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    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
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AnimaRebirth

[Resolvido] HD danificado?

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Sempre que eu ligo meu notebook, a primeira coisa que eu vejo é uma mensagem do sistema me dizendo pra fazer um backup o mais rápido possível porque o meu disco rídigo está danificado.

O boot total do meu sistema (Windows XP) leva mais de 15 minutos e qualquer cópia, transferência ou qualquer execução de algum programa é extremamente demorado.

Preciso saber o que fazer.

Trocar o HD do notebook resolve o problema?

Se sim, qual o tipo modelo EXATO eu devo comprar?

E por onde? (de preferência alguma loja com um preço "justo" ... a grana ta realmente curta).

Sou de Pernambuco, então Sta Efigênia não rola pra mim.

Sou altamente leigo em termos de hardware, então toda ajuda bem explicada é muito bem-vinda ^_^

Meu notebook é um HP Compaq nx6105 (sim, é antigão)

Atualmente não tenho como comprar outro computador por nenhum meio, então preciso urgentemente fazer esse reparo. Preciso do meu computador para estudar.

Grato desde já.

PS: Já formatei umas 3x. Não resolveu. Também já rodei pela internet em busca de informação pra fazer isso, mas prefiro não confiar na minha falta de conhecimento técnico.

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  • Autor do tópico
  • Upando o tópico ...

    Tô realmente precisando de ajuda pra isso.

    Uma info a mais ... o modelo de HD desse notebook é um WD400UE. Western Digital. WD Scorpio.

    Qualquer HD pra notebook da WD serve pra ele?

    Alguém ajuda, por favor!!! :cry:

    Editado por AnimaRebirth

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    é amigo, as coisas não estão boas para seu lado. pelo menos no que diz respeito ao seu hd. a mensagem a que se refere diz que você vai perder seu hd em breve(não adianta perguntar quanto tempo, que isso é uma incógnita. um dia, uma semana, um mês). seu hd é do tipo 2'5, conector IDE, a capacidade(quantidade de armazenamento) pode ser qualquer uma até 500 Gb(recomendado) o seu é de 40 GB, não precisa ser necessáriamente da WD, mas também não recomendo SAMSUNG(opnião minha), para compra, procure em shoping de informática pela sua região, ou em lojas que fazem entrega pela internet. aqui no fórum tem uma seção dedicada a lojas recomendadas pelos amigos do fórum.

    http://forum.clubedohardware.com.br/recomendacoes-servicos-lojas/f14

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    Boa noite, tente fazer uma formatação física, pode ser que resolva..

    A formatação física bloqueia os bad danificados, como você não tem experiência, tente levar para um especialista, vale ressaltar que pode resolver por algum tempo.

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  • Autor do tópico
  • é amigo, as coisas não estão boas para seu lado. pelo menos no que diz respeito ao seu hd. a mensagem a que se refere diz que você vai perder seu hd em breve(não adianta perguntar quanto tempo, que isso é uma incógnita. um dia, uma semana, um mês). seu hd é do tipo 2'5, conector IDE, a capacidade(quantidade de armazenamento) pode ser qualquer uma até 500 Gb(recomendado) o seu é de 40 GB, não precisa ser necessáriamente da WD, mas também não recomendo SAMSUNG(opnião minha), para compra, procure em shoping de informática pela sua região, ou em lojas que fazem entrega pela internet. aqui no fórum tem uma seção dedicada a lojas recomendadas pelos amigos do fórum.

    http://forum.clubedohardware.com.br/recomendacoes-servicos-lojas/f14

    Eu olhei a lista. Pessoalmente, você pode me recomendar alguma? E, sem querer abusar da sua boa vontade, pode me indicar o produto também? Não quero nada gigantesco. Só preciso de um HD que seja barato e dê pra colocar minhas músicas e arquivos da faculdade. :blush:

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    Instala a versão gratuita do HD Tune e coloca aqui a imagem da aba "Health" para vermos o que está acontecendo com o seu HD.

    Pode ser que tenha solução.

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    Boa noite, tente fazer uma formatação física, pode ser que resolva..

    A formatação física bloqueia os bad danificados, como você não tem experiência, tente levar para um especialista, vale ressaltar que pode resolver por algum tempo.

    Faça como o amigo de cima disse, formate, mas faça uma formatação de baixo nível com o SGATFMT4 que você encontra na área de downloads do site do Clube do Hardware.

    Caso não encontre, me MP que eu te mando por email.

    Só vai precisar saber direitinho o número de cylinders, heads e Sectors do HD, use a opção CUSTOM porque é da Seagate esse LOW LEVEL FORMAT e custom você especifica o HD como te disse. Para saber isso você pode entrar na bios e ver ou tirar o HD do note para ver escrito nele.

    Leva algumas horas dependendo da profundidade do format, quanto mais profundo menos chances de BAD BLOCKS voltarem.

    Abraços..

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  • Autor do tópico
  • Instala a versão gratuita do HD Tune e coloca aqui a imagem da aba "Health" para vermos o que está acontecendo com o seu HD.

    Pode ser que tenha solução.

    HD Tune: WDC WD400UE-22HCT0 Health

    ID Current Worst ThresholdData Status

    (AA) (unknown attribute) 200 170 170 -33948496 Ok

    (AA) (unknown attribute) 161 75 168 950 Failed

    (AB) (unknown attribute) 97 97 162 3161 Failed

    (EA) (unknown attribute) 148 148 170 414 Failed

    (AA) (unknown attribute) 200 200 138 0 Ok

    (AE) (unknown attribute) 89 89 170 8352 Failed

    (AA) (unknown attribute) 100 24 170 0 Failed

    (BB) (unknown attribute) 100 100 138 0 Failed

    (AE) (unknown attribute) 98 98 170 2919 Failed

    (AA) (unknown attribute) 197 170 42 2890 Ok

    (EB) (unknown attribute) 131 131 170 208539 Failed

    (EE) (unknown attribute) 98 83 168 45 Failed

    (05) Reallocated Sector Count 143 64 170 57 Failed

    (15) (unknown attribute) 196 85 170 29 Failed

    (54) (unknown attribute) 200 1 162 0 Failed

    (05) Reallocated Sector Count 200 1 162 353316450 Failed

    (44) (unknown attribute) 200 1 136 0 Failed

    Power On Time : unknown

    Health Status : Failed

    @edit

    Pessoal, se der pra ajeitar essa coisa também tá ótimo, mas eu gostaria de trocar o HD do meu notebook. Acho que todos vocês concordam que 40gb não dá pra quase nada hoje em dia.

    Recorri ao nosso fórum porque eu tô tentando ao máximo evitar enviar meu computador a um técnico, por motivos financeiros e falta de confiança. Antes de ter esse Compaq n6105, eu tinha um Acer Aspire 4710. Quando mandei esse ultimo para a assistência técnica AUTORIZADA, os caras FU#%RAM meu computador. Ele voltou todo riscado, com o adaptador de rede wireless sem funcionar e com os auto-falantes danificados ... resolvi não procurar o PROCON pra não ter irritações maiores.

    @edit2

    Olhei TODOS os sites sugeridos pelos amigos aqui do FÓRUM, mas nenhum deles está vendendo HD's para notebook com conector IDE (a coisa deve ser muito antiga mesmo...).

    Então encontrei esse daqui no MercadoLivre:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173643839-hd-para-notebook-160gb-ide-samsung-5400rpm-garantia-1-ano-_JM

    Não sou o maior fã do ML, mas .... Bom, vocês entendem dessas coisas bem melhor que eu, então vou confiar no profissionalismo amador (ou não) de vocês ^^

    Editado por AnimaRebirth
    Opção?

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    Se ainda me lembro bem, me parece que o HD Tune não é indicado para HD de notebook e é por isso que a palavrinha "unknow" se repete.

    Acho que o mais indicado é o gratuito HDDScan que deve mostrar quais são os atributos do SMART.

    Aparentemente teu HD está mal mesmo mas pode ser que seja reflexo de cabos mal conectados a ele (frouxos) ou energia irregular que neste caso valeria o teste de usar o note só na bateria para ver como fica o sistema e depois retirar a bateria e deixá-lo só na tomada.

    Poderia ser também mal contato dos terminais debaixo da placa lógica dele e para resolver isso teria que abrir o note e depois remover a plaquinha do HD limpando seus terminais com uma borrachinha.

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  • Autor do tópico
  • Se ainda me lembro bem, me parece que o HD Tune não é indicado para HD de notebook e é por isso que a palavrinha "unknow" se repete.

    Acho que o mais indicado é o gratuito HDDScan que deve mostrar quais são os atributos do SMART.

    Aparentemente teu HD está mal mesmo mas pode ser que seja reflexo de cabos mal conectados a ele (frouxos) ou energia irregular que neste caso valeria o teste de usar o note só na bateria para ver como fica o sistema e depois retirar a bateria e deixá-lo só na tomada.

    Poderia ser também mal contato dos terminais debaixo da placa lógica dele e para resolver isso teria que abrir o note e depois remover a plaquinha do HD limpando seus terminais com uma borrachinha.

    Ta aí o teste com o HDDScan

    WDC WD400UE-22HCT0-WD-WXC106039208-SMART.mht

    HDDScan S.M.A.R.T. Report

    Model: WDC WD400UE-22HCT0

    Firmware: 09.07D09

    Serial: WD-WXC106039208

    LBA: 78140160

    Report By: HDDScan for Windows version 3.3

    Report Date: 11/3/2011 20:17:08

    Num Attribute Name Value Worst Raw(hex) Threshold

    170Unknown Attribute200170EA55DDFDF9-FCB0170

    170Unknown Attribute161075AE57D50000-03B6168

    171Unknown Attribute097097AA55550000-0C59162

    234Unknown Attribute148148AA75550000-019E170

    170Unknown Attribute200200AA7D550000-0000138

    174Unknown Attribute089089EA75550000-20A1170

    170Unknown Attribute100024AAD7550000-0000170

    187Reported Uncorrectable Error 100100BA5D5F0000-0000138

    174Unknown Attribute098098AB5D5D0000-0B67170

    170Unknown Attribute197170AED7550000-0B4A042

    235Unknown Attribute131131AAD57F0003-2EA2170

    238Unknown Attribute 097083558AA20000-002E168

    005Reallocation Sector Count 1430645080A80000-0039170

    021Unknown Attribute 1960855522AA0000-001D170

    084Unknown Attribute 20000145A0AA0000-0000162

    005Reallocation Sector Count 20000145AAA2150F-2E62162

    068Unknown Attribute 20000145A2AA0000-0000136

    Quanto ao teste com a bateria e a limpeza do conector, já fiz e não deu em nada: a mensagem continua aparecendo e o computador, super lento. :(

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    É, nem o HDDScan mostrou o nome dos atributos. Mas o que importa é que vários deles estão abaixo do limite mínimo estabelecido pelo fabricante ou seja, o HD aparentemente não está bem.

    A limpeza a que me referi é a sugerida pelo vídeo gringo abaixo:

    Testar o note sem a bateria com a energia direto da tomada para ver como fica e depois testá-lo só na bateria também.

    São medidas que podem resolver mas que não são garantidas pois o HD pode estar com defeito mesmo.

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  • Autor do tópico
  • Bom, eu não vou me arriscar a fazer o que o carinha tá fazendo aí no video. Vou comprar um HD novo mesmo.

    Pelo que o pessoal disse, tem que ser um IDE de 2,5' de até no máximo 500gb.

    Confere?

    Alguém pode me passar uns links de lojas com produtos assim à venda?

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  • Autor do tópico
  • É, nem o HDDScan mostrou o nome dos atributos. Mas o que importa é que vários deles estão abaixo do limite mínimo estabelecido pelo fabricante ou seja, o HD aparentemente não está bem.

    A limpeza a que me referi é a sugerida pelo vídeo gringo abaixo:

    Testar o note sem a bateria com a energia direto da tomada para ver como fica e depois testá-lo só na bateria também.

    São medidas que podem resolver mas que não são garantidas pois o HD pode estar com defeito mesmo.

    Meu computador não tá fazendo esse barulho não o0

    Acho que tá velho mesmo. 7 anos de uso intenso.

    Melhor trocar antes que ele "contamine" o resto do meu computador. -_-

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    Tenho um HD aqui (Quantum Fireball de 20GB com mais de 7 anos de uso) que também estava com problema e hoje está normal depois de fazer o que mostra o vídeo que não é só para os casos de ruído.

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    HD Tune: WDC WD400UE-22HCT0 Health

    ID Current Worst ThresholdData Status

    (AA) (unknown attribute) 200 170 170 -33948496 Ok

    (AA) (unknown attribute) 161 75 168 950 Failed

    (AB) (unknown attribute) 97 97 162 3161 Failed

    (EA) (unknown attribute) 148 148 170 414 Failed

    (AA) (unknown attribute) 200 200 138 0 Ok

    (AE) (unknown attribute) 89 89 170 8352 Failed

    (AA) (unknown attribute) 100 24 170 0 Failed

    (BB) (unknown attribute) 100 100 138 0 Failed

    (AE) (unknown attribute) 98 98 170 2919 Failed

    (AA) (unknown attribute) 197 170 42 2890 Ok

    (EB) (unknown attribute) 131 131 170 208539 Failed

    (EE) (unknown attribute) 98 83 168 45 Failed

    (05) Reallocated Sector Count 143 64 170 57 Failed

    (15) (unknown attribute) 196 85 170 29 Failed

    (54) (unknown attribute) 200 1 162 0 Failed

    (05) Reallocated Sector Count 200 1 162 353316450 Failed

    (44) (unknown attribute) 200 1 136 0 Failed

    Power On Time : unknown

    Health Status : Failed

    @edit

    Pessoal, se der pra ajeitar essa coisa também tá ótimo, mas eu gostaria de trocar o HD do meu notebook. Acho que todos vocês concordam que 40gb não dá pra quase nada hoje em dia.

    Recorri ao nosso fórum porque eu tô tentando ao máximo evitar enviar meu computador a um técnico, por motivos financeiros e falta de confiança. Antes de ter esse Compaq n6105, eu tinha um Acer Aspire 4710. Quando mandei esse ultimo para a assistência técnica AUTORIZADA, os caras FU#%RAM meu computador. Ele voltou todo riscado, com o adaptador de rede wireless sem funcionar e com os auto-falantes danificados ... resolvi não procurar o PROCON pra não ter irritações maiores.

    @edit2

    Olhei TODOS os sites sugeridos pelos amigos aqui do FÓRUM, mas nenhum deles está vendendo HD's para notebook com conector IDE (a coisa deve ser muito antiga mesmo...).

    Então encontrei esse daqui no MercadoLivre:

    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173643839-hd-para-notebook-160gb-ide-samsung-5400rpm-garantia-1-ano-_JM

    Não sou o maior fã do ML, mas .... Bom, vocês entendem dessas coisas bem melhor que eu, então vou confiar no profissionalismo amador (ou não) de vocês ^^

    é lamentável, mas você não terá muitas opções de compra desse tipo de disco. mas na falta esse servirá, só atente para os cuidados de envio. pois me parece que é bem distante de onde você mora .

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  • Autor do tópico
  • Bom, pessoal. Comprei o HD desse vendedor do MercadoLivre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-173643839-hd-para-notebook-160gb-ide-samsung-5400rpm-garantia-1-ano-_JM

    Agora é rezar pra que dê tudo certo no caminho dele até aqui :rolleyes:

    Postarei aqui quando o HD chegar e os resultados da troca.

    Agradeço a todos que me ajudaram! :D:D:D

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    E ai anima, realmene parece que seu hd está condenado. E por se um note antigo é mais difícil de se achar hds IDE para ele. Hoje é tudo SATA. O que o Henrique disse sobre testar sem a bateria é valido também. Eu ja tive um note em que o problema era a bateria. Com a bateria conectada nele, ele virava uma carroça fora outros vários erros que dava. Foi so retirar a bateria e tudo voltou ao normal. Mas como ele mesmo disse isso nao é garantido. Seu caso parece ser mesmo de hd danificado. Se comprar esse hd do mercado livre exija que seja muito bem embalado, em saco plastico anti estática, e depois em plastico bolha, para que não sofra danos no processo de envio.

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  • Autor do tópico
  • E ai anima, realmene parece que seu hd está condenado. E por se um note antigo é mais difícil de se achar hds IDE para ele. Hoje é tudo SATA. O que o Henrique disse sobre testar sem a bateria é valido também. Eu ja tive um note em que o problema era a bateria. Com a bateria conectada nele, ele virava uma carroça fora outros vários erros que dava. Foi so retirar a bateria e tudo voltou ao normal. Mas como ele mesmo disse isso nao é garantido. Seu caso parece ser mesmo de hd danificado. Se comprar esse hd do mercado livre exija que seja muito bem embalado, em saco plastico anti estática, e depois em plastico bolha, para que não sofra danos no processo de envio.

    Muito obrigado pelas dicas de envio, CyberForce. Pedirei tudo isso ao vendedor assim que o pagamento for registrado, mesmo que seja algum tipo de procedimento padrão da loja.

    Quanto à bateria, eu já fiz esse teste e não deu em nada.

    Além do mais, acho que esse HD já deu o que tinha pra dar. 40gb hoje é a capacidade de um pendrive (hahahaha). :lol:

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    Muito obrigado pelas dicas de envio, CyberForce. Pedirei tudo isso ao vendedor assim que o pagamento for registrado, mesmo que seja algum tipo de procedimento padrão da loja.

    Quanto à bateria, eu já fiz esse teste e não deu em nada.

    Além do mais, acho que esse HD já deu o que tinha pra dar. 40gb hoje é a capacidade de um pendrive (hahahaha). :lol:

    Realmente para os dias de hoje é pouco. É bom pedir que seja bem embalado, para proteje-lo de batidas durante o tempo de entrega. Espero que receba seu hd com toda tranquilidade, em perfeito estado e que tudo volte a funcionar. Poste o resultado depois, ok. Valeu.

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  • Então, pessoal. Foram-se 14 dias e o HD finalmente chegou.

    Veio bem embalado com bastante "papel-bolha", o que deu a clara ideia que a peça não sofreu nenhum impacto durante a viagem.

    A troca do HD foi bem simples e voltei a usar um computador em velocidade normal.

    Agradeço MUITO MESMO a todos vocês que me ajudaram!! :D:D:D

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    Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

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