Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break realmente é a salvação???


Posts recomendados

PArabéns faller!!!

Seus tópicos sempre são muito bom!!!

Pena que eu comprei um "no-break" antes de existir esse tópico!!!

Eu tinha esse pensamento que "no-break" é melhor pois está "entregando uma energia estabilizada" para o computador...

Mas desconhecia completamente da existencia dos dois tipos: "short-break" "no-break".

Acho que o que eu tenho aqui em casa deve ser um "short-break" (ou estabilizador com bateria), justamente porque ele faz os famosos "tlecs" durante uma oscilação na energia (leia maquina de lavar ligada...). Ontem, foi o recorde de "tlecs"!!! a empregada ligou a maquina e o "no, short-break" começou a estralar como um doido!!!

O modelo que eu tenho é esse: tshara ups pro 1000 2bs fr black 1000va

A casa já é um pouco antiga (10 anos) e ontem fui obrigado a arrumar a caixa de força, estava dando mal contato na chave geral e o eletricista sugeriu eu trocar a chave por um DR de 63A. Mas depois que ele instalou, o DR não ficava ligado de jeito nenhum!!!!:eek: toda vez que ele ligava o DR e depois o disjuntor das lampadas, o DR desligava!!!

Fui obrigado a tirar o DR e ligar diretamente... Agora tem somente um disjuntor de 50A logo apos o poste.

Minhas dúvidas:1- sou um usuario que deixa o computador ligado 24/7 (no folding:p). Hoje finalmente consegui colocar as duas placas de video para trabalhar e o processador. No momento que eu liguei a segunda placa de video, o "no-short break" começou a dar bipes periodicamente... Eu parei uma das placas no folding e os bipes pararam. Esse "no, short-break" não está aguentando minha configuração atual?

1- existe algum risco essa oscilação (maquina de lavar roupa) da energia para o computador? Ainda mais que o "no, short-break" fica fazendo os tlecs?

Obrigado!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Minhas dúvidas:1- sou um usuario que deixa o computador ligado 24/7 (no folding:p). Hoje finalmente consegui colocar as duas placas de video para trabalhar e o processador. No momento que eu liguei a segunda placa de video, o "no-short break" começou a dar bipes periodicamente... Eu parei uma das placas no folding e os bipes pararam. Esse "no, short-break" não está aguentando minha configuração atual?

Evidentemente que não...

Veja bem..

Seu nobreak é de 1000 VA e você imagina ser ele de 1000 Watts quando não é..

TsharaUPS1000Pro.jpg

Seu FP é de 0,65. Desse modo sua potência útil fica limitada em 1000VA x 0,65 = 650 Watts somente. tire dai 50 Watts para o monitor vai restar 600 para a fonte. Sua fonte tem uma eficiência da ordem de 80%. Desse modo, dispondo de 600 Watts somente vai poder entregar para seu PC um total de 600 x 0,80 = 480 Watts..

Será que não está no limite ai???

1- existe algum risco essa oscilação (maquina de lavar roupa) da energia para o computador? Ainda mais que o "no, short-break" fica fazendo os tlecs?

Obrigado!!!

O risco se dá exatamente pelos Tlecs e não pela oscilação em si..

Leia isso dai: Você já viu um Tlec?? - Estabilizadores -

Sua fonte, com PFC ativo, opera de modo execelente mesmo que a tensão da rede varie de 90 VAC até 264 VAC..

Olhe essa experiência ai que mostra a extrema versatilidade das fontes com PFC ativo quanto a questão oscilação de tensão: Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU

Isso significa que ela, se deixada a mercê da variação da energia, vai se dar muito bem.. Já não digo a mesma coisa quando colocada a ter de suportar chaveamentos totalmente desnecessários da tensão de entrada (os Tlecs) ...

A pergunta que se faz imperiosa é s realmente necessitas de suprimento de energia para quando faltar rede elétrica????

- Se sim, paciência, talvez tenhas de trocar de short-break, adotando algum de potência maior..

- Se não, elimine isso dai e coloque, para aumentar a proteção contra surtos e tensão e ganhar algumas tomadas adicionais, um bom filtro de linha...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
galera, desculpe a ignorância, mas seria pssivel pegar um nobreak senoidal e retirar o transformador dele, de forma que ficasse o circuito com a bateria? ou invés da energia ter que passar pelo transformador?

Possível sempre é, depende o que desejas, aonde queres chegar..

Me parece que com essa modficação ficarias com um retificador alimentador para cargas pesadas em CC de baixa tensão.. É isso que queres???

Aonde imaginas poder usar isso dai???

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Membro VIP
sim, sim desculpe pela imagem, mas era em relaçao a um nobreak senoidal, como por exemplo sms manager iii senoidal. exatamente isso, by passar o estabilizador.

Teoricamente é possível sim, mas na prática, para um leigo, é uma operação difícil de realizar..

Para alguem que entenda do mesmo, com o esquemático na mão, numa modificação, sim seria possível..

Nunca soube de ninguém que o tenha feito mas não é impossível de se fazer não...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

faller, uma consulta. Já sei que estabilizador não se usa, e nem preciso estabilizar a "energia", se quero proteger, coloco um supressor de picos e pronto, quero simplesmente fornecer energia ao meu servidor em caso de falta da mesma, então devo utilizar um no-break de conversão dupla, correto?

O ligo antes ou depois do supressor de picos? (suspeito que antes, mas na dúvida pergunto hehe).

E para calcular o no-break que vou necessitar, estimo o consumo máximo a ser ligado a ele em full load e adiciono quanto de margem de exagero? Aqui eu penso mais em autonomia do que em economia:)

Obrigado pela atenção,

Eriberto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se seu no-break for um no-break on-line, de dupla conversão, não necessita de nenhum filtro de linha nem tampouco supressor de surtos, porquê???

1) Os no-breaks desse tipo tem incorporados supressores de surto e filtros de linha de modo a proteger os mesmos da rede elétrica..

2) Não existe como um surto de tensão da rede passar pelo no-break e aparecer na saída do mesmo pois a energia da rede elétrica recebe uma conversão e é transformada e energia CC na tensão do banco de baterias. ai novamente a energia é convertida em uma segunda conversão em energia alternada com tensão compatível com a fonte de seu PC.

Impossível um surto de tensão sobreviver a essa dupla conversão.. Surtos de tensão da rede elétrica não chegarão em seu PC nem que a vaca tussa, com a adoção de um no-break senoidal, on-line, de dupla conversão...

O dimensionamento do mesmo tem de prever a carga que ele vai alimentar, sua fonte + o Monitor, isso me parece muito lógico. A APC recomenda que se divida a potência da fonte pela eficiência da mesma.. Ex. uma fonte de 400 Watts com eficiência de 80% coloque 400/0,8 = 500 Watts de energia no no-break para ela..

Autonomia, ou tempo de operação sem energia comercial, nada tem a ver com potência.. (a não ser aquela interdependência da potência com a energia armazenada internamente, em bateria interna..)

O no-break deve ter a potência necessária. Cumprido esse requisito, a autonomia vai depender da quantidade de energia armazenada em baterias.. Se tiveres ai bateria suficiente em um banco de baterias externo, o no-break pode até operar dias a fio sem energia comercial... Isso não significa que ele tenha que ter maior potência.. Tem de ter a potência adequada e a energia armazenada suficiente para a autonomia desejada...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Entendi. Então posso colocar um no-break que suporte 1KW por exemplo e vários bancos de bateria?

Minhas fontes são de 700W com 80% de eficiência, então pelo cálculo deveria ser um no-break de 1750 KW, pois vou colocar dois servidores iguais no mesmo no-break, mais alguns equipamentos que consomem pouco, então deve ser algo de 2KW correto? Pensei em dividir essa carga em dois no-breaks, mas vejo que é realmente besteira, e depois que postei (já tinha quase certeza, mas quis confirmar), de que o supressor de picos ai vai ser desnecessário, principalmente depois do estabilizador.

Se no caso, meu no-break tiver poucas saídas, posso colocar um filtro de linha servindo de extensões normalmente, desde que não ultrapasse a capacidade de carga do no-break, correto?

E finalizando, estou estimando 2KW em extremo full load, se consumir menos que isso, minhas baterias duraram mais, é assim que funciona o cálculo né?

Já fico mais tranquilo que vou poder economizar e comprar um bom no-break :)

Valeu da ajuda.

