Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Discussão sobre Mercado GPU - AMD, NVIDIA & Foundries


Posts recomendados

Ceg,

Eu já estava até interpretando que a situação se normalizou por si mesma, voltando às postagens normais de notícias. Agora, se houver necessidade de algo mais severo, pessoalmente acho que basta eliminar as mensagens mais afetadas e que resultaram no tom desagradável observado. Não chega a necessitar fechar o tópico, acho.

Claro, esta mensagem também deverá ser apagada. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei a mesma coisa. Só não postei mais notícias aqui nesse tópico específico porque a história toda que tá rolando agora é a da Elpida, da ProMOS, da GF e tal e meio que ficou sendo discutido lá no "tópico irmão" no setor de CPU.

Sinceramente, por mim, isso é água passada. Ceg, se você fala "resolver isto" no sentido de "não haver rancor" entre os interlocutores, acredito que você não vai precisar se preocupar. Apagar as mensagens talvez fosse, inclusive, contraproducente. É apagar a história e eu não sou lá muito fã disso (opinião pessoal, embora seja uma alternativa).

O que quero dizer com isso é: se o problema está nas mensagens em si, se elas são consideradas ofensivas ou algo parecido, então acho que apagá-las é uma boa alternativa (como o johannes sugeriu); se o problema é o receio de alguma "hostilidade" entre os membros, então acho que esse problema ou não existe ou apagá-las simplesmente não resolve isso.

No final vai ficar na confiança de que os membros, cientes de que a Administração não coaduna com esse comportamento, não irão repetir isso. Eu sinceramente acredito que apagar mensagem é, nesse sentido, contraproducente.

----

GF compra o restante da participação da AMD sobre ela. Agora é completamente independente. lol

http://www.anandtech.com/show/5627/globalfoundries-granted-independence-acquires-remaining-stake-from-amd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, a compra das ações remanescentes da GF que a AMD tinha é algo bem mais complexo do que parece à primeira vista.

A GF e a AMD tinham um acordo de exclusividade para a fabricação de APUs em 28nm. Com a renovação do acordo essa cláusula vai pro beleléu, mas em contrapartida a AMD vai pagar à GF $425M! Na realidade, no fringir dos ovos a AMD vai ter gastos de $703M!!!

Contudo, acho que a matéria não trouxe os dados referentes à COMPRA das ações (pela ATIC) em si, então no final não fica só prejuízo para a AMD, claro. Mas é algo no mínimo curioso.

http://semimd.com/blog/2012/03/04/amd-globalfoundries-amend-wafer-supply-deal/

EDIT: http://ir.amd.com/phoenix.zhtml?c=74093&p=irol-eventDetails&EventId=4727769 (tem um pdf lá)

Lembram do acordo de preço por good-die de 32nm do ano passado? Ele não existe mais e $430M que a AMD ainda tinha a pagar, como compensação, foi "dispensado". Contudo a AMD vai ter que pagar os tais $425M, então n muda lá muita coisa não. Talvez haja alguma economia ai que não foi mencionada (Esses $430M se referem apenas ao Q1?) mas eu n lembro direito de tudo então deve ficar para a próxima. xD

Os $278M restantes para os $703M são exatamente as ações que foram transferidas para a ATIC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/03/amd-vende-participacao-na-globalfoundries.html

Resumindo:

US$425M para cancelar o contrato de exclusivadade com a GF, e US$278M para despesas relacionadas à transferência das ações. E a GF perde o direito de produzir exclusivamente alguns chips da AMD.

@Sirroman, o primeiro link que você postou está incompleto, esse está correto:

http://semimd.com/blog/2012/03/04/amd-globalfoundries-amend-wafer-supply-deal/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita. xD

A AMD ainda tinha uma porcentagem das ações da GF, mas agora ela não tem mais nenhuma participação na GF. A AMD vai transferir para a ATIC todas as ações da GF que a AMD possuia, essas ações têm o valor total de $278M.

A AMD tinha um acordo de exclusividade com a GF para a fabricação de APUs em 28nm (mas n sei exatamente os termos, é claro), mas agora não existe mais isso.

Quando a AMD renegociou os preços em 2011, passando a pagar "por good-die" (chip sem defeito) ao invés de "por wafer", ela também acordou que se a GF alcançasse um nível de eficiência "X", em 2012 a AMD iria pagar mais trimestralmente como "ressarcimento" ou "bônus" ou alguma coisa assim. Agora esse pagamento, de $430M, não vai acontecer. Não tenho informação se a renegociação original incluia outras prestações (para o Q2/Q3/Q4 2012), mas a forma que está escrito no .pdf leva a entender que sim. Só sei que, se eles estavam previstos, também não vão acontecer.

A AMD vai pagar em suaves prestações $425M para a GF, por causa daquele contrato de exclusividade lá em cima.

Agora a AMD faz tudo "por wafer" com a GF.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em troca de miúdos, a AMD ejeta mais dindin na GF, torna-a mais forte ou compra a Elpida e ambos lucram, de contrapartida, se houver a necessidade de um Foundry ou mais pra dar conta das encomendas, a AMD pode livremente buscar lá fora, porém, o preço por chip fica competitivo, já que o Tutu é por biscoito.

Tô perdido ainda ou é por ai o raciocínio ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CEG, por mim tá beleza.

Em troca de miúdos, a AMD ejeta mais dindin na GF, torna-a mais forte ou compra a Elpida e ambos lucram, de contrapartida, se houver a necessidade de um Foundry ou mais pra dar conta das encomendas, a AMD pode livremente buscar lá fora, porém, o preço por chip fica competitivo, já que o Tutu é por biscoito.

Tô perdido ainda ou é por ai o raciocínio ?

Esse aporte de dinheiro para a GF deve ser fichinha para o cheat do petróleo, johny. Lembrando que a GF já tava prevendo $3B em investimentos para esse ano, um valor que ela já DIMINUIU com a previsão de desaceleração do mercado e de excesso de capacidade das foundries (antes era mais de $4B acho). Mas claro que esse dinheiro ajuda.

Para mim tá mais para um acordo de cavalheiros feito apressadamente. RR quer usar a TSMC para ontem e a ATIC quer fazer tudo sozinha mesmo (inclusive comprar as tais fábricas do japão/taiwan, se tiverem interesse nisso).

Resultado? ATIC (agora parte da Mudabala) dá um desconto de $5M em uma conta que a AMD já tinha, ganha as ações, e olha para o lado enquanto o RR corre todo feliz até a TSMC. E já que eles agora não tem mais ligação os preços ficam os de mercado mesmo.

Para chegar a isso eles podem até ter batido cabeça quanto a esse acordo de preço. Tipo "olha, se vocês querem que a gente só use vocês, queremos que esse acordo continue" > "nem vem, não vou dar desconto para vocês não, tenho que fazer um negócio aqui" > "então eu quero poder usar outra foundry" > "Nem vem, assinou vai ter que ficar com a gente mesmo" > etc, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ter que esperar para ver mais notícias sobre isso, mas pode até ser a razão para a nvidia ter desistido de lançar o GK100/110 nessa geração. Já está atrasado e ainda demorar um, dois meses a mais?

Pelo mesmo motivo a AMD cancelou o Krishna/Wichita (os APUs que eu tava mais interessado em ver nesse ano :"()

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espera aí, como assim ela para a produção que tá funcionando no meio do caminho????

Edição: Caraca, li a notícia mas não existe a mais remota sugestão do porque disso! *****, o processo tá bom, e parece que nem a nvidia consegue ganhar mais com a suspensão de produção da concorrente do que perde com ainda mais atrasos! Esse realmente é um mistério!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda sobre a possivel paralização da produção em 28nm da TSMC o ForumPCs trouxe um detalhe curioso a respeito dessa noticia

Alguns sites como o OBR Hardware observaram que as GPUs Pitcairn (Radeon HD 7800 Series), curiosamente, ao contrário das GPUs Cape Verde (Radeon HD 7700 Series) e Tahiti (Radeon HD 7900 Series) são fabricadas na China, e não em Taiwan, que é onde estão localizadas as fábricas da TSMC capazes de produzir chips a 28nm. A TSMC possui uma fábrica na China, chamada Fab10, mas ela fabrica chips a 130nm destinados à indústria automotiva, por isso havia algumas dúvidas sobre quem poderia ser o misterioso fabricante de chips AMD Pitcairn, e que motivos teriam feito a AMD recorrer a outro fabricante.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda sobre a possivel paralização da produção em 28nm da TSMC o ForumPCs trouxe um detalhe curioso a respeito dessa noticia

Parece que é bem menos interessante: http://forum.beyond3d.com/showpost.php?p=1626002&postcount=3079

Uma empresa chinesa (Amkor) fez o teste final do chip, por isso o produto final foi "feito na china". ^^'

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas.. Sirro e essa parada do cancelamento, é real ou não?

Só sei que a TSMC foi rápida para responder, dizendo que está "tudo bem". "Analistas" falaram que a TSMC está utilizando "95% da capacidade" e "fabricantes de equipamentos indicaram" que a TSMC está pedindo equipamentos e que deve terminar "as instalações" na metade desse ano.

http://www.digitimes.com/news/a20120307PD211.html

Eu estou esperando mais coisas sairem. Acho que se a gente for saber mesmo vai ser lááá para a frente, com os "sinais" que aparecem (por exemplo falta de inventório para a AMD/nvidia ou atraso no lançamento de algum produto ARM em 28nm).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gente, relaxa, saiu o novo iPad, quem liga pro resto ?

