Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor estufado e pino p4 da fonte


SamuelPala

Posts recomendados

Boa Noite!

Bom, não sei se estou postando na área certa, mais foi a que achei mais apropriada, se estiver em local incorretor por favor mover!

Seguinte há aproximadamente 1 ano abri meu gabinete para uma limpeza rotineira e notei que o pino p4 da minha fonte (aquele que fornece energia pro processador) estava com o fio amarelo escuro perto do conector e que na placa-mãe aonde se conecta o cabo tambem estava escuro no pino onde se encaicha um um dos fios amarelos(o que estava marrom/escuro)!

Como estava sem grana apenas fiz a limpeza no pc e liguei-o normalmente!ELe funcionou perfeitamente!

Com o tempo e as limpezas (aproximadamente 1 a cada 2 meses) o pino de plastico que estava escuro acabou quebrando, ficando somente i fio e o conector! Liguei-o normalmente e o mesmo continuou funcionando corretamente!

Acontece que de uns 2 dias pra cá o pc começou a desligar sozinho! As vezes reinicia, e algumas vezes desliga somente o SO e os demais compontente (HD, cooler,Drive de CD) continuam ligados, mas sem funcionar o pc!

No começo achei q era algum tipo de virus então passei antivirus e anti-spyware foram encontrados alguns, e excluidos, mas o problema persistiu! ele chegou a reiniciar antes do SO iniciar (na tela do Post)!

Foi quando resolvi abrir o pc e dar uma olhada e notei que o capacitor que fica ao lado do pino p4 estava estufado por cima!

Bom segue minha duvida, compensa trocar o capcitor e a fonte??? Ou é recomendavel trocar a placa-mãe(pois o conector esta escuro como se tivesse queimado)??? Esse capacitor pode ser a fonte do desligamento???

Seguem algumas fotos pra ajudar!!!

dsc07385f.jpg

dsc07387hd.jpg

dsc07388z.jpg

dsc07389n.jpg

dsc07392g.jpg

dsc07390z.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ne acho que o capacitor estufado (o ângulo da foto não é pródiga em mostrar isso dai)

seja responsável pelo sintoma apresentado.

O que tens ai é um superaquecimento dos pinos do +12 Volts que alimentam a CPU. Esse processo se inicia baseado em algum dos conectores, ou ambos, sendo de baixa qualidade. Esse contato passa a aquecer esse aquecimento gera um aumento na resistência do contato, que por sua vez faz com que aumente o aquecimento e assim vai até provocar o que se chama avalanche térmica. Veja que o ponto exato de maior calor, no conector fica muito bem visível ai..

DestrudopelocalorConectorATX12.jpg

Com o tempo o suprimento de energia de 12 Volts que será transformada na tensão Vcore, fica comprometido e pode levar a falha..

Outra possível fonte de problema é esse dissipador do cooler entrolhado de poeira. Sem queres ser preciosista eu diria que esse seu cooler está com sua operação comprometida em mais de 80% . Dá uma bela olhada na cortina de poeira dai. Como é que o ar vai passar???

Coolerentupido.jpg

Esqueça o capacitor estufado (esse é a principal argumento que vejo as pessoas falarem quando alguma coisa vai mal... Seria um capacitor estufado???)

Certo que ás vezes até é.. Mas ai no teu caso tens de resolver aquele depósito de lixo ai do seu cooler e restabelecer o contato no suprimento dos 12 Volts para sua CPU, antes de olhar o umbigo do capacitor..

A solução correta para o conector ATX 12 é a substituição do mesmo, tanto da placa-mãe quanto do chicote. Não vai adiantar limpeza dos contatos ai. Só vai protelar mais defeitos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é possivel então remover os conectores estragados (tanto do chicote como da placa-mãe)???? o da placa-mãe deve-se remover a solda retirar o estragado e soldar o novo ????

Obrigado pela ajuda e atenção!!

Obs: o cooler esta sujo na foto pois as tirei antes da limpeza. Eu limpei ontem, esta limpinho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
é possivel então remover os conectores estragados (tanto do chicote como da placa-mãe)???? o da placa-mãe deve-se remover a solda retirar o estragado e soldar o novo ????

Sim é possível fazer isso dai embora seja um serviço delicado. Tenha em mão um bom sugador de solda pois as placa-mãe se for multilayer exige cuidado maior na dessoldagem..

Os conectores se não os achar novos, podem ser aproveitados de outras placas-mãe e/ou outros chicotes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...