Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
jrcwbbr

Merlhor configuração de dual boot e partições protegidas

Recommended Posts

Pessoal, gostaria de configurar uma instalação que proporcionasse:

a) Uso do micro por dois usuários com poderes de instalar programas, mas protegidos um do outro (inclusive quanto a infecções);

B) Formatar e reinstalar rapidamente o SO quando necessário.

c) Fazer tudo no Win XP (Pro) sem depender de programas de terceiros (ou dependendo o menos possível).

Gostaria de contar com a experiência de vocês para tentar montar um esquema e executar no meu micro. Depois compartilharei aqui as dificuldades práticas e soluções, para proveito de todos, beleza?

Se já houver no Fórum algum esquema assim, favor avisar, pois pesquiso há dias e não encontrei algo que realmente atenda aos 3 objetivos acima.

Tenho dois HDs na máquina, mas para melhor aproveitamento futuro de todos considero fazer o esquema num HD só.

Meu plano inicial:

1. Cada usuário ter seu próprio SO em partições separadas (dual boot) e cada qual ter uma partição extra para seus DADOS (arquivos e documentos) (ficaria ao todo 2 partições para cada usuário);

2. Proteger as partições de cada usuário de modo que do SO de um não se possa fazer alterações no SO ou partição de DADOS do outro (tentando barrar inclusive infecções e alterações por vírus).

3. Criar uma imagem ISO de cada partição de SO e manter backup das partições de DADOS em HD externo.

Na prática já fiz o seguinte particionamento (tudo NTFS):

- C (primária): SO anterior (só reduzi o tamanho e mantive funcionando

provisoriamente até finalizar a instalação das demais, daí formatarei esta);

- F (primária): SO1 (só com o WinXP do usuário 1);

- G (primária): SO2 (só com o WinXP do usuário 2)

- H (lógica): DADOS1 (arquivos do usuário 1);

- I (lógica): DADOS2 (arquivos do usuário 2);

O boot já está ok e tudo o mais, mas tenho algumas dúvidas antes de continuar:

a) Como criei as demais partições a partir da C:, poderá haver problemas quando eu formatá-la e instalar nela outro SO futuramente?

B) Como proteger as partições, já que são dois SO independentes entre si (o controle de usuários do SO1 não se aplica ao SO2 e usar restrições administrativas em cada qual parece frágil, pois ambos os usuários devem ter privilégios de instalar e remover programas)?

abraços e obrigado desde logo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×