Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Dominator300

Problema com a OCZ SxS 500W

Recommended Posts

Olá pessoal ( SE QUISER AJUDAR LEIA ATÉ O FINAL ;D)

Vou direto ao assunto, comprei um pc faz dois meses e ele começou a dar uns probleminhas logo na primeira semana, config:

- Phenom x4 955 3.2 ghz

- ati xfx HD 5670 1 gb

- memória ram 4 GB (2x2 kingstos)

- placa mãe m4a79xtd evo

- fonte stealth x stream 2 OCZ 500 w (reais eu espero :s)

- Haf 932

- dois hds plugados, um sata e outro ide, e um drive de dvd da LG.

é o seguinte, o primeiro problema foi com a ventoinha frontal do gabinete, ela simplesmente parou de rodar, somente o led ficou aceso. ora gira a ventoinha, ora não gira. Levei para a loja, já que está na garantia. Chegando lá, plugou o pc, e funcionou a po..laca da ventoinha. OK! o cara mandou eu levar pra casa e falou que nao tem problema nenhum. Eu ***** aceitei na boa.

Cheguei em casa, a ventola não funcionou, e teve hora q eu ligava e o pc nao liga, só desligando o estabilzador, esperando um tempo e ligando o pc novamente! Chamei o eletricista pra ver se o problema era aqui em casa ¬¬, testou tudo, todas as tomadas com tensão boa. levei pro meu tio que é tecnico, testei lá, depois de alguns milhões de séculos, a ventoinha nao rodou e o pc nao ligou, isso quer dizer q o problema é no pc. Meu tio disse que é muito provável que seja na fonte, e eu nao gostei nd disso :@

Enfim, eu vou levar de volta na loja o dia que eu puder, o cooler frontal está ligado direto na fonte para rodar com velocidade total, será que pode ser isso (obs: quando era plugado na motherboard tb nao funcionava)?

O que eu quero saber, é se minha fonte está dando conta do recado, pois eu nao acabei de pagar o pc, então nao tem como eu trocar a fonte assim, mesmo porque eu nao tenho dinheiro e está na garantia.

valeu, se estiver no lugar errado, pessam para trocar fazendo favor! ;) grato

Obs: estabilizador fica fazendo um barulinho mostrando que a energia ocila entre 110 e 120 voltes, isso é um problema?

Obs²: se excluirem esse tópico por estar no local errado (porque só agora eu vi o fonte x config) eu posso postar novamente na aba fonte x config?? :F

obs ³: sou meio troxa pra fontes ^^

Editado por Dominator300

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Cheguei em casa, a ventola não funcionou, e teve hora q eu ligava e o pc nao liga, só desligando o estabilzador, esperando um tempo e ligando o pc novamente!

Computador não deve ser ligado no estabilizador de tensão. Tira o estabilizador e informe se resolveu o problema. Se o problema permanecer, a gente analisa outras hipóteses.

Compartilhar este post

Link para o post
....sou meio troxa pra fontes ^^

Prá fontes, não considero não... Já por usar ainda estabilizador, acho que sim...

Compartilhar este post

Link para o post

Manolos, já tentei sem estabilizador, e não mudou nada, **** é que só tem duas tomadas no meu quarto, ai precisa por energia do monitor, do pc, da impressora, da caixinha de som (era pré-histórica), do router e do speedtouch! E eu já testei no meu tio e la nao tinha estabilzador e tb deu o mesmo problema :s

Existe algum site pra saber quanto meu pc ta levano de energia? ai eu pego, passo pra vocês verem se ta ok com a fonte, o que eu acho que é provavel de estar, porque a fonte é 500w e ta classifcada no 80 plus lá. :F

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse caso a suspeita já recai sobre a fonte e o segundo passo é você arrumar outra para testar. Nenhum problema com a potência dela, que suporta sua configuração com excesso de folga.

Compartilhar este post

Link para o post

tenho várias fontes genéricas de 400w, só que não é perigoso danificar alguma peça trocando uma fonte para outra inferior?

Compartilhar este post

Link para o post

Se fosse uma fonte decente de 400W e que tivesse 400W, nenhum problema. Mas essas "várias" que não se sabe a potência que realmente fornecem e nem o que têm por dentro, não sou eu que vou recomendar. Nem para teste. Aliás, sua primeira postagem tem uma contradição. O título diz que é OCZ 500SXS, mas depois, no texto, é informado OCZ 500SXS2. São duas fontes diferentes. Se a sua for a primeira delas a suspeita fica dobrada. Uma outra possibilidade é que o computador não fique estável por falta de ligar o EPS 12V de 8 pinos, que a OCZ não tem. Alimentação é coisa séria. E continua valento o alerta: Nunca ligue uma fonte de alimentação com PFC ativo num estabilizador de tensão.

Compartilhar este post

Link para o post

Você pode ate testar, porém tire essa placa de vídeo dai, porque se não a fonte vai provavelmente queimar ( a fonte genérica, fazendo testes ), pois o seu pc vai consumir muito mais do que ela tem a oferecer e se a fonte estorar, ai sim você vai ficar mais triste ainda.

Faça um teste, tira a VGA e teste com a fonte genérica e vê se vai.

Compartilhar este post

Link para o post
Manolos, já tentei sem estabilizador, e não mudou nada, **** é que só tem duas tomadas no meu quarto, ai precisa por energia do monitor, do pc, da impressora, da caixinha de som (era pré-histórica), do router e do speedtouch! E eu já testei no meu tio e la nao tinha estabilzador e tb deu o mesmo problema :s

Existe algum site pra saber quanto meu pc ta levano de energia? ai eu pego, passo pra vocês verem se ta ok com a fonte, o que eu acho que é provavel de estar, porque a fonte é 500w e ta classifcada no 80 plus lá. :F

Pra isso daí se usa isto: http://videosonic.com.br/produtos_detalhe.asp?codigo_produto=AF05&ord=0

observando a tensão da sua tomada (110 ou 220v)

O uso desta tralha chamada estabilizador jamais.

Faça o teste como o colega acima falou, saca a PV fora e testa com uma das fontes que você. tem e posta o resultado.

Compartilhar este post

Link para o post
Aliás, sua primeira postagem tem uma contradição. O título diz que é OCZ 500SXS, mas depois, no texto, é informado OCZ 500SXS2. São duas fontes diferentes.

- O modelo da fonte é OCZ 500 SXS 2

- Vejam só o que eu fiz:

Tirei o estabilizador, peguei um filtro de linha antigo que eu tinha aqui em casa guardado, pluguei o speedtouch, o roteador, a caixinha de som, e a energia do monitor todos no filtro de linha, e o filtro de linha ligado na tomada. E na outra tomada, eu pluguei o cabo de energia da fonte diretamente nela.

Que tal? O problema é que eu vou ter que deixar o filtro ligado direto para que não caia a internet (acho que só vou desligar antes de dormir), isso pode ser ruim?

-Teste 1: Liguei o pc, a ventoinha funcionou o monitor e outros periféricos também ligaram

- Teste 2: Liguei o pc, a ventoinha funcionou, o monitor NÃO ligou, não fez o barulho de boot na hora de iniciar, e o pc não ligou.

- Teste 3: Sem a VGA, não consegui ver a imagem já que não há entrada para o cabo antigo do monitor na placa mãe. Mas suponho que o pc funcionou, porque escutei o barulinho que o pc faz antes de iniciar, e os periféricos (mouse e teclado) também funcionaram, além da ventoinha ter funfado tb.

- Teste 4: Recoloquei a placa de vídeo no pc. Liguei ele funcionou normal.

-Teste 5: Desliguei o pc, e liguei de novo, ai começou o sufoco... Não ligou nada, a ventoinha rodou, mas o monitor não liga, ta parecendo defeito na placa de vídeo, será que é? tirei a vga de novo, coloquei novamente, tirei cabo, coloquei cabo, tirei da tomada, troquei as tomadas, fiz tudo o que foi possível, depois de ter desligado tudo e ligado de novo ai sim funcionou.

Não sei mais o que fazer.. Agora já nem sei mais se o problema é na fonte, ainda não tive oportunidade de testar com outras fontes, e não poderei tirar a VGA, porque no monitor que eu tenho o cabo é aquele antigo e não tem entrada no onboard!

Compartilhar este post

Link para o post

Não há nenhum problema em deixar o tal filtro permanentemente ligado. O meu sempre fica, já que o roteador está ligado nele. Aliás, pode ligar tudo nele, a fonte também se houver tomada para tanta coisa. Sobre os problemas relatados, pode ser fonte, pode ser memória, pode ser problema na placa de vídeo e pode ser problema na placa-mãe. Comece pela fonte. A placa de vídeo é a segunda suspeita. Tem de ir testando cada coisa até identificar a raiz do problema. Limpe os contatos das memórias. Existe adaptador para ligar o monitor no vídeo onboard. Aliás, quase sempre vem adaptador com a placa de vídeo comprada.

Compartilhar este post

Link para o post
- O modelo da fonte é OCZ 500 SXS 2

- Vejam só o que eu fiz:

Tirei o estabilizador, peguei um filtro de linha antigo que eu tinha aqui em casa guardado, pluguei o speedtouch, o roteador, a caixinha de som, e a energia do monitor todos no filtro de linha, e o filtro de linha ligado na tomada. E na outra tomada, eu pluguei o cabo de energia da fonte diretamente nela.

Que tal? O problema é que eu vou ter que deixar o filtro ligado direto para que não caia a internet (acho que só vou desligar antes de dormir), isso pode ser ruim?

-Teste 1: Liguei o pc, a ventoinha funcionou o monitor e outros periféricos também ligaram

- Teste 2: Liguei o pc, a ventoinha funcionou, o monitor NÃO ligou, não fez o barulho de boot na hora de iniciar, e o pc não ligou.

- Teste 3: Sem a VGA, não consegui ver a imagem já que não há entrada para o cabo antigo do monitor na placa mãe. Mas suponho que o pc funcionou, porque escutei o barulinho que o pc faz antes de iniciar, e os periféricos (mouse e teclado) também funcionaram, além da ventoinha ter funfado tb.

- Teste 4: Recoloquei a placa de vídeo no pc. Liguei ele funcionou normal.

-Teste 5: Desliguei o pc, e liguei de novo, ai começou o sufoco... Não ligou nada, a ventoinha rodou, mas o monitor não liga, ta parecendo defeito na placa de vídeo, será que é? tirei a vga de novo, coloquei novamente, tirei cabo, coloquei cabo, tirei da tomada, troquei as tomadas, fiz tudo o que foi possível, depois de ter desligado tudo e ligado de novo ai sim funcionou.

Não sei mais o que fazer.. Agora já nem sei mais se o problema é na fonte, ainda não tive oportunidade de testar com outras fontes, e não poderei tirar a VGA, porque no monitor que eu tenho o cabo é aquele antigo e não tem entrada no onboard!

Realmente agora complicou...

Para ter certeza agora acho que só testando a sua fonte em outro pc (de consumo similar)

Compartilhar este post

Link para o post
pode ser fonte, pode ser memória, pode ser problema na placa de vídeo e pode ser problema na placa-mãe.

Eu passei a suspeitar da VGA, porque tirando os hds, ela é a peça mais velha do meu pc, eu tinha ela antes de comprar a nova config, e o chip dela parece que ta meio enferrujado... E não veio adaptador que você falou, a vga é do paraguay, o resto eu comprei na ultrahardware, loja aqui da minha cidade :(

Meu primo tem uma HD 5670 também, eu poderia testar a vga dele no meu pc, ou a minha fonte no computador dele, o que vocês acham?

Acho que ainda não é hora de suspeitar da memória e da placa-mãe, porque elas são novinhas em folha..

Compartilhar este post

Link para o post

Meu primo tem uma HD 5670 também, eu poderia testar a vga dele no meu pc, ou a minha fonte no computador dele, o que vocês acham?

Uma excelente ideia. Isso já define se o problema é fonte ou VGA ou nenhuma das duas coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

acho mais fácil, tendo em vista que parece ser a sua PV testar ela no PC do seu primo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais