Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com DER


Murilo Marchiori

Posts recomendados

Olá, senhores, boa noite. Por favor, preciso da ajuda dos senhores com relação a um trabalho que tenho que fazer para a faculdade. tenho que escolher um programa na internet, desses bem simples, tipo gerenciamento de biblioteca, gerenciamento de locadora, algo assim, e fazer o der somente da parte do cadastro. mas estou encontrando algumas dificuldades para fazer, gostaria de saber se os senhores poderiam me ajudar com elas:

1) No exemplo do gerenciador de locadoras: eu vou cadastrar um cliente, e posso colocar uma foto desse cliente no cadastro. a foto é um atributo da entidade cliente?

2) no mesmo exemplo, com relação a checkbox: se eu vou cadastrar um livro, eu posso utilizar um checkbox existente. no caso se o livro estiver alugado, eu marco o checkbox. esse checkbox também é um atributo da entidade livro? se sim, posso proceder normalmente com ele, desenhar a entidade livro, e fazer uma seta pra um atributo chamado "alugado", este atributo sendo um checkbox?

3) ainda com relação a checkbox, mas uma duvida um pouco diferente: na hora de cadstrar um filme, por exemplo, existe um campo chamado "Restrições". Só que eu nao vou digitar as restrições, esse campo é formado por checkbox: adulto, drogas, sexo, violencia, etc... no caso, cada um dos checkbox vai ser um atributo da entidade filme, ou eu devo colocar smente um atributo chamado "restrições"?

4) No cadastro mesmo, eu tenho a opção de cadastrar usuário, filmes, até aí tudo bem, mas tenho tambem a opção de cadastrar os próprios atributos da entidade filme, por exemplo, posso cadastrar os generos existentes (faroeste, adulto, ação, etc), formatos (rmvb, avi, etc)... no caso, esses caras não tem atributos, eles são os proprios atributos que serao usados posteriormente no cadastro dos filmes. como proceder nesse caso?

acho que por enquuanto é só, se alguem puder me ajudar, ficaria muito agradecido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

1) No exemplo do gerenciador de locadoras: eu vou cadastrar um cliente, e posso colocar uma foto desse cliente no cadastro. a foto é um atributo da entidade cliente?

Exato, você pode criar um campo foto do tipo MEDIUMBLOB na sua tabela cliente onde irá receber a foto. Lembrando que nao é recomendado pois a consulta de imagens num banco de dados é lenta. então o melhor a fazer é armazenar as fotos num diretorio no servidor e atribuir no nome da foto o ID do cliente.

2) no mesmo exemplo, com relação a checkbox: se eu vou cadastrar um livro, eu posso utilizar um checkbox existente. no caso se o livro estiver alugado, eu marco o checkbox. esse checkbox também é um atributo da entidade livro? se sim, posso proceder normalmente com ele, desenhar a entidade livro, e fazer uma seta pra um atributo chamado "alugado", este atributo sendo um checkbox?

mais uma vez exato, você pode ter um campo alugado do tipo BOOLEAN, na sua entidade livro. se tiver marcado retorna true, senão retorna false.

3) ainda com relação a checkbox, mas uma duvida um pouco diferente: na hora de cadstrar um filme, por exemplo, existe um campo chamado "Restrições". Só que eu nao vou digitar as restrições, esse campo é formado por checkbox: adulto, drogas, sexo, violencia, etc... no caso, cada um dos checkbox vai ser um atributo da entidade filme, ou eu devo colocar smente um atributo chamado "restrições"?

não, no caso seria interessante o mesmo exemplo anterior.. um campo pra cada restriçao do tipo boolean para true ou false. a nao ser que você tenha uma outra entidade chamada restriçoes contendo cada restriçao uma ID e enviar cada id da restriçao marcada para sua tabela livro, num campo restriçoes multivalorado.

4) No cadastro mesmo, eu tenho a opção de cadastrar usuário, filmes, até aí tudo bem, mas tenho também a opção de cadastrar os próprios atributos da entidade filme, por exemplo, posso cadastrar os generos existentes (faroeste, adulto, ação, etc), formatos (rmvb, avi, etc)... no caso, esses caras não tem atributos, eles são os proprios atributos que serao usados posteriormente no cadastro dos filmes. como proceder nesse caso?

como disse anteriormente, você pode criar uma entidade generos, contendo os generos cadastrados.. e resgatar la na sua tabela livros a id do genero relacionado.

note que para que isso tudo funcione.. é preciso relacionamentos de 1:N nas tabelas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...