esperar a Nvidia lançar a 590, e cinceramanete apesar de gostar muito das Radeons eu não compraria ela agora, não mesmo $700,00 dolares fica ruim não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imaginem o desempenho da próxima geração de VGAs!!!

Essa linha 6900 da AMD foi redesenhada meio que em cima da hora, pois a ideia era produzir em 32nm, mas a fábrica que faz as GPUs desistiu de investir no processo de 32nm para apostar no de 28nm.

Então a AMD teve que desistir de muita coisa que originalmente estava projetado em 32nm e reprojetar uma linha "6800 melhorada" em 40nm mesmo, já que o processo de fabricação de 28nm iria ficar pronto somente esse ano.

Se os planos da AMD tivessem se concretizado do modo como foram projetados não haveria chance para a série 500 da nVidia. :unsure:

Agora só resta esperarmos a próxima geração, tanto da AMD quanto da nVidia, que usarão processos de fabricação mais apurados, provavelmente em 28nm, e com certeza terão um desempenho muito melhor gastando menos energia.

Não era so a AMD A Nvidia também tava com esse projeto de fabricar as GPU com 28nm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negócio agora é esperar para ver a GTX 590 que deverá sair em 22 de março. As especificações da placa já são conhecidas: 512 shaders para cada GPU, 2 X 384 bits e 3.072MB GDDR5.

A placa causa grande expectativa, especialmente por ser a primeira dual-GPU baseada na arquitetura Fermi, e por contar com dois chips GF110 “completos”, ou seja, com os mesmos 512 shaders da GTX 580.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem compra uma dessas não ta ligando pra garantia, a garantia é comprar uma placa top, não é uma chavezinha que utiliza outra bios com um overzinho ridículo que vai detonar essa VGA, com certeza eu nem usaria essa chave, se fosse fazer over iria direto no msi afterburner (se é que ele vai funcionar bem nela) e colocaria os valores bem superiores aos do over de fábrica que geralmente são vergonhosos de fracos.

Acho que pra usar uma dessas o cara tem que estar bem servido com um i7 980X em 4.0Ghz

Cara, não importa o modelo ou o preço da placa, todo mundo liga para a garantia sim pois muita gente trabalha duro para conseguir comprar uma dessas e se de repente ela estraga? E aí?

O over que vem de fábrica não é fraco não, chega a aumentar 10% do desempenho, mas claro que você pode fazer manualmente pelo afterburner porém independente do modo que for feito o over, você perderá a garantia do mesmo jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negócio agora é esperar para ver a GTX 590 que deverá sair em 22 de março. As especificações da placa já são conhecidas: 512 shaders para cada GPU, 2 X 384 bits e 3.072MB GDDR5.

A placa causa grande expectativa, especialmente por ser a primeira dual-GPU baseada na arquitetura Fermi, e por contar com dois chips GF110 “completos”, ou seja, com os mesmos 512 shaders da GTX 580.

Cara, as frequencias deverão ser muito capadas pra que o consumo não estoure todas as expectativas.

No Futuremark, o sistema completo com 02 GTX 580 consome "apenas" 850W.

Por outro lado, todo mundo metendo pau no consumo da 6990, mas ela em stock consome menos que um SLI de GTX560ti.

35816.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não importa o modelo ou o preço da placa, todo mundo liga para a garantia sim pois muita gente trabalha duro para conseguir comprar uma dessas e se de repente ela estraga? E aí?

O over que vem de fábrica não é fraco não, chega a aumentar 10% do desempenho, mas claro que você pode fazer manualmente pelo afterburner porém independente do modo que for feito o over, você perderá a garantia do mesmo jeito.

10% de over em VGAs atuais é nada, tem VGA pegando 30% fácil.

Ainda espero alguém explicar tecnicamente como o pessoal descobre que o defeito na placa foi causado por overclock, essa de dizer que trocando uma chave de posição perde a garantia eu não acreditei...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10% de over em VGAs atuais é nada, tem VGA pegando 30% fácil.

Ainda espero alguém explicar tecnicamente como o pessoal descobre que o defeito na placa foi causado por overclock, essa de dizer que trocando uma chave de posição perde a garantia eu não acreditei...

30% fácil em VGAs high end? Já que você está falando isso com certeza tem alguma fonte então quem sou eu pra discordar?

Sobre a garantia, foi apenas o que eu li, procurei no site da AMD e lá diz apenas que danos causados por overclock não são cobertos pela garantia (como qualquer outra empresa) porém se você quiser descobrir por si mesmo basta entrar em contato com a AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30% fácil em VGAs high end? Já que você está falando isso com certeza tem alguma fonte então quem sou eu pra discordar?

Sobre a garantia, foi apenas o que eu li, procurei no site da AMD e lá diz apenas que danos causados por overclock não são cobertos pela garantia (como qualquer outra empresa) porém se você quiser descobrir por si mesmo basta entrar em contato com a AMD.

Tem razão, 22% nas GTX260, 33% só consegui nas GTX460, na GTX470 foi 20%, mais que isso até ia mas não era muito produtivo, nas da nova geração ainda não coloquei a mão, mas cada vez elas estão melhores.

Estas placas com dois GPUs eles diminuem os clocks em relação aos que o chip single usa, não deve ser uma boa pra brincar de over, sempre achei essas placas duplas um tipo de remendo de desespero pra ser a placa mais rápida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem razão, 22% nas GTX260, 33% só consegui nas GTX460, na GTX470 foi 20%, mais que isso até ia mas não era muito produtivo, nas da nova geração ainda não coloquei a mão, mas cada vez elas estão melhores.

Estas placas com dois GPUs eles diminuem os clocks em relação aos que o chip single usa, não deve ser uma boa pra brincar de over, sempre achei essas placas duplas um tipo de remendo de desespero pra ser a placa mais rápida.

Sim, sim, nas mid até vai, porém nas high end (GTX 570, GTX 580, HD 6970, HD 6990) é mais difícil. 10% é um valor considerável até, claro que pelo software da pra conseguir mais, porém pra quem não entende muito de over é bom ter essa segunda BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente teste e que plaquinha monstruosa ein? espero que a nVidia tenha uma boa carta na manga, pois só assim os preços caem.

Seria bom ver o CDH fazer medição do consumo das placas e do sistema completo e informar isso no teste, tenho certeza que muitos sentem falta disso, e também poderiam incluir o Unigine Heaven nos testes.

Enfim, pra essa plaquinha ai, o céu realmente é o limite! Só não consigo imaginar duas em Cross!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...