Abraços,

Eriberto

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minhas fontes são de 700W com 80% de eficiência, então pelo cálculo deveria ser um no-break de 1750 KW, pois vou colocar dois servidores iguais no mesmo no-break, mais alguns equipamentos que consomem pouco, então deve ser algo de 2KW correto?

Sim.

Se no caso, meu no-break tiver poucas saídas, posso colocar um filtro de linha servindo de extensões normalmente, desde que não ultrapasse a capacidade de carga do no-break, correto?

Pode colocar uma extensão qualquer, porque o no-break já faz a filtragem.

E finalizando, estou estimando 2KW em extremo full load, se consumir menos que isso, minhas baterias duraram mais, é assim que funciona o cálculo né?

A potência do no-break é como o diâmetro do cano que liga sua caixa d'água nas suas torneiras, e a autonomia como a quantidade de água. Você precisa ter um cano do diâmetro certo pra abrir todas as suas torneiras ao mesmo tempo, senão pra que tê-las? Mas claro que no momento em que você não usa todas as torneiras, a água não usa todo o cano e dura mais tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, ha muito tempo estou atrás de uma solução viavel para alimentação de aparelhos em 127 v. Tenho placas de energia solar que me fornecem 12 vdc, que passa por um conversor 12v dc para 127 v ca, que alimenta a fonte de um computador, que internamente volta para os 12 v dc.... não teria como fazer uma fonte de 500w (atual) ja com entrada de 12 v dc ?

Obrigado...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pessoal, ha muito tempo estou atrás de uma solução viavel para alimentação de aparelhos em 127 v. Tenho placas de energia solar que me fornecem 12 vdc, que passa por um conversor 12v dc para 127 v ca, que alimenta a fonte de um computador, que internamente volta para os 12 v dc.... não teria como fazer uma fonte de 500w (atual) ja com entrada de 12 v dc ?

Obrigado...

Todo notebook é assim.. Ele toma a tensão da bateria (varia de 14 a 18 Volts) e então converte para 3,3 Volts, para 5 Volts e para 12 Volts..

As fontes para note são internas aos equipamentos e são de 100 Watts no máximo.. Não são padrão e sim customizadas ao note...

Alternativa viável, para receber 12 Volts e gerar a partir deles as tensões de que o PC necessita é essa dai, chamada Pico-PSU.

http://www.mini-box.com/picoPSU-150-XT

As conheço até com potência para até 150 Watts somente...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
A potência do no-break é como o diâmetro do cano que liga sua caixa d'água nas suas torneiras, e a autonomia como a quantidade de água. Você precisa ter um cano do diâmetro certo pra abrir todas as suas torneiras ao mesmo tempo, senão pra que tê-las? Mas claro que no momento em que você não usa todas as torneiras, a água não usa todo o cano e dura mais tempo.

Gostei do exemplo e é o que quero. Quero canos de 2 polegadas mas para passar pouca água, se precisar, que ele suporte passar mais água :) Eu quero é a caixa cheia d'água o máximo de tempo possível. rss

Pessoal, ha muito tempo estou atrás de uma solução viavel para alimentação de aparelhos em 127 v. Tenho placas de energia solar que me fornecem 12 vdc, que passa por um conversor 12v dc para 127 v ca, que alimenta a fonte de um computador, que internamente volta para os 12 v dc.... não teria como fazer uma fonte de 500w (atual) ja com entrada de 12 v dc ?

Obrigado...

Também tenho curiosidade de lidar com esses painéis solares e como aplica-los a meu futuro caso, mas por hora, vou acompanhar o teu werneckii

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo notebook é assim.. Ele toma a tensão da bateria (varia de 14 a 18 Volts) e então converte para 3,3 Volts, para 5 Volts e para 12 Volts..

As fontes para note são internas aos equipamentos e são de 100 Watts no máximo.. Não são padrão e sim customizadas ao note...

Alternativa viável, para receber 12 Volts e gerar a partir deles as tensões de que o PC necessita é essa dai, chamada Pico-PSU.

http://www.mini-box.com/picoPSU-150-XT

As conheço até com potência para até 150 Watts somente...

Valeu Faller, esta eu ja conhecia, a potencia é muito baixa, por isso que eu queria alterar uma fonte de pc direto...

ja tentei contato com fabricante de fontes mas nem deram respostas !!! vou continuar tentando...

Obrigado e abraços a todos..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Dúvida rápida, desligando o nobreak no botão mas deixando ligado na tomada, ele continua carregando?

Tenho um nobreak APC há 3 anos, deixo ligados 24hrs, mas hoje em dia não estou usando tanto ele. Então pensei em desligar, mas ter a carga pronta caso necessite.

Outra dúvida, 3 anos de uso, será que tenho de trocar a bateria?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, gostaria de saber se esse no-break é bom?

Ta escrito que é senoidal, mas pelo preço n to mt confiante, e a marca nunca vi.

Ragtech Easy Way Senoidal SWU/BS-TI

http://boadica.com.br/produtos/p91787

Obrigado.

Se este nao for bom, alguem me indica um bom.

Li o post inicial umas 2 vezes, mas nao foi concluido nada definitivo.

Short-break ou online para o PC?

short-break = estabilizador= nada bom, mas barato.

E ae?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dúvida rápida, desligando o nobreak no botão mas deixando ligado na tomada, ele continua carregando?

Tenho um nobreak APC há 3 anos, deixo ligados 24hrs, mas hoje em dia não estou usando tanto ele. Então pensei em desligar, mas ter a carga pronta caso necessite.

Outra dúvida, 3 anos de uso, será que tenho de trocar a bateria?

Normalmente com 2 anos, 2 anos e pouco os no-breaks dão um sinal para a troca da bateria (seja um sinal sonoro ou um led que acenda. olhe no manual do seu no-break se ele tem tal indicação)

Galera, gostaria de saber se esse no-break é bom?

Ta escrito que é senoidal, mas pelo preço n to mt confiante, e a marca nunca vi.

Ragtech Easy Way Senoidal SWU/BS-TI

http://boadica.com.br/produtos/p91787

Obrigado.

Se este nao for bom, alguem me indica um bom.

Li o post inicial umas 2 vezes, mas nao foi concluido nada definitivo.

Short-break ou online para o PC?

short-break = estabilizador= nada bom, mas barato.

E ae?

Um no-break para sua 950TX vai custar mais de R$1000.

Avalie se realmente necessita de um no-break, pois comprar destes baratos só vai lhe trazer mais dores de cabeças e mais gastos com manutenção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Normalmente com 2 anos, 2 anos e pouco os no-breaks dão um sinal para a troca da bateria (seja um sinal sonoro ou um led que acenda. olhe no manual do seu no-break se ele tem tal indicação)

Um no-break para sua 950TX vai custar mais de R$1000.

Avalie se realmente necessita de um no-break, pois comprar destes baratos só vai lhe trazer mais dores de cabeças e mais gastos com manutenção.

Esse era meu medo, pois aqui em casa, falta luz do nada, sem motivo por 3 segundos, o suficiente pra desligar meu pc....

é mt chato viu, mas andei vendo gastar 1000 reais num no-break nao da.

Esses vagabundos ai nao prestam mesmo né?

porque as vezes to na net ou jogando jogo leve ( dota) e desliga é chato.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse era meu medo, pois aqui em casa, falta luz do nada, sem motivo por 3 segundos, o suficiente pra desligar meu pc....

é mt chato viu, mas andei vendo gastar 1000 reais num no-break nao da.

Esses vagabundos ai nao prestam mesmo né?

porque as vezes to na net ou jogando jogo leve ( dota) e desliga é chato.

O ideal ai é verificar o que está causando essas quedas.

Comece falando com os vizinhos, para ver se eles tem o mesmo problema, se é problema no quarteirão, no edifício, na rua ou só no seu apartamento/casa.

E como eu já disse, esqueça esses no-breaks baratos, a não ser que queira ter mais problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ideal ai é verificar o que está causando essas quedas.

Comece falando com os vizinhos, para ver se eles tem o mesmo problema, se é problema no quarteirão, no edifício, na rua ou só no seu apartamento/casa.

E como eu já disse, esqueça esses no-breaks baratos, a não ser que queira ter mais problemas.

é o problema da regiao mesmo, onde moro sempre foi assim, ta menos pior agora, mas ja foi mt pior, antigamente chovia e faltava luz, agora nem tanto, mas quando venta falta. é ****, mas tem vez que dia claro com sol, sem vento e falta... ai é ****.....

enfim vou ficar sem no-break mesmo, vou comprar é um bom filtro de linha porque o meu ja tem uns 20 anos lol.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...