Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Por que o desempenho no F@H é tão diferente entre placas NVIDIA e ATI?


wadsonleite

Posts recomendados

  • Membro VIP
eita.. porque as placas da nvidia processam melhor que as ATI?

Porque o código usado nos clientes GPU anteriores (Brook) se dava muito melhor com a arquitetura das NVIDIA e o pessoal do F@H não quis reescrever ou modificar algumas coisas pra melhorar o desempenho com as ATI.

Isso deve mudar agora com o uso do OpenCL no GPU3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É uma linguagem de programaçao, o qual o foco é o processamento na gpgpu ;)

General Puporse Graphical Processor Unit

Unidade de Processamento Gráfico de Uso Geral.

a grosso modo é uma linguagem que aproveita o poder bruto da gpu (placa de vídeo) em cálculo e o faz de forma mais rápida e eficiente que a cpu (processador), já que os conceitos são distintos. Uma Cpu faria tudo de forma lenta, uma gpu faz uma coisa de forma rápida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

mas porque a cpu é mais lenta que a vga?

não deveria ser o contrário?

porque eu vou comprar uma VGA, mas estou vendo que uma gtx550 custa o mesmo que uma HD6850.

mas ao que me parece a HD6850 é melhor para jogos que a gtx550, embora a gtx seja melhor pra foldar que a HD6850...

estou correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mas porque a cpu é mais lenta que a vga?

não deveria ser o contrário?

porque eu vou comprar uma VGA, mas estou vendo que uma gtx550 custa o mesmo que uma HD6850.

mas ao que me parece a HD6850 é melhor para jogos que a gtx550, embora a gtx seja melhor pra foldar que a HD6850...

estou correto?

Wadson, não posso dizer se a GTX550 é melhor para jogos ou não.. Nem sei o preço dessas placas.. Mas independente disso tudo, ATUALMENTE, as nVidias dão banho nas ATIs.. Pode ser que com o cliente v7 oficial o cenário mude, mas acho pouco provável.. Acho que uma GTX 550 te gera uns 10 ~ 12K PPD, dependendo do overclock que fizer.... ;)
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
mas porque a cpu é mais lenta que a vga?

não deveria ser o contrário?

porque eu vou comprar uma VGA, mas estou vendo que uma gtx550 custa o mesmo que uma HD6850.

mas ao que me parece a HD6850 é melhor para jogos que a gtx550, embora a gtx seja melhor pra foldar que a HD6850...

estou correto?

Qual vga é melhor para jogos nao sei, mas a GTX 550 ti veio para substituir a GTS 450, que é inferior a GTX 460. Quanto a HD 6850 nao sei com o que compete. Para folding a estrela é a GTX 460 e uma alternativa barata é GTS 450.

Porque a vga é mais rápida que a cpu? Porque ela se dedica a um trabalho específico, enquanto a cpu a todo tipo de trabalho.

Antigamente as vgas serviam apenas para mostrar imagem na tela e o processamento dos jogos ficava a cargo da cpu. Com o tempo, passaram a liberar a cpu para outras tarefas e jogar parte dos cálculos na vga, acelerando o processamento e o jogo consequentemente.

Com o passar do tempo, os programas forma se aproveitando do desenvolvimento disso e passaram a usar tanto cpu quanto vga, como é o caso do Photoshop CS4 que usa aceleraçao gráfica, o Flash 10.X também o faz.

A grosso modo seria comparar uma moto de corrida com um caminhao. Na moto voce pode levar pouca coisa, mas ela é especializada em correr, se voce usar ela para fazer um serviço de moto boy, vai ser bem mais eficiente do que o caminhao para fazer o mesmo serviço, embora ela possa levar mais coisas, vai ser mais lento para fazer as entregas.

Entendeu? A cpu sozinha da conta de processar um jogo inteiro, mas o fará lentamente devido as finalidades.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Além de tudo que já foi falado a Nvidia desenvolveu uma linguagem para programação GPGPU chamada CUDA, com esse recurso facilitou muito gerar aplicativos que consigam extrair mais das GPU's.

A Nvidia desde o chipset G80 (serie 8000) tem uma GPU voltado não apenas a gráficos mas também a aplicações GPGPU.

A ATI estava mais focada em gráficos, agora ela está investindo no OpenCL, mas por enquanto ainda não colheu os frutos.

Digamos que a Nvidia saiu na frente e continua na frente, mas a ATI fez um bom desenvolvimento desde a séria 4000, mas como a distância é muito grande ela ainda não apareceu no retrovisor da Nvidia :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O assunto foi estão bom que virou um tema? Show de bola time :joia:

Voltando ao grao.

Pelo fato dessas linguagens de programaçao, técnicas, etc, é possível usar o folding na sua vga. Infelizmente limitado a ATI e NVIDIA DX10 e superiores, exatamente pela falta de suporte das séries anteriores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É um assunto interessante e creio que outros poderão ter a mesma dúvida. ;)

Sobre ser possível só nas DX10, parcialmente verdade e não é só software. O Cliente GPU1 rodava nas Radeon X1900 (talvez nas X1800 e algumas X1600, não sei).

Na mudança DX 9.0c -> DX 10, mudou-se o hardware dos chips, antes eles tinham unidades "fixas" de processamento, os Pipelines e passou-se a uma unidade genérica, os Stream Processors (o pipeline ainda existe..), e aí se prometeu uma revolução em termos de processamento gráfico e GPGPU, coisa que ainda estamos esperando acontecer 4 anos depois.

Pegando o gancho do que o Fernando disse, hoje em dia é mais fácil e também[em existe mais interesse doa fabricantes de computadores e de alguns programas em aproveitar todo este potencial das disco rígido, por isso mais coisas estão acontecendo, e pode apostar que elas vão começar a ser cada vez mais corriqueiras com a introdução das APUs (Unidade de Processamento Acelerado, um nome bonito pra um processador que já vem com o chip gráfico grudado nas costas) ainda este ano. ;)

Ah, eu não sou programador e não entendo muito do assunto, só sei o básico e como está tarde presumo que o que eu disse acima ficou duro de ler, desculpem qualquer coisa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wadson desde a Radeon 3870 eu estou esperando um bom rendimento no cliente ATI e até agora isso não aconteceu.

No cliente V7 houve uma melhora muito grande, mas veja quanto tempo passou.

Portanto não tem como dar um prazo de quando as ATI's terão o mesmo rendimento das Nvidias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
então, se eu continuar com minha HD4850 e depois pegar uma HD6850, em breve poderei foldar com boa produção na VGA ou isso vai demorar muito? essa evolução do opencl pra poder foldar bem com as VGAs ATI

O fernando está certo, mas quem sabe agora vai já que desta vez estão trabalhando no código pras ATI e não acochambrando o programa. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wadson, pega uma GTX460 mesmo, pode ser usada, já vai rodar quase todos os jogos no máximo com overclock mole, não compensa gastar dinheiro em placas novas pra jogar, pega usada mesmo esses hardwares são muito duráveis (tirando a minha HD5770 que morreu, rss) e ainda usará no folding.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tá... mas se eu pegar, vou pegar a gtx 550 porque é o mesmo preço da ati que quero comprar...

o meu foco é jogos nos fins de semana e durante a semana F@H

porque aí pontuamos bem durante a semana e menos no fim de semana...

e se eu pegar uma placa com 2 slots pci-e? posso ter uma placa Nvidia e uma ATI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, não complica, rsss pega logo duas Nvidia então, quando for jogar usa as duas em SLI e quando não for deixa as duas no folding, eu dei adeus a AMD por enquanto, e olha que eu gostava da performance, mas depois de experimentar a Nvidia nos overs e no folding to com 6 delas aqui, fora as do latifúndio que são mais 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
eita!!!!

que maravilha.... vou pegar então a gtx 550.. o que me diz?

e eu só perguntei sobre usar ATI com Nvidia porque eu já tenho uma ATI

mas relax.. hoje pego o processador...

só vai ficar faltando a mobo e a vga

chegou, samba?

Só uma coisa, a GTX 460 768MB já é superior à GTX 550 Ti... A GTX 460 1GB então...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...