Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

-Quebrando a Cabeça - Nunca vi isso ao formatar


otaviomuraca

Posts recomendados

Olá,

tenho um notebook VAIO - VGN-SZ210P - ele estava funcionando normalmente até aparecer uma suspeita de Cavalo de Tróia.

Passei o antivírus e consegui apaga-lo, porém o note passou a não ler mais o Driver de CD e nem arquivos executáveis (*.exe com exceção do explorer.exe).

Como não tinha nada a perder, resolvi formatar o HD e instalar o windows XP, após o término da formatação, o pc reiniciou e quando liga, ao invés de ser direcionado à tela de instalação do windows ( através do cd), o mesmo aparece a seguinte mensagem de erro: OPERATING SYSTEM NOT FOUND.

Na lista de boot são lsitados os seguintes itens (todos eles dão a mesma mensagem):

- FLOPPY DISK DRIVE (*) - Porém não tenho drive de disquete;

- USB HARD DISK DRIVE (*)

- USB OPTICAL DRIVE (*)

- NETWORK

- i.LINK HARD DISK DRIVE (*)

- i.LINK OPTICAL DRIVE (*)

- INTERNAL OPTICAL DRIVE

- INTERNAL HARD DISK - Este diferente dos outros, quando dado como BOOT exibe a seguinte mensagem: ERRO AO CARREGAR O SISTEMA OPERACIONAL.

Resumindo: Não consigo dar BOOT para instalar o windows, o HD estava funcionando normalmente e CD foi utilizado para instalação em outra máquina, portanto o mesmo funciona.

O que devo fazer?

Aguaro urgente uma resposta, pois tenho muitos trabalhos free para entregar e estou sem máquina. :confused:

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, seleciona como dispositivo padrão de boot o "INTERNAL OPTICAL DRIVE" e vê no que que dá. Liga o Notebook com o CD de instalação dentro. Pergunta: o CD de instalação do Windows que você tem é o original? Ou é uma cópia gravada? Se for, pode ser que o CD não está gravado corretamente como boot.

Caso selecionando a opção acima não dê certo, veja se há durante o Post da máquina uma opção de "Boot Options" ou "Boot Menu" o qual você pode forçar o uso do leitor interno de CD como Boot Device.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá psychogmv,

Primeiramente, obrigado pela força.

Selecionei o "INTERNAL OPTICAL DRIVE" como boot principal, porém continua a mensagem "Operating System not found".

Durante o "suposto boot" a máquina não dá nenhum post para forçar o início pelo cd.

O cd é não é original, pois o mesmo funciona, pois formatei meu desktop com ele esses dias, o mesmo deu boot normalmente.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, estava dando uma olhada no manual do seu notebook, e acho que você pode tentar fazer o seguinte: altera o boot device order para que os dois primeiros seja o seguinte:

- INTERNAL OPTICAL DRIVE

- INTERNAL HARD DISK

Para fazer isso, entre no BIOS, vá no Boot, e aperta + no dispositivo até ele subir na posição desejada, ou - para baixar para a posição desejada.

Se isso não funcionar, durante o Boot/Post, na hora que aparece o logo do VAIO, aperte F11 e force o Boot Device no Internal Optical Drive.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, estava dando uma olhada no manual do seu notebook, e acho que você pode tentar fazer o seguinte: altera o boot device order para que os dois primeiros seja o seguinte:

- INTERNAL OPTICAL DRIVE

- INTERNAL HARD DISK

Para fazer isso, entre no BIOS, vá no Boot, e aperta + no dispositivo até ele subir na posição desejada, ou - para baixar para a posição desejada.

Se isso não funcionar, durante o Boot/Post, na hora que aparece o logo do VAIO, aperte F11 e force o Boot Device no Internal Optical Drive.

Então, fiz como você disse, deixei os boot com as ordens:

- INTERNAL OPTICAL DRIVE

- INTERNAL HARD DISK

Porém aparece a mensagem: "ERRO AO CARREGAR O SISTEMA OPERACIONAL"

Tentei forçar este boot com apertando o F11 porém quando feito isso, o mesmo reinicia e volta para a mensagem "ERRO AO CARREGAR O SISTEMA OPERACIONAL".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz muito estranho. Você não tem um drive de CD externo pra tentar o boot de outra maneira? Se tiver um pendrive, dá pra configurar o mesmo como Boot do DOS, e verificar se funciona a instalação por linha de comando. Se não em engano dá pra fazer isso, mas tem que ter um jeito de carregar os drivers do CD-ROM no DOS para poder acessar aos arquivos de instalação.

Outra alternativa, é Bootar pelo DOS através de um pendrive, e rodar o FDISK/MBR pra ver se você consegue consertar o Boot Sector do seu HD. Para isso, você vai precisar de um FDISK de alguma instalação de Windows 98/Me. Se não tiver, na internet você acha pra baixar.

Agora uma outra alternativa mais complicada, seria tirar o HD do seu notebook, e se ele for SATA, conecta ele no seu desktop. Desconecta o HD do seu Desktop, deixando apenas o do notebook. Boota pelo CD no seu Desktop, e tenta instalar o Windows no HD do Notebook através do seu desktop. Deixa ele copiar os arquivos naquela primeira tela, e na primeira vez que ele pede para reiniciar, desligue o Desktop, e volte com o HD no Notebook. Coloque o CD no seu note, e deixe o progresso da instalação continuar lá. Meio mandrake, mas acho que funciona!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí psychogmv, beleza?

Bom, tentei sua última dica também e infelizmente não deu certo, meu notebook não dá opção de desativar HD SATA pela BIOS.

Tentei dar boot com outros cds que consegui, tentei com o UBUNTO, WINDOWS XP SP3, WINDOWS XP SP2 e até o WINDOWS 7.

E por mais que continue tetnando dar boot pelo cd sempre aparece a mensagem: "Operating System not Found". E não é problema no HD, o mesmo é novo e é econhecido na BIOS.

kkkk continuo tentando aqui kkk =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

... continuando...

Depois de tanto kebrar a cabeça, consegui através desse tópico http://forum.clubedohardware.com.br/formatando-netbook-pendrive/808103 , dar boot através da pendrive. Ele deu boot normalmente, consegui formatar o hd e instalar o Windows XP. Porém o mesmo reconheceu o driver de DVD na primeira inicialização e depois não reconheceu mais. Já reinstalei o driver, porém quando inicia o pc, o dvd não aparece.

O que fazer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom galera, acontece o seguinte, conseguir formatar meu note, instalei o windows XP SP3, só que quando inicia pela primeira vez, abre uma janela q diz:

proteçao de arquivos do windows e isso desabilita meu driver de DVD e quando eu desligo o pc, ao reiniciar ele volta no mesmo erro: "ERRO AO CARREGAR O SISTEMA OPERACIONAL"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...