Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Montagem/Crimpagem De Cabos UTP (Par Trançado)


Visitante

Posts recomendados

OLÁ, GOSTARIA DE SABER QUAL A MELHOR MANEIRA DE CRIMPAR O CABO?

EU POSSO CRIMPAR NA REGRA DE 2 PARES PARA COMPARTILHAR O VELOX COM MAIS DUA PESSOAS?

EU TO QUERENDO OPTAR POR ESSE MEIO porque EU ACHO QUE MEU CABO DE 52 METROS ESTÁ COM ALGUM DELES PARTIDOS, POIS já FOI CRIMPADO 3 X E A PLACFA DE REDE NÃO RECEBE SINAL NENHUM.

DEPOIS QUE EU IDENTIFICAR O CABO PARTIDO EU POSSO MONTAR ELE COM OS 2 PARES?

OBRIGADO!!!!!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por flaviosb@08 de junho de 2004, 14:51

é Marcelão, o cliente assumiu os riscos, então decidimos fazer a rede direta mesmo, com cabo normal... deu 120 metros... com o cabo passando por baixo da terra, junto com os fios de telefone, e por incrível que pareça, até agora ta funcionando tudo perfeitamente, e na velocidade normal... já ouvi dizer de casos de rede desses tipos com até 200 mts de distância, enfim.. não é uma regra a ser seguida... mas pode dar certo, como deu no meu caso.... por enquanto deixa como está, se tiver algum problema futuro, eu posto aqui novamente, valeu....

Obrigado pelas dicas...

um abraço..

Flávio

Isso é perfeitamente possível dependendo das condições, marca de cabo, conectores, posicionamento dos cabos, etc... Já vi cabo com 80 metros emendado a dedo funcionar perfeitamente a 100.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o: Pessoal, estou com uma duvida e se for possível gostaria que vocês me ajudassem. Estou montando uma rede de 8 pcs para Lan já ouvi muitas formas de se montar essa rede porém gostaria de compreender um pouco mais a seqüência da minha rede que quero montar, que seria 1º modem conectado ao servidor via USB do servidor ao Hub conectado por um cabo crossover (padrão) depois do Hub todos os cabos também crossover padrão. Ai vem a minha duvida, seria o ideal mesmo p/ se ter o máximo de desempenho ou velocidade ou depois do Hub a montagem do cabo poderia ser 568b padrão?

Vocês poderiam me ajudar a montar um esquema de rede para 8 pcs.

O Hub que eu estou usando é Emcore ENH908-NWY//8-Port 10/100Mbps NWay Switch

Obrigado. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 2 semanas depois...

Estou querendo montar uma rede interna Gigabit no meu local de trabalho, mas estou com algumas duvidas no modo de cabeamento. A rede vai ser simples, sendo 14 pc's (cada um com sua placa Giga) ligados em 2 switchs interligados (8 portas 1000 Mbps).

Qual seria a forma de cabeamento?

Li em alguns artigos que o cabeamento "par trançado" serve para redes 1000 Mbps, mas fiquei na duvida se seria apenas para conecçoes simples (PC - PC) ou tambem para conecçoes com switch (PC's - SWITCHS)

É isso por enquanto galera.. Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

dúvida em relação a cabo d rede

estou precisando conectar o pc num switch. entre o pc e o switch tem um cabo com uma ponta t568a macho(ligada no switch) e outra ponta t568a fêmea. meu xicote pra ligar o pc na fêmea também é t568a

No testador a ordem pisca decrescente(de 8 para 1) mas o pc não entra na rede e o switch não acende o led ond está a ponta.

o q pod ta errado?

a plak d rede funciona perfeitament.

testei em outro ponto d rede B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá amigos, estou querendo puxar internet de um sinal a radio q vem do vizinho,

o cabo q vem de lá já vem do hub acho é um cabo crossover não dá pra ver a

outra ponta, estou querendo colocar um hub nesse cabo q vem do vizinho

e puxar o sinal pra 2 maquinas! Como faço e qual a sequência de cores?

obrigado desde de já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá amigos, neste post vou tentar esclarecer a dúvida de muitos com relação ao tamanho do cabo de rede...

Bem, na Comunicação de Dados, entende-se como meios físicos o meio onde uma mensagem é transmitida do transmissor para o receptor sendo estes o ar, cabos metálicos, fibras óticas, ondas de rádio, etc.

No caso dos meios físicos metálicos, a transmissão dar-se-á pela utilização de pulsos elétricos.

Para adequar o sinal (um sinal digital) quando queremos usar um meio de comunicação convencional (que usa sinal analógico) usamos a técnica de modulação. A modulação é, portanto, transformação do sinal digital (usada nos computadores) em sinal analógico para que ele possa ser transmitido através dos meios de comunicação tradicionais. A demodulação é a operação inversa (conversão de sinal analógico em digital).

Uma modulação consiste na utilização dos princípios básicos do sinal:

- Amplitude: Altura da onda do sinal, ou seja, o ponto mais alto da onda e o ponto mais baixo da onda.

- Frequência é a quantidade de alterações de posições da onda, ou seja, a quantidade de vezes que um sinal é alterado, a quantidade de vezes que uma ação é executada.

- Fase: é a alteração da sentido do sinal.

Considerem um sinal analógico, bem comum nas comunicações via modem, este tem valores infinitos positivos e negativos. Como a comunicação é realizada pelo princípio binário , ou seja base 2, somente existem dois valores a serem transmitidos, 1 ou 0, exemplo:

O nº 125 será transmitido:

125 = 1011111

No ato da transmissão, os equipamentos transmissores combinam regras a seguir, ou seja, protocolos, nestes, são definidos o que entenderam por valor 1 e por valor 0.

Como a transmissão é realizada por pulsos elétricos, definem-se os valores + 15 para 0 e – 15 para 1, por exemplo, e a partir daí a transmissão é realizada onde o sinal será enviado.

No caso de comunicações digitais, como exemplo a utilização de placas de redes, o sinal não é modulado, ou seja, não há a alteração de digital para analógico ou de analógico para digital, o sinal é todo transmitido como digital, contudo, deve-se observar o limite do meio físico, no caso o fio, tem um limite físico, ou seja, tem sua BANDA PASSANTE DO MEIO FÍSICO limitada.

Neste caso, como o sinal será transmitido digitalmente, ou seja, com valores bem definidos sem alterações que fujam do protocolo, há uma característica bem conhecida da forma do sinal, a troca brusca de estado, ou valores.

Como vimos, na sinalização digital usamos, por exemplo, dois valores de tensão (+15V e –15V) para representar os bits zero e 1. Esse sinal é colocado diretamente no meio físico de comunicação pelo transmissor e é interpretado pelo receptor, pois a comunicação nunca ocorre de forma perfeita, isto é, um sinal de +15V emitido pelo transmissor dificilmente chega no receptor com as mesmas características. Entretanto, dentro de uma margem de tolerância pré-estabelecida, o receptor ainda consegue identificá-lo. Alguns métodos, como acréscimos de bits de paridade, são utilizados para melhorar a eficiência do sistema do ponto de vista da interpretação correta dos sinais apesar das distorções.

O que quero dizer com isso é que a como está sendo empregada a transmissão digital, os valores devem ser fixos pois se houver diferença do protocolo utilizado o receptor não entende a mensagem e ocorre a chamada Atenuação, quando fora do limite de tolerância.

A Atenuação consiste na perda da força do sinal elétrico durante a transmissão que, devido a critérios físicos, perde sua capacidade ao longo do trajeto. Com a utilização de repetidores, no caso HUBS e similares, o sinal é amplificado de um certo ponto para uma distância maior.

Ou seja, a questão de utilizar 100mts como padrão em redes cabos par-trançado é para evitar as eventuais perdas com a atenuação o que não elimina a possibilidade de utilizar tamanhos maiores pois vai depender muito do equipamento transmissor/receptor das máquinas e não do cabeamento.

