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No-break realmente é a salvação???


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Sim, uma bateria com capacidade de 80 Ah equivale a duas de 40 Ah em paralelo..

Você não está limitado em capacidade de armazenamento e sim em capacidade de recarga.. Para recarregar módulos com maioir capacidade ele, o no-break, teria de poder suprir maior energia do que ele supre, para fazer essa recarga..

Eu não acho esse tipo de no-break o mais adequado para você usar seu PC na falta de energia comercial, por longo tempo, (maior autonomia) em função do tipo de forma de onda por ele gerada.

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Verdade, eu já li muito sobre a questão da onda PWM e a senoidal e inclusive devo dizer que seu post inicial foi MUITO esclarecedor, porém comprar um no-break online para mim está fora de cogitação, pelo preço e que também nas lojas onde frequento, não é comercializado. Um no-break que eu acompanho já tem algum tempo e que está dentro do limite do meu orçamento é este aqui http://www.nagem.com.br/modulos/produto/detalhe.php?cp=234222. Apesar de ele aparentemente ser um short-break, ele é senoidal certo? Logo posso tranquilamente ligar um transformador dele ou até mesmo um motor (claro que respeitando as devidas potências). Não costuma haver muitas flutuações de energia aqui na minha casa, o que acontece ainda que, graças a Deus, cada vez mais raramente, é faltar luz mesmo, e quando falta, é por cerca de 2~3 horas e é por isso que eu gostaria de ampliar a autonomia.

Eu só não entendi o seguinte:

Para recarregar módulos com maioir capacidade ele, o no-break, teria de poder suprir maior energia do que ele supre, para fazer essa recarga..

Essa capacidade de suprimento de recarga que você diz, é a corrente do "módulo de carregamento de baterias" que o no-break possui para carregá-las? Ele não consegue carregar baterias maiores mesmo que de maneira bem mais lenta?

PS: O no-break que eu citei é uma boa escolha?

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  • Membro VIP
Verdade, eu já li muito sobre a questão da onda PWM e a senoidal e inclusive devo dizer que seu post inicial foi MUITO esclarecedor, porém comprar um no-break online para mim está fora de cogitação, pelo preço e que também nas lojas onde frequento, não é comercializado. Um no-break que eu acompanho já tem algum tempo e que está dentro do limite do meu orçamento é este aqui http://www.nagem.com.br/modulos/produto/detalhe.php?cp=234222. Apesar de ele aparentemente ser um short-break, ele é senoidal certo? Logo posso tranquilamente ligar um transformador dele ou até mesmo um motor (claro que respeitando as devidas potências). Não costuma haver muitas flutuações de energia aqui na minha casa, o que acontece ainda que, graças a Deus, cada vez mais raramente, é faltar luz mesmo, e quando falta, é por cerca de 2~3 horas e é por isso que eu gostaria de ampliar a autonomia.

Eu só não entendi o seguinte:

Essa capacidade de suprimento de recarga que você diz, é a corrente do "módulo de carregamento de baterias" que o no-break possui para carregá-las? Ele não consegue carregar baterias maiores mesmo que de maneira bem mais lenta?

PS: O no-break que eu citei é uma boa escolha?

Esse senoidal da SMS é um no-break off-line com a vantagem de geração de forma de onda senoidal. Pode sim ligar transformadores e motores no mesmo (evidentemente respeitando a potência). O único senão do mesmo é ainda o maldito estabilizador que mantem ativo quando a rede está presente. Não gosto disso, pois além de totalmente desnecessário, prejudica, em nada ajuda..

Carregar baterias é um processo que envolve limites mais ou menos definidos. Essa limitação de oferta de energia do no-break para carregar baterias de até 80 Amperes hora, não se sabe, pois não é declarado, até ja pode estar usando de carga lenta, extendida para tal, por isso acho minimamente prudente não exceder a capacidade.. Mas você está correto até certo ponto.. Com corrente menor levará mais tempo para carregar, mas chegará lá, até determinada corrente.. Corrente abaixo de determinados valores pu percentuais da capacidade da bateria, não conseguirão restabelecer de modo correto a carga da mesma..

Veja que no-breaks on-line, de dupla conversão, não estão atualmente em preços assim tão mais proibitivos como um dia já foram..

http://www.atera.com.br/produto/EDX1500LB/Nobreak+Eaton+EDX1500LB+1500VA+1050W,+127+127V+senoidal

Mas sem nenhuma dúvida aquele senoidal da SMS parece ser uma boa alternativa, um ótimo meio termo..

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O no-break que você me indicou parece ser muito bom mas infelizmente essa loja é em São Paulo e ele só suporta entrada de 110V, aqui onde moro é 220V. É impressão minha ou ele não tem engate para bateria externa?

Eu to pensando em comprar aquele da SMS por ele ser senoidal de modo que eu possa ligar qualquer equipamento nele e principalmente pelo fato que na época que comprei meu no-break, o modelo igual a ele que tinha USB/Serial era bem mais caro e essa comunicação com o PC é vital para mim.

O que você diz que não gosta nos estabilizadores? É o chaveamento interno dos relês? É muito frequente esse chaveamento onde vocês moram? Aqui acontece geralmente quando o compressor do ar condicionado dá a partida. Não chega a ficar chaveando tão rápido de modo que possa provocar algum defeito nos equipamentos, além do mais eu sempre usei estabilizadores aqui em casa há mais de 15 anos para os computadores e nunca tive problema com componente queimando e tal.

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  • Membro VIP
O no-break que você me indicou parece ser muito bom mas infelizmente essa loja é em São Paulo e ele só suporta entrada de 110V, aqui onde moro é 220V.

É só pesquisares na Atera ou em outra boa distribuidora de no-breaks. A Eaton é uma empresa mundial, tem muitos equipamentos feitos para uso na Europa, aonde tudo é de 220 Volts. É só pesquisar. Citei aquele por não teres citado a tensão dai. Se tivesses citado antes, colocaria como exemplo um de 220 Volts..

O que você diz que não gosta nos estabilizadores? É o chaveamento interno dos relês? É muito frequente esse chaveamento onde vocês moram? Aqui acontece geralmente quando o compressor do ar condicionado dá a partida. Não chega a ficar chaveando tão rápido de modo que possa provocar algum defeito nos equipamentos, além do mais eu sempre usei estabilizadores aqui em casa há mais de 15 anos para os computadores e nunca tive problema com componente queimando e tal.

Para não gastar tempo veja ai o porque não gosto de estabilizadores: Razões pelas quais os estabilizadores atrapalham a fonte do PC.

Quanto ao seu exemplo, como mera analogia, cito meu vizinho, que fuma tem 40 anos e nunca morreu.. Será que isso faz do cigarro algo recomendável???

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  • Membro VIP

Aproveitando o gancho para não abrir outro tópico....

Eu vou precisar de um No-break para os meus servidores, e vi esse modelo aqui:

http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=SURTD3000XLI&total_watts=1000

Acho que é muita areia para o que eu preciso, mas tem conversão dupla e onda senoidal, e o que mais gostei foi que com as baterias que vem, usando-o em 50% da carga, a bateria duraria uma meia hora. O que eu preciso mais do que tudo é que me suporte uns 1KW em full load e que tenha uma duração de umas 4 horas (ai apelaria para um banco de baterias ou baterias de carro).

Vem minha dúvida: pego um banco de baterias da APC http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=SURT192XLBP ou apelo para baterias de carro?

Meus maiores problemas são relativos a marcas e modelos, já que normalmente aqui vendem porcaria. A única peca fora esse APC que encontrei foi Tripplite, mas o distribuidor nao quer vender. Arrisco esse modelo ou pego o de 2Kva http://www.apc.com/products/resource/include/techspec_index.cfm?base_sku=SURT2000XLI&total_watts=200.

A minha preocupação é quanto a duração das baterias e a recarga das mesmas. Se for inviável ou muito caro 4 horas de duração posso diminuir a carga e deixar um gerador a gasolina de emergência ligado em uma chave para comutação manual, isto é, faltou luz, eu mudo a chave e ligo o gerador.

Nao comprei o UPS ainda e tenho o receio de estar super exagerando a configuração, mas pensei que assim duraria mais tempo a bateria. Se alguém puder sugerir algum outro modelo, sendo APC ou Eaton, melhor ainda, pois vou ver se encontro Eaton no mercado local.

Grato antecipadamente pela atenção,

Eriberto

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  • 2 semanas depois...

Amigos, agradeço primeiramente ao Faller pelos posts esclarecedores e, com isso, segui o conselho de vocês e comprei um no-break senoidal porém o mesmo não é online já que iria fugir totalmente do meu orçamento hehehe.

Quando fui instalar, me veio uma dúvida. Ele veio com o mesmo adesivo que o meu no-break antigo não-senoidal veio, dizendo aquela história de não poder ligar nenhum tipo de motor AC. Fiquei confuso, achei que ele por ser senoidal pudesse ligar qualquer coisa respeitando o limite de potência e tensão obviamente. O meu no-break novo é esse daqui http://www.nagem.com.br/modulos/produto/detalhe.php?cp=234222. E o antigo é um SMS Net 4+ 1400VA (Onda PWM).

Para matar a curiosidade, eu liguei um ventilador pequeno no no-break antigo (PWM) e, claro, cortei a energia no-break, acionando assim o inversor, imediatamente notei um barulho vindo do ventilador e desliguei imediatamente para não causar danos. Provando assim que ele gera uma onda PWM e que essa onda causa esse ruído e o mau funcionamento do ventilador.

Já com o no-break novo, também desligado da tomada (inversor acionado), liguei o MESMO ventilador e constatei que não fazia barulho algum e funcionava exatamente como se estivesse ligado numa tomada comum.

Alguém pode me explicar porque o no-break senoidal tem esse adesivo proibitivo do motor AC?

PS: Quando o no-break novo tá no modo bateria, ele também gera um barulhinho bem agudo que nem o outro. É normal?

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  • Membro VIP

Alguém pode me explicar porque o no-break senoidal tem esse adesivo proibitivo do motor AC?

PS: Quando o no-break novo tá no modo bateria, ele também gera um barulhinho bem agudo que nem o outro. É normal?

Quem realmente pode te responder essa questão é o fabricante, quem colocou lá a etiqueta..

Eu só posso mesmo é imaginar a razão para tal. Cargas indutivas como motores tem uma inércia muito grande e tem uma corrente de partida que pode facilmente alcançar 10 vezes a corrente nominal e a duração desse pico de corrente é maior que as durações de picos de corrente de ligamento de fontes e de eletrônicos em geral, pois implica em vencer a inércia mecânica do motor..

Essa deve ser a principal razão dessa etiqueta..

Claro, entenda a mesma com o contorno adequado.. É um no-break de 1KW e o motor do ventilador de 100 Watts. Não vejo problema nenhum..

Para um motor de um refrigerador, por exemplo, que chega a demandar em regime coisa de 600 Watts, e ainda partindo com a carga do compressor, ai não aconselho também, embora por potência simplesmente até daria...

Essa deve ser a razão da etiqueta, mas por que não perguntas no SAC do fabricante.. E dai nos conta..

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É, eu também só penso na corrente de partida que pode alcançar até 10x o valor normal, mas o estranho é eles terem colocado exatamente o mesmo adesivo do outro. O adesivo diz:

"Não ligar ao nobreak equipamentos/aparelhos com motor "AC" tipo: ventiladores, microondas, furadeiras, refrigeradores, acionadores de portas de garagem, reatores eletromagnéticos, etc.

Não ligue qualquer tipo de estabilizador na saída do nobreak."

O comportamento do ventilador no meu teste já mostra que a onda que sai é mesmo senoidal pelo menos. Nota: O ventilador que testei tem 45W de potência e usei um transformador 110V->220V para usá-lo no nobreak. Note também que quando usava esse mesmo transformador no outro nobreak, ele fazia um barulho e vibrava um pouco.

Ainda pergunto, é normal esse novo nobreak senoidal fazer um barulhinho agudo também? Outra vez acho que li por aqui alguém dizendo que os nobreaks que faziam esse tipo de barulho eram os PWM por causa da geração da onda. Mas esse barulho que ta fazendo é com a bateria carregando. O barulho lembra o som que alguns monitores CRT antigos faziam, algo na faixa dos 16khz.

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  • Membro VIP

Tenho uma dúvida, quiças possam me ajudar:

Cotei um No-Break Eaton E9130 de 1.5 Kva e colocaram na cotação um transformador de isolamento. Pergunta: preciso disso? Se sim, para que serve?

Tenho instalação nova para o lugar onde vai ficar os computadores, desde o padrão de entrada até o centro de distribuição, inclusive com uma chave só para o circuito de "dados".

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  • Membro VIP
Alguma sugestão de nobreak online (senoidal pura) com bom custo/benefício?

Dimensionamento e sugestão de nobreak sem o menor dado acerca do carregamento, do tipo de fonte, etc, é assemelhado um médico diagnosticar e receitar, por telefone, mediante descrição do cheiro do peido do paciente..

Mas dê uma olhada ai, são bons exemplos: http://www.atera.com.br/lista/45/12/2/0/Nobreaks+Senoidais%20%28servers%29+On-line%20dupla%20conv.

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  • Membro VIP
Você não necessita..

Seus equipamentos não necessitam..

Os vendedores, sim necessitam vender...

Vai que cola...

Obrigado por confirmar minha suspeita faller. Quando li no orçamento Transformador de aislamento já me deu arrepios. Que raios de UPS é esse que não aguenta as possíveis variações da rede?

Nao vou ser estão louco a ponto de ligar a furadeira no UPS, embora tenha castigado os equipamentos que estavam na mesma linha de energia porque tive que usar essa fiação para a furadeira, mas foi temporário e já terminei o uso, então não castigo mais os equipamentos rsss.

Eu estava justamente com a mesma dúvida do guri acima e vi que você estava indicando alguns UPS da Eaton, e estava justamente cotando um desses quando o sujeito me passou o orcamento do Transformador.

Entre Eaton e APC, qual você indicaria/recomendaria?

Da linha da Eaton, pensei em um modelo parecido com esse

http://www.atera.com.br/produto/9130-2KVA/Nobreak++Eaton+9130,+2KVA+1,8KW+230+230V+dupla+conv

embora saiba que tem "potência demais", pensei que assim a bateria durasse mais.

Compensa pegar um UPS "mais potente" e aproveitar essa duração "extra" da bateria ou comprar um dimensionado e jogar um banco de baterias? Essas dúvidas me estão perturbando para poder definir o UPS.

Aqui tenho sempre o problema de marca/produtos de qualidade, mas consigo Eaton, APC e Tripplite.

Desde já, agradeço a ajuda.

Eriberto

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Valeu, Faller! Já ajudou bastante. Na verdade não é para mim (uso laptop), mas para um amigo. por isso não dei especificações. A única coisa que sei sobre o PC dele é que possui fonte Corsair... Mas repassei o link da Atera para ele. Obrigado!

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  • Membro VIP
Compensa pegar um UPS "mais potente" e aproveitar essa duração "extra" da bateria ou comprar um dimensionado e jogar um banco de baterias? Essas dúvidas me estão perturbando para poder definir o UPS.

Aqui tenho sempre o problema de marca/produtos de qualidade, mas consigo Eaton, APC e Tripplite.

Desde já, agradeço a ajuda.

Eriberto

Não necesita que eu te diga, mas..

Potência de um no-break: Define a quantidade de equipamentos, o carregamento, que nele posso ligar

Capacidade armazenada em bateria: Define a autonomia, o quanto tempo de energia gerada ele pode entregar.

A coisa não é necessariamente interligada.. A única ligação entre elas é a capacidade de carregar a bateria.. Me explico..

Teoricamente poderias ter um no-break com adequada potência para sua config e com um banco de baterias externo capaz de segurar por hora a fio seus equipamentos sem energia comercial.. Desse no-break será exigido que tenha a capacidade de repor a energia nesse banco de baterias..

Se necessitas ampliar em coisa pequena a autonomia, coisa de 20 a 30% a mais, até acho viável ampliar a potência do no-break para ganhar esse tempo a mais. Se a necessidade de ampliação da autonomia subir além desses 30%, acredito que adotar banco de baterias externa é a melhor condição..

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  • Membro VIP

A coisa não é necessariamente interligada.. A única ligação entre elas é a capacidade de carregar a bateria.. Me explico..

Teoricamente poderias ter um no-break com adequada potência para sua config e com um banco de baterias externo capaz de segurar por hora a fio seus equipamentos sem energia comercial.. Desse no-break será exigido que tenha a capacidade de repor a energia nesse banco de baterias..

Se necessitas ampliar em coisa pequena a autonomia, coisa de 20 a 30% a mais, até acho viável ampliar a potência do no-break para ganhar esse tempo a mais. Se a necessidade de ampliação da autonomia subir além desses 30%, acredito que adotar banco de baterias externa é a melhor condição..

Entendi e é mais ou menos o que imaginava/temia rss.

Hoje eu tenho uma carga de talvez no máximo 600W em full load, mas pelo que li uma vez, e salvo engano foi um comentário seu, a gente calcula em cima da eficiência da fonte e joga algo em cima.

Tenho uma fonte de 700W e outra de 600W com 80% de eficiência, pela conta daria uns 1625W em full load, coisa que sei que dificilmente chegarei com esses dois PCs, e terei uns outros equipamentos ligados ao No-break, que talvez me demandem mais uns 300W no pico do pico, totalizando teóricos 1925W em extremo full load.

Pensei em um No-break de 2.5 KW para aguentar essa suposta alta demanda, futuros e precisos upgrades e ampliações do parque instalado e uma maior autonomia das baterias internas, até que seja possível a aquisição de um banco de baterias (que custa mais ou menos a metade do No-break).

Então minha lógica de comprar um No-break um pouco mais potente e aproveitar um pouco a "bateria extra" não foi uma má ideia, claro pensando que ele tem que alimentar os equipamentos e dar conta de alimentar as baterias.

Hoje minha demanda real com os equipamentos em full load talvez seja de 1 KW mais ou menos (não tenho como medir exatamente), mas terei que ampliar os equipamentos e fazer upgrade em alguns a curto prazo, logo penso que adquirir de vez um No-break mais potente seja uma boa ideia.

Está certo o meu pensamento? Vale a pena pegar um de 2.5 KW ou ainda assim é exagero?

Obrigado pelas dicas faller.

Eriberto

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  • mês depois...

Uma coisa que me deixa encucado ao ler toda esta "cruzada" anti-estabilizadores/filtros de linha é que possuo um PC aqui em casa há mais de 9 anos utilizando um estabilizador NHS de 300va e até hoje ele funciona super bem (e com a mesma fonte!).

No meu PC novo também possuo estabilizador 300va (devidamente aterrado) e até a presente data não tive problemas.

Será que estou tendo sorte com meus equipamentos? Não consigo imaginar utilizando meus PC´s sem estes aparelhos, principalmente por nunca ter tido problemas com eles.

Como estou montando uma nova máquina, penso inclusive em adquirir um nobreak pois as quedas de energia aqui em minha área se tornaram frequentes.

Ante o exposto, vocês me recomendariam a (não) continuar utilizando um estabilizador/nobreak?

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  • Membro VIP
Uma coisa que me deixa encucado ao ler toda esta "cruzada" anti-estabilizadores/filtros de linha é que possuo um PC aqui em casa há mais de 9 anos utilizando um estabilizador NHS de 300va e até hoje ele funciona super bem (e com a mesma fonte!).

No meu PC novo também possuo estabilizador 300va (devidamente aterrado) e até a presente data não tive problemas.

Será que estou tendo sorte com meus equipamentos? Não consigo imaginar utilizando meus PC´s sem estes aparelhos, principalmente por nunca ter tido problemas com eles.

Como estou montando uma nova máquina, penso inclusive em adquirir um nobreak pois as quedas de energia aqui em minha área se tornaram frequentes.

Ante o exposto, vocês me recomendariam a (não) continuar utilizando um estabilizador/nobreak?

É um tremendo risco lhe indicar para não usar estabilizador, pois se ao fazer isso se passar mais nove anos sem que tenhas problema algum ai, será absolutamente natural, nunca os tivestes, por nove anos usando o estabilizador..

Necessitaria, para que você se convencesse, que passasses a não usar estabilizador e por 18 anos jamais qualquer defeito ai acontecesse..

Não vai ser eu a chancelar isso dai..

Portanto faça o que bem quiseres... Em casos assim como o seu não tem como ninguém opinar a respeito.. As variáveis tecnológicas já as coloquei em centenas de tópicos e bem sabes a minha opinião...

Tome você a sua decisão... Não se faz necessário, de minha parte, recomendar coisa nenhuma, e isso é o óbvio do óbvio..

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Agradeço por responder faller. Também quero deixar claro que em momento algum coloquei em dúvida opiniões e testes realizados por membros deste fórum acerca dos possíveis malefícios causados por estabilizadores e nobreaks às fontes.

É que como não me encaixei no perfil dos "prejudicados pelo estabilizador", resolvi relatar minha experiência com os mesmos. Mas continuarei me aprofundando no tema.

Abraços à todos!

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Tem um rapaz, em outro fórum, que usou nobreak e por várias vezes teve algum componente de seu PC danificado.

A partir do momento que passou a usar só o filtro UPSAI FHT-1200 não teve mais problemas.

Parece que depende do tipo de fornecimento de energia da localidade, se há a ocorrência de surtos ou não.

Então, se a energia fornecida na região é de boa qualidade, o uso de nobreak comum, sem filtragem ou supressor de surtos interno ou de estabilizador não vai alterar em nada.

São muitos os casos de defeitos no PC provocados por estabilizadores também. Quando se pede ao usuário que retire o estabilizador o defeito desaparece.

Eu aqui uso hoje o nobreak da APC BE600N-BR de 600VA (custou R$230,00) indicado pelo _rau_ que segundo ele tem uma filtragem interna parruda tanto de entrada quanto de saída:

http://forum.clubedohardware.com.br/review-nobreak-ups/829761

Mas usei um nobreak da SMS Manager II L de 600VA antigo por muitos anos e nunca tive problemas e ele só tem como supressor de surtos um único varistor F-N.

.

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  • Membro VIP
É que como não me encaixei no perfil dos "prejudicados pelo estabilizador", resolvi relatar minha experiência com os mesmos. Mas continuarei me aprofundando no tema.

Esse é uma típica discussão conceitual...

Absolutamente não é assim:

Colocar estabilizador => Problema

Tirar estabilizador => Sem problema nenhum..

Desse modo, sendo conceitual, há que se analisar os benefícios e como, com que mecânica se alcança esses benefícios..

De cara, com boas fontes no mercado, que bem conseguem trabalhar de 90 Volts AC a 265 Volts AC, a função de estabilização da tensão da rede é totalmente inútil, desnecessária, prejudicial. A própria fonte opera em um range de tensão maior que o necessário para o própio estabilizador. Maior contracenso portanto o uso do mesmo para garantir a estabilidade da tensão a entregar a essas fontes...

Do ponto de vista proteção, já que tens estabilizador há nove anos, com certeza absoluta esse seu estabilizador não tem elemento algum de proteção, que não eram comumente usados à essa época.. Foi necessário que o governo baixasse norma para que isso fosse feito.. (tem isso uns três a quatro anos)

Seu estabilizador portanto exerce a desnecessária e inútil função de tentar manter a tensão em um valor mais aproximado ao que deveria ser... Por outro lado, do ponto de vista proteção, não oferece nenhuma, não consegue proteger a si mesmo..

Aliado a isso tem toda a questão do modo como ele opera, desligando e religando seus equipamentos a cada tlec que seus relés emitem..

Não dá para abrir essa discussão com um só exemplo, o seu no caso, pois a significância estatística do mesmo, com todo o respeito, é do tamanho da transpiração da mosca do cocô do cavalo do bandido, completamente não significativa numericamente..

Tenho um vizinho que fuma desde os 18 anos, desesperadamente.. Tem 56 anos agora e jamais morreu... Será que isso valida o cigarro, ou o hábito de fumar???

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  • Membro VIP

Bom, como sempre relato:

Meus clientes que usavam estabilizador me deixaram um saldo de mais de 40 fontes genéricas queimadas. Meus clientes que nao usam estabilizador nunca trocaram a fonte, salvo quando trocaram o computador inteiro.

Pela minha medicao as fontes tem durado entre 2 e 3 anos na mao do estabilizador, já as fontes que nunca foram ligadas a um, a maioria está operativa até hoje, e falo de fontes genéricas.

Minhas Aerocool E80-700W e 600W respectivamente trabalham muito bem (obrigado) sem estabilizador, com tensoes oscilando entre 40V (quizas 30V), até os 230V que habitualmente polulam as tomadas peruanas.

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  • 2 semanas depois...

Bem, não li todos os posts, mesmo assim vou deixar minha experiência pessoal.

Uso um Nobreak Microsol Stay 700 e Módulo Isolador Estabilizado Microsol há 5 anos.

No bairro/rua onde moro há frequentes picos de luz e meu prédio (sem aterramento) tem problemas com sobrecarga.

Meu Nobreak já falhou 2 vezes, nunca levei para substituir a bateria na assistência, faço a recarga básica eu mesma.

Nenhuma peça do PC danificada. Uso muitas horas ao dia, de 2ª a 2ª.

Além disso, estar editando um trabalho gráfico ou um código de programação e ficar sem luz pode significar muitas horas extras.

Detalhe, a máquina tem configuração propícia, nada de genéricos.

Estou montando um novo PC, soube que o Nobreak agora vêm também com módulo isolador. É dinheiro bem gasto. Uso e recomendo.

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