Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dolby Digital


Posts recomendados

Boa tarde pessoal do CDH, gostaria de uma ajuda pra esclarecer uma dúvida..

Eu comprei o jogo original Street Fighter IV, e quando estava lendo o manual dele, em umas das páginas estava escrito assim;

"Este jogo é compatível com Dolby Digital. Para aproveitar totalmente os efeitos sonoros em Dolby Digital, você deve ter um PC com capacidades de reprodução de áudio compatíveis com a tecnologia Dolby Digital Live. Depois de definir corretamente as configurações de som digital do seu PC, certifique-se de conectá-lo ao seu sistema de som Dolby Digital com cabos S/PDIF."

Eu sou leigo nesses assuntos de ligações e configurações, gostaria de saber se meu PC tem esse Dolby Digital, e também gostaria de saber sobre esse cabos S/PDIF, é uma entrada? eu tenho que comprar esse cabo? se é uma entrada aonde fica no computador?

O meu PC é o da assinatura, será que ele tem suporte pra isso?

Eu uso um fone de ouvido C3 tech bomber, não sei se ajuda essa informação..

Se alguém puder me esclarecer essa dúvida fazendo favor, eu fico grato desde já, obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua placa de som não tem Dolby Digital Live.

Esse recurso faz o encode de áudio 5.1 para o formato Dolby Digital e o envia de forma digital para a saída SPDIF.

Só interessante o uso se quer mandar o áudio pra um home theater ou conjunto pra PC 5.1 com esta entrada... além de alguns fones 5.1 que também possuem esta entrada, mas são raros.

Se usa equipamento analógico (caixas pra PC com entrada RCA ou P2, ou fone de ouvido com conexão analógica), não será possível usar... mesmo porque teria que comprar uma placa de som nova.

Talvez isto te ajude a entender um pouco:

http://forum.clubedohardware.com.br/formatos-audio-dolby/865785

http://forum.clubedohardware.com.br/resolucoes-conexoes-audio/865473

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua placa de som não tem Dolby Digital Live.

Esse recurso faz o encode de áudio 5.1 para o formato Dolby Digital e o envia de forma digital para a saída SPDIF.

Só interessante o uso se quer mandar o áudio pra um home theater ou conjunto pra PC 5.1 com esta entrada... além de alguns fones 5.1 que também possuem esta entrada, mas são raros.

Se usa equipamento analógico (caixas pra PC com entrada RCA ou P2, ou fone de ouvido com conexão analógica), não será possível usar... mesmo porque teria que comprar uma placa de som nova.

Talvez isto te ajude a entender um pouco:

http://forum.clubedohardware.com.br/formatos-audio-dolby/865785

http://forum.clubedohardware.com.br/resolucoes-conexoes-audio/865473

Abraços

Oi Renf, eu li seus tópicos, e estão de parabéns, muito bem explicados...

Mas eu lendo sua resposta, ainda fiquei com uma dúvida, bom você comentou que minha placa de som não tem Dolby Digital Live certo, tem algum adaptador que eu possa comprar?

Se eu quiser posso comprar uma placa de som e colocar no meu pc, ou essa placa de som que tem é onboard e não aceita placa offboard?

E o SPDIF é um cabo então, no caso se tiver um adaptador ou comprar uma placa de som que tenha o suporte também terei que comprar este cabo certo?

Desde já obrigado Renf, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa! Tudo bem?

tem algum adaptador que eu possa comprar?

Infelizmente não. Só com uma placa de som nova.

Se eu quiser posso comprar uma placa de som e colocar no meu pc, ou essa placa de som que tem é onboard e não aceita placa offboard?

Pode colocar sim. Basta sua placa mãe ter slot PCI (ou PCI-EX) sobrando...

E o SPDIF é um cabo então, no caso se tiver um adaptador ou comprar uma placa de som que tenha o suporte também terei que comprar este cabo certo?

Sim! Terá que adquirir o cabo. Mas lembre-se de verificar onde quer ligar pra reproduzir o som. E lembre-se que só tem utilidade este recurso se tiver algum conjunto ou fone 5.1, que obviamente deve ter este tipo de entrada!

Em placa de som, teria que ser uma Creative X-Fi Titanium pra cima ou alguns modelos da Asus Xonar. O concorrente do DD Live é o DTS Connect, que funciona da mesma maneira, a maioria das Asus Xonar vem com ele ao invés do DD Live.... mas funciona igualmente.

Abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Renf....

Então, essa placa que você mencionou da Creative X-Fi Titanium, me interessou bastante, estou pensando em pegar ela, e comprar as caixas de som da Philco, modelo PHT 510, é 5.1, e acho que já dá para surtir dos efeitos sonoros rsrs...

As Creative vem a DD Live então?

Valeu ai, abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa!

Alguns modelos da Creative vem sim! Mas não todos...

Sobre as caixas que escolheu, aí que está o "problema" que citei antes. Ela não tem entrada optica, então não dá pra usar o DD Live. Se pesquisar verá que conjuntos 5.1 com esta entrada são bem salgados....

Muitos home theaters (Samsung/LG/Sony) também tem esta entrada. Mas também com os preços bem mais salgados que estas caixas da Philco.

Lembre-se que terá 5.1 via saídas analógicas da sua placa de som onboard mesmo, basta ligar nas entradas analógicas do seu conjunto 5.1 (como esse Philco do exemplo)... Mas pra Dolby Digital Live só com outro modelo de conjunto 5.1, como por exemplo a Logitech Z5500 ou a Edifier S550. Ou Home's mesmo com a entrada.

A grande vantagem em uma placa como a Titanium por exemplo nem é o DD Live, e sim a qualidade de áudio (mesmo via analógica) que oferece em relação às onboard's. Você liga ela e na hora percebe a diferença... mas 5.1 analógico sua onboard já tem!

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Renf, suas explicações estão me ajudando muito, obrigado...

Dei uma pesquisada nos dois modelos que citou, e a Edifier tem um preço bem salgado, a Logitech tem um preço mais acessível, e parece ser ótima, me interessei muito por ela.

Então pra eu poder disfrutar dos efeitos sonoros DD Live terei que adquirir a placa de som Creative X-Fi Titanium + a Logitech Z5500 + o cabo S/PDIF?

Desculpa fazer tantas perguntas, mas quero tirar ao máximo as dúvidas antes de comprar as peças...

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
DD Live terei que adquirir a placa de som Creative X-Fi Titanium + a Logitech Z5500 + o cabo S/PDIF?

Isto mesmo!

A Edifier é melhor que a Logitech, mas com preço nada atrativo, caríssima.... e longe da Logitech ser ruim. É um conjunto muito bom, nem se compara por exemplo com este Philco que tinha citado... é outro nível.

Talvez pra te facilitar a entender fiz um rabisco aqui... mais ou menos como funciona.

dolby.png

Veja que o que muda é onde acontecem as coisas.... se sua placa de som tiver o decodificar de áudio e conversor D/A e pré-amplificação melhor que do conjunto 5.1, seria mais vantagem usar a saída analógica da placa de som com bons cabos, mas o caso contrário também é verdadeiro.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...