:P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite

Tenho 3 máquinas com placa de rede em gigabit e já tenho uma switcher 3com gigabit, hoje eles já estão ligados com cabo cat 5, quando conectado olhando na propriedade da placa de rede ela informa transmissão em 1giga, mas me disseram que o cabo sendo cat 5 a velocida real durante download não atinge esta velocidade.

Gostaria de saber se tenho que usar cabo cat 6 para ligar estas máquinas, e qual a configuração de cor para crimpar o cabo para gigabit?

Será verdade que cabo cat 5 não funciona?

Obrigado

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Po moçada.... :(

to perdido aqui com um abacaxii.... ops.. cabo.. rsrs

então.. é o seguinte.. to com um cabo furukawa.... CAT 5e.. não tem mais q 20 mts de comprimento.. montei um testador de cabo excelente com umas caixinhas femeas de rj45... fechando curto e com multimetro na outra ponta te da uma mostragem de q esta passando corrente ou não.. bom.. isso não vem ao caso.. o problema mesmo é com o cabo.

seguinte... antes de crimpar, eu descasquei todas as pontas e fiz a medição no multimetro, tudo OK.

crimpei o bandido do cabo com o maior cuidado seguindo o padrão 568a (q é o padrão q eu adotei pra todas as redes 10/100 q eu faço), coloquei a ponta crimpada no meu testador que não esta com o fechamento de curto nas paridades e fui com o multimetro na outra ponta inacabada e descascada.. todos os pontos funcionam.. ate aí você pensa.. OK o cabo esta excelente.. quando eu fecho o curto na ponta crimpada (com o testador que fecha curto) vou ate a ponta descascada e meço os fios por paridade, funcionam corretamente as pontas 3 e 4, 5 e 6, 7 e 8... 1 e 2, não mostram passagem de corrente. ate c eu for medir as pontas 1 e 1 ok, 2 e 2 sozinhas funcionam. mas 1 e 2 não. esse é o meu problema.

nas base 10/100 eu necessito q as pontas 1 e 2, 3 e 6 estejam com passagem de corrente. pois o resto não utilizo (salvo por 100/1000 q funcionam os 8 fios do cabo né?!), e agora quem poderá me defender??? srrsr.....

to ficando louco com esse cabo aqui... e não é o testador q esta com defeito pois tenho outros cabos aqui que funcionam corretamente no teste.

:blink:

po peço que me deem a luz..

agradeço desde já....

=]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • 3 semanas depois...

lembrando que se for ligar 2 PCs atraves de uma rede GIGABIT, não é necessário usar cabo cross...

e que existem cabos de rede CAT1 até CAT7

CAT = abreviação de categoria

o CAT5 é o mais usado, custa cerca de 1 real o metro e pode ser usado em redes 100/1000

Está em desenvolvimento um padrão de 10 Gigabit Ethernet que utilizará cabos de categoria 6 e 7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Amigos, aproveitando o tópico, gostaria que me ajudassem. Coloquei dois PC's em rede. O primeiro tem duas placas de rede, que tem conexão direta via cabo com a internet e usando WinXP em NTFS, ligado ao 2º PC com WinXP em Fat32. Até está indicando uma conexão, mas nos dois PC's está indicando "Conectividade nula ou limitada", mas a conexão ( 1º PC ) com a internet está normal. Como faço pra ativar essa conexão e fazer que o 2º PC compartilhe a internet e arquivos e impressora?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos....

por um acaso do destino confiei em um amigo na hora de crimpar os cabos da nova rede... e quando vi o certo me achei muito estúpido... mas queria saber se vai ter algum problema se eu tentar por pra funcionar... eu crimpei assim:

branco-laranja, laranja, branco-verde, branco-azul, azul, verde, branco-marrom, marrom... nas duas pontas... e eu vou utilizar um switch.....

eu testei com o testador de cabos ... as luzes acendem na sequencia certa 1,2,3,4,5,6,7,8 ... tudo ok... mas estou preocupado com essa sequencia.. .. a rede ira funcionar??? terei que cortar re-crimpar os cabos na sequencia certa ??? por favor é urgentíssimo...preciso da resposta até sexta-feira... tudo tem de estar pronto na segunda...

se eu não deixar ok... o pessoal inteiro fica sem acesso à internet e pastas compartilhadas necessárias para o trabalho deles... muito obrigado ...aguardo a resposta!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Galera, sou novo por aqui, e gostaria de tirar uma duvida cruel :help: .

