Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é o mais rápido? PIC AVR ou FREESCALE?


lks757

Posts recomendados

Boa noite,

Esse é o meu primeiro post, desculpem se esta no lugar errado e tb não achei na pesquisa....

então é o seguinte.... ja revirei a internet e nao acho a resposta...

QUAL É O MAIS rápido DOS uC?? PIC, AVR OU FREESCALE??

Pois estou montando uma injeçao eletronica e queria o maximo de desempenho do uC que vou usar.

Ja mexo com PIC, programo em basic.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O correto é voce escolher a velocidade pela aplicação,ou voce estará gastando dinheiro e consumo desnecessário.

Por exemplo,podemos piscar um Led ou controlar um LCD com um processador I7 ou usar um PIC 16F628.

Não creio que para a sua aplicação voce precise de muitos 'MIPS'.

Um ATTiny2313 roda a 20 MIPS e tem 20 pinos (15 IO)a um custo médio de R$ 7,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O correto é voce escolher a velocidade pela aplicação,ou voce estará gastando dinheiro e consumo desnecessário.

Por exemplo,podemos piscar um Led ou controlar um LCD com um processador I7 ou usar um PIC 16F628.

Não creio que para a sua aplicação voce precise de muitos 'MIPS'.

Um ATTiny2313 roda a 20 MIPS e tem 20 pinos (15 IO)a um custo médio de R$ 7,00.

então vtrx, eu realmente ja estava pensando em usar o AVR, porém, nao sei se você conhece o injeçao megasquirt, ela usa um freescale (se nao me engano um hc908gp32), e eu gostaria de saber o porque de ser um freescale.. ele é mais rápido com calculos? na velocidade de processamento?....

Como eu ja comentei eu mexo com PIC, e gostaria de começar a mexer com AVR tb....

Qual seria um bom gravador para eu montar para gravar os avr?

valeu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse megasquirt é bem simples, ele deve ter usado Freescale por estar mais familiarizado com ele e não pela velocidade. Tem fabricante nacional, usando ainda o 8051 :P

Um microcontrolador RISC sempre vai ser mais rápido, pois o tempo de processamento da instrução é menor, já que a instrução e o dado são carregados juntos, enquanto que em von neumann isto leva alguns ciclos de máquina. No antigo 8051 eram 11 ciclos enquanto que no PIC16f84 são 4, para efeito de comparação.

Se você pretende criar uma injeção eletrônica mais elaborada que o megasquirt sugiro os DSPIC, enquanto que outros microcontroladores levam centenas de ciclos de máquina, para fazer uma multiplicação, no DSPIC é feito em alguns. ;)

então vtrx, eu realmente ja estava pensando em usar o AVR, porém, nao sei se você conhece o injeçao megasquirt, ela usa um freescale (se nao me engano um hc908gp32), e eu gostaria de saber o porque de ser um freescale.. ele é mais rápido com calculos? na velocidade de processamento?....

Como eu ja comentei eu mexo com PIC, e gostaria de começar a mexer com AVR tb....

Qual seria um bom gravador para eu montar para gravar os avr?

valeu....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse megasquirt é bem simples, ele deve ter usado Freescale por estar mais familiarizado com ele e não pela velocidade. Tem fabricante nacional, usando ainda o 8051 :P

Um microcontrolador RISC sempre vai ser mais rápido, pois o tempo de processamento da instrução é menor, já que a instrução e o dado são carregados juntos, enquanto que em von neumann isto leva alguns ciclos de máquina. No antigo 8051 eram 11 ciclos enquanto que no PIC16f84 são 4, para efeito de comparação.

Se você pretende criar uma injeção eletrônica mais elaborada que o megasquirt sugiro os DSPIC, enquanto que outros microcontroladores levam centenas de ciclos de máquina, para fazer uma multiplicação, no DSPIC é feito em alguns. ;)

E pra eu começar a mexer com o DSpic... como eu começo? voce sabe de algum material pra eu começar?

Eu ja sabendo mexer com pic facilita um pouco??

valeu!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os Pics 32bits não seriam mais rápidos que os DsPIC?

Eles tem 32 bits e 80Mips contra 16bits e 40Mips do DsPIC.

Abraços!

Mas para operações como multiplicação, divisão, filtros IR e FIR, o DSPIC leva vantagem, não se esqueça que ele tem similiaridades com um DSP ;)

Olá senhores!!!!

É possível fazer um computador de bordo com um pic 18f4550?

_medir consumo em quilômetros por litro;

_medir consumo instantâneo;

_distância percorrida, etc;

Preciso de matéria a respeito!

Agradeço!!

Pode sim, sem problema algum, pode ainda usar a interface USB do PIC18F4550 para atualização e passar logs destas medidas a um PC, por exemplo. Se pretende só medir estes dados, pode usar um PIC mais barato como o PIC16F628.

É so definir os sensores e programar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...