Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Discussão sobre Mercado CPU/APU - AMD, INTEL, VIA, ARM & Foundries


Posts recomendados

Pagando a dívida de uma notícia que faz horas que deveria ter postado:

http://www.forbes.com/sites/jeanbaptiste/2012/11/19/intel-ceo-fall-signals-move-to-arm-closer-ties-with-apple/

E aí, que que vocês acham desse "candidato" e dessa "análise"? ;)

Faz sentido, mas o mercado ARM tem margens muito menores do que a Intel esta acostumada.

Por outro lado, tambem teria o volume suficiente para aumentar a utilização das fabricas da Intel, que esta caindo consideravelmente pelos ultimos rumores (tb por isso a Intel esta fazendo servico de foundry para umas start-ups. Só as fábricas vão ajudar bastante na falta de competitividade da intel nesse oceano ARM.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazia tempo que eu n trazia uma noticia, mas essa é interessante.

Renesas fez um programa de aposentadoria antecipada e não apenas 7.446 (!) funcionarios decidiram seguir o programa, a Renesas ainda quer demitir (!!!) outros 3.000.

Mas seguindo o analista, nem tudo é má notícia, uma série de empresas está se aproveitando para contratar esse pessoal, dentre elas a GF. O que ele confirmou é que 35 engenheiros estão sendo treinados e preparados para sair do japão e seguir para os Nova Iorque, supostamente até 200 outros seguiriam eles.

http://www.eetimes.com/electronics-news/4406946/Yoshida-in-Japan--Renesas-exodus-is-GloFo-s-gain

Sinceramente? vejo isso como uma boa notícia no geral, só gostaria que uma parte desse pessoal viesse para o Brasil =/ se o Eike tivesse interessado e fosse esperto ele podia tentar aproveitar, hein?

O ruim é que certamente no nosso caso a barreira seria BEM maior, não apenas linguistica mas cultural. =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não adianta o cara querer, este tipo de indústria precisa de uma penca de coisas pra dar certo, dentre elas, gente altamente especializada (que aqui, não deve ter) e com o embaraço que é a burocracia e os impostos, não compensa, aqui, pelo visto, só fábrica de carro ganha grana.

Sim, os governos deveriam se unir pra atrair este tipo de investimento, que afinal de contas, já não temos nada mesmo, se gerar um emprego já conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta o cara querer, este tipo de indústria precisa de uma penca de coisas pra dar certo, dentre elas, gente altamente especializada (que aqui, não deve ter) e com o embaraço que é a burocracia e os impostos, não compensa, aqui, pelo visto, só fábrica de carro ganha grana.

Sim, os governos deveriam se unir pra atrair este tipo de investimento, que afinal de contas, já não temos nada mesmo, se gerar um emprego já conta.

Exatamente, mas é isso mesmo que estou falando: como não tem gente especializada aqui, traz de fora. Se a própria GF está levando japoneses para os EUA dá para ver como a falta de gente especializada não é só aqui. A diferença é que aqui não tem ninguém (ou quase ninguém) então importar/exportar ganha uma importância ainda maior.

Eike criou com dinheiro do governo uma empresa de fabricação de chips, SIX Semicondutores, (não sei se o modelo vai ser de foundry "pure-play", mas acho que não, acho que nem a GF é "pure-play" mais se a gente parar para ver). Então TALVEZ fosse uma oportunidade para ele (e leia-se, para o Brasil também) assim como é uma oportunidade para a GF e outras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, sabe aquela piadinha do cheque boi? Aquele que tu olha e faz cara de desconfiado e "muuuuuuu" ?

Pois é, esse sou eui pra qualquer negócio envolvendo Eike Batista. Surgiu do nada, tem rios de dinheiro caindo no bolso dele, retornos baixos e ganhando coisas impossíveis (inclua aí as duas principais praias de Fernando de Noronha exclusivas pra Resorts... dele!).

Ademais, sim, é triste. Aquilo que a gente discutiu, enquanto o povo não entender que status não é carro, é dinheiro, é qualidade de vida, nada disso melhora.

No dia em que isso acontecer, que o povo entender isso, o geek fechado em casa no computador vai ter mais mulher que o marombado com carrão do pai. ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
No dia em que isso acontecer, que o povo entender isso, o geek fechado em casa no computador vai ter mais mulher que o marombado com carrão do pai. ;)

Bill Gates, Steve Jobs, Linus Torvalds e outros fazem isso, tem (ou tinha no caso do Jbos) mulheres e com certeza elas sao mais felizes do que as mulheres dos caras marombados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Eu também queria que só tivesse um negócio destes no Brasil..

EUV está a 90% de ser mais uma profecia sobre o fim do mundo.. jajá os caras vão estar usando o grafeno ou processadores quânticos comercialmente e ainda não teremos EUV sendo usado comercialmente.

Quanto aos computadores "quânticos" já estão disponíveis no mercado.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=computador-quantico-deixa-pc-poeira&id=010150130514

Agora processador de grafeno que eu saiba ainda só em lab.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quanto aos computadores "quânticos" já estão disponíveis no mercado.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=computador-quantico-deixa-pc-poeira&id=010150130514

Agora processador de grafeno que eu saiba ainda só em lab.

Olha, eu acompanho continuamente mais de um grande site de informática e nenhum deles noticiou isso nos últimos anos, então não acredito nisso aí. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto aos computadores "quânticos" já estão disponíveis no mercado.

http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=computador-quantico-deixa-pc-poeira&id=010150130514

Agora processador de grafeno que eu saiba ainda só em lab.

Interessante isso. Eu só li a primeira página e uns trechos das duas últimas, mas este artigo (abaixo) parece destrinchar a história. O Google e a Lockheed Martin compraram um D-Wave (U$ 10 milhões), e parece que o bicho está resolvendo problemas que os computadores normais sequer tem condições de formular:

http://www.scientificamerican.com/article.cfm?id=d-waves-quantum-computer-courts-controversy

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FORMULAR? Como assim, formular? O dia em que um computador formular uma questão vai ser o dia da singularidade!

Eu expliquei superficialmente. Me perdoe. Do que eu li, a programação de software desses computadores é diferente, supercomplicada, e os computadores atuais não são capazes de aceitar esse tipo de "formulação" de "pergunta". Ou seja, esses computadores estão resolvendo problemas que antes não podiam ser sequer "formulados" em computadores normais.

Depois eu vou ler o artigo inteiro, porque eu achei interessante.

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apple supostamente compra parte de uma FAB e ingressa na fabricação de chips:

http://9to5mac.com/2013/07/12/apple-reportedly-partners-into-chip-fab-to-bring-processor-manufacturing-in-house/

E pelo visto estou desatualizado, já que eu não sabia que a Apple tinha contratado a equipe de projetistas de GPUs da AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apple supostamente compra parte de uma FAB e ingressa na fabricação de chips:

http://9to5mac.com/2013/07/12/apple-reportedly-partners-into-chip-fab-to-bring-processor-manufacturing-in-house/

E pelo visto estou desatualizado, já que eu não sabia que a Apple tinha contratado a equipe de projetistas de GPUs da AMD.

Mas eles vão licenciar a tecnologia da GPU da AMD pra alguns segmentos? Ou vão usar as GPUs da AMD em alguns aparelhos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eles vão licenciar a tecnologia da GPU da AMD pra alguns segmentos? Ou vão usar as GPUs da AMD em alguns aparelhos?

Segundo o Charlie, boa parte da equipe que projetava GPUs na AMD pediu demissão e foi trabalhar para a Apple. Talvez a Apple pretenda projetar os próprios GPUs no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é ambicioso pra caramba... até mesmo pra Apple...

Mas pelo visto também tem notícias de que a Apple contratou ex-funcionários da AMD demitidos na última rodada de demissões. Se for esse o caso ao que o Charlie se refere aí não é nada demais e foi meio sensacionalismo mesmo.

Imagino que o suposto GPU da Apple seja para celulares e tablets e não compete com GCN ou Kepler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Confirmacao que a AMD esta vendendo chips para a Sony e a M$ ao invés de lincensiando?

I asked AMD for clarification, and they responded by stating, "Our target is 20% of revenue from semi-custom and embedded by Q4 ... but yes, both the Sony and Microsoft wins are for silicon sales and not licensing. Wii U is a licensing deal."

http://seekingalpha.com/article/1550212-amd-s-cheat-sheet-for-july-18th

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...