Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
f.27

[Resolvido] Transformador 110/220v - Como ajustar?

Recommended Posts

Olá,

Estou para montar um amplificador de áudio e, no intuito de economizar o máximo possível, queria tentar utilizar um autotransformador que tenho parado.

Supondo que eu use o CI TDA1562Q(apenas como exemplo) que utiliza entre 8 e 18v. A dúvida que me surgiu foi a seguinte: como eu faço para chegar ao valor desejado de 110/220 para xV ?:confused:

Outra, Se eu usar um CI que utilize alimentação de 15V+15v/3A?

Como eu faria para obter estes valores nos secundários?

O trafo é um auto trafo 110/220 com apenas 2 fois de cada lado.

Especificações:

Autotransformador bivolt

Potência: 200VA

Entrada: 110 ou 220v

Saída: 220 ou 110v

Freq.: 60Hz.

trafo00.th.jpg trafo01.th.jpg trafo02.th.jpg

Abraços,

Felipe C.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguns problemas ai:

1) Usar autotransformador para alimentar um amplificador é antes de mais nada perigoso ao extremo. Um autotransformador não tem isolação galvânica entre primário e secundário, podendo levar o potencial de fio fase para a carcaça de seu amplificador. Se pegares, de pés descalços o cabinho que liga esse amplificador ao seu MP3 por exemplo, podes estar tomando o fio fase na mão, com consequências imprevisíveis chegando a morte por ficar eletrocutado..

Desse modo é completamente errado colocar autotransformador para alimentar amplificadores.

Transformadorautotransformador.jpg

2) A relação de transformação exigida para conseguir a tensão que desejas faria com que tivesses que desmontar o autotransformador e reenrolá-lo de novo com novo e muito diferente número de espiras .. Nem compensa pensar nisso..

Veja ai agora como se monta uma fonte simétrica:

fontesimtrica35VCCx6A.jpg

As tensões de saída serão cerca de 1,4 vezes a tensão AC do transformador.

Desse modo se quiseres uma fonte de +-17 CC Volts, adote um transformador de 12+12 Volts AC de secundário, por exemplo como esse dai: http://www.soldafria.com.br/transformador-1212-3a-entrada-110220vac-p-1553.html

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
  • Autor do tópico
  • Tirou muitas dúvidas! Além de adiantar em responder se compensaria enrolar em casa, hehe. Muito obrigado!!

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites

    Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

    Compartilhar este post


    Link para o post
    Compartilhar em outros sites
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  





    Sobre o Clube do Hardware

    No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

    Direitos autorais

    Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

    ×