Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fusível no primário, dúvidas.


Antonio 45

Posts recomendados

Olá.

Sou novo por aqui, essa é a minha primeira postagem e já com medo de levar uma bronca, por infrigir alguma regra do fórum. Iniciante sofre!!! hehehe.

Bem, tenho uma dúvida sobre os fusiveis usado em fontes lineares.

Veja que temos fontes e até mesmo de equipamentos, como por exemplo os receptores de parabólica, cuja tensão no secundario é de 18V x 1A. Usam reguladores tipo 7812,7805 e por ai vai. O detalhe que o fusivel que está no primario é quase sempre de 0,5A, isso quando não é menor.

Qual a mágica? o secundario do tranfo é quem fornece mais correntes em relação ao primario?

Gostaria de uma explicação detalhada, caso alguém souber me passar essa informação, até com teorias do porque isso ocorre.

Grande Abraço A todos e bom final de semana.

att

Antonio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso tudo tem a ver com o transformador e a conservação de energia..

Veja só. Imaginemos que o secundário do transformador da fonte de algum equipamento é de 18 Volts x 1 Ampere como você falou..

A potência ai disponibilizada é de 18V x 1 A = 18 Watts..

A eficiência de um transformador gira em torno dos 95% ou mais...

Desse modo a potência exigida no primário desse transformador para poder entregar esses 18 Watts no secundário será de 18 Watts / 0,95 = 18,95 Watts, digamos 19 Watts, sendo que 18 Watts serão entregues a carga e 1 Watt se dissipará em sua maior parte sob a forma de calor (por isso um transformador aquece).

Agora poderemos calcular a corrente de entrada, do primário sabendo da potência (19 Watts) e da tensão de entrada, digamos de 110 Volts..

A corrente será 19 / 110 = 0,173 Amperes ou 173 mA..

Usualmente se coloca fusível com capacidade 30% superior a maior corrente, ou seja, 173 x 1,3 = 225 mA.

Como 225 mA não é um valor usual, se coloca ai um fusível de 250 mA, ou de 300 mA..

Não tem milagre nenhum e sim a conservação de energia... A energfia entregue no secundário (18 Watts ) será tomada no primário (com um adicional em função de que a eficiência não alcança 100%)

Só que no primário a tensão de alimentação é maior e por isso a corrente, para a mesma potência, é menor..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Olá.

Sou novo por aqui, essa é a minha primeira postagem e já com medo de levar uma bronca, por infrigir alguma regra do fórum. Iniciante sofre!!! hehehe.

Bem, tenho uma dúvida sobre os fusiveis usado em fontes lineares.

Veja que temos fontes e até mesmo de equipamentos, como por exemplo os receptores de parabólica, cuja tensão no secundario é de 18V x 1A. Usam reguladores tipo 7812,7805 e por ai vai. O detalhe que o fusivel que está no primario é quase sempre de 0,5A, isso quando não é menor.

Qual a mágica? o secundario do tranfo é quem fornece mais correntes em relação ao primario?

Gostaria de uma explicação detalhada, caso alguém souber me passar essa informação, até com teorias do porque isso ocorre.

Grande Abraço A todos e bom final de semana.

att

Antonio.

Caro Antônio, seja bem vindo!

Quanto às suas dúvidas técnicas, o faller já detonou de primeira, dispensando outros comentários......

Quanto à questão do "medo", "broncas", etc, não necessita se preocupar com isso, bastando para tanto, acessar os links com as regras, que mostro logo abaixo:

Sugiro a leitura dos links abaixo, com orientações que lhe auxiliarão no momento em que for postar suas mensagens:

Regras Gerais do Fórum

Veja como ser bem recebido aqui no fórum

Instruções de como abrir um tópico (postar suas dúvidas) no Fórum

Segue também o link para pesquisa:

Pesquisa

Leia também as regras locais na íntegra no link abaixo:

Regras Locais.

Melhor dar uma repassada agora e evitar perder tempo com tópicos bloqueados, apagados, etc.....pronto.....tá ai o remédio contra o medo!:D

Seja muito bem vindo a esta comunidade e obrigado pela sua participação.

Atenciosamente,

Meiraneto

Moderador Global

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Faller, muita boa sua explicação e foi perfeitamente entendida.

Bem, eu citei como exemplo um trafo de 18V x1 com 2 fios apenas no secundário.

E no caso de um trafo 18 +18V x1A com 3 fios no secundário, sendo o CT aterrado?

Também poderia abusar um pouco mais, citar outro exemplo 18+18 x1A com 4 fios no secundario, formando duas bobinas separadas, cuja ligações poderia ser em pontes de diodo separadas?

Abraço, bom inicio de semana a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quando tens 18 + 18 com CT aterrado e diodo em cada uma das pontas, um diodo opera por vez e desse modo a potência ainda continua sendo 18V x 1A = 18 Watts

Quando tens dois enrolamentos de secundário independentes e cada um deles com 18V x 1 A, a potência de secundário seria de 2 x 18V x 1A = 36 Watts

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...