Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID1 por software Windows 2003 Server


felipedolce

Posts recomendados

Pessoal, bom dia..

sou novo no WinServer e gostaria da atenção de vocês

pra retirar minha dúvida, pois bem..

tenho um servidor rodando na empresa com o Win 2003 server instalado, e gostaria de utilizar raid1 via software para o sistema, minha dúvida é de como fazer isso..

Vi um video que mostra como fazer raid1 mas em 2hds com o sistema instalado em um outro, é possivel fazer isso com o sistema já instalado no hd?

Obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RAID1 via software não tem sentido.

RAID é um conceito aplicado a Hardware, tanto que os primeiros servidores tinham placas dedicadas. voce precisa de uma placa mãe que tenha o recurso ou então comprar uma placa que tenha o recurso ( tipo ADAPTEC ou similar).

voce precisa também 2 HD's identicos de preferência ou similares em capacidade e velocidade. HD's diferentes vão sempre limitar a capacidade pelo menor.

Quanto à questão de implementar sem mexer no HD creio não ser possível ( pelo menos no meu conhecimento ) Teria que fazer um BACKUP geral e depois de implementado o RAID fazer a restauração do sistema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RAID1 via software não tem sentido.

RAID é um conceito aplicado a Hardware, tanto que os primeiros servidores tinham placas dedicadas. voce precisa de uma placa mãe que tenha o recurso ou então comprar uma placa que tenha o recurso ( tipo ADAPTEC ou similar).

voce precisa também 2 HD's identicos de preferência ou similares em capacidade e velocidade. HD's diferentes vão sempre limitar a capacidade pelo menor.

Quanto à questão de implementar sem mexer no HD creio não ser possível ( pelo menos no meu conhecimento ) Teria que fazer um BACKUP geral e depois de implementado o RAID fazer a restauração do sistema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

entendí a solução empregada.Porém pondero que a solução RAID 1 verdadeira é uma solução que une performance e segurança. O custo é baixo pelo resultado:

http://www.hardleste.com.br/produto.php?id=325.

Lí alguns artigos de implementação de RAID 1:

http://www.caioholiveira.com.br/2010/05/

Minha sugestão é a compra de uma placa dessas e pode ser feito um teste em um PC comum, fazendo a restauração de um backup completo. ( aproveite para testar as condições de segurança da empresa, pois essa pode ser uma necessidade no futuro: fazer a recuperação rápida das condições de operação do servidor da empresa).

Operacionalmente é a melhor solução no meu ponto de vista: desempenho e segurança dos dados, por um preço baixo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

O ideal realmente é fazer via hardware, mas para o caso do servidor não possuir esse suporte você deverá fazer via software realmente. No link abaixo você pode ver um exemplo de como implementar Raid 1 via software.

http://www.esseconhece.com.br/sistemas-operacionais/windows-server/raid-1-via-software-no-windows-server-2003/

Espero ter ajudado, até mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedra, muito obrigado mas minha intenção é criar uma imagem identica ao servidor para caso tenha problemas em um dos HDS, pois bem..

vamos explicar;

Possuo 2Hds identicos de 500gb, antes o servidor já possuia o sistema raid1 via software, ele por sua vez gravava a imagem identica ao sistema em um dos hd, e o outro rodava o sistema na empresa..

aconteceu que o sistema teve um problema e assim teve que ser formatado,

para formata-lo eu retirei 1 dos hds para ficar com o backup dos dados e o outro eu formatei normalmente utilizando o cd do win 2003 server, minha dúvida agora é a seguinte;

Por antes os hds estarem configurados como raid1, se eu plugar os 2hds nas suas respectivas entradas sata's (a placa não disponibiliza o sistema raid) ele pode por sua vez criar uma imagem no hd secundario do sistema que já instalei em um dos hds?

é impossivel pois 1 dos hds foi modificado (instalado o sistema novamente) então posso usar os dois hds e transferir os dados de um hd para o outro?

Levando isso um pouco mais adiante, é possivel fazer esse mesmo sistema (Raid1) funcionar novamente com o sistema já instalado em um dos hds?

Se não, como fazer esse sistema funcionar sem instalar primeiro o sistema em um dos hds?

Obrigado mais uma vez e desculpe a 'enrolação'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...