Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controlador Lógico Programável x Controlador Programável


Hitenkev

Posts recomendados

Bom dia pessoal,

Eu estou fazendo uma pesquisa para o curso de automação, mas não consigo entender a diferença entre o controlador lógico programável e o controlador programável, a maioria dos sites apresentam eles como sendo a mesma coisa.

Alguém por favor poderia me explicar?

Agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega!!! Hitenkv

Controlador logico programavel são por exemplo o clic da weg ou o logo da siemems estes são para inumeras aplicações atraves de um programa expecifico de cada fabricante você desenvolve um programa e passa para o controlador logico programavel e ele executa.

Controlador programavel é por exemplo um controlador de temperatura no qual você tem todo o programa definido e so insere dados para o aparelho ter referencias para trabalhar.

MVTEC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colega!!! Hitenkv

Controlador logico programavel são por exemplo o clic da weg ou o logo da siemems estes são para inumeras aplicações atraves de um programa expecifico de cada fabricante você desenvolve um programa e passa para o controlador logico programavel e ele executa.

Controlador programavel é por exemplo um controlador de temperatura no qual você tem todo o programa definido e so insere dados para o aparelho ter referencias para trabalhar.

MVTEC

Obrigado MVTEC,

Vamos ver se eu consegui entender corretamente:

O CLP seria algo "universal" em que cada fabricante desenvolveria um programa baseado na linguagem do controlador para seu propósito.

Já o CP seria algo "pré-moldado", para um único propósito, no qual o fabricante faria o uso do mesmo apenas interferindo em suas ações, como no seu exemplo, apenas mudando a temperatura:

"Tal operação, temperatura T".

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se tu for ver em automação, falar CP, CLP, PLC é a mesma coisa.

Claro que controlador programável pode ser algo mais genérico, depende também do contexto. Mas eu não me lembro de ter ouvido, por exemplo, CP para temperatura, para FP, etc. Nesses cassos as pessoas já se referem direto, controaldor de temperatura, controlador de fator de potência, controaldor de umidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, se tu for ver em automação, falar CP, CLP, PLC é a mesma coisa.

Claro que controlador programável pode ser algo mais genérico, depende também do contexto. Mas eu não me lembro de ter ouvido, por exemplo, CP para temperatura, para FP, etc. Nesses cassos as pessoas já se referem direto, controaldor de temperatura, controlador de fator de potência, controaldor de umidade.

Entendo, realmente eu só encontro como sendo a mesma coisa, mas acredito que não seja, já que tenho a seguinte questão:

"Com o advento dos dispositivos microprocessados, vieram os controladores lógicos programáveis e em seguida os controladores programáveis. Cite a principal diferença entre eles."

Vamos aguardar mais respostas...

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois que teu professor explicar, posta aqui a diferência.

Eu já trabalhei em uma empresa que fabracava CLPs e agora trabalho em uma que fabrica controladores doversos e todos(até o engenheiros) se referem a CLPs, ás vezes como CLP e as vezes como CP.

A diferência deve ser algo mais teórico, porque na prática não muda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...