Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparação entre lâmpadas, fato curioso. Qual a explicação?


Marcos_BH

Posts recomendados

Fiz alguns testes com lampadas flourescentes eletrônicas de várias marcas vendidas no Brasil:

Marca 1

Potência 20w

Tensão 127v

Temperatura da cor 6500k

Fluxo luminoso 1094 Lm

Eficiência luminosa 55Lm/w

Ta 0º a 45º

Tc 65º

Marca 2

Potência 20w

Tensão 127v

Temperatura da cor 6500k

Fluxo luminoso 1200 Lm

Eficiência luminosa 58Lm/w

Ta -10º a 50º

Tc 50º

Marca 3

Potência 20w

Tensão 127v

Temperatura da cor 6400k

Fluxo luminoso 1146 Lm

Eficiência luminosa 63Lm/w

Ta 5º a 50º

Tc 50º

A com maior brilho foi a primeira.

Alguém tem uma explicação para isso? :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A com maior brilho foi a primeira.

Alguém tem uma explicação para isso? :huh:

A com MENOR fluxo luminoso é a primeira!!!

Difícil essa tua pergunta... sem nem ao menos saber de quais modelos de lâmpadas está falando...

O coração dessas lâmpadas é o reator interno... É o principal responsável pelo fluxo luminoso, eficiência, tempo de vida útil...

É muito difícil projetar um bom reator que caiba em uma lâmpada compacta. Se procurar em catálogos de fabricantes, verá que as lâmpadas compactas de pinos, que dependem de um reator externo (muito maior e mais caro), tem um tempo de vida útil e fluxo luminoso muito maiores do que estas lâmpadas convencionais de rosca!!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se voce fez o teste ligando-as logo em seguida,ta explicado o porque...

Claro que não.

3 lâmpadas ligadas ao mesmo tempo em 3 diferentes tomadas.

A com MENOR fluxo luminoso é a primeira!!!

Difícil essa tua pergunta... sem nem ao menos saber de quais modelos de lâmpadas está falando...

O coração dessas lâmpadas é o reator interno... É o principal responsável pelo fluxo luminoso, eficiência, tempo de vida útil...

É muito difícil projetar um bom reator que caiba em uma lâmpada compacta. Se procurar em catálogos de fabricantes, verá que as lâmpadas compactas de pinos, que dependem de um reator externo (muito maior e mais caro), tem um tempo de vida útil e fluxo luminoso muito maiores do que estas lâmpadas convencionais de rosca!!

T+

Bom, os reatores são de tamanhos diferentes, não achei que isso poderia influênciar (considerando que para mim a grande questão era o fluxo luminoso) :mellow:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Marcos_BH,

só por curiosidade: você mediu o brilho visualmente ou utilizou um luxímetro ?

Em elétrica conta muito a qualidade da peça e/ou material. Por trás da qualidade estão os bons fabricantes. Qquer coisa que tenha uma qualidade superior é mais cara. E em elétrica sempre foi assim.

O que quero dizer é que se comparar um produto de 1ª linha com um de 2ª linha alguma diferença irá aparecer.

Mas é muito bom realizar estes testes.

Inclusive, se não se importar, me mande por mp o nome dos fabricantes.

Abç

Triumvirat

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como postar os modelos das lâmpadas e os fabricantes?

Marca 1 = Golden 20w

Marca 2 = Osram 20w modelo duluxstar

Marca 3 = Ourolux 20w

Olá Marcos_BH,

só por curiosidade: você mediu o brilho visualmente ou utilizou um luxímetro ?

Em elétrica conta muito a qualidade da peça e/ou material. Por trás da qualidade estão os bons fabricantes. Qquer coisa que tenha uma qualidade superior é mais cara. E em elétrica sempre foi assim.

O que quero dizer é que se comparar um produto de 1ª linha com um de 2ª linha alguma diferença irá aparecer.

Mas é muito bom realizar estes testes.

Inclusive, se não se importar, me mande por mp o nome dos fabricantes.

Abç

Triumvirat

Como foi um teste amador, fiz no "olhometro" mesmo.

Mas era visualmente muito diferente.

Postei o nome das fabricantes, é um teste caseiro, não há problema em citar as empresas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, eu ia fazer um comentário mas agora que escreveu os nomes não dá.

Porque não adiciona + algum de 1ª linha ? parece que está faltando um...

Sem nomes mesmo porque não ganho nada prá isso...

Não tenho as especificações técnicas da Philips porque era a que estava no meu quarto, mas também testei e foi mediano, a primeira que testei ainda foi a melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como foi um teste amador, fiz no "olhometro" mesmo.

Mas era visualmente muito diferente.

Postei o nome das fabricantes, é um teste caseiro, não há problema em citar as empresas.

Dessas aí a melhor é a Osram sem dúvida! Osram e Philips tem fábrica própria, são as melhors vendidas no Brasil... as outras são de importadores.

Esta ourolux é a mais tinhosa!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que acha que a ourolux tem as melhores especificações? Apenas porque apresenta uma eficiência maior do que as outras? Papel aceita tudo!!!

Existem laboratórios não acreditados pelo INMETRO que participam do PROCEL!! Dá para acreditar?? Só no Brasil mesmo!! ...Lâmpadas que funcionam pior do que um candeeiro estão circulando por aíl!! ...Certificadas por laboratórios precários sem capacidade técnica!!