--

Isso aí deve estar rolando nas reuniões da AMD com o novo Don CEO falando: Told ya !

Depender de uma só empresa como nossa fornecedora é uma fria da peste !

Concordo com o que o Sirro disse ali, só vamos saber se isso é verdade se faltar produto, aí eles vão confirmar, ademais, continua um factóide da oposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

GF anuncia uma parceria para DFM (Design for Manufacturing) com a Mentor, o que deve melhorar os yields de seus clientes, já que irão fazer o design já com as técnicas de manufatura em mente.

http://semimd.com/blog/2012/03/08/globalfoundries-mentor-team-up-on-yield-front/

SOITEC afirma que ela faz uma parceria com ST e ST-Ericsson para continuar investindo no SOI e que FD-SOI vai aparecer em chips mobile, sendo bom/melhor nisso e aquilo.

http://cdn.eetimes.com/electronics-news/4237922/ST--ST-Ericsson-commit-to-SOI--says-Soitec

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os clientes estão reclamando de yields em 28nm, mas eles parecem decorrer de erro no DFM (mencionado no meu post anterior). Só deve piorar daqui para frente, mesmo que as foundries continuem com soluções planares. A demanda de 28nm está bem alta.

http://semimd.com/blog/2012/03/14/foundry-demand-up-but-vendors-struggle-at-28nm/

E notícias ainda mais interessantes, lembram que a gente devia esperar até o encontro que acontecer essa semana para saber os rumos das foundries (ou de uma boa tacada delas, ligadas à IBM)? Pois é:

Common Platform (IBM+GF+Samsung) se unifica em torno do EUV e planeja um centro específico para ele. Aparentemente o maior problema continua sendo a fonte de energia. A matéria também menciona os problemas que os interconnects estão causando durante cada shrink e como interconnects ópticos podem ser a saída (coisa que só a IBM consegue fazer, e em testes, pelo que me lembro).

No mesmo prédio vai funcionar também o "Global 450 Consortium for 450mm development".

http://semimd.com/blog/2012/03/14/common-platform-partners-readying-euv-center-of-excellence/

GF e Samsung batem o martelo: FinFETs em 14nm. GF deve testá-los em 2014, Samsung em torno disso. IBM tem na roadmap tanto FinFETs quanto FD-SOI (o que ela chama de Extremely Thin SOI - ET-SOI) para os mesmos 14nm.

http://semimd.com/blog/2012/03/14/globalfoundries-samsung-tip-finfet-migration-at-14nm/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, agora fica claro. IBM vai fazer SOI e FinFETs nos 14nm. Fala ainda que como tem tecnologia de RAM embutida, em SOI, vai ficar fácil avançar daí.

Assim fica claro que a IBM vai se desviar da GF e da Samsung. IBM tem uma parceria com a STMicroelectronics e a Leti em torno do FD-SOI.

No final o cara da IBM ainda afirma que no final vão reconhecer que SOI vai ter essencialmente o mesmo custo que bulk:

“SOI offers a couple of neat advantages, starting with the built-in etch stop. To create a fully depleted channel, we just need to deal with the incoming substrate and make sure it meets our specs. There is relatively little junction isolation compared with a bulk finFET, while in bulk you have to control the junction isolation. You don’t need well contacts. And anyone who does a cost analysis will conclude that the cost of isolation in bulk is comparable to the cost of the SOI wafer,” Patton said."

http://semimd.com/blog/2012/03/15/ibm-staying-on-soi-technology-for-14nm-finfets/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, agora fica claro. IBM vai fazer SOI e FinFETs nos 14nm. Fala ainda que como tem tecnologia de RAM embutida, em SOI, vai ficar fácil avançar daí.

Assim fica claro que a IBM vai se desviar da GF e da Samsung. IBM tem uma parceria com a STMicroelectronics e a Leti em torno do FD-SOI.

No final o cara da IBM ainda afirma que no final vão reconhecer que SOI vai ter essencialmente o mesmo custo que bulk:

http://semimd.com/blog/2012/03/15/ibm-staying-on-soi-technology-for-14nm-finfets/

Sobre a IBM defender o SOI nunca foi novidade né, afinal foi ela a primeira introduzir o SOI :D. Sobre os custos, o que é claro é que, o FD-SOI de fato aumenta em media o custo do Wafer entre 10 a 20%.

A Intel sempre foi resistente a usar o SOI alegando justamente isso, CUSTOS ^_^. E como os FinFets da Intel serão usados no tradicional CMOS, os custos não serão um problema aqui (pelo menos na teoria :lol: ).

Vamos ver comos os FinFets da Intel vai render.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...