Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overvoltage 1.70v para 1.90v não habilitado por jumper


Derdrake

Posts recomendados

Olá a todos!

Possuo uma placa mãe: M4A79XTD EVO, estou tentando melhorar um overclock. Minha placa mãe tem uma opção chamada "CPU overvoltage setting", que aumenta o vcore de 1.70v para 1.90v através da troca de posição do jumper. Só que mesmo habilitando o overvoltage através da troca do jumper, ele não é habilitado na bios(continua aparencendo com 1.70v no máximo. Eu já atualizei minha bios para a última versão, mas também não resolveu, dei clear na bios e também não alterou nada. Alguém sabe como resolver isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

Eu não sei como resolver...

Esse tipo de mudança geralmente funciona sem problema quando ligado corretamente, quando não funciona é algum problema físico ou não existe.

Curiosidade:

Para que quer mais de 1.7v para um Phenom? Vai usar a tensão extra? Se for usar a tensão extra, você vai usar o Z600 como sistema de refrigeração? Se for isso esqueça.

Se você quer somente verificar o extra que o fabricante disse existir (segundo você) leve a placa para uma autorizada para verificarem fisicamente.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cheguei em 3,7 ghz com o phenom II x4 810, o overclock está estável e com + 2mb do cache L3 ativos, então pensei em habilitar o "overvoltage" para ver até onde chego no over, já que as temperaturas estão muito boas e também ouvi falar que habilitando o overvoltage dá para alcançar maior estabilidade no over com menos tensão no vcore. O cooler z600 é ótimo(um investimento de que não me arrependo) estou mandando as screens para que você veja as temperaturas e a página do manual mostrando que a placa mãe aceita o "overvoltage".

post-231103-13884958888784_thumb.jpg

post-231103-13884958889321_thumb.jpg

post-231103-13884958889697_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

Você deve ter ouvido de más línguas ou lido em más escritas, porque habilitar esse esquema de over tensão não tem influencia alguma com estabilidade. Esse recurso somente possibilita elevar a tensão acima de 1.7v e nada mais.

O fato de não funcionar deve ser problema com a placa mãe ou você não colocou o jumper na posição correta 1-2.

Se você colocou o jumper na posição 1-2 e não ativou Over tensão é problema com a placa mãe.

Detalhe importante:

Você está fazendo teste de temperatura com o programa errado.

O Everest não serve para esse tipo de teste, pois não esta mostrando as temperaturas dos 4 núcleos, só mostra a do processador.

Experimente fazer teste com o OCCT para você ter uma visão verdadeira da temperatura que mais importa, a dos núcleos.

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu coloquei o jumper na posição 1-2, mas na bios não apareceu o aumento da tensão, não sei porque. Na verdade o programa que usei pra ver as temperaturas foi o aida extreme(uma junção do aida com o everest) o everest foi descontinuado. Acontece que o aida mostra sim a temperatura dos 4 núcleos, mas depois que habilitei + 2mb do cache L3 o programa passou a não mostrar mais as temperaturas dos 4 núcleos. Vou usar o OCCT que você me indicou ver se ele mostra as temperaturas dos núcleos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi

Sim o Everest agora é Aida, mas continua com as mesmas especificações do antigo Everest. Considere acima como Aida então.

Se você habilitou algo no processador eu creio que os núcleos não vão mais aparecer e caso isso aconteça, você vai continuar sem referência da temperatura real mesmo usando o OCCT.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom é isso mesmo estou sem referência as temperaturas de cada núcleo em separado, mas o aida me dá a média de temperatura dos núcleos. Olha só os screens, mesmo o OCCT não me mostra as temperaturas em cada núcleo com o cache l3 habilitado(imagem 1). Então desabilitei de novo o cache l3 só para teste de temperatura, e perceba que o aida estava certo pois ele deu a média de temperatura dos núcleos....

- A imagem do aida + OCCT mostra que no aida aparece primeiro a média da temperatura dos núcleos e abaixo aparece as temperaturas dos núcleos, que por alguns terem as mesmas temperaturas são encobertos pela temperatura dos outros.

post-231103-13884958892096_thumb.jpg

post-231103-13884958892462_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixei no modo CPU: LiNPACK por 6 min acho que já da pra ter uma ideia da temperatura. Postei a screen apenas do núcleo 1 mas as dos outros núcleos marcaram a mesma temperatura.... Vê só se o Z600 não segura he he o bicho é gelado, ainda mais porque botei um cooler ADDA de 120mm 3200 rpm e 125 cf, as pás são de plástico mas a base dele é de metal bem pesado, faz um barulhão mas não ligo muito pra isso.

post-231103-1388495889324_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Oi,

30 segundos de carga em 100% não tem como você verificar.

Se com 30 segundos a temperatura subiu para quase 54ºC é provável que com mais tempo o negócio mude de figura.

Fique atento quanto às temperaturas para não danificar seu equipamento.

Boa sorte.

PS:

Não se esqueça de avisar se a sua dúvida foi resolvida para que possamos assinalar seu tópico como resolvido ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essas leituras de temperatura devem estar erradas amigo..

Aqui com dois ADDA 104CFM no Prima Boss II ja passa de 62°C com 1.55v @ 4Ghz.

Uma coisa interessante é que a temperatura do processador fica cerca de 10°C abaixo da dos núcleos, provavelmente pelo motivo deste sensor ficar na placa-mãe, embaixo do processador (medindo assim uma temperatura irreal)

Recomendo que para por ai para não danificar suas peças, mesmo porque com uma 9600GT não existe justificativa para fazer tal overclock (e se for para ranking, recomendo que faça com o processador sem L3 habilitada e com um sistema de refrigeração melhor)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respeito a opinião de vocês, mas acho que as temperaturas estão certas sim. Porque eu usei esta mesma configuração durante 2 anos, a configuração que eu usava era a seguinte:

Placa mãe: M2n Sli deluxe (troquei a placa mãe pela M4A79XTD EVO)

Processador: Phenom II x4 810

Placa de vídeo: geforce 9600 gt - zotac

memórias: 4gb(2x2) ddr2 800mhz ocz gold ( troquei pelo kit 4gb(2x2) geil ddr3 1600 mhz

fonte: extream superflower 550 w

Dissipador: hyper z600

Antes de fazer upgrade de placa mãe e memórias eu tirei screen para comparar com a nova placa mãe(m4a79xtd evo) que possuo atualmente. Faz só 4 dias que troquei de placa mãe. Olhem só as temperaturas se não são parecidas o que comprova que estão certas na minha opinião, pois um erro desses não ocorreria duas vezes com duas placas diferentes. Eu usei a antiga placa m2n sli deluxe em conjunto com o phenom II x4 810 por 2 anos em overclock de 3.5 ghz o vcore estava no máximo para placa em 1.56v. O Hyper z600 está gelado eu encosto a mão nele e não percebo aumento nenhum de temperatura.

PS.: bem é uma pena nas minhas screens eu ter esquecido de tirar a guia do cpuz que mostra a placa mãe, mas são sim screens da placa(mn2sli deluxe). Eu criei um tópico aqui no fórum bem antigo já, sobre a m2nsli deluxe na área de overclock vocês podem procurar, lá tem diversas screens da minha bios mostrando over que consegui 3,5 ghz usei durante 2 anos mesmas temperaturas sem problema algum....

post-231103-13884958899537_thumb.jpg

post-231103-13884958900274_thumb.jpg

post-231103-13884958901002_thumb.jpg

post-231103-1388495890185_thumb.jpg

post-231103-13884958902845_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...