Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comparativo de Pastas Térmicas - Abril/2011


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tópico para a discussão do seguinte conteúdo publicado no Clube do Hardware:


Comparativo de Pastas Térmicas - Abril/2011


"Adicionamos mais cinco pastas térmicas ao nosso comparativo anterior, com um total de 16 pastas térmicas da Antec, Arctic Silver, Biostar, Cooler Master, Coolink, Deepcool, Evercool, Gelid, Implastec, Noctua, Prolimatech, Spire, Thermalright, Xigmatek e Zalman. Confira."


Comentários são bem-vindos.


Atenciosamente,
Equipe Clube do Hardware
https://www.clubedohardware.com.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que bom que a Arctic Silver 5 foi testada e se saiu muito bem. Essa é a pasta que eu uso nos meus desktops. Nos primeiros testes, quando essa pasta não foi incluída, pensei que ela era tão ruim que nem iria ser testada.

Bem, então quando eu montar meu futuro sandy bridge continuarei trabalhando com essa pasta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, muito bom os testes.

Serviu pra me dizer que tenho jogado dinheiro fora, com as AS5. KKKKKKKK

Zueira, mas já que continuarão testando pastas, será que podiam incluir as Arctic MX? Em especial a MX-3, já que inexplicavelmente, ela foi tirada de fabricação (ou eu que nunca achei a explicação na internet).

O engraçado é que descontinuaram a MX-3 - logo após eu comprar uma -, mas a MX-2 ainda continua por aí.

http://www.arctic.ac/en/p/cooling/thermal-compound.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Opa, muito bom os testes.

Serviu pra me dizer que tenho jogado dinheiro fora, com as AS5. KKKKKKKK

Zueira, mas já que continuarão testando pastas, será que podiam incluir as Arctic MX? Em especial a MX-3, já que inexplicavelmente, ela foi tirada de fabricação (ou eu que nunca achei a explicação na internet).

O engraçado é que descontinuaram a MX-3 - logo após eu comprar uma -, mas a MX-2 ainda continua por aí.

http://www.arctic.ac/en/p/cooling/thermal-compound.html

Vamos tentar achar a AC MX-3 à venda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Agora temos 16 diferentes pastas térmicas em nosso teste, e as conclusões continuam as mesmas: algumas pastas térmicas são melhores do que outras, mas a diferença no desempenho é insignificante"

"Adotamos uma margem de erro de 2 ºC. Com isso, diferenças de temperatura inferiores a 2 ºC não podem ser consideradas significativas. Em outras palavras, produtos onde a diferença de temperatura seja inferior a 2 ºC deverão ser considerados como tendo desempenhos similares"

AS5 = 33 ºC

A pior = 37 ºC

diferença = 4 ºC

+ a margem de erro...

Não vejo beneficio algum em gastar $$$ num produto desses, a não ser o psicológico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu li por aí, não há quase que muita diferença entre a AC MX-4 e AC MX-3, a não ser pela sua facilidade de aplicação, pois ela não é viscosa como a AC MX-3. No entanto, o seu preço é maior. Aqui o preço da AC MX-4 está nas nuvens no ML.

Em relação a AC MX-3 a sua grande concorrente ainda continua sendo a AS 5, portanto não vejo tanta necessidade em testá-la.

Olhando o teste, temos pastas de todas as classificações, umas melhores do que outras, contudo o Cooler ainda continua a ser o grande diferencial nessa situação.

Isso não quer dizer que eu usaria qualquer pasta térmica. Daí a importância do teste que está sendo realizado pelo CdH.

Tenho certeza que muitos pensam como eu. E outros não. É normal.

Ótimo teste! Como sempre!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mais um excelente teste CdH! Acabando com esse mito das pastas térmicas :D

MX-4 = 71,90 por 4g no ML to fora!

Btw, alguém sabe se aquela pasta branca (t-grease 800 series) que vem com Evercool Buffalo é boa? Vocês poderiam testá-la?

Vamos testá-la em breve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria muito pedir pra testar essas? Vou comprar na próxima compra nessa loja. só que demora uns 15 dias para chegar por aqui.

http://www.dealextreme.com/p/stars-professional-thermal-compound-with-injection-tube-10-pack-13915

Quanto a diferença da pior para a melhor, depende do caso, quando se usa um over animal 5ºC pode significar o sucesso ou não de usar ele 24h sem estrapolar o limite de temperatura do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a diferença da pior para a melhor, depende do caso, quando se usa um over animal 5ºC pode significar o sucesso ou não de usar ele 24h sem estrapolar o limite de temperatura do processador.
Pensei a mesma coisa...rs Se meu SB estivesse 5º mais frio, eu ficaria bem mais tranquilo......
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a diferença da pior para a melhor, depende do caso, quando se usa um over animal 5ºC pode significar o sucesso ou não de usar ele 24h sem estrapolar o limite de temperatura do processador.

3 a 5 ºC é pouco, pense na variação da temperatura ambiente entre o inverno e o verão...

Em uma temperatura ambiente alta, um gabinete mal ventilado ou um cooler ruim, garanto que não é a marca da pasta que vai garantir o sucesso.

Mas não se pode negar a durabilidade de pastas de boa qualidade, essa sim bem melhor que seu desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é, mas 5ºC pode apostar que é uma grande diferença no over sim e dependendo do caso a temperatura entre o inverno e o verão não varia muito se o ambiente for climatizado, aqui por enquanto não consigo baixar a temperatura de 26ºC com Split ligado direto, se chegar em 30ºC tem máquina que dá problema, veremos no invernão se consigo desligar a climatização.

Durabilidade só é interessante para quem não sabe tirar o cooler, pra gente que toda hora está fuçando e trocando peças nem importa tanto, mas na real testes de durabilidade acho que ninguém fez ainda, só notamos algo quando chega máquinas de clientes bem antigas, geralmente o composto térmico está duro, seco, problemático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O engraçado é que eu dei um restinho de AS5 para um camarada meu trocar a pasta térmica do notebook dele... Quando comprei, comprei uma Zalman ZM-STG2...

Que desgosto!

E pra piorar mesmo, já havia consultado o famoso review da Benchmark Reviews e mesmo assim comprei pra testar... Cabeça dura é osso! Só eu para pagar mais e ter um desempenho inferior... O engraçado é que no review de lá está a 0,5ºC de diferença entre uma pra outra... Bem, vai saber...

Uma coisa que poderia ter aqui é a inclusão de mais duas casas decimais após a vírgula nas indicações de temperatura. Não que ia afetar a diferença de uma pra outra, mas, como se trata de temperatura, apenas para efeito de precisão, ou digamos "aumentar a concorrência"...

Bem, só um palpite, mas nada de importante, só preciosismo mesmo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Legal, a famosa AS5 não se saiu mal, mas também nada de espetacuclar, apenas um pouco acima dessa "apertada média".

A Implastec tem também a Thermal Silver, acho que não foi testada, poderiam tentar incluir ela no próximo???

Vim parabenizar o tópico e justamente pedir o mesmo teste: Implastec Thermal Silver.

http://www.implastec.com.br/sem-categoria/thermal-silver/

Também fico contente em saber que a pasta térmica da Implastec nao é uma má pasta. Claro que os 5ºC de diferença entre a melhor e a pior sao válidos em casos de overclocks extremos, mas a que preço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, muito bom os testes.

Serviu pra me dizer que tenho jogado dinheiro fora, com as AS5. KKKKKKKK

Zueira, mas já que continuarão testando pastas, será que podiam incluir as Arctic MX? Em especial a MX-3, já que inexplicavelmente, ela foi tirada de fabricação (ou eu que nunca achei a explicação na internet).

O engraçado é que descontinuaram a MX-3 - logo após eu comprar uma -, mas a MX-2 ainda continua por aí.

http://www.arctic.ac/en/p/cooling/thermal-compound.html

Essas pastas tipo AS5 ou mesmo a Arctic MX, não é dinheiro jogado fora não, por causa da durabilidade delas em relação as implastec da vida, elas são muito uteis para quem possui notebook, pois o é um saco ficar desmontando um notebook todo (alguns notebook ou netbook, tem que abrir o aparelho todo para se chegar no processador) a cada 4 ou 5 meses só para trocar a pasta térmica que resseca...fora o risco de quebrar alguma coisa.. diferente de um desktop.. Se eu não me engando, parece que é a Arctic MX que possui uma vida util de 7 anos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse resultado só comprova minha teoria.

Os processadores atuais esquentam tão pouco que nem justifica voc~e trocar a pasta original por uma dessas senão for pra brincar de over e olhe lá.

IMO claro. Quando comprei a AS5 baixou apenas uns 3,4 graus em comparação com a original. (_(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O engraçado é que eu dei um restinho de AS5 para um camarada meu trocar a pasta térmica do notebook dele... Quando comprei, comprei uma Zalman ZM-STG2...

Que desgosto!

E pra piorar mesmo, já havia consultado o famoso review da Benchmark Reviews e mesmo assim comprei pra testar... Cabeça dura é osso! Só eu para pagar mais e ter um desempenho inferior... O engraçado é que no review de lá está a 0,5ºC de diferença entre uma pra outra... Bem, vai saber...

Uma coisa que poderia ter aqui é a inclusão de mais duas casas decimais após a vírgula nas indicações de temperatura. Não que ia afetar a diferença de uma pra outra, mas, como se trata de temperatura, apenas para efeito de precisão, ou digamos "aumentar a concorrência"...

Bem, só um palpite, mas nada de importante, só preciosismo mesmo...

E aí Eagleye? Quanto tempo. Tudo bom?

Por que você você ficou com desgosto ao ter comprado a ZM-STG2? Digo isso pois a uso desde que comprei o meu cooler e não notei diferença nenhuma em relação a temperatura nesse tempo todo em que eu a uso.

Tá certo que eu nunca experimentei aplicar a AS 5 para ver se com esse procedimento há uma queda na temperatura significativa, mas lendo muita coisa em fóruns pela net, é meio que complicado se ter uma certeza de ganho absoluto em relação a uma ou a outra das pastas térmicas tops, pelo mesmo em termos de publicidade.

Ainda espero testar a AC MX-4 (quando ela chegar nas lojas com um preço decente) para fazer o teste, mas pelo teste que está sendo feito por aqui, o que dá pra se perceber nitidamente é que a influência do cooler é o diferencial.

É como eu te falei, tem uns caras que sempre usaram a AS 5 e depois passaram para a Noctua, Zalman, e disseram que elas eram melhores, e o inverso também é verdadeiro.

Vai saber? Contudo, esse teste que está sendo realizado com muito empenho pelo CdH, está desmistificando muita coisa.

Abraço e bom te ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"Agora temos 16 diferentes pastas térmicas em nosso teste, e as conclusões continuam as mesmas: algumas pastas térmicas são melhores do que outras, mas a diferença no desempenho é insignificante"

"Adotamos uma margem de erro de 2 ºC. Com isso, diferenças de temperatura inferiores a 2 ºC não podem ser consideradas significativas. Em outras palavras, produtos onde a diferença de temperatura seja inferior a 2 ºC deverão ser considerados como tendo desempenhos similares"

AS5 = 33 ºC

A pior = 37 ºC

diferença = 4 ºC

+ a margem de erro...

Não vejo beneficio algum em gastar $$$ num produto desses, a não ser o psicológico.

Com uma margem de erro de 2 ºC para cima ou para baixo, me parece que isso significa que a diferença de temperaturas também pode ser de até 8°C...

AS5 = 33ºC (+ 2°C fica em 35°C) OU (- 2°C fica em 31°C)

A pior = 37ºC (- 2°C fica em 35°C) OU (+ 2°C fica em 39°C)

diferença = 0°C à 8°C, já considerada a margem de erro...

3 a 5 ºC é pouco, pense na variação da temperatura ambiente entre o inverno e o verão...

Em uma temperatura ambiente alta, um gabinete mal ventilado ou um cooler ruim, garanto que não é a marca da pasta que vai garantir o sucesso.

Mas não se pode negar a durabilidade de pastas de boa qualidade, essa sim bem melhor que seu desempenho.

Variação de temperatura ambiente, ventilação do gabinete, qualidade do cooler, concordo com isso tudo, sem falar na durabilidade, que é muito importante, como você colocou, mas se existe uma diferença de 5°C entre as pastas, a melhor sempre manterá o processador esses 5°C mais frio, independente dos fatores externos, ao menos é isso que a frieza do teste da a entender.

Claro que os 5ºC de diferença entre a melhor e a pior são válidos em casos de overclocks extremos, mas a que preço?

Mas quanto custa TODO o sistema? Overclock requer um certo hardware que lhe dê suporte, e isso tem preço. Não dá pra fazer Over com fonte Clone, por exemplo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...