Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligar fans "até 2A" com +5 e -3, -5 e 3V ou +12 e +5. inconveniente?


ilkyest

Posts recomendados

  • Membro VIP

povo, queria aumentar um pouco a rotação de meus fans (6 de 12') enquanto não monto meu pwm. Tem algum inconveniente em usar uma destas configs, ou qual seria a melhor?

a fonte é uma corsair VX550W. Só não sei quem dá -3, 3 e -5 e 5V (na verdade só sei 12, 0 e 5)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

putz. mais direto impossível. Achei poder usar isso, em vez de 12V enquanto não monto meu pwm.

crédo, até doeu essa

Tenho um circuito com o tip42, mas quero um pwm por causa do torque em baixas rotações. baixei muitos, mas os pcbs estão me dizendo que estão antigos, e tenho algumas dúvidas. Estou procurando outros, mas acho esquemas apenas, sem pcbs, e que, eu desenhando com pouca experiência, ficam maiores que os esquemas.....

estou procurando ainda, mas acho que vou voltar pro meu tip42 e potenciometro de 1k

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

pois é cara. estou procurando por aqui, mas não sei se sô besta o suficiente,mas não encontro. na verdade quero esquemas para poder usara em correntes maiores, mas por enquanto fans.

mas, tópicos que posto são excluídos por existir. mas não encontro eles, e no más, como diz o gaúcho, todos que busco, com 2 ou tres respostas, são inúteis ou as imagens caem na nova "ideologia" daquele site de não mostrar imagens (imageschak)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

tá. valeu luiz, porém, o que eu tenho são um monte de tip, e um timer 555.

na verdade, para esse seu circuito eu tenho um substituto que seria o lm350, bastaria ver a pinagem dele, e te agradeço por isso e está favoritado, com certeza, mas.... eu ainda busco pelo outro porque, num futuro, vou usar o mesmo circuito para alimentar um motor de limpador de parabrisa (90~120V DC) e por isso quero algo "a longo prazo"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode usar o LM350 sem problemas a pinagem dele é a mesma. Ele suporta 3A.

Tenho um circuito montado aqui parecido com que o MatheusLPS passou, apenas com algumas modificações, aqui uso o TIP122.

Vale lembar que por causa da frequência da modulação, vai ter um ruido vindo do fan em baixa rotação, já que fans são brushless e usam um pequeno circuito de efeito hall. Em motores escovados não se tem este problema.

Até...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Veja este esquema do Faller com um LM317, um C.I. regulador de tensão linear de 1,5A:

fancontrolerlineardesen.jpg

Não tem segredo para montar, pode ser numa placa de protótipo de ilha, como esta.

Boa sorte.

tenho lido sobre o tal ruído, e vi que o povo pos um capacitor em paralelo com o motor de 470micros. Acho que é isso. segundo alguns tópicos, diz ter atenuado, então vou tentar

no caso do limpador de para-brisas, acho que ele é escovado... então no problem.

vou ter de montar um pcb, to vendo. mas... vamso lá. eagle baixado já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...