Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Console Wii U - Review e questões técnicas


Posts recomendados

Também achei péssimo esse controle. Não gostei a ponto de nem me interessar por esse console da nintendo (falo do Wii) que tem as melhores franquias como Mario, Metroid, Zelda etc.

Espero muito mesmo que este console aceite pelo menos o classic controle do Wii para poder jogar os games de outras produtoras. Quero muito jogar online. de preferência MMORPG. Fico sonhando um dia jogar Lineage II num console com suporte para chat por voz etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Pelo que ouvi, a sony alega que o ps3 está usando apenas 50% da sua capacidade, então da na mesma né?

Não. Se depois de cinco anos "só estão usando 50% do console" então a culpa é da sony que não soube fazer o console ou ela tá inventando história para fazer propaganda.

A questão principal é que o chip gráfico da nVIDIA no PS3 não chega aos pés do da AMD, que é muuuito melhor otimizado (como por exemplo ter sido desenhado para permitir AA sem nenhuma perda de performance).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que ouvi, a sony alega que o ps3 está usando apenas 50% da sua capacidade, então da na mesma né?

Não é a Sony que alega isso.

E quando dizem que não estão usando toda a capacidade do PS3 é por causa do espaço do Blu-Ray, mas provavelmente nunca vão usar, pois a diferença gráfica não seria grande o que poderia mudar é a duração dos jogos, mas as empresas não querem fazer jogos longos como existiam antes, pois da muito gasto para produzir, demora muito e o lucro é menor. Ainda mais porque o jogo teria que ser exclusivo do PS3, pois imagina quantos discos teria um jogo que usa 50 GB para o Xbox?

E com certeza os gráficos do Wii U vão ser melhores que o do Play3, o VG é 5 anos mais novo, se fossem equivalentes a nintendo estaria se matando.

Mas o verdadeiro concorrente do Wii U vai ser o PS4 e não o PS3.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade que a N. não vai vender os controles avulsos por serem muito caros?

Kde o lema da 'diversão em família'?

E dizem que a N só está lançando o WiiU agora pra poder concorrer com os gráficos do ps3, pois o Wii é equivalente ao ps2 ;D

O presidente da N. afirmou isso, mas até o lançamento eles podem mudar de ideia, e esse lema é do Wii, o Wii U vai ter outro, rs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E só para completar, um problema grave na arquitetura do chip gráfico do PS3 é que ele tem muito recurso em função fixa, enquanto o Xenos do X360 trabalha com shaders unificados.

Ou seja: o desenvolvedor não pode otimizar o uso dos gráficos em um jogo, existem limites fixos de cada função gráfica, enquanto no X360 existe muito mais maleabilidade para conseguir o máximo de performance para cada situação.

---

@greis09: nunca que a nintendo vai largar os casuais e o multiplayer "local", olha os videos da E3. ^^

É verdade que a N. não vai vender os controles avulsos por serem muito caros?

Kde o lema da 'diversão em família'?

E dizem que a N só está lançando o WiiU agora pra poder concorrer com os gráficos do ps3, pois o Wii é equivalente ao ps2 ;D

Oficialmente jogos multiplayers vão usar o controle do Wii ou outros compatíveis.

Extra-oficialmente (iwata e Miyamoto falaram em entrevistas) a nintendo está pensando na possibilidade de jogos que usem mais de um console tablet. Talvez eles venham a vender o controle no futuro (qd ficar mais barato) ou usem o 3DS para isso (pena que não seria a mesma coisa =/).

E o wii é um tantinho mais forte que o gamecube, mas em termos de geração, sim, cê tá certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Espero muito mesmo que este console aceite pelo menos o classic controle do Wii para poder jogar os games de outras produtoras. Quero muito jogar online. de preferência MMORPG. Fico sonhando um dia jogar Lineage II num console com suporte para chat por voz etc.

Vai aceitar todos os controles do Wii menos o do GameCube, o que é um erro porque ele é bem melhor que o classic. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Também achei péssimo esse controle. Não gostei a ponto de nem me interessar por esse console da nintendo (falo do Wii) que tem as melhores franquias como Mario, Metroid, Zelda etc.

Espero muito mesmo que este console aceite pelo menos o classic controle do Wii para poder jogar os games de outras produtoras. Quero muito jogar online. de preferência MMORPG. Fico sonhando um dia jogar Lineage II num console com suporte para chat por voz etc.

Rapaz não da pra jogar jogo que precisa de target no console, algum sem target dá (como TERA, DivineSous, Vindictus, Blade&Soul), fora a complexibilidade de atalhos que L2 tem (36 atalhos para na barra, fora os atalhos de menus).

Mas seria interessante poder pegar o target e ter a barra de skill no tablet controle, assim ganharia tempo, porém o tablet serviria como um teclado/mouse de toque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se o Wii é apenas um tantinho mais poderoso que o Gamecube. Pelo o que eu sei, o CPU do Wii é formado por 2 processadores Gekko do Gamecube, com uma frequencia maior, além de um GPU que eu acho já ser mais poderoso. Em comparação com o primeiro Xbox, dizem que o Wii é 2.5 vezes mais poderoso que ele. Logo, chuto de 3 a 4 vezes mais poderoso que o Gamecube o Wii. Só que... embora eu não tenha jogado muito os jogos de Wii, não se percebe um avanço gráfico muito grande entre Gamecube e Wii, ná prática.

E, fiquei matutando aqui: haverá possibilidade da Nintendo pedir pra AMD fazer uma dual GPU pro Wii U? Se os rumores se confirmarem, tô achando que o Wii U terá muito CPU pra pouco GPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei se o Wii é apenas um tantinho mais poderoso que o Gamecube. Pelo o que eu sei, o CPU do Wii é formado por 2 processadores Gekko do Gamecube, com uma frequencia maior, além de um GPU que eu acho já ser mais poderoso. Em comparação com o primeiro Xbox, dizem que o Wii é 2.5 vezes mais poderoso que ele. Logo, chuto de 3 a 4 vezes mais poderoso que o Gamecube o Wii. Só que... embora eu não tenha jogado muito os jogos de Wii, não se percebe um avanço gráfico muito grande entre Gamecube e Wii, ná prática.

E, fiquei matutando aqui: haverá possibilidade da Nintendo pedir pra AMD fazer uma dual GPU pro Wii U? Se os rumores se confirmarem, tô achando que o Wii U terá muito CPU pra pouco GPU.

Pra quê um dual-GPU? Vai ter problemas de sincronização e escalabilidade, vai complicar o design e ainda vai consumir e esquentar mais do que só com 1 chip. Além de que vai precisar duplicar a memória no produto sem que se tire uma grande vantagem disso.

E até agora a gente não sabe muita coisa não, DEVE ser um power7, mas ainda não tem certeza (pode ser um Power6 ainda).

---

E parece que vai ser R770 mesmo.

http://www.engadget.com/2011/06/14/wii-u-has-last-gen-radeon-inside-still-more-powerful-than-ps3-a/

http://translate.google.com/translate?js=n&prev=_t&hl=en&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=ja&tl=en&u=http%3A%2F%2Fgame.watch.impress.co.jp%2Fdocs%2Fseries%2F3dcg%2F20110611_452478.html

Também mencionam, se entendi bem, que algo como eyefinity é possível, mas por questão de custos pode estar desabilitado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quê um dual-GPU? Vai ter problemas de sincronização e escalabilidade, vai complicar o design e ainda vai consumir e esquentar mais do que só com 1 chip. Além de que vai precisar duplicar a memória no produto sem que se tire uma grande vantagem disso.

E até agora a gente não sabe muita coisa não, DEVE ser um power7, mas ainda não tem certeza (pode ser um Power6 ainda).

---

E parece que vai ser R770 mesmo.

http://www.engadget.com/2011/06/14/wii-u-has-last-gen-radeon-inside-still-more-powerful-than-ps3-a/

http://translate.google.com/translate?js=n&prev=_t&hl=en&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=ja&tl=en&u=http%3A%2F%2Fgame.watch.impress.co.jp%2Fdocs%2Fseries%2F3dcg%2F20110611_452478.html

Também mencionam, se entendi bem, que algo como eyefinity é possível, mas por questão de custos pode estar desabilitado.

A transmissão de vídeo para o tablet é baseada na eyefinity.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A transmissão de vídeo para o tablet é baseada na eyefinity.

Isso a gente não tem certeza. E falo isso porque se eu não me engano Eyefinity como a gente conhece só a partir das do R800 (das HD5000). Até o R700 só existia suporte a dois sinais de video.

Ou seja, para alguém da AMD dizer que é possível mais que isso, ou eles vão fazer uma gambiarra (talvez fazer alguma coisa por software, digamos) ou eles pegam a parte lógica do projeto do R800 que tenha a ver com eyefinity (acredito que basicamente seja a controladora de video) e jogar no R770 modificado (isso é certeza, VAI ser modificado de alguma forma, n tem nem erro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso a gente não tem certeza. E falo isso porque se eu não me engano Eyefinity como a gente conhece só a partir das do R800 (das HD5000). Até o R700 só existia suporte a dois sinais de video.

Ou seja, para alguém da AMD dizer que é possível mais que isso, ou eles vão fazer uma gambiarra (talvez fazer alguma coisa por software, digamos) ou eles pegam a parte lógica do projeto do R800 que tenha a ver com eyefinity (acredito que basicamente seja a controladora de video) e jogar no R770 modificado (isso é certeza, VAI ser modificado de alguma forma, n tem nem erro).

Eles deram um tweek no eyefinnity para eliminar qualquer possibilidade de lag na transmissão sem fio para o controle.

Mas você ta certo, eu falei o que eu acho só, não da para ter certeza ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles deram um tweek no eyefinnity para eliminar qualquer possibilidade de lag na transmissão sem fio para o controle.

Mas você ta certo, eu falei o que eu acho só, não da para ter certeza ainda.

A AMD investiu em uma empresa chamada ViVu que trabalha com stream de video sem fio.

Logo, ou o WiiU vai usar tecnologia dessa ViVu ("pacote! Compre a GPU e ganhe o software de stream!") ou algo proprietário da Nintendo. Mas aposto na do ViVu (só que não saiu nada ainda sobre isso, na verdade, é chute meu).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Pra quê um dual-GPU? Vai ter problemas de sincronização e escalabilidade, vai complicar o design e ainda vai consumir e esquentar mais do que só com 1 chip. Além de que vai precisar duplicar a memória no produto sem que se tire uma grande vantagem disso.

E até agora a gente não sabe muita coisa não, DEVE ser um power7, mas ainda não tem certeza (pode ser um Power6 ainda).

---

E parece que vai ser R770 mesmo.

http://www.engadget.com/2011/06/14/wii-u-has-last-gen-radeon-inside-still-more-powerful-than-ps3-a/

http://translate.google.com/translate?js=n&prev=_t&hl=en&ie=UTF-8&layout=2&eotf=1&sl=ja&tl=en&u=http%3A%2F%2Fgame.watch.impress.co.jp%2Fdocs%2Fseries%2F3dcg%2F20110611_452478.html

Também mencionam, se entendi bem, que algo como eyefinity é possível, mas por questão de custos pode estar desabilitado.

Bem, eu citei uma possibilidade de dual-GPU por achar que isso já seria possivel. Mas, já que você fala de problema de escabilidade em consoles... . Realmente, como a forma de resfriamento de VGAs pra consoles parece ser diferente de VGAs pra PCs, uma dual esquentaria barbaridades, a não ser que a litografia fosse muito baixa. Eu pensei nisso apenas como uma possibilidade de se ter uma GPU poderosa, sem a necessidade de se optar por modelos mais recentes das single Radeons.

E, agora, o rumor é de uma HD 4890. Menos mal. Mais parruda ainda que a 4870. Só falta saber o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, eu citei uma possibilidade de dual-GPU por achar que isso já seria possivel. Mas, já que você fala de problema de escabilidade em consoles... . Realmente, como a forma de resfriamento de VGAs pra consoles parece ser diferente de VGAs pra PCs, uma dual esquentaria barbaridades, a não ser que a litografia fosse muito baixa. Eu pensei nisso apenas como uma possibilidade de se ter uma GPU poderosa, sem a necessidade de se optar por modelos mais recentes das single Radeons.

Assim, não é nem que dual-gpu tem problema especificamente em consoles, mas que em comparação com um único chip essa configuração adiciona uma complexidade a mais que a AMD teria que se preocupar.

Com relação à escalabilidade a situação realmente melhorou bastente. Por exemplo, as melhores placas hoje em dia em escalabilidade chegam a quase 100% de ganho de performance, mas tem que ver se o trabalho da AMD e até dos desenvolvedores de jogos para manter isso vai valer alguma vantagem qualquer que 2 chips teriam contra um único chip simplesmente maior.

E, agora, o rumor é de uma HD 4890. Menos mal. Mais parruda ainda que a 4870. Só falta saber o processador.

Nem vi isso, tem a fonte ainda?

E o processador a gente supõe que seja baseado no Power7.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu li nesse link que seria uma 4890. http://www.engadget.com/2011/06/14/wii-u-has-last-gen-radeon-inside-still-more-powerful-than-ps3-a/

O trecho segue assim:

At its heart is a chip similar to the R770 found in AMD's last-gen cards like the 4890...

Bem, tecnicamente a 4890 usa rv790. Mas na verdade o RV790 é só um rv770 com uns retoques. Com certeza o chip vai ter umas cartinhas na manga que a gente não tá ouvindo falar. Quem sabe até coisa que deve sair nessa nova geração, 7000.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Traduzindo mais ou menos o trecho que eu quotei, temos o seguinte:

No seu coração está um chip similar ao R770 encontrado na ultima geração de placas da AMD, como a 4890... .

Mas, se o que eu já li aqui se concretizar em relação ao futuro X720 (Trinity como APU e Cayman de IGP), a Big N vai levar pau de novo em hardware! Porém, aquilo que eu falei sobre dual GPU foi meio que uma forma de se adequar a um suposto CPU aparentemente muito parrudo, que seria os Power 7. Eu não manjo nada de IBM (não manjo NADA, na verdade:D), mas tenho a impressão que uma HD 4890 é pouca coisa pra um Power 7 quad core. Óbvio que tá longe de acontecer gargalo numa configuração dessas, mas bem que a Big N poderia adequar o GPU diante de seu suposto CPU parrudo, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Traduzindo mais ou menos o trecho que eu quotei, temos o seguinte:

No seu coração está um chip similar ao R770 encontrado na ultima geração de placas da AMD, como a 4890... .

Pois é, e eles "tecnicamente" estão errados mesmo. As 4890 usam o R790 (mas que é muito parecido ao R770).

Mas, se o que eu já li aqui se concretizar em relação ao futuro X720 (Trinity como APU e Cayman de IGP), a Big N vai levar pau de novo em hardware! Porém, aquilo que eu falei sobre dual GPU foi meio que uma forma de se adequar a um suposto CPU aparentemente muito parrudo, que seria os Power 7. Eu não manjo nada de IBM (não manjo NADA, na verdade:D), mas tenho a impressão que uma HD 4890 é pouca coisa pra um Power 7 quad core. Óbvio que tá longe de acontecer gargalo numa configuração dessas, mas bem que a Big N poderia adequar o GPU diante de seu suposto CPU parrudo, né?

é, é verdade. Tb tem que ver o tamanho desse Power7 (e se tiver só 2 núcleos?) e o clock mas de CPU nenhum console pode reclamar não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta: Power7 > Cell??

Rapaz, Cell é uma microarquitetura baseada na arquitetura (ISA) POWER, só que adiciona mais umas coisas que supostamente fariam com que ele substituisse a GPU (que é o componente mais forçado em jogos). Só que infelizmente o Cell não alcançou a performance que esperavam e o PS3 precisou adicionar uma GPU (da nvidia, no caso) para trabalhar junto com o Cell. Hoje tem uns jogos que já usam melhor o Cell, mas se fala que é bem complicado programar para ele.

Já o Power7 é um CPU monstruoso, a mais nova microarquitetura que que usa a arquitetura POWER e é focada (como todo power) para o mercado de servidores. Acredito que um CPU simples usando o POWER7 já é mais que suficiente para umas duas gerações de consoles, ele é gigantesco com varios núcleos e vários threads (4, ou seja, cada núcleo processa "4 coisas" simultaneamente) em cada núcleo. xD

Em resposta, POWER7 e CELL são duas microarquiteturas, sendo que o Cell para mim parece que é ("era") mais ambicioso, enquanto o Power7 me parece ser um CPU "puro sangue". Qual seria o melhor? Depende do que você quer fazer com eles.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...