Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

mini Review: Samsung Wave S8500


Posts recomendados

  • Membro VIP

Estou fazendo esse mini Review do aparelho Samsung Wave S8500.

Mini por que? Porque já me desfiz do aparelho, mas passei aproximadamente 06 meses com o mesmo e pude usá-lo bastante para hoje estar podendo escrever minhas considerações.

Farei aqui algumas comparações apenas para ilustrar um comparativo para pessoas que nunca tiveram contato com esse aparelho, mas que tiveram com outros e portanto poderam ter uma melhor sensibilidade.

samsung-s8500_001.jpg

(Foto retirada do site GSMARENA)

GERAL

Sobre o aparelho, posso dizer que é fino, pequeno e elegante. Tive um Iphone e achava o aparelho desconfortável no bolso de algumas calças, coisa que não acontecia com o WAVE.

Sólido e bem construido. Nisso a Samsung não mediu esforços, ao se pegar no aparelho você sente que o mesmo é sólido e construído com bons materiais, não dando aquela impressão de quebrar na primeira queda.

TELA

Esse é um chamativo à parte. Com sua tela de Super Amoled de 3.3" e resolução de 480x800, a tela é bem viva e com cores excelentes. Gosto de dizer que a imagem parece "tinta" em movimento.

O melhor comparativo que posso fazer é com TV's de LED FULL HD, e a tela do aparelho ainda é melhor.

CÂMERA

A câmera do WAVE é de 5mp, mas o programa de fotografias não é dos melhores.

Para fotos à luz do dia, as imagens ficam excelentes, arrisco dizer que ficam melhores que a do meu antigo Nokia N95 e N82, conseguindo alguns ótimos macros. Mas à noite a fotografia fica péssima, com uma imagem muito "esbranquiçada" ao se usar o LED de iluminação.

Existe um programa que gerencia melhor as fotos tiradas, chamado WAMO CAMERA, mas é pago. Pude testar a versão free, onde só possibilita tirar fotos em baixa resolução e a melhora foi considerável.

A filmagem é outro ponto forte. Capaz de filmar a 720p @ 30fps, a imagem fica excelente, com uma sensação de fluidez perfeita em cenas com movimento. Fiz um teste filmando um dia chuvoso para ver como ficaria a imagem com as gotas d'água, fiz zoom in/out e posso dizer que fiquei impressionado com a imagem, mas se você não tiver muito espaço no aparelho, esqueça, alguns poucos minutos atingiram rapidamente os 100MB.

Algumas fotos tiradas com o aparelho: http://img807.imageshack.us/g/foto0080a.jpg/

BADA OS

Hoje, ambientado com Symbian, iOS, Android e WM, posso dizer que o BADA OS é uma mistura de ANDROID com iOS, buscando o melhor dos dois.

O sistema é multitarefa, você pode segurar o botão central e ver os programas que estão abertos naquele momento, podendo fechá-los, alternar entre eles ou ir para o menu e abrir mais algum (da mesma forma como ocorre no SYMBIAN).

O sistema é bem estável e leve (pelo menos no S8500 era bem leve), tendo travado ou reiniciado pouquissimas vezes durante os 6 meses que fiquei com ele.

Inicialmente, achei que as configurações eram "escondidas" e difíceis de ser encontradas, diferente do iOS que é mais intuitivo, mas ao me acostumar com o aparelho vi que tudo era bem fácil, bem mais fácil que o ANDROID na minha opinião.

Na tela você pode escolher quantos ambientes de trabalho deseja, em um número maximo de 7 (se não me engano), podendo adicionar widgets e atalhos nas telas, sabendo que quanto mais telas e mais widgets adicionados, mais rápido a bateria será consumida.

Achei ruim o fato de não poder criar pastas e organizar meus ícones/programas como quisesse, coisa que sempre fiz no SYMBIAN.

Outro ponto negativo é a imaturidade do BADA OS, ao ponto de que você entra no APP STORE (loja de programas do aparelho) e encontrar na grande maioria temas e papeis de parede, muitos desses pagos. O sistema possui alguns excelentes jogos e programas de deixar o queixo caido, como o "MY EXPLORER" (programa para fazer o celular acessar arquivos que estejam compartilhados na rede por computadores), mas está longe de conseguir acompanhar a quantidade de programas/jogos disponíveis para iOS, ANDROID ou mesmo SYMBIAN.

Uma vez vi um review onde dizia que o aparelho é ideal para quem quer tudo pronto e não é de fuçar muito, hoje posso dizer que concordo plenamente. O aparelho vem com tudo pronto (player de video, player de musica c/ equalizador, programa de compartilhamento de internet do plano de dados da operadora, gerenciador de contas de e-mail, um programa para orkut, outro para twitter, msn, leitor de PDF, WORD etc), mas você não conseguirá tirar todo o potencial que o aparelho pode oferecer.

Um ponto extremamente positivo sobre o BADA OS é o fato de rodar arquivos AVI + legendas em SRT nativamente, não precisando converter para que seja lido pelo aparelho.

O sistema vem com um gerenciador de E-mails também, um pouco parecido com o do iOS, fácil de usar e bem prático.

GPS

O Samsung WAVE vem com uma licença para se usar o ROUTE 66, baixando o mapa grauitamente e as vozes de orientação.

Como opinião pessoal, não gostei muito do mapa, não sendo muito preciso na minha cidade (Fortaleza/CE), mas tendo me quebrado alguns galhos (atualmente considero um dos melhores programas de GPS o OVI Mapas da Nokia).

BATERIA

O aparelho veio inicialmente com a versão 1.0 do BADA OS, fato que não permitia que o aparelho passasse mais do que 48h sem ver uma tomada (normalmente carregava todas as noites).

Acredito que tenha sido um problema do sistema, pois notava que o aparelho demorava a carregar e descarregava muito rápido, fato que mudou após a atualização do sistema para versão 1.0.2, onde conseguia usar o aparelho normalmente por 3 dias.

HARDWARE

O aparelho é excepcional e não é a toa, possui o mesmo hardware de um dos aparelhos mais tops do mercado, o Samsung Galaxy S (fato que sempre me deixou pensando o que o WAVE seria capaz de fazer se nele fosse instalado um ANDROID).

Navegar na internet era sempre confortável, gosto de dizer que o aparelho fazia uma corrida imaginária para carregar a página o mais rápido possível.

Jogos eram sempre carregados muito rápido. Vídeos não esgasgavam de forma alguma, mesmo quando avançados ou retrocedidos.

Uma coisa que impressiona bastante é a resposta do aparelho, você toca na tela e ele já "treme" esperando um comando, passando as telas com fluidez, sem travadinhas.

CONSIDERAÇÕES

Posso dizer que o aparelho é muito bom e impressiona, impressionando ainda mais pelo potencial que o aparelho esconde, limitado pelo OS.

O aparelho veio com um fone de ouvido intra auricular de ótima qualidade, pecando apenas por não possuir botões de controle na região do microfone, como alguns Nokias possuem.

Usar o aparelho como Modem 3G é muito fácil e assistir vídeos em AVI com as legendas em SRT é um recurso que usei bastante quando realizava viagens.

Peca o fato de não possuir muitos programas e dos poucos que tem, a maioria é paga. Uma vez tentei abrir um PDF um pouco grande e o sistema do aparelho não deixou, me deixando frustrado por saber que havia aberto aquele mesmo PDF em um iPhone 3G (aparelho com hardware BEM inferior ao WAVE, visto que a Samsung lançou o WAVE para ser um dos concorrentes do iPhone 4).

Acredito que seja isso. Qualquer ponto que não tenha sido comentado é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

engenheiro_ce

Gostei muito de sua experiência de usuário, e reflete bem onde esse belo smartphone pode chegar!

Evidente que gostaria de ter um, contudo, e você observou com sabedoria, "imagina ele com o Android", pensando assim imagina o Wave maximizando a experiência um uma variedade de Apps e tal...

A tela super amoled é o grande destaque, junto com o processador de 1 GHZ!

Ainda sobre o O.S Bada da Samsung, embora possa ser bom e "já vem com aplicativos básicos fundamentais" chega a ser um desperdicio esse smarphone não ter o Android e sua "vasta gama" de aplicativos!

Mesmo assim, se esse aparelho custasse ums 600 reais seria um fenomeno de vendas, e, quem sabe, ajudaria a popularizar o Bada!

Esse detalhe, popularizar o O.S, a Nokia e a Microsoft em parceira parecem estar caminhando para isso! e tem promeça para Smartphone Nokia de baixo custo com WP7!, Windows Phone 7, instalado!

Nada mais popular do que os smarphones da Nokia! 5530 etc..

vamos ver agora como isso ira se comportar!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom rewiew mesmo. :joia:

Sobre o SO bada, ele é leve mesmo. Tenho o irmão menor do S8500, o Wave 525. Mesmo no 525, o sistema roda bem. Mesmo com a diferença absurda de hardware entre os dois. Faz parte da ideia da Samsung de “Smartphone for Everyone” (Smartphone para Todos).

Sendo um sistema novo (pouco mais de 1 ano), é normal que tenham poucos aplicativos, ainda mais em comparação ao Android e ao iOS. Normal também os bugs. Se os dois que citei antes, tem seus problemas, imagina o recém chegado bada?

Sendo assim, acho que o bada pode ser uma bela opção no futuro. Desde que a Samsung pense o mesmo. É aí que eu fico :confused:

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom rewiew mesmo. :joia:

Sendo assim, acho que o bada pode ser uma bela opção no futuro. Desde que a Samsung pense o mesmo. É aí que eu fico :confused:

Abraços

E para agora você recomendaria o O.S Bada ?

Você acertou na mosca, só depende da Samsung os investimentos e tal,

É um hardware senssácional, mas eu optaria por um LG Optimus One, mesmo sendo inferior em hardware em comparação ao SAMSUNG Wave S8500. Mas ele tem o trunfo do Android 2.2 e (segundo site www.tudocelular.com.br ) a LG reconsiderou e ira dispor de atualização oficial para o Android 2.3.

Off tópic:

Essa atualização eu quero ver,

afinal o Android 2.3 (Gingerbread) "aquele que poderá emular jogos da Sony PS ONE (PLAYSTATION 1)" tem como requisíto minimo no smartphone processador com 1ghz..

e, todos sabemos, o LG Optimus ONE, tem processador com frequência a 800 mhz!

Porém se a LG for mesmo liberar o (Gingerbread) para o LG Optimus ONE

Pode abrir caminho para a Motorola também atualizar o Android do Defy!

( que também tem cpu a 800 mhz ), pelo menos não terá desculpa!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

engenheiro_ce

Gostei muito de sua experiência de usuário, e reflete bem onde esse belo smartphone pode chegar!

Evidente que gostaria de ter um, contudo, e você observou com sabedoria, "imagina ele com o Android", pensando assim imagina o Wave maximizando a experiência um uma variedade de Apps e tal...

A tela super amoled é o grande destaque, junto com o processador de 1 GHZ!

Ainda sobre o O.S Bada da Samsung, embora possa ser bom e "já vem com aplicativos básicos fundamentais" chega a ser um desperdicio esse smarphone não ter o Android e sua "vasta gama" de aplicativos!

O Galaxy S tem o basicamente mesmo hardware e já roda android, seria um desperdício ter mais um aparelho praticamente idêntico rodando o mesmo sistema. Além do mais, monopolizar os sistemas não seria uma boa...

Off tópic:

Essa atualização eu quero ver,

afinal o Android 2.3 (Gingerbread) "aquele que poderá emular jogos da Sony PS ONE (PLAYSTATION 1)" tem como requisíto minimo no smartphone processador com 1ghz..

e, todos sabemos, o LG Optimus ONE, tem processador com frequência a 800 mhz!

Porém se a LG for mesmo liberar o (Gingerbread) para o LG Optimus ONE

Pode abrir caminho para a Motorola também atualizar o Android do Defy!

( que também tem cpu a 800 mhz ), pelo menos não terá desculpa!

Abraços

Esse "requisito minimo" para rodar o gingerbread já foi desmentido por funcionários da google. A motorola que disse que não iria atualizar o defy e o milestone 1 para o 2.3 por conta disso, grande mentira e pura sacanagem com o consumidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...