Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
pé-grande

Water Cooler Caseiro II, duvidas, ideias e dicas!

Recommended Posts

opa!

É o seguinte moçada, a algum tempo resolvi entra no mundo do WC, e desde então o desejo so vem aumentando, e as ideias tambem, então resolvi abrir esse topico para mostrar as modificaçoes que fiz, discutir e trocar ideias e duvidas.

começando pela bomba, que é de maquina de lavar, marca askoll de 32w, com vazao maxima 2034l/h e coluna de 2,35mt medidas por mim, conecçao de sucçao de 1" e de saida de 3/4", alimentada por 110v ac, para uso continuo dela adaptei um dissipador de chipset, e dois dissipadoes de transistores de fonte atx, na bobina da bomba, assim nao precisando o uso de fans na bobina da bomba, paguei 35 reais nela.

o radiador que adotei é um valeo que é aplicado no motor do gol AP, ele é grande, tem dimensoes de 43x34x4,5cm so a parte aletadas, com as duas caixas de entrada de agua fica em 50x34x4,5cm, posui conecçoes de 1" na entrada e saida, posui 36 tubos de aluminio de 8mm de diametro que entram em contato com as aletas, e tem capacidade de armazenamento de 1L de agua dento do radiador, paguei 50 reais nele.

vou instalar tudo em um gabinete satellite modelo K0207, que uso com o hardware da assinatura, mas pretendo trocar o x2 por um x4 daqui a uns dias, e trocar a 5750 por uma gtx 460.

ai vão umas imagens do radiador e bomba, ai conforme vou montando vou postando aqui, e fiquem a vontade para dar ideias, criticas ou tirar duvidas.

DSC06373.jpg

DSC06366.jpg

DSC06351.jpg

DSC06363.jpg

DSC06353.jpg

DSC06357.jpg

valeu pessoal!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia pé-grande,

Vai dar uma atualizada no WC, este seu radiador, você vai deixa-lo pro lado de fora, mesmo, ou vai dar um jeito de ficha-lo no gabinete?? outro usuario me sugerio de fixa-lo na lateral do gabinete, hoje, vou finalizar o suporte do meu e tiro umas fotos, para você ver, mas devido o tamanho do meu radiador, vou deixa-lo na parte de cima do gabinete em vez de colocar na lateral.

e sobre corrosão galvanica, você está utilizando alguma coisa pra evitar, ou o seu bloco é de aluminio tambem??

um abraço e boa sorte.

Compartilhar este post

Link para o post

opa!

o radiador vou deixa fixado do lado de fora na lateral, ja montei ele, ficou bom, a noite posto umas fotos de como ficou, tambem deixei a bomba do lado de fora do gabinete.

o meu block é de aluminio, mas uso bastante fluido para radiador, ai o problema acaba.

no seu caso se o radiador é pequeno, acho mais viavel colocar em cima do gabinete.

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde,

então pé-grande, devido o seu block ser de aluminio você nao tem tanta necessidade de utilizar fluido, pois aluminio + aluminio tem tem reação, apenas se fosse, aluminio + cobre ai sim, e vai devagar no fluido, pois muito fluido da perca de desempenho, no seu caso, é bom apenas um pouco para nao haver acumulo de algas.

um abraço, e quero ver como vai ficar esse seu suporte.........

Compartilhar este post

Link para o post

O bom desses radiadores enormes é que nem precisa de ventoinhas.

Compartilhar este post

Link para o post

opa!

dando uma atualizada, ja fixei o radiador no gabinete, ta firme na lateral do gabinete, e a entrada e saida de agua ficaram, acima da tampa superior, e abaixo do fundo do gabinete, mas para o fundo tive que erguer o gabinete do chao, e para isso fiz 4 pézinhos de 50mm de altura.

segue algumas imagens:

DSC06395-1.jpg

DSC06396.jpg

DSC06394.jpg

DSC06390.jpg

valeu galera!

Compartilhar este post

Link para o post

opa!

devolta com o projeto e um phenom X2 550Be no lugar, do falecido X2 4400+, vamos em frente apos uns dias sem pc.

durante os dias sem pc montei na verdade dois blocks, ambos com espigao 3/8, feitos com chapas de acrilico 4mm montadas uma sobre a outra, isoladas e coladas com silicone incolor.

um block, o primeiro fiz com base cobre de 1mm de espessura, ja que nao encontrei cobre mais grosso por aqui, ai tive que pegar um tubo de cobre de 1"e1/2, cortei, enretei o tubo, bati ate ficar reto, ai pra ficar 100% lapidei a chapinha, mas pra minha tristeza, na hora de apertar os 8 parafusos que fixam a base no acrilico, a base inverga perto dos parafusos, fazendo que fique areas da cpu sem contato com o block, então descartei ele e parti pra outro.

o outro fiz no mesmo esquema so que com base de aluminio de 3mm, esse sim fico show, ta funcionando que é uma beleza, ta segurando o x2 a 3.6 a 48°c durante o dia todo em full rodando o f@h.

fiz um esboço no paint de como fiz o block:

block.jpg

block de cobre que invergo:

DSC06420.jpg

DSC06415.jpg

block de aluminio que to usando:

DSC06438.jpg

DSC06437.jpg

assim que ir acabando o projeto vou postando aqui!

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

pé-grande este seu block, não tem labirinto algum? a água está passando livre?

se você montar pelo menos um S ou U nesse block seu rendimento será muito melhor, eu to achando 48º muito alto pra um WC, mesmo que esteja em full.

posta mais detalhes de seu WC ai, se tiver um tempinho da uma olhadinha no meu projeto já está finalizado.

abraços......

Compartilhar este post

Link para o post

opa!

então luiz, ja to lendo la teu projeto, mas o tempo nao é muito, mas hoje posto por la, mas ta show, nem se compara com o meu projeto.

o block que fiz nao tem labirinto, fiz ele assim pra approveitar a alta vazao da bomba, se fosse colocar um labirinto ia segurar muito, ja que block restritivos exigem bombas com alta coluna d'agua, e essa do tem 2.3m, então vamo aproveita a vazao dela.

quanto a temperatura to achando otima, pois to rodando no silencio, sem nenhum cooler no radiador, alem dos dias estarem muitop quentes por aqui.

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

pé-grande, eu estou utilizando uma bomba dessas tambem, meus blocks se você for ver são com o desenho em circunferencia, e não está estão restritivo não, ligue os dois blocks em serei e liguei para testar antes de montar, e a agua no bico do ultimo block subia cerca de 80 a 1 m de altura, ela tem uma pressão legal até.

A respeito da temperatura, como você não está utilizando cooler algum no radiador ai eu já não posso falar nada, pois não conheço muitos projetos assim, no meu caso com um radiador menor, e 2 cooler de 120mm, ligado em serie CPU > GPU as temperatura em full ficam senão me engano em 38º (CPU) e 50º (GPU).

abraçoss...

Compartilhar este post

Link para o post

opa!

teu wc deve ter ficado show mesmo pra segurar a cpu em 38°c em full!

aqui ate uma hora em full ele nao passa dos 40°c, mas a agua vai esquentando e sobe, e to pensando em por um block no chipset e um na vga, ai quero fazer um teste de quanta vazao perde a agua passando de um para o outro(em serie), ou os blocks em paralelo.

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

opa!

durante a semana fiz uma serie de mudanças no wc, a primeira foi de trocar mangueiras 3/8 por 1/2.

mas antes disso houve um vazamento no block de aluminio, aquele pintado de preto, que esta na foto a 4 posts acima, o vazamento foi num canto, junto a um parafuso, creio que ocorreu ja que fui la uns dias antes e dei um pouco de aperto nos parafusos, e crio que danifico a vedaçao de silicone, que o block foi todo vedado por silicone, do modo que passei o silicone nas partes do block, montei, apertei e esperei secar.

bom ai desmontei o block de cobre que invergo, e comecei ele do zero pra fixa a base de aluminio do block que vasou agora, lixei todas as partes a serem coladas com araldite, fiz os furos para os espigoes de 1/2, que tambem foram colados com araldite, colei as placas de acrilico com bastante araldite e apertei elas juntas até a secagem.

os espigoes fiz de uma emeda de mangueira preta de 1/2", ai peguei e coretei ele ao meio, lixei as pontas a seren coladas, e colei no acrilico com araldite.

e por fim a base de aluminio de 3mm, foi fixada por 4 parafusos, e colada e vedada com silicone transparente.

a mangueira na foto é uma cristal de 1/2, mas vou substitui ela por uma siliconada pelo menos, que a cristal é muito rigida, ruim pra trabalha com ela dentro do gabinete, e pra fixa o block fiquei sem acrilico pra faze a chapa superior, ai improvisei um suporte que serve no proprio suporte do cooler box.

bom agora é so testa pra ver a diferença.

valeu!

DSC06446.jpg

DSC06447.jpg

DSC06466.jpg

DSC06468.jpg

DSC06464.jpg

DSC06473.jpg

DSC06480.jpg

DSC06476.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde pé-grande, ficou interresante este teu block, eu apenas recomendaria, a troca dos parafusos por 4 de cabeças conicas como o da imagem, pela estetica, ficaria melhor.

no mais boa sorte.

cabe%C3%A7a+escareada.jpg

abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

opa!

eu tambem quero por esses parafusos, mas montei ele domingo e nao tinha nada a mao, então foi aqueles mesmos, mas vou trocar, que esse ai fica lisinho, rente a base.

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

é isso ai, ficando rente a base, não corre o risco de bater em algo mais tambem, alem de ficar ;).

abraços...

Compartilhar este post

Link para o post

pé-grande, uma outra opinião, você não consegue espigões de inox?? ficam show de bola alem de nao afetar na corrosão galvanica. no meu consegui de inox. dão um belo acabamento.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom penso eu , que a corroção galvânica ocorre apenas com a água pura sem fluido,mas é melhor usar inox mesmo,da mas estética;)

Compartilhar este post

Link para o post

opa!

optei pelos espigao de plastico, pelo fato de ser barato, faceis de achar. montar e adaptar, ja que aqui nao se encontra macho para fazer esse padrão de rosca, alem de que optei por um wc por que podia fazer praticamente todas as peças mesmo a um custo baixo, e os espigao que encontro aqui sao todos de ferro, nem de latao acho aqui.

mas valeu pela dia das espigas de inox, sao muito bonitas mesmo!

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

opa!

devolta ao topico!

bom desde a ultima atualizaçao muita coisa aconteceu, e a pior foi um vazamento no block, mais precisamente entre a base de all e o acrilico, na junta de silicone, huove uma dilataçao devido a baixa temperatura ambiente e o silicone nao guentou, e banhou a 5750, mb e cpu, mas sem problemas.

então pra acabar com o vazamento, modifiquei a base de acrilico, pra aceitar a junta de borracha, a junta fiz de borracha de camera de ar, e usei 8 parafusos ao invés de 4 , como anteriormente, e montei o block e ficou atimo, ta firme e forte rodando, hoje a 38°c em full rodando o f@h o dia todo.

vai ai umas fotos do block como esta hoje e as modificaçoes:

DSC06534.jpg

DSC06533.jpg

DSC06536.jpg

DSC06540.jpg

e to precisando de ideias, que to querendo por um reservatorio, no lugar do "te", pensei em fazer um de acrilico, mas nao sei como colar as peças, alguem tem ideia?

valeu!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais