Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break realmente é a salvação???


Posts recomendados

A eficiência (e o consumo) de uma fonte varia com a carga, a eficiência não é máxima na potência máxima (é só procurar nos muito reviews de fontes na Internet), e é máximo por volta de 70% da carga máxima diminuindo um pouco após os 70% mas isto varia um pouco dependendo do projeto da fonte. O nobreak line-intereativ tem o maldito estabilizador (que eu também abomino), mas ainda é melhor do que lidar com a sorte a acabar tendo um SO corrompido pelas quedas frequentes de energia (é praticamente certo que o SO vai acabar corrompendo se ele for sempre desligado na marra por falta de energia, é só uma questão de tempo).

 

Eu já fiz algumas experiências com o meu próprio micro (nas muitas configurações de carga, com e sem stress, eu já fui overclocker, mas parei com esta vida já faz alguns anos), e o consumo máximo medido não é a potência nominal da fonte, é menor, as vezes bem menor dependendo da carga. Posso não ter usado um equipamento certificado pelo INMETRO, mas media com um erro de 5% e calculava o fator de potência. Eu fiz realmente muitas experiencias com consumo e configuração de micro, nas muitas configurações que eu já tive, e não é pelo fato de você colocar uma fonte de 1000W com 85% de eficiência que o consumo máximo vai ser de 1176W.

 

Superdimensionar uma fonte faz com que a eficiência dela acabe ficando menor que a eficiência nominal, dependendo do superdimensionamento pode cair para 80% ou menos, é só ver as curvas de eficiência nos muitos reviews existentes, mas não é uma coisa tão terrível assim, você apenas perde dinheiro que poderia ser gasto comprando outra coisa se comprasse uma fonte menor, e faz com o seu consumo seja um pouco maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Intrudera6 disse:

A eficiência (e o consumo) de uma fonte varia com a carga, a eficiência não é máxima na potência máxima (é só procurar nos muito reviews de fontes na Internet), e é máximo por volta de 70% da carga máxima diminuindo um pouco após os 70% mas isto varia um pouco dependendo do projeto da fonte. O nobreak line-intereativ tem o maldito estabilizador (que eu também abomino), mas ainda é melhor do que lidar com a sorte a acabar tendo um SO corrompido pelas quedas frequentes de energia (é praticamente certo que o SO vai acabar corrompendo se ele for sempre desligado na marra por falta de energia, é só uma questão de tempo).

Uso computadores faz uns 15 anos, nunca usei nobreaks e nunca tive SO corrompido. Na minha opinião a chance disso acontecer é tão pequena que não vale o risco de detonar os demais componentes do PC por se usar um estabilizador embutido no nobreak. Não faz muito sentido pra mim preferir correr o risco de danificar componentes sensíveis como placa-mãe e placa de vídeo para "evitar" que o sistema operacional tenha algum arquivo corrompido. sem falar  que os HD's hoje em dia possuem tecnologias muito mais avançadas que antigamente para mitigar esse tipo de problema. É muito mias importante, na minha opinião, proteger o computador contra surtos de energia (utilizando os AntiSurges).

 

Eu já fiz algumas experiências com o meu próprio micro (nas muitas configurações de carga, com e sem stress, eu já fui overclocker, mas parei com esta vida já faz alguns anos), e o consumo máximo medido não é a potência nominal da fonte, é menor, as vezes bem menor dependendo da carga. Posso não ter usado um equipamento certificado pelo IMETRO, mas media com um erro de 2 - 3% e calculava o fator de potência. Eu fiz realmente muitas experiencias com consumo e configuração de micro, nas muitas configurações que eu já tive, e não é pelo fato de você colocar uma fonte de 1000W com 85% de eficiência que o consumo máximo vai ser de 1176W.

Não entendi nada do que escreveu. Em momento nenhum afirmei que o "consumo máximo medido é a potência nominal da fonte". Inclusive sequer questionei sobre consumo da fonte. O que eu disse é que, diferentemente do que você afirmou, o correto dimensionamento do nobreak precisa ser feito em cima da potência total e da eficiência da mesma em carga total da fonte e não do consumo do hardware alimentado. Ademais, se você colocar um hardware que consuma, de fato, 1000w (seja em peças ou em overclock) para ser alimentado por uma fonte de 1000w com 85% de eficiência, a fonte gastará, sim, da tomada, cerca de 1176w.