Como posso conectar um pc e uma impressora que possui placa de rede, via cabo par trançado sem utilizar um hub ou switch, ou seja placa de rede à placa de rede ? Devo utilizar um cabo de rede normal ou crossover ? e a Configuração do pc como é feita ?

Desde já,

agradeço.

SCPO :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Galera, sou novo por aqui, e gostaria de tirar uma duvida cruel :help: .

Como posso conectar um pc e uma impressora que possui placa de rede, via cabo par trançado sem utilizar um hub ou switch, ou seja placa de rede à placa de rede ? Devo utilizar um cabo de rede normal ou crossover ? e a Configuração do pc como é feita ?

Desde já,

agradeço.

SCPO :joia:

E ai SCPO... o negócio é o seguinte: se sua impressora tem placa de rede é porque ela pode ser configurada diretamente para ser acessada sem ter necessariamente um micro ligado à ela, ok!

Bem, sendo assim como configurá-la?! Vou dar uma pequena ajuda, mas creio que você vai poder ter uma ideia:

1- Esse tipo de impressora possui um IP, que voce tera que descobrir. Dê uma olhada no manual que lá mostra esse IP( Pena que você não informou a fabrricante e modelo de tua impressora)

2 - Descoberto o IP, você irá acessar a impressora pelo browser (IE, Mozzila) digitando esse número. É mais ou menos como confirar um modem adsl, entende! Aconselho você pingar no IP pra testar a conexação! Ah, utilize um cabo cross!

Para pingar abra o Iniciar - executar e digite cmd

vai abrir um prompt e ai voce digita assim ping (ip da impressora) sem parenteses

O caminho das pedras é este, fica difícel ir além sem saber maiores detalhes, ok!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • mês depois...

Olá pessoal, hoje fiz minha primeira crimpagem... Foi uma vergonha, espero que não riam muito....

Sempre achei que soubesse fazer, mas nunca tinha feito, pois desde 2004 faço configurações de redes, mas nunca mexi com cabeamento.

Nunca me vi numa situação de necessidade para poder crimpar.

Mas ontem o cabo de rede da minha máquina deu problema e tive que colocar as mãos na massa...

Bom, as ordens dos fios do padrão cat5 eu nunca tive dificuldade, sempre soube conferir para ver se estava montado de forma correta. Mas levei quase DUAS HORAS, isto mesmo DUAS HORAS para conseguir colocar os fios no conector.

Os fios sempre entortavam... Eu ficava nervoso com aquilo, quase desisti e chamei alguém para crimpar, mas eu tinha que passar por aquilo.

Sendo assim, gostaria de saber se existe algum macete para que os fios não entortem aos colocá-los no conector.

Aguardo e muito obrigado....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, hoje fiz minha primeira crimpagem... Foi uma vergonha, espero que não riam muito....

Sempre achei que soubesse fazer, mas nunca tinha feito, pois desde 2004 faço configurações de redes, mas nunca mexi com cabeamento.

Nunca me vi numa situação de necessidade para poder crimpar.

Mas ontem o cabo de rede da minha máquina deu problema e tive que colocar as mãos na massa...

Bom, as ordens dos fios do padrão cat5 eu nunca tive dificuldade, sempre soube conferir para ver se estava montado de forma correta. Mas levei quase DUAS HORAS, isto mesmo DUAS HORAS para conseguir colocar os fios no conector.

Os fios sempre entortavam... Eu ficava nervoso com aquilo, quase desisti e chamei alguém para crimpar, mas eu tinha que passar por aquilo.

Sendo assim, gostaria de saber se existe algum macete para que os fios não entortem aos colocá-los no conector.

Aguardo e muito obrigado....

Isso é normal, não sinta vergonha!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...