Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Nobreak Ragtech Save 1 não funciona com bateria de carro.


rgdl

Posts recomendados

Meu problema é o seguinte, tenho uma bateria de automóvel novinha da moura de 50Ah do tipo livre de manutenção e uma outra (nova também) de 40Ah que está ligada em um gerador a gasolina.

Ai teive a feliz ideia de colocar a moura para funcionar no meu nobreak que é um ragtech Save 1 e fiz uma ligação direta.

Liguei o nobreak fora da rede (ele é do tipo que liga apenas com a energia da bateria) e tudo certo, pois ligou informou que estava usando carga de bateria (apito característico).

Pensei que estava tudo certo mas quando liguei o computador ele funcionou um segundos e desligou e o nobreak ficou dando sinal de bateria descarregada.

Não entendi, a bateria estava carregada e é nova, para tivara a prova dos nove coloquei a bateria do gerador que também é nova e estava carregadíssima (tinha faltado luz aqui e ele ficou funcionando por 5 horas) e o resultado foi o mesmo.

Na boa, todo mundo diz que consegue fazer isso e funciona mas comigo não foi... porque??? Alguém pode me ajudar antes caia em depre?? kkk

Grato,

rgdl

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Será realmente que sua moura está carregada???

Tem como medir a tensão da mesma, mas não em aberto, e sim quando a mesma está mantendo seu PC ligado, ou seja, oferecendo energia ao no-break???

Se puderes medir a tensão das baterias a de 40 e a de 50 Ah nessa mesma condição acho que terás a tua resposta desejada, sem cair em deprê...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller, obrigado por responder.

Realmente eu não medi a tensão quando em fornecimento de carga, apenas em aberto.

Quando estiver em casa vou fazer a medição ai eu posto aqui o resultado.

Mas a moura é daquele tipo que tem visor de carga que mostra verde quando a bateria está carregada e está verde. Sei que isso não é 100% confiável mas...

Agora é o seguinte, espessura do fio usado para fazer a ligação direta pode ter alguma influência nisso? Realmente usei um fio fino, daqueles que é usado para som automotivo... mas não há sinal de superaquecimento nele.

Grato,

rgdl.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A espessura do fio faz toda a diferença.. Agora novo pedido..

Meça sim, mas na entrada do seu no-break, não junto a bateria. Ai a influência do fio já vai aparecer...

Veja bem. Seu PC digamos que toma 200 Watts de demanda..

A fonte do mesmo não tem 100% de eficiência , e sim 80%. Desse modo essa fonte pedirá 200/0,80 = 250 Watts, para entregar 200 ao seu PC.. Agregue a esses 250 Watts a potência necessária ao seu monitor, digamos 40 Watts. Temos ai 290 Watts pedidos ao no-break.

O no-break também não é uma máquina com 100% de eficiência. Digamos que tem uma eficiência de 80% somente. Desse modo para entregar esse 290 Watts que a fonte do PC toma, ele vai pedir da bateria cerca de 290/0,80 = 362 Watts..

Ai é simples.

A bateria de 12 Volts para entregar esse 362 Watts vai necessitar de uma corrente de 362W/12V = 30 Amperes...

Fio com área da secção de 2,5 mm no mínimo dos mínimos...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A espessura do fio faz toda a diferença.. Agora novo pedido..
Fio com área da secção de 2,5 mm no mínimo dos mínimos...

Cara acho que o problema é esse... o fio é fino de mais e não superaquece porque o no-break desliga antes.

Mas de qualquer maneira vou fazer todos os testes.

Grato rgdl.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu faller, o problema era o cabo mesmo. Na saída do trabalho comprei 3m de cabo 2,5mm flexivel e cortei no meio ficando dois cabos de 1,5 m.

Quando cheguei em casa fiz a troca, fazendo a ligação direta do cabo no no-break e funcionou na boa sem desligar.

Eu liguei o computador e quando ele carrgou completamente o sistema operacional eu tirei o no-break da tomada e desliguei o computador pelo windows. A bateria sustentou na boa todo o processo. Quando terminou eu liguei o computador com o no-break ainda na bateria e ele carregou o windows completamente fiquei uns poucos minutos (acho que uns 5 minutos) e desliguei novamente. Nada de desligar por falta de bateria nem dar sinal de pouca carga.

ah! sim também fiz as medidas e deu 11,73V. Fiz a medida bem na solda aonde coloquei o cabo.

Achei baixo maaaasss tá funcionando.

Mais uma vez valeu.

Agora, não querendo abusar... você poderá me tirar uma dúvida? É o seguine eu queria saber se posso colocar uma beteria alimentando 3 no-breaks.

Como você pode ver no meu post inicial eu tenho um gerador a gasolina em casa e isso já indica que aonde eu moro problemas de falta de energia é uma constante.

Tenho três no-breaks que servem os computadores dos meus filhos... se eu tiver que comprar uma bateria de carro para cada um deles eu vou à falência e também nem teria espaço para três trambolhos.

Eu li em um post um cara falando que dava para fazer isso mas tinha que colocar um diodo em dois para evitar que um queimasse o outro.

Isso procede? Tem como fazer isso ou eu vou ter que morrer em 3 baterias?

Grato,

rgdl

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A ideia de colocar diodo em dois deles é para que desses dois não saia corrente para carregamento da bateria e que essa corrente só venha de um deles....

O problema é que esses dois no-breaks, alimentados via diodo, vão receber uma tensão cerca de 0,7 ou mais abaixo dos 11,73 que medistes.. Receberiam 11 Volts potanto, mesmo com bateria carregada. Ao descarregar abaixaria mais ainda.

A ligação de uma bateria para alimentar 3 no-breaks pode sei ser feita mas tem de olhar com calma o diagrama desses no-breaks. Imagino que possa ser ligado diretamente, sem diodo, sem nada.. Para ter certeza absoluta do que digo somente analisando o esquemático do no-break

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vez obrigado por responder. Realmente a questão diodo tem esse inconveniente da redução em 0,7v o que na melhor das hipóteses resultaria em uma tensão igual a 11V... eu já acho 11,73v uma tensão baixa 11v nem pensar.

Mas também acho que a tensão de 11,73v está influenciada pelo cabo que usei (2,5mm). Quer ver uma coisa interessante? hoje de manhã faltou luz, e o pc funcionou com o no-break pela bateria... estava uma gambiarra de fios e resolvi dar uma organizada, nada de mais, só o afasta aqui e desembola ali.... nisso reparei que o cabo de 2,5mm estava um pouco quente, ai peguei um alicate amperímetro que tenho deu 12,7A...

Achei que é um valor um pouco alto para um cabo de 2,5mm por isso vou trocar por um de 4mm, com isso vou fazer nova medição da tensão para ver se a espessura do cabo influenciou na tensão, mas creio que sim.

Se conseguir uma tensão mais alta, tipo 12,xxv acho que vai passar a valer a pena usar o diodo.

O esquema do Save 1 eu não tenho e nem sei se tem como conseguir com o fabricante. O que posso te dizer, mas não sei se vai ser útil, é que ele tem dois IRF3205 com dissipadores ligados ao circuito da trafo/bateria.

Eles estão ligados ao negativo da bateria.

grato rgdl.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...