 

Superdimensionar uma fonte faz com que a eficiência dela acabe ficando menor que a eficiência nominal, dependendo do superdimensionamento pode cair para 80% ou menos, é só ver as curvas de eficiência nos muitos reviews existentes, mas não é uma coisa tão terrível assim, você apenas perde dinheiro que poderia ser gasto comprando outra coisa se comprasse uma fonte menor, e faz com o seu consumo seja um pouco maior.

Também, em momento nenhum, sugeri superdimensionar a fonte. O que isso tem a ver com a discussão?

 

Respostas acima.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já tive SO corrompido (mais de uma vez), já perdi HD (transiente de energia durante falta de energia) e outras coisas, e já tenho mais de 30 anos que tenho computador (comecei nos 8 bits, lido com eles desde o final da década de 70). Eu não era oveclocker extremo (nunca cheguei a tanto), mas gostava de espremer bem e testar os limites do processador, memória e da placa de vídeo, mas chegou um ponto em que eu cansei de fazer isso e agora estou mais interessando em gastar menos energia, e até já andei experimentando fazer um underclock (baixando a tensão do processador e multiplicador). Diminui a minha atividade nesta área, mas não desaprendi muito. Já pintei trilha de processador AMD para liberar os multiplicadores e muitas outras coisas de certo risco para conseguir over maior, já queimei placa-mãe, fonte, derrubei HD no chão, já perdi vários HDs por defeito, já passei o diabo. Agora não quero mais esquentar a cabeça com micro. Tenho uma boa configuração mas não tenho mais a placa de vídeo top e nem placa-mãe top, elas ficaram caras demais, e praticamente não aceitam mais over (e eu não faço mais isso).

 

Os HDs de hoje tem mais tecnologia, mas era muito mais difícil perder um HD antigamente por defeito do que com os atuais. E a rede elétrica em Salvador está uma bela porcaria (depois da privatização da Coelba), acho que o Nordeste e o Norte inteiro é dai para pior, em Brasilia certamente as coisas são melhores. Eu até gostaria de poder travar (desabilitar) o estabilizador do nobreak, mas eu não tenho conhecimento para tanto, sei que fazendo isso ele ficaria menos problemático mas onde moro a tensão é muito estável (transformador dentro do prédio) e o estabilizador no nobreak praticamente nem se mexe (mas tem muita falta de energia), eu também não gosto destes chaveamentos mas não tenho coragem de pagar mais de 2000 reais num online. No dia que fabricarem um nobreak line-interativ senoidal sem o estabilizador eu serei um dos primeiros a comprar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, Intrudera6 disse:

Posso não ter usado um equipamento certificado pelo INMETRO, mas media com um erro de 2 - 3% e calculava o fator de potência.

 

 

Sempre quis saber como fazer para tomar medida, assim com erro da ordem de 2 a 3%, e calcular o fator de potência.. Poderia nos dizer como se faz??

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 - 3% é um pouco de exagero da minha parte, talvez de 5 - 10% (no fator de potência), mas a corrente eu conferi com um Fluke 87 que é bem mais preciso. Eu não tenho o seu conhecimento (poucos aqui tem), mas não atiro tanto assim, e não precisa me escaldar tanto por isso.

 

Medi o fator de potência com um KILL a WATT modelo P4460, mas a corrente conferi com um Fluke 87.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Citação
Em 14/02/2017 às 07:10, braconius disse:

Esse é um filtro muito bom, de alta qualidade, mas que não será adequado se sua internet for cabeada (via cabo de telefone, que é o mais comum, ou via cabo Coaxial da TV à cabo).

 

 

Opa, minha TV e Internet não cabeadas. Então tá tranquilo. Vou adquirir este Clamper mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
Em 24/03/2017 às 11:00, lnpott disse:

Pessoal, boas marcas e modelos de Nobreak online... Podem indicar algumas ?

 

 

Nenhuma recomendação ?

 

Encontrei os modelos:

 

Nobreak 1.5Kva Nhs Premium G2 Senoidal Biv 120V 91.B0.015000

 

Nobreak NHS Laser Prime Senoidal 3000VA E.Bivolt S.220V/120V Con Bat 8x7Ah/96V 8 Tomadas

 

São confiáveis ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente estou com um problema e gostaria de ajuda. Decidi não criar um tópico porque acredito que ela se enquadra nesse já existente. 

 

Seguinte, há um tempo meu computador reinicia ou desliga sozinho. Quando ele reinicia aparece uma mensagem do software "antisurge" da placa-mãe dizendo que o computador foi reiniciado por conta de um surto de energia. Quando o computador só desligava, eu o religava e nenhuma mensagem de erro aparecia. Esse problema veio se tornando cada vez mais frequente, porém não há nenhuma relação com tempo de uso do computador nem com atividade desempenhada: Há casos que ele desliga após 10 minutos de uso, e tem dias que ele funciona normalmente por 10 horas seguidas até desligar; Tem vezes que ele desliga enquanto estou navegando normalmente na web, e outras vezes ele está quase em "full load" rodando jogos e nenhum erro ocorre. Eu achava que era algum problema de software ou da memória RAM.

 

Há cerca de três semanas meu computador começou a desligar com muito mais frequência, até que uma hora ele desligou e não ligou mais, tinha certeza que a fonte tinha quebrado. Levei ele até onde tinha comprado a fonte (tem apenas 1 ano de uso), e lá ele ligou e funcionou normalmente durante 3 horas que fiquei lá. Me orientaram que o problema devia ser no cabo da fonte ou na rede de minha casa, já que lá o computador funcionava sem problemas.

 

Quando retornei para casa, o computador voltou a desligar sozinho e eu só conseguia religá-lo caso trocasse de tomada (?). O apartamento em que moro é novo, tem menos de 2 anos de construção e achei muito improvável que o problema fosse nas tomadas, e mais plausível que fosse de fato no computador. O levei até o escritório onde trabalho e lá ele funcionou normalmente durante o final de semana inteiro, sendo que no final de semana que ele ficou em casa ele deu problema 5 vezes.

 

Assim, estou quase convencido de que o problema de fato é na rede elétrica de meu apartamento. Gostaria de saber se nesse caso seria útil um Nobreak off-line (não vou gastar muito dinheiro em um on-line) ou se ainda assim as desvantagens do "estabilizador" que ele possui são mais prejudiciais. Obrigado desde já.

 

PC: Mobo - M5A78l-M, FX6300, VGA RX380, Fonte EVGA 600W 80+ bronze.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Rodrigo Hang disse:

Gente estou com um problema e gostaria de ajuda. Decidi não criar um tópico porque acredito que ela se enquadra nesse já existente. 

 

Seguinte, há um tempo meu computador reinicia ou desliga sozinho. Quando ele reinicia aparece uma mensagem do software "antisurge" da placa-mãe dizendo que o computador foi reiniciado por conta de um surto de energia. Quando o computador só desligava, eu o religava e nenhuma mensagem de erro aparecia. Esse problema veio se tornando cada vez mais frequente, porém não há nenhuma relação com tempo de uso do computador nem com atividade desempenhada: Há casos que ele desliga após 10 minutos de uso, e tem dias que ele funciona normalmente por 10 horas seguidas até desligar; Tem vezes que ele desliga enquanto estou navegando normalmente na web, e outras vezes ele está quase em "full load" rodando jogos e nenhum erro ocorre. Eu achava que era algum problema de software ou da memória RAM.

 

Há cerca de três semanas meu computador começou a desligar com muito mais frequência, até que uma hora ele desligou e não ligou mais, tinha certeza que a fonte tinha quebrado. Levei ele até onde tinha comprado a fonte (tem apenas 1 ano de uso), e lá ele ligou e funcionou normalmente durante 3 horas que fiquei lá. Me orientaram que o problema devia ser no cabo da fonte ou na rede de minha casa, já que lá o computador funcionava sem problemas.

 

Quando retornei para casa, o computador voltou a desligar sozinho e eu só conseguia religá-lo caso trocasse de tomada (?). O apartamento em que moro é novo, tem menos de 2 anos de construção e achei muito improvável que o problema fosse nas tomadas, e mais plausível que fosse de fato no computador. O levei até o escritório onde trabalho e lá ele funcionou normalmente durante o final de semana inteiro, sendo que no final de semana que ele ficou em casa ele deu problema 5 vezes.

 

Assim, estou quase convencido de que o problema de fato é na rede elétrica de meu apartamento. Gostaria de saber se nesse caso seria útil um Nobreak off-line (não vou gastar muito dinheiro em um on-line) ou se ainda assim as desvantagens do "estabilizador" que ele possui são mais prejudiciais. Obrigado desde já.

 

PC: Mobo - M5A78l-M, FX6300, VGA RX380, Fonte EVGA 600W 80+ bronze.

Rodrigo, boa noite!

Melhor solução: chamar um eletricista bom! Antes que outros aparelhos de sua casa estraguem.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal tudo tranquilo? Já li bastante em alguns tópicos aqui no forum já há alguns anos atrás a respeito do dano de estabilizadores e semelhantes podem causar as nossas fontes e etc. Mas estou num dilema aqui e agradeço a ajuda e opinião de quem realmente entende do assunto.

 

Estou pra montar um novo computador do zero, nele estou querendo por um sistema de RAID0 com 2 HD's de 2TB's. Sei que esses arranjos são extremamente sensíveis e aqui na minha cidade a energia elétrica é fornecida pro termoelétrica, é ruim e costuma ter desligamentos e oscilações repentinas durante a semana.  Fiquei com medo disso poder ferrar com meu RAID0 futuro. 

 

É aconselhável utilizar algum no-break para aliviar os problemas de desligamento repentino? Se sim qual é o mais indicado?

 

A config do pc novo esta no perfil.  Valeu pessoal, agradeço desde já a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, AgnusKalef disse:

É aconselhável utilizar algum no-break para aliviar os problemas de desligamento repentino? Se sim qual é o mais indicado?

Um No-Break adequado, de potência condizente com sua fonte, custaria uma grana boa.. On-line, dupla conversão, etc.. Talvez, caro o bastante, a ponto de por em cheque, um RAID numa instalação tão instável....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, AgnusKalef disse:

@RS Faria Era exatamente isso que queria saber, algo realmente cofiável será bem caro. =z 

Será que posso confiar apenas no PFC das fontes e as proteções da placa-mãe contra oscilações?

Veja ai o que você acha???

Fonte com PFC ativo - Matando a cobra e mostrando o PAU      

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, AgnusKalef disse:

@RS Faria Era exatamente isso que queria saber, algo realmente cofiável será bem caro. =z 

Será que posso confiar apenas no PFC das fontes e as proteções da placa-mãe contra oscilações?

Acho que você não tem como escapar de usar um on-line se quiser confiabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@faller

   Eu usava meu pc num modulo aterrador de 300w, até ai tudo bem, depois resolvi trocar minha placa de video para uma mais potente e comecei a ter problemas com esse "estabilizador" (ele ficava estalando quando rodava jogos muito pesados e as vezes a parava de dar vídeo) então resolvi plugar a fonte direto na tomada, o que funcionou por algum tempo. Algumas semanas depois minha placa-mãe queimou e suponho que seja por conta da rede elétrica da minha casa ser uma *****, pois quando a geladeira dispara ou alguem usa o secador as luzes ficam mais "fracas", sem contar com as quedas de energia que não são frequentes mas não é raro acontecer.

   Gostaria da ajuda de vocês pra escolher entre "no-breaks" ou filtros de linha que possam resolver meu problema, se possível com modelos e links de lojas. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 horas atrás, Wendell Cortes disse:

@faller

   Eu usava meu pc num modulo aterrador de 300w, até ai tudo bem, depois resolvi trocar minha placa de video para uma mais potente e comecei a ter problemas com esse "estabilizador" (ele ficava estalando quando rodava jogos muito pesados e as vezes a parava de dar vídeo) então resolvi plugar a fonte direto na tomada, o que funcionou por algum tempo. Algumas semanas depois minha placa-mãe queimou e suponho que seja por conta da rede elétrica da minha casa ser uma *****, pois quando a geladeira dispara ou alguem usa o secador as luzes ficam mais "fracas", sem contar com as quedas de energia que não são frequentes mas não é raro acontecer.

   Gostaria da ajuda de vocês pra escolher entre "no-breaks" ou filtros de linha que possam resolver meu problema, se possível com modelos e links de lojas. Obrigado

Daria para você declarar qual a sua fonte, marca e modelo?????

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wendell Cortes disse:

Minha fonte é OCZ ModXStream Pro 500 W tem um review dela no forum ta no link.

O resto do meu setup:

i7 2600;

8GB RAM;

2Hd's 1TB;

você xfx rx 480 gtr 8GB;

1 Fan extra.

 

 

Essa fonte tem apenas 18A (216w) disponíveis na linha 12v2, que é responsável por alimentar todos os cabos modulares da fonte. Uma RX480 pode chegar a consumir, sozinha, cerca de 200w. Eu diria que essa fonte, além de já ser bem velha, não é adequada para sua configuração. O ideal seria adquirir uma fonte moderna de 500w (como a Cooler Master GX550).

