Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
aender

[Resolvido] Circuito para controle de 4 motores DC (PIC)

Recommended Posts

Olá pessoal tudo bem ?

Bom, faço ciência da computação mas sou um pouco novato na área de eletrônica .Estou com um projeto aqui na universidade , de um braço robótico que terá 4 graus de liberdade que serão controlados via pwm com PIC.Gostaria da ajuda de vocês sobre como contruir esse circuito para o controle dos motores, gostaria de uma apostila ou tutorial ou mesmo o esquema do circuito.Tô quebrandoa acabeça aqui, mas como não tenho conhecimento de eltrônica está sendo quase impossível.Agradeçoa contribuição de todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os motores serão brushed ou Brushless.. se for brushed é BEM mais simples.. se for Brushless o conceito é simples porém existem alguns detalhes que voce deve se preocupar.

Qual PIC voc vai usar?

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo assim, ainda acredito q o uso de motores de passo seja mais viável nesse projeto.

Ou até servo motores.

Falou

Compartilhar este post

Link para o post
Os motores serão brushed ou Brushless.. se for brushed é BEM mais simples.. se for Brushless o conceito é simples porém existem alguns detalhes que voce deve se preocupar.

Qual PIC voc vai usar?

Obrigado pela participação !!!

Os Pic serão da linha 18 F , os motores serão motores DC de 12 v .Não posso usar motor de passo devido à limitação do torque.Por hora bastaria para mim , o circuito com Ponte H para os 4 Motores, depois bastava inserir os PIC mas isso seria bem depois , o circuito ponte H para os 4 motores é o que estám pegando no momento, porque não manjo quase nada de eletrônica.

Mesmo assim, ainda acredito q o uso de motores de passo seja mais viável nesse projeto.

Ou até servo motores.

Falou

Os Pic serão da linha 18 F , os motores serão motores DC de 12 v .Não posso usar motor de passo devido à limitação do torque.Por hora bastaria para mim , o circuito com Ponte H para os 4 Motores DC, depois bastava inserir os PIC ,mas isso seria bem depois , o circuito ponte H para os 4 motores é o que está pegando no momento, porque não manjo quase nada de eletrônica.

Editado por Bcpetronzio
Unir Post seguidos em menos de 24 horas, use a opção editar

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo assim...

post-838024-13884958883682_thumb.jpg

Os pontos X e Y são os controlos que serão ligados ao pic, portanto é só repetir quatro vezes.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também estou criando um braço robotico, com servo motores. Já estou programando ele com o PICAXE, dá para o que eu quero. A maquete ta pronta, mas apenas com 4 motores, o braço final vai ser mais reforçado, com 2 motores em cada articulaçao. Vou por ele a jogar o jogo do galo, escrevendo o nome da universidade, penso em colocar um eletroíman para agarrar objectos metalicos... Preciso depois mais idéias...

Bom, estou utilizando o 16f886, e drivers l293, consigo com os 2 drivers controlar 4 motores. Se for isso que desej posso te passar o esquema...

Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

aender, a ideia do colega Icebreacker é mais viável doq a que o colega LEOPUENA postou pelo simples motivo de você não ter muito conhecimento em eletrônica. Utilize 2 L293D que é um CI com 2 pontes H prontas dentro.

O incoveniente é que ela suporta 500mA se não me engano. Bem mais fácil de construir do que o circuito postado.

Esses motores CC 12V que você está utilizando possui caixa de redução? Normalmente eles giram muito rápido e nessa aplicação você não precisa de muita velocidade, e sim, precisão. Nesse caso, terá que utilizar PWM.

[off-topic]aender, vi que você é de lavras. Por acaso você já estudou na federal de são joão del rei?[/off-topic]

Falou

Compartilhar este post

Link para o post
Eu também estou criando um braço robotico, com servo motores. Já estou programando ele com o PICAXE, dá para o que eu quero. A maquete ta pronta, mas apenas com 4 motores, o braço final vai ser mais reforçado, com 2 motores em cada articulaçao. Vou por ele a jogar o jogo do galo, escrevendo o nome da universidade, penso em colocar um eletroíman para agarrar objectos metalicos... Preciso depois mais idéias...

Bom, estou utilizando o 16f886, e drivers l293, consigo com os 2 drivers controlar 4 motores. Se for isso que desej posso te passar o esquema...

Abraço

Icebreacker muito obrigado pela participação e boa sorte no seu projeto !!! Bom, que bacana você estar criando um braço robótico tb , assim podemos trocar idéias. Bom achei uma solução parcial para o meu problema o driver

L298 .Com dois desses driver's posso controlar até 4 motores Dc 12v (com redução), com corrente de até 2 A.Agora tenho que montar o circuito completo : os dois Driver's + os PICS e deixar tudo no ponto de programar. Cara, como você já está com seu braço praticamente pronto , (se não se importar ), gostaria que pudesse me passar o esquema do seu circuito completo com os PICs para que eu possa pelo menos tirar um ideia de como montar o meu.Mais uma vez muito obrigado pela participação.

Sendo assim...

[ATTACH]80298[/ATTACH]

Os pontos X e Y são os controlos que serão ligados ao pic, portanto é só repetir quatro vezes.

Obrigado pela participação, vai me ajudar bastante .

valeu.

Editado por Bcpetronzio
Unir Post seguidos em menos de 24 horas

Compartilhar este post

Link para o post

Aender, desculpa a demora. Tô sem tempo. O circuito é esse. Se não compreender alguma coisa pode perguntar.

attachment.php?attachmentid=80392&stc=1&d=1300502717

Abraço

post-513147-13884958913058_thumb.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Olá amigo...

você deverá utilizar 3 motores para movimentos do braço.

Vai usar um Pic mesmo, pode ser o 16F877A. (configure tudo para digital)

Se você precisar de 4 fios por motor, vai precisar de 12 saídas digitais para controlar as bobinas. (4 porcada... eehhehe)

Para a comunicação, você pode estar utilizando o Delphi + 1 componente chamado nrcomm (russo) mas ele não é free.

Ele estabelece via Rs232 a comunicação do PC com o Pic

Espero ter auxiliado

Alexandre

Olá pessoal tudo bem ?

Bom, faço ciência da computação mas sou um pouco novato na área de eletrônica .Estou com um projeto aqui na universidade , de um braço robótico que terá 4 graus de liberdade que serão controlados via pwm com PIC.Gostaria da ajuda de vocês sobre como contruir esse circuito para o controle dos motores, gostaria de uma apostila ou tutorial ou mesmo o esquema do circuito.Tô quebrandoa acabeça aqui, mas como não tenho conhecimento de eltrônica está sendo quase impossível.Agradeçoa contribuição de todos.

Compartilhar este post

Link para o post
Olá amigo...

você deverá utilizar 3 motores para movimentos do braço.

Vai usar um Pic mesmo, pode ser o 16F877A. (configure tudo para digital)

Se você precisar de 4 fios por motor, vai precisar de 12 saídas digitais para controlar as bobinas. (4 porcada... eehhehe)

Para a comunicação, você pode estar utilizando o Delphi + 1 componente chamado nrcomm (russo) mas ele não é free.

Ele estabelece via Rs232 a comunicação do PC com o Pic

Espero ter auxiliado

Alexandre

Obrigado pela sua participação.Com sua dica e as demais aqui, já vai dar para dar uma boa alavancada no projeto.valeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais