Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
paulinhopikachu

[Resolvido] (PROBLEMA) over i7 950 + rampage gene III

Recommended Posts

procurei por algo relacionado ao meu problema e não encontrei nada parecido, desde já peço desculpas caso ja tenha um tópico sobre esse problema.

tentei fazer o over na minha máquina, coisa basica. porém estou tendo um problema que nao estou conseguindo resolver e espero que vocês possam me ajudar.

Config do pc

Placa Mãe Asus Rampage III GENE

Processador Intel Core i7 950 3.06GHz

Cooler Thermaltake Frio Universal CL-P0564

Memória Corsair Dominator-GT 6GB 3x2GB DDR3 2000MHz

XFX NVIDIA GeForce GTS 250 512MB - Core Edition

Fonte Corsair 750tx 750w

queria fazer um over de 3.6ghz, com ajuda de um amigo consegui fazer essas config de over

prints do setup da bios

http://www.bjorn3d.com/read.php?cID=1939&pageID=9629

config usada para over de 3.6ghz

AI Overclock Tuner = Manual

CPU Ratio Setting = x23

BCLK Frequency = 160

PCIE Frequency = 100

DRAM Frequency = +/- DDR3-2000mhz (Aqui provavelmente não vai ter exato os 2000 mhz ai coloca perto disso ou menos)

UCLK Frequency = +/- 4000 (nesse é sempre o dobro do DRAM Frequency)

QPI Link Data Rate = Menor valor possível

CPU Voltage = 1.2v

CPU PLL Voltage = 1.80 (se não tiver 1.80 coloca o menor valor)

QPI/DRAM Core Voltage = 1.25v

CPU Spread Spectrum = Disabled

PCIE Spread Spectrum = Disabled

APOS SETAR ESSAS CONFIGURAÇÕES E RESETAR A MAQUINA ELA ME INFORMA ESTE ERRO:

"boot block compatible version ver 0.20. please do not insert any disc into cd-rom or floppy drive. if you want to recovery with a usb device. bad bios chesun, starting bios recovery"

PROBLEMA QUE A BIOS DA MB ESTA ATUALIZADA, PESQUISEI NO PROPRIO SITE DA EMPRESA E PELO PROGRAMA QUE VEM COM A MESMA.

ESPERO QUE ALGUEM POSSA ME AJUDAR

OBRIGADO DESDE JA

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá

Seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

Testa assim:

Configuração usada para over de 3.68ghz

AI Overclock Tuner = Manual OK

CPU Ratio Setting = x23 OK

BCLK Frequency = 160 OK

PCIE Frequency = 100 OK

DRAM Frequency = +/- DDR3-2000mhz (Aqui provavelmente não vai ter exato os 2000 mhz ai coloca perto disso ou menos) OK

UCLK Frequency = +/- 4000 (nesse é sempre o dobro do DRAM Frequency) OK

QPI Link Data Rate = Menor valor possível OK

CPU Voltage = 1.25v

CPU PLL Voltage = 1.80 (se não tiver 1.80 coloca o menor valor) Não tem valor menor que 1.8v, mas pode deixar em 1.8v nessa configuração.

QPI/DRAM Core Voltage = 1.35v~1.4v

DRAM Voltage = 1.66v ou mais

Faça o teste. Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • obrigado amigo, acabei de testar essa config, porém logo no iniciar do windows aparece uma tela azul com algum erro que nao consegui ler porque nao da tempo... e o windows reinicia.. fiz algo errado?

aguardo ajuda de vocês e muito obrigado por enquanto

abraço a todos

um detalhe: no campo " DRAM Voltage = 1.66v ou mais" quando ultrapasso os 1.66v a bios me avisa q essa voltage pode prejudicar a maquina, porém mesmo assim deixei no 1.66v, seria ai o meu problema? aguardo

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho uma configuração parecida com a sua (porém, placa Asus p6x58D-E) e rodo a 3.8Ghz estáveis.

Sobre o aviso da placa-mãe, é normal a bios dar este aviso.

Tente usar a DRAM Voltage = 1.65v e a QPI/DRAM a aprox. 1.55v que acredito vai funcionar.

Memórias de clock elevado parecem necessitar mais de uncore voltage, por isso, já li que, para estas memórias, o QPI/DRAM funcional irá ficar aprox. entre 1.45 e 1.6v. Sim, são voltagens altas para o uncore, mas funfam.

Eu testaria o qpi/dram a 1.55v, e, funcionando, iria tentando abaixá-lo até o limite da estabilidade. Para mim, consegui fixar a 1.45v, mas as minhas memos são XMS3, talvez as suas precisem um pouco mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Oi,

É normal a placa mãe dar aviso quando ultrapassa a configuração original...

Configuração:

Suba a tensão do QPI/DRAM para 1.45v se não der, suba mais, pode ir até 1.55v. Essa mudança vai estabilizar o sistema.

Esse erro é da controladora da memória que necessita de mais tensão para controlar essa alta frequência da memória.

Caso queira ter certeza de que é a controladora que está dando erro faça o seguinte.

Deixe o overclock no processador da forma que está e diminua a frequência da memória para a velocidade padrão da controladora que é 1066MHz.

A sua memória pode ser de 2000MHz, mas quem controla a memória (a controladora embutida no processador) usa tensão de 1.2v para 1066MHz de frequência da memória.

Para usar memória de alta frequência, é necessário também aumentar a tensão da controladora segundo a necessidade.

Entendeu?

Boa sorte

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • aeee... aleluia!!!

Então, setei o QPI/DRAM em 1.55v e funcionou normalmente, reiniciei a maquina e abaixei o mesmo para 1.50v e tambem funcionou. Nao tentei abaixar a frequencia pelo fato de seguir a dica do Dudamel2, vou fazer os teste para saber se o over ficou estavel e logo tendo o resultado posto aqui.

obrigado mesmo Ribeiro e Dudamel2.

abraços e até logo

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • eita... no segundo teste do prime95 a maquina travo com a mesma tela azul, passei a voltage para 1.55v e amanha vou fazer os testes..

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Ok, mas faça antes o que o RIBEIRO disse, para ter certeza se é mesmo tensão da controladora de memória que está faltando. Diminua o clock da memoria para 1066 e diminua o qpi/dram para 1.2v. Com isso, rode o Prime95, aí você terá certeza se o seu overclock de processador está estável. Estando estável, basta apenas você aumentar a frequência da memória e o qpi/dram, até achar uma tensão de qpi/dram mínima para a estabilidade do sistema.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Opa.... fiz todos os teste... e ficou assim as config:

Configuração usada para over de 3.68ghz

AI Overclock Tuner = Manual OK

CPU Ratio Setting = x23 OK

BCLK Frequency = 160 OK

PCIE Frequency = 100 OK

DRAM Frequency = +/- DDR3-2000mhz (Aqui provavelmente não vai ter exato os 2000 mhz ai coloca perto disso ou menos) OK

UCLK Frequency = +/- 4000 (nesse é sempre o dobro do DRAM Frequency) OK

QPI Link Data Rate = Menor valor possível OK

CPU Voltage = 1.25v

CPU PLL Voltage = 1.80 (se não tiver 1.80 coloca o menor valor) Não tem valor menor que 1.8v, mas pode deixar em 1.8v nessa configuração.

QPI/DRAM Core Voltage = 1.53v

DRAM Voltage = 1.66v ou mais

fiz os tres testes com o prime95 e funciono firmeza, sistema estavel tranquilo.

queria agradecer o pessoal que me ajudo.. obrigado a todos !!

grande abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
    Visitante
    Este tópico está impedido de receber novos posts.
    Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais