Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Discussão sobre Mercado CPU/APU - AMD, INTEL, VIA, ARM & Foundries


Posts recomendados

  • Membro VIP

´So uma duvida...essa nova tecnologia de chip que a AMD pretende lançar X86 e ARM, K12...isso é destinado a linha de Desktops ou é para celular esses tipo de aparelhos menores??? Eu li a matéria mas não entendi direito! :huh:

 

Meu pitaco e tablets e notebooks, com alguma coisa pros desktop, mas nao espere algo pra concorrer com os i7.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

´So uma duvida...essa nova tecnologia de chip que a AMD pretende lançar X86 e ARM, K12...isso é destinado a linha de Desktops ou é para celular esses tipo de aparelhos menores??? Eu li a matéria mas não entendi direito! :huh:

 

Vai levar um bom tempo até darem mais detalhes, por enquanto é mais especulação mesmo.

 

Como o novo chip x86 é destinado a substituir o Bulldozer então creio que ele será para notebooks, desktops e servidores. O grande problema do Bulldozer é o consumo de energia, o desempenho não é incrível mas por outro lado todo mundo está com dificuldade para aumentar o desempenho. Então acho que o foco da nova arquitetura x86 da AMD é reduzir o consumo mas mantendo um desempenho decente, sem necessariamente tentar bater a Intel em desempenho.

 

Já o chip ARM é mais interessante porque o comentário sobre "núcleos irmãos" dá a entender que esse não será o típico chip ARM pequeno e de baixo consumo, até porque já existem dúzias de outras empresas fazendo chips ARM pequenos e de baixo consumo, enquanto a AMD tem condições e razões para fazer um chip ARM bem mais potente (servidores).

 

E eu acho que o Jaguar está com os dias contados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu pitaco e tablets e notebooks, com alguma coisa pros desktop, mas nao espere algo pra concorrer com os i7.

 

Valeu pela dica Evandro só meio por fora de nome de chip, o tipo que usam então mesmo lendo a matéria as vezes é difícil entender...então talvez nada para competir com i7 <_< isso é ruim pois joga o preço dos CPU de alta performance da Intel la nas alturas...AMD precisa realmente de uma nova arquitetura focada em menor consumo e mais poder de núcleo de processamento, diminuir a frequência do CPU e aumentar o IPC alienando com uma VGA integrada por que é isso que a Intel entrega hoje para os seus consumidores...eu boto muito mais fé na plataforma FM2 da AMD do que na AM3+ mas os CPU da plataforma FM2 estão precisando de um gás de processamento pois a VGA integrada esta ótima...tomara que tenham uma grande renovação pois para competir com Skylake não sera moleza... B)

 

 

Vai levar um bom tempo até darem mais detalhes, por enquanto é mais especulação mesmo.

 

Como o novo chip x86 é destinado a substituir o Bulldozer então creio que ele será para notebooks, desktops e servidores. O grande problema do Bulldozer é o consumo de energia, o desempenho não é incrível mas por outro lado todo mundo está com dificuldade para aumentar o desempenho. Então acho que o foco da nova arquitetura x86 da AMD é reduzir o consumo mas mantendo um desempenho decente, sem necessariamente tentar bater a Intel em desempenho.

 

Já o chip ARM é mais interessante porque o comentário sobre "núcleos irmãos" dá a entender que esse não será o típico chip ARM pequeno e de baixo consumo, até porque já existem dúzias de outras empresas fazendo chips ARM pequenos e de baixo consumo, enquanto a AMD tem condições e razões para fazer um chip ARM bem mais potente (servidores).

 

E eu acho que o Jaguar está com os dias contados.

 

Opa camarada tomara que seja algo para substituir os Bulldozer e Vishera mesmo e substituir de uma vez por todas esse socket AM3+ para extinguir da face da terra esses Chip 760G que na minha opinião são um dos maiores vilões dessa geração de processadores da AMD...mais de 70% dos casos de baixo desempenho com os Bulldozer e Vishera esta relacionado com esses chip, placas mãe antigas que não da um suporte adequado a essa nova geração de CPU da AMD... :)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Keller parecia bem confiante e bateu bem na tecla da alta performance, e a cupula tambem foi clara quanto a nao entrar em celulares, então eles estão por fora. Tablet é um talvez. O foco é servidor, embarcados, semicustom.

 

Provavelmente o "K12 x86" deve ter consumo maior mas performance também maior enquanto o ARM pode ter um consumo bem menor e uma perfomance bastante competitiva (leia-se, a redução de consumo deve ser maior do que a diferença de performance), posso estar equivocado, mas me parece ser isso que o Keller falou no sentido de que o ARM pode ser mais "concentrado" e que os dois vão focar em faixas de mercado diferentes.

 

Client ("a gente") deve receber a versao x86, a versão ARM é improvável basicamente por causa do SW. Salvo para tablets e uns notebooks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa é que o problema da amd, na minha opinião, não girava tanto ao redor do processamento paralelo (que é onde smt x blocos faria diferença) mas no processamento single, (e eu realmente não tenho mais podido acompanhar o suficiente pra entender porque se mantém tão aquém da intel aí).

 

Outra coisa é que a amd não vai voltar ao smt, porque nunca fez. E, como vimos na primeira versão do smt da intel, isso não parece ser algo que se acerta "de prima".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Os IP blocks seriam chips pra auxiliar essa dobradinha x86 e ARM. O chip pra otimizar o consumo de energia deu uma boa ajuda nos benchs do novo Mullins, que foram muito bons.

 

 

 

Opa camarada tomara que seja algo para substituir os Bulldozer e Vishera mesmo e substituir de uma vez por todas esse socket AM3+ para extinguir da face da terra esses Chip 760G que na minha opinião são um dos maiores vilões dessa geração de processadores da AMD...mais de 70% dos casos de baixo desempenho com os Bulldozer e Vishera esta relacionado com esses chip, placas mãe antigas que não da um suporte adequado a essa nova geração de CPU da AMD... :)

 

 E olha que o 760G é de 2007... :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 Os IP blocks seriam chips pra auxiliar essa dobradinha x86 e ARM. O chip pra otimizar o consumo de energia deu uma boa ajuda nos benchs do novo Mullins, que foram muito bons.

 

 

 

 

 E olha que o 760G é de 2007... :D

 

Meio off-topic e complementando, minha placa usa o chip 880G e realmente comparado com outros chipsets recentes, perde de lavada!

 

Pergunta: A AMD então desistiu do mercado desktop (para nós)? Não precisa competir diretamente com os i7 da vida, mas algo mais recente e evoluido talvez...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pelo que vejo AMD (assim como a VIA), já virou um mercado de nichos. Laptops com processador AMD simples sao mais caros que Laptops mejores com processador i3.

No mercado desktop ainda vejo uma pequena vantagem em comprar um AMD de entrada, sempre e quando o confronte com um Celeron ou um Pentium. Fugiu disso AMD já nao tem competitividade, e nem me refiro a desempenho, vou no preco mesmo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta: A AMD então desistiu do mercado desktop (para nós)? Não precisa competir diretamente com os i7 da vida, mas algo mais recente e evoluido talvez...

 

 

 Acredito que ela quer diminuir os segmentos em que concorre com a intel(saindo da briga por Servidores Mainstream, PCs High-End) pra poupar recursos pro R&D, enquanto o pessoal do R&D se vira com idéias(como esses IP blocks do gráfico e a dobradinha ARM-X86) pra melhorar as suas arquiteturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP

Mais uma indignacao minha: vejo todo mundo falando que a Intel monopoliza e cobra precos absurdos e demais. O que eu vejo é uma AMD cada vez mais pegada ao passado, tentando relembrar o êxito do Atlhon original enquanto a Intel continua rumo ao futuro.

 

Fazendo uma cotacao hoje: A7850K =~ USD 204.00

Na mesma loja: Core i5 4570 =~ USD 202.00

 

Como eu consigo convencer um cliente a comprar AMD? Como eu consigo me convencer a comprar AMD?

Tentem comprar notebook com processador AMD e na hora vão decidir por qualquer notebook com Core i3, pois além de conseguir um processador mais forte, sai mais barato. Só vejo a HP e a Sony insistindo em notebooks AMD e ainda assim, mais caros que qualquer outro i3 da concorrência, e venhamos e conhenhamos: HP é um lixo.

 

O que falta para a AMD voltar a ter um bom produto? Será que as novas geracoes virao com bala na agulha para termos competicao no mercado ou teremos que nos relegar e usar Intel (ou ARM e suas variantes) no futuro?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

http://www.techpowerup.com/214264/globalfoundries-launches-industrys-first-22nm-fd-soi-technology-platform.html

GF lança primeiro processo FD-SOI em 22 nm do mercado.

"Semelhante ao FinFET" e com custo parecido com o processo de 28 nm.
Pelo que lembro, só a AMD usava o SOI, será que teremos algumas novidades nesse quesito em breve ?
Pela divulgação, eles estão voltados ao super baixo consumo, Internet das coisas e intercomunicação por rádio frequência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desapontei com as CPUs Skylake, fica claro que a intel fez um bom trabalho, mas ainda sim as especificações não impressionam: 15% de ganho médio de performance, tudo bem, legal, mas o i5 6600k e o i7 6700K consomem 95W, não acho que faz sentido aumentar o consumo de 70~80W para 95W e ganhar apenas 15% de performance, ainda mais pelo fato de que eles estão usando transistores 50% menores, o que, teoricamente, era pra ter algum impacto no consumo.

 

ai tu me diz: "ah, então consome mais porque a intel colocou muito mais transistores nas CPUs" continua sendo cerca de 30% a mais de consumo para um ganho de 15% de performance.

 

 

sobre a AMD, acho que ela vem cagando o segmento mid e high end desde quando decidiu lançar a linha FX....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me desapontei com as CPUs Skylake, fica claro que a intel fez um bom trabalho, mas ainda sim as especificações não impressionam: 15% de ganho médio de perfoemance, tudo bem, legal, mas o i5 6600k e o i7 6700K consomem 95W, não acho que faz sentido aumentar o consumo de 70~80W para 95W e ganhar apenas 15% de performance, ainda mais pelo fato de que eles estão usando transistores 50% menores, o que, teoricamente, era pra ter algum impacto no consumo.

 

ai tu me diz: "ah, então consome mais porque a intel colocou muito mais transistores nas CPUs" continua sendo cerca de 30% a mais de consumo para um ganho de 15% de performance.

 

 

sobre a AMD, acho que ela vem cagando o segmento mid e high end desde quando decidiu lançar a linha FX....

 

tem que ver o desempenho do vídeo desses novos processadores, o consumo maior pode ser por parte dele. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

http://techreport.com/news/28642/intel-delays-10-nm-process-third-14-nm-cpu-to-follow-skylake

 

Processo em 10 nm da Intel, atrasará, e pode ser que entre uma terceira etapa no "tic-tac" deles, onde um sucessor do Skylake (que vem depois do Broadwell de agora) seria também em 14 no, ao invés de 10.

O Cannon Lake, em 10 nm, vem no segundo semestre de 2017.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

tem que ver o desempenho do vídeo desses novos processadores, o consumo maior pode ser por parte dele. ;)

o desempenho de vídeo mais que dobrou, mas, na minha opinião, a maioria dos usuários que paga R$ 900 numa CPU costuma ter uma GPU OffBoard, geralmente quando alguém quer um PC com OnBoard boa, vai de APU AMD série A, o que deve ter sido uma jogada da intel, na minha opinião a intel devia retirar dos i5 K pra cima uma OnBoard potente e colocar uma OnBoard econômica e fraca, apenas para emergência ou uso básico, que praticamente a utilidade que vejo nas intel HD.

 

 

isso também iria tirar um pouco do consumo e do custo de fabricação, deixando tais CPUs mais atraentes para o público-alvo delas: usuários avançados e gamers.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

A Intel teve problemas nos 14nm.. Quem sabe a GF consiga refinar o processo, sem maiores problemas..

 

O mercado está precisando desesperadamente, de uma concorrência...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Concordo com o 

Ajr Alves

 

A amd tá só fazendo burrada e a Intel lança processadores que não apresentam um avanço significativo de uma geração pra outra....quando ví os skylake quase caí da cadeira..estão vendendo  i5 a 1500-1700..absurdo, na minha humilde opinião..,,e pelo jeito, vou continuar com meu i5 2400 Sandy Bridge por mais um tempo....não estou sentindo vontade de gastar, nem necessidade de trocar  , para ser sincero..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o 

Ajr Alves

 

A amd tá só fazendo burrada e a Intel lança processadores que não apresentam um avanço significativo de uma geração pra outra....quando ví os skylake quase caí da cadeira..estão vendendo  i5 a 1500-1700..absurdo, na minha humilde opinião..,,e pelo jeito, vou continuar com meu i5 2400 Sandy Bridge por mais um tempo....não estou sentindo vontade de gastar, nem necessidade de trocar  , para ser sincero..

Pra falar a verdade até agora o único grande avanço da intel nos últimos 5 anos foi a transição de nenhalem(que, cá entre nós, eram Core 2 Duo e Quad "esticados")para Sandy Bridge, que significou grandes ganhos em performance e mais de 35% na redução de consumo, de lá pra cá não vimos nenhum upgrade significativo, chega a ser ridículo, de Sandy pra Ivy foram 5% a mais de performance (na mesma frequência), e, segundo do a intel, 15-20% menos consumo, o que é mentira pois na Sandy um i3 por exemplo consume cerca de 48W, mas fala que cosome 65W, na ivy 44W, mas diz 55W e na haswell 38-41W, mas diz 45W, e, mesmo a arquitetura haswell se saindo bem em benchmarks, as performances reais de um i3 haswell e um i3 Sandy de mesma frequência não diferem em mais que 10-13% e temos aí supostas duas gerações de diferença. O que realmente fez a performance dos haswell e alguns ivy parecer maior é a frequência mais alta em alguns modelos, porque na prática, de um i3-2130(3,4GHz) para um i3-3240(3,4GHz) ou i3-4130(3,4GHz) não encontramos muita diferença.

Outra palhaçada são as versões de 4MB de cachê dos i3, que não mudam nada na performance prática, mas no preço sim.

Na prática é isso, desde a arquitetura Sandy Bridge a intel não fez nada realmente mais potente, isso porque desde essa época a AMD e sua falha arquitetura modular já estava tomando pau dos intel.

Apesar do FinFET 14nm ser uma boa jogada, acho que a AMD também vai produzir CPUs em SOI 22nm, que não é má jogada, mesmo com os transistores maiores, além de ser mais barata, a AMD teve belo sucesso usando SOI 45nm que era MUITO melhor que as arquiteturas de 45nm da Intel, pena que AMD não aproveitou bem, senão dava pra ter estendido até a época dos Sandy Bridge, era só ter reduzido a latência dos cachês e feito projetos individuais para cada série de CPU não usando 3 projetos globais e "sair cortando" assim como fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...