Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador 110/220v - Como ajustar?


f.27

Posts recomendados

Olá,

Estou para montar um amplificador de áudio e, no intuito de economizar o máximo possível, queria tentar utilizar um autotransformador que tenho parado.

Supondo que eu use o CI TDA1562Q(apenas como exemplo) que utiliza entre 8 e 18v. A dúvida que me surgiu foi a seguinte: como eu faço para chegar ao valor desejado de 110/220 para xV ?:confused:

Outra, Se eu usar um CI que utilize alimentação de 15V+15v/3A?

Como eu faria para obter estes valores nos secundários?

O trafo é um auto trafo 110/220 com apenas 2 fois de cada lado.

Especificações:

Autotransformador bivolt

Potência: 200VA

Entrada: 110 ou 220v

Saída: 220 ou 110v

Freq.: 60Hz.

trafo00.th.jpg trafo01.th.jpg trafo02.th.jpg

Abraços,

Felipe C.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Alguns problemas ai:

1) Usar autotransformador para alimentar um amplificador é antes de mais nada perigoso ao extremo. Um autotransformador não tem isolação galvânica entre primário e secundário, podendo levar o potencial de fio fase para a carcaça de seu amplificador. Se pegares, de pés descalços o cabinho que liga esse amplificador ao seu MP3 por exemplo, podes estar tomando o fio fase na mão, com consequências imprevisíveis chegando a morte por ficar eletrocutado..

Desse modo é completamente errado colocar autotransformador para alimentar amplificadores.

Transformadorautotransformador.jpg

2) A relação de transformação exigida para conseguir a tensão que desejas faria com que tivesses que desmontar o autotransformador e reenrolá-lo de novo com novo e muito diferente número de espiras .. Nem compensa pensar nisso..

Veja ai agora como se monta uma fonte simétrica:

fontesimtrica35VCCx6A.jpg

As tensões de saída serão cerca de 1,4 vezes a tensão AC do transformador.

Desse modo se quiseres uma fonte de +-17 CC Volts, adote um transformador de 12+12 Volts AC de secundário, por exemplo como esse dai: http://www.soldafria.com.br/transformador-1212-3a-entrada-110220vac-p-1553.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...