 

Quanto à sua dúvida, um nobreak de qualidade e adequado para uma fonte de 500w não sai por menos de 1600 reais.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, braconius disse:

Essa fonte tem apenas 18A (216w) disponíveis na linha 12v2, que é responsável por alimentar todos os cabos modulares da fonte. Uma RX480 pode chegar a consumir, sozinha, cerca de 200w. Eu diria que essa fonte, além de já ser bem velha, não é adequada para sua configuração. O ideal seria adquirir uma fonte moderna de 500w (como a Cooler Master GX550).

 

Quanto à sua dúvida, um nobreak de qualidade e adequado para uma fonte de 500w não sai por menos de 1600 reais.

 

 

  Certo. Irei trocar a fonte, e no-break nesse preço ta fora de cogitação, tava pensando em comprar o Nobreak APC Back-Ups BR 1500VA mas pelo jeito não vai ajudar. Existe alguma solução para o problema da rede elétrica? pois já tive que comprar 2 placas-mãe num período de 3 anos(creio que seja problema da rede elétrica).

  Vi que o ideal é ligar a fonte no filtro de linha, ainda não li muito sobre os filtros de linha nem sei como eles funcionam então se for recomendado para o meu caso peço que indiquem modelos para eu comprar.

 

 E sobre a fonte, você me indicou a Cooler Master GX550. O melhor preço que encontrei foi 364 reais e achei meio caro, teria outras mascas ou modelos que fossem suficientes pro meu setup, ou até mais robustos talvez, para me indicar?

 

Desculpa encher o saco de vocês com perguntas que devem ouvir toda hora kkkk e

Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Wendell Cortes disse:

  Certo. Irei trocar a fonte, e no-break nesse preço ta fora de cogitação, tava pensando em comprar o Nobreak APC Back-Ups BR 1500VA mas pelo jeito não vai ajudar. Existe alguma solução para o problema da rede elétrica? pois já tive que comprar 2 placas-mãe num período de 3 anos(creio que seja problema da rede elétrica).

  Vi que o ideal é ligar a fonte no filtro de linha, ainda não li muito sobre os filtros de linha nem sei como eles funcionam então se for recomendado para o meu caso peço que indiquem modelos para eu comprar.

 

 E sobre a fonte, você me indicou a Cooler Master GX550. O melhor preço que encontrei foi 364 reais e achei meio caro, teria outras mascas ou modelos que fossem suficientes pro meu setup, ou até mais robustos talvez, para me indicar?

 

Desculpa encher o saco de vocês com perguntas que devem ouvir toda hora kkkk e

Obrigado pela ajuda.

Esse treco aí que você chama de nobreak na verdade é um shortbreak, um estabilizador com bateria, de péssima qualidade e altamente prejudicial.

 

Se suas placas estão queimando, provavelmente você está sofrendo surtos de energia. Para se proteger contra surtos o certo é adquirir um AntiSurge, como este: http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=79

 

Para resolver os problemas da sua rede elétrica, apenas um eletricista.

 

Quanto a fonte, tem a Corsair CX500 Bronze. Ela é mais barata, mas é de qualidade inferior à Cooler Master que te recomendei. É uma fonte que te atende bem e não trás risco de uso.

 

Pode perguntar o que quiser, estamos aqui pra te ajudar! :thumbsup:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

54 minutos atrás, braconius disse:

Esse treco aí que você chama de nobreak na verdade é um shortbreak, um estabilizador com bateria, de péssima qualidade e altamente prejudicial.

 

Se suas placas estão queimando, provavelmente você está sofrendo surtos de energia. Para se proteger contra surtos o certo é adquirir um AntiSurge, como este: http://www.clamper.com.br/produtos-detalhes.aspx?produto=79

 

Para resolver os problemas da sua rede elétrica, apenas um eletricista.

 

Quanto a fonte, tem a Corsair CX500 Bronze. Ela é mais barata, mas é de qualidade inferior à Cooler Master que te recomendei. É uma fonte que te atende bem e não trás risco de uso.

 

Pode perguntar o que quiser, estamos aqui pra te ajudar! :thumbsup:

Obrigado pela atenção =D

 

só vê se eu não to fazendo nenhuma coisa errada.

não sei se pode por link de loja aqui (só dei uma lida rápida nas regras) mas...

eu vou comprar essa fonte

https://www.kabum.com.br/produto/34216/fonte-corsair-cx-600w-cp-9020048-ww-80-plus-bronze

e esse DPS

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-827470287-clamper-multi-proteco-8-tomadas-protetor-dps-raios-brinde-_JM

e a placa-mãe =/

 

tudo certo?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...