Existem algumas outras boas também, a própria Goldem, Taschibra , Silvania... possuem modelos bons. Mas, para mim, garantia de lâmpada boa é Philips e Osram!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Leonardo tem razão. Osram e Philips tem nome. A Philips então nem se fala...

O próprio I2C que a gente utiliza vem deles. E a lâmpada tem garantia de 1 ano.

Mas o fato daquela 1ª brilhar mais não quer dizer tudo. Será que a vida útil não está comprometida ?

E o consumo, independente das especificações ?

Se tiver a mesma vida útil, consumo igual e "brilhar" mais, beleza...

Ela é o cara...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por que acha que a ourolux tem as melhores especificações? Apenas porque apresenta uma eficiência maior do que as outras? Papel aceita tudo!!!

Existem laboratórios não acreditados pelo INMETRO que participam do PROCEL!! Dá para acreditar?? Só no Brasil mesmo!! ...Lâmpadas que funcionam pior do que um candeeiro estão circulando por aíl!! ...Certificadas por laboratórios precários sem capacidade técnica!!

Existem algumas outras boas também, a própria Goldem, Taschibra , Silvania... possuem modelos bons. Mas, para mim, garantia de lâmpada boa é Philips e Osram!!

Sério? O.O

Mas tipo, para importar elas tem que passar pelo INMETRO, certo?

Muito estranho isso, eu jurava que se tão aprovado com selo Procel era porque as informações são verdadeiras e provadas em laboratório. Brasil é um país muito estranho

O Leonardo tem razão. Osram e Philips tem nome. A Philips então nem se fala...

O próprio I2C que a gente utiliza vem deles. E a lâmpada tem garantia de 1 ano.

Mas o fato daquela 1ª brilhar mais não quer dizer tudo. Será que a vida útil não está comprometida ?

E o consumo, independente das especificações ?

Se tiver a mesma vida útil, consumo igual e "brilhar" mais, beleza...

Ela é o cara...

Isso é outra coisa interessante, essa Golden (a que brilhou mais, é a única com 2 anos de garantia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então é isso aí...

quando fizer minha próxima compra vou experimentar esta lâmpada. Se não corresponder às expectativas, foi só uma vez...

Cara, se o problema fosse só lâmpadas estava tudo bem...

O que está vindo de lixo daquele país que está infestando nosso comércio é de arrancar os cabelos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então é isso aí...

quando fizer minha próxima compra vou experimentar esta lâmpada. Se não corresponder às expectativas, foi só uma vez...

Cara, se o problema fosse só lâmpadas estava tudo bem...

O que está vindo de lixo daquele país que está infestando nosso comércio é de arrancar os cabelos...

Estile lá a trabalho no ano passado, existem muitas coisas de qualidade naquele país. O grande problema são as empresas brasileiras que querem as coisas MAIS baratas que existem lá, e aí sim, é tudo lixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade Marcos,

comprei uma bolsa de pendurar nas costas bonita prá caramba. Bem acabada, pensei que fosse nacional. quando fui olhar achei a etiqueta do lugar.

Realmente, nós próprios contaminamos a nós mesmos...

Um grande abç

Já me voi...

Triumvirat

Obs. A propósito, estou com um tópico que já foi para a 3ª pg.

Problema com a leitura/escrita do Ds1307. Se alguém se habilitar, tks. (cristal de lá)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sério? O.O

Mas tipo, para importar elas tem que passar pelo INMETRO, certo?

Alguns laboratórios são acreditados pelo INMETRO são sérios, passam por auditoria... outros não!! Mas ambos podem colocar aquele selinho lá na lâmpada!!

...Isso para a certificação de lâmpadas! O mesmo não ocorre com outros produtos!

Também não é raro encontrar produtos com selo do INMETRO que sequer passaram perto de um laboratório! Alguns são apreendidos... Muitos estão sendo vendidos!

Muito estranho isso, eu jurava que se tão aprovado com selo Procel era porque as informações são verdadeiras e provadas em laboratório. Brasil é um país muito estranho

Como você mesmo disse... Nunca se esqueça do pais em que você mora! ...Um pais que ainda esta engatinhando, aos poucos chega lá...

Mesmo o produto sendo aprovado em laboratórios acreditados não da para confiar cegamente no que as etiquetas dizem, muitas vezes eles não declaram o valor real, mas um valor que garante a conformidade do produto... A "culpa" disso as vezes é da própria norma.

Um exemplo, chutando valores hipotéticos, apenas para fins de entendimento:

Vamos supor que a norma geral de eletrodomésticos diz que equipamentos operados a motor, com potência nominal de até 120W, não devem exceder, em uso normal, mais do que 10% da potência nominal declarada. Ou seja, o equipamento não deve consumir mais do que 132W.

Para não correr o risco de tomar uma "não conformidade", o fabricante declara uma potência de 150W, sendo que o aparelho consome 120W. A potência do aparelho em regime de operação normal é 80% da potência declarada na etiqueta. ...As vezes esta diferença é maior!

Para o consumidor comum a potência do aparelho pouco importa... Não vai afetar em nada! O máximo que pode acontecer é a surpresa da conta de energia ser menor do que o esperado...

Mas este é apenas um exemplo hipotético! ...Existem outros casos, outros fatores!

Algumas normas abrem margem para mais de um tipo de interpretação, as vezes por serem mal escritas, confusas... outras vezes por serem uma tradução PORCA feita pela ABNT das normas IEC.

Já me alonguei de mais! Resumindo... acredite nas etiquetas sempre com um pé atrás e opte por produtos de qualidade, com boa reputação no mercado!!

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...