Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
jrcwbbr

Merlhor configuração de dual boot e partições protegidas

Recommended Posts

Pessoal, gostaria de configurar uma instalação que proporcionasse:

a) Uso do micro por dois usuários com poderes de instalar programas, mas protegidos um do outro (inclusive quanto a infecções);

B) Formatar e reinstalar rapidamente o SO quando necessário.

c) Fazer tudo no Win XP (Pro) sem depender de programas de terceiros (ou dependendo o menos possível).

Gostaria de contar com a experiência de vocês para tentar montar um esquema e executar no meu micro. Depois compartilharei aqui as dificuldades práticas e soluções, para proveito de todos, beleza?

Se já houver no Fórum algum esquema assim, favor avisar, pois pesquiso há dias e não encontrei algo que realmente atenda aos 3 objetivos acima.

Tenho dois HDs na máquina, mas para melhor aproveitamento futuro de todos considero fazer o esquema num HD só.

Meu plano inicial:

1. Cada usuário ter seu próprio SO em partições separadas (dual boot) e cada qual ter uma partição extra para seus DADOS (arquivos e documentos) (ficaria ao todo 2 partições para cada usuário);

2. Proteger as partições de cada usuário de modo que do SO de um não se possa fazer alterações no SO ou partição de DADOS do outro (tentando barrar inclusive infecções e alterações por vírus).

3. Criar uma imagem ISO de cada partição de SO e manter backup das partições de DADOS em HD externo.

Na prática já fiz o seguinte particionamento (tudo NTFS):

- C (primária): SO anterior (só reduzi o tamanho e mantive funcionando

provisoriamente até finalizar a instalação das demais, daí formatarei esta);

- F (primária): SO1 (só com o WinXP do usuário 1);

- G (primária): SO2 (só com o WinXP do usuário 2)

- H (lógica): DADOS1 (arquivos do usuário 1);

- I (lógica): DADOS2 (arquivos do usuário 2);

O boot já está ok e tudo o mais, mas tenho algumas dúvidas antes de continuar:

a) Como criei as demais partições a partir da C:, poderá haver problemas quando eu formatá-la e instalar nela outro SO futuramente?

B) Como proteger as partições, já que são dois SO independentes entre si (o controle de usuários do SO1 não se aplica ao SO2 e usar restrições administrativas em cada qual parece frágil, pois ambos os usuários devem ter privilégios de instalar e remover programas)?

abraços e obrigado desde logo.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora
Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais