Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Merlhor configuração de dual boot e partições protegidas


jrcwbbr

Posts recomendados

Pessoal, gostaria de configurar uma instalação que proporcionasse:

a) Uso do micro por dois usuários com poderes de instalar programas, mas protegidos um do outro (inclusive quanto a infecções);

B) Formatar e reinstalar rapidamente o SO quando necessário.

c) Fazer tudo no Win XP (Pro) sem depender de programas de terceiros (ou dependendo o menos possível).

Gostaria de contar com a experiência de vocês para tentar montar um esquema e executar no meu micro. Depois compartilharei aqui as dificuldades práticas e soluções, para proveito de todos, beleza?

Se já houver no Fórum algum esquema assim, favor avisar, pois pesquiso há dias e não encontrei algo que realmente atenda aos 3 objetivos acima.

Tenho dois HDs na máquina, mas para melhor aproveitamento futuro de todos considero fazer o esquema num HD só.

Meu plano inicial:

1. Cada usuário ter seu próprio SO em partições separadas (dual boot) e cada qual ter uma partição extra para seus DADOS (arquivos e documentos) (ficaria ao todo 2 partições para cada usuário);

2. Proteger as partições de cada usuário de modo que do SO de um não se possa fazer alterações no SO ou partição de DADOS do outro (tentando barrar inclusive infecções e alterações por vírus).

3. Criar uma imagem ISO de cada partição de SO e manter backup das partições de DADOS em HD externo.

Na prática já fiz o seguinte particionamento (tudo NTFS):

- C (primária): SO anterior (só reduzi o tamanho e mantive funcionando

provisoriamente até finalizar a instalação das demais, daí formatarei esta);

- F (primária): SO1 (só com o WinXP do usuário 1);

- G (primária): SO2 (só com o WinXP do usuário 2)

- H (lógica): DADOS1 (arquivos do usuário 1);

- I (lógica): DADOS2 (arquivos do usuário 2);

O boot já está ok e tudo o mais, mas tenho algumas dúvidas antes de continuar:

a) Como criei as demais partições a partir da C:, poderá haver problemas quando eu formatá-la e instalar nela outro SO futuramente?

B) Como proteger as partições, já que são dois SO independentes entre si (o controle de usuários do SO1 não se aplica ao SO2 e usar restrições administrativas em cada qual parece frágil, pois ambos os usuários devem ter privilégios de instalar e remover programas)?

abraços e obrigado desde logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...