Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Hub ou Switch?


malakias

Posts recomendados

Galera,

Tenho a velox de 1MB. Uso o modem Speedstream 4200 e divido com uma pessoa. Eu conecto o PC com a porta USB e ele com o cabo de rede.

As dúvidas:

1) Para conectar mais um PC ou notebook aqui em casa com o cabo de rede é melhor usar o hub ou o switch? E usando um dos dois, a pessoa q eu divido a velox terá algum acesso às informações do meu PC e da minha internet?

2) Tem muita diferença de velocidade do hub para o switch?

3) Quanto a instalação, digamos que eu tenha o switch. Aí basta conectar o cabo de rede do modem nele, e depois conectar os outros PCs?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite !!

Primeira questão, aconselho a utilizar um switch(na segunda questao explico o porque). Resumidamente, a pessoa apenas terá acesso a seus arquivos apenas se você o compartilhar.

Segunda questão, As diferenças entre hub e switch visivelmente são imperceptíveis, para se diferenciar leia nome switch/hub na "carcaça", as diferenças entre eles são as topologia utilizadas fisica e logica .

(alguns conceitos ainda nao fixei mas vou tentar dizer um pouco)

A topologia fisica do hub é em barra ja a logica (não me recordo mas acho que é em anel), o hub caiu em desuso pelo fato de ele "causar" um grande trafego na rede dentre outros fatores, suponha que você envie um pacote de dados a um dado micro da rede sendo que esta tenha 5 micros, este pacote sera enviado para todos os nós inclusive para você mesmo, o que implica em varias desvatagens ex: colisão de dados.

O switch utiliza topologia estrela tanto logica quanto a fisica. O switch por sua vez faz uma mapeamento da rede identificando os micros, e cria uma "tabela" com os endereços de cada micro, e quando envia-se um pacote pela rede, ele vai direto ao ponto desejado.Outra vantagem é que cada nó é independente caso haja alguma avaria em algum nó da rede os outros ainda permancerão em pleno funcionamento ... e por ai vai .

Terceira questão, Sim faça da maneira que escreveu, se o seu modem ja veio preparado para esta distribuição pode faze =D

acho que deu para norteá-lo (=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite !!

Primeira questão, aconselho a utilizar um switch(na segunda questao explico o porque). Resumidamente, a pessoa apenas terá acesso a seus arquivos apenas se você o compartilhar.

Segunda questão, As diferenças entre hub e switch visivelmente são imperceptíveis, para se diferenciar leia nome switch/hub na "carcaça", as diferenças entre eles são as topologia utilizadas fisica e logica .

(alguns conceitos ainda nao fixei mas vou tentar dizer um pouco)

A topologia fisica do hub é em barra ja a logica (não me recordo mas acho que é em anel), o hub caiu em desuso pelo fato de ele "causar" um grande trafego na rede dentre outros fatores, suponha que você envie um pacote de dados a um dado micro da rede sendo que esta tenha 5 micros, este pacote sera enviado para todos os nós inclusive para você mesmo, o que implica em varias desvatagens ex: colisão de dados.

O switch utiliza topologia estrela tanto logica quanto a fisica. O switch por sua vez faz uma mapeamento da rede identificando os micros, e cria uma "tabela" com os endereços de cada micro, e quando envia-se um pacote pela rede, ele vai direto ao ponto desejado.Outra vantagem é que cada nó é independente caso haja alguma avaria em algum nó da rede os outros ainda permancerão em pleno funcionamento ... e por ai vai .

Terceira questão, Sim faça da maneira que escreveu, se o seu modem ja veio preparado para esta distribuição pode faze =D

acho que deu para norteá-lo (=

Obrigado pela resposta skaz, ajudou e muito!!

Vou pegar o switch. Meu modem é roteado então acho q está pronto para distribuição.

Quanto o que você falou de "[...]pessoa apenas terá acesso a seus arquivos apenas se você o compartilhar.", acho que não está compartilhado..

Seguindo essa informação: "vai em painel de controle> conexões de rede, seleciona com o botão direito do mouse a sua conexão com a internet, clique em propriedades, depois na aba 'avançado' e veja se a caixa 'permitir q outros usuários da rede se conectem pela conexão deste computador a internet' esta ativa.". Aqui essa opção está desativada.

Por enquanto aqui está eu conectado na porta usb e a outra pessoa com o cabo de rede.

Comprando o switch e fazendo o que eu falei no ponto 3, aí fica tranquilo né? Vou conectar meu PC, meu note e o PC da pessoa que divido no switch.

Com o switch vou continuar com a mesma taxa transferência de download? Eu usando só fica em torno de 100 120 kbps.

E por último, você recomenda algum switch skaz? Um com bom custo x benefício.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprando o switch e fazendo o que eu falei no ponto 3, aí fica tranquilo né? Vou conectar meu PC, meu note e o PC da pessoa que divido no switch.

Sim, perfeitamente.

Com o switch vou continuar com a mesma taxa transferência de download? Eu usando só fica em torno de 100 120 kbps.

O consumo da banda dependera do que você esta fazendo na rede. Caso apenas você esteja fazendo download, não havera alteração na taxa de transferencia.

No seu caso havera mais de um micro na rede e se mais dois ou mais estiverem efetuando download ao simultaneamente, fará a taxa de transferência diminuir, aquele que solicitar primeiro o download ficará teoricamente com a maior taxa de transferencia.

E por último, você recomenda algum switch skaz? Um com bom custo x benefício.

Switch bom mesmo, marca Cisco, mas para uma rede domestica eu nao sei marca srsrs, eu comprei ano passado um por 48 reais 8 portas e nem sei a marca, até hoje não apresentou problemas.

(=

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, perfeitamente.

O consumo da banda dependera do que você esta fazendo na rede. Caso apenas você esteja fazendo download, não havera alteração na taxa de transferencia.

No seu caso havera mais de um micro na rede e se mais dois ou mais estiverem efetuando download ao simultaneamente, fará a taxa de transferência diminuir, aquele que solicitar primeiro o download ficará teoricamente com a maior taxa de transferencia.

Switch bom mesmo, marca Cisco, mas para uma rede domestica eu nao sei marca srsrs, eu comprei ano passado um por 48 reais 8 portas e nem sei a marca, até hoje não apresentou problemas.

(=

Valeu de novo skaz!

Já estou providenciando um switch.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não posso deixar de dizer a voce que uma solução técnica bem melhor é a instalação de um roteador wi-fi (wireless) pela portabilidade que ele vai dar aos notebooks que hoje em dia tem a placa wireless embutida, isso pela diferença de preço de uns R$ 50,00 (comparando com um switch de boa qualidade)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não posso deixar de dizer a voce que uma solução técnica bem melhor é a instalação de um roteador wi-fi (wireless) pela portabilidade que ele vai dar aos notebooks que hoje em dia tem a placa wireless embutida, isso pela diferença de preço de uns R$ 50,00 (comparando com um switch de boa qualidade)

Pedrax, e com o roteador será a mesma coisa na instalação? Só encaixar o cabo de rede do modem Speedstream no roteador e ligar os PCs também no roteador?

Vou precisar mexer em alguma coisa? Ouvi dizer que pode até ter conflito de IP.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a instalação deve ser parecida, a única diferença palpável é que existe uma porta especial para a entrada do cabo RJ45 que sai do modem, marcada com o nome "WAN".

Aí voce tem 4 saídas RJ45 para usar em micros cabeados. Futuramente voce pode comprar adaptadores wireless USB ou placas PCI nos micros que não tem wireless. Poderá então ter mobilidade com os desktops também.

Quanto á questão do IP não é bem isso.É que alguns modens já vêm configurado com DHCP( distribuição automática do sinal) e, se acontecer isso é só desabilitar essa função em um dos dois equipamentos, ou no modem ou no roteador, pois os dois juntos, aí sim dá conflito

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

a instalação deve ser parecida, a única diferença palpável é que existe uma porta especial para a entrada do cabo RJ45 que sai do modem, marcada com o nome "WAN".

Aí voce tem 4 saídas RJ45 para usar em micros cabeados. Futuramente voce pode comprar adaptadores wireless USB ou placas PCI nos micros que não tem wireless. Poderá então ter mobilidade com os desktops também.

Quanto á questão do IP não é bem isso.É que alguns modens já vêm configurado com DHCP( distribuição automática do sinal) e, se acontecer isso é só desabilitar essa função em um dos dois equipamentos, ou no modem ou no roteador, pois os dois juntos, aí sim dá conflito

Então..

Tava vendo aqui esse negocio de DHCP. Achei um site como exemplo http://infohelp.org/thales-laray/configurando-o-roteador-dlink-di-524/.

Aí nas partes: "Clique em 'WAN'. Se seu provedor usa DHCP, deixe a configuração do jeito que está."

"Se seu provedor usa PPPoE, selecione PPPoE no menu e configure seu nome de usuário e senha e clique em 'Apply'."

Como faz pra saber se meu provedor usa DHCP ou PPPoE?

E pra saber qual dos dois é, eu tenho que saber o usuario e senha do provedor do modem?

Pergunto isso porque quem configurou a net aqui foi a pessoa q eu divido, aí não tenho a mínima ideia de qual seja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
"e quando envia-se um pacote pela rede, "

Switch nao manipula pacote e sim frames ou quadros

Depende, se for um Switch Layer 3, ele manipula pacotes.

não posso deixar de dizer a voce que uma solução técnica bem melhor é a instalação de um roteador wi-fi (wireless) pela portabilidade que ele vai dar aos notebooks que hoje em dia tem a placa wireless embutida, isso pela diferença de preço de uns R$ 50,00 (comparando com um switch de boa qualidade)

Essa é com certeza a melhor solução. Lembrando ainda que, dependendo do modelo, você ganha algumas portas FastEhternet para rede cabeada, dispensando a compra de um switch, para redes pequenas.

mas tem q salientar q a banda vai diminuir a medida q ligue mais notebooks.

Como o objetivo do autor do tópico é apenas o compartilhamento de Internet, isso não irá influenciar no desempenho da transferência de dados, uma vez que a banda de Internet dele é de apenas 1Mbps. Se você colocar 25 notebooks nessa rede, e considerar que cada um terá uma média de 2 Mbps de transferência, ainda terá banda de sobra para cada um deles acessar a Internet.

Para a rede local, com certeza irá influenciar, mas, em uma rede doméstica, com três ou quatro estações no máximo, é tranquilo.

switch é 100 mbps de tx e 100 mbps de rx para cada (link de 200mbps)

ja no wireless vai dividir a banda de 54 mbps para cada um host ,

sendo q issoé tx e rx junto.

Mais uma vez, estamos falando de uma rede doméstica, não de uma rede corporativa, que contenha mais de 30 estações, por exemplo. E depois, entre o modem e o switch, também haverá um backbone, ou seja, apenas um cabo 10/100 para todos dispositivos que forem acessar a Internet.

Valeu de novo skaz!

Já estou providenciando um switch.

Abraço

Faz muito tempo que não trabalho com HUBs, acho que nem se vende mais. Porém, devo lhe dizer que, um switch de verdade custa mais de R$ 1000,00. Portanto, o que você vai encontrar são os Hub-Switch, que, alguns fazem apenas o papel de HUB, mas para a sua rede, é tranquilo.

Ainda sugiro o Access Point.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...