Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Folding@Home no Linux


RooT

Posts recomendados

No final de semana testei o linux e deu tudo certo:D

O unico problema é que a maquina que vai rodar linux não tem monitor/mouse/teclado e hoje eu uso o logmein, é fácil instalar no linux? Não tive tempo nem de tentar, vai ficar para o proximo fds:(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No final de semana testei o linux e deu tudo certo:D

O unico problema é que a maquina que vai rodar linux não tem monitor/mouse/teclado e hoje eu uso o logmein, é fácil instalar no linux? Não tive tempo nem de tentar, vai ficar para o proximo fds:(

Dica use o Teamviewer...

Crie uma conta , defina uma senha padrão e coloque para iniciar automaticamente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera...

Estou querendo montar uma máquina com Linux.... Mas sei que existem diversas distribuições do Linux, como saber qual a melhor pra mim???

Existe algum lugar na "internê" que possa me ajudar???

Caso vocês queiram me ajudar... Vai ser um Athlon, 1 gb de ram e 1 hd de 80 gb... rodando 24/7! :P Só preciso de um programa "tipo logemein" pra monitorar funcionamento do pc, que vai monitorar em uma platafora windows.... de resto é isso! ^^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, fiz um tutorial, não esta muuuuito organizado mas da pra entender o que interessa.

Saibam que isso pode gerar em erros e fiquem prontos caso aconteça, leia sobre isso antes de continuar.

Eu fiz o passo a passo aqui e deu tudo certo para o meu PC e o de mais 4 amigos, então acho que ta tudo certo.

https://rapidshare.com/files/459204811/compilar-fah.pdf

Boa sorte!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Turma, acho que estamos nos precipitando e viajando um pouco, vamos com calma.

Vamos separar a força tarefa em duas frentes, 32 bits e 64 bits.

Hoje eu me aventuro nos 32 bits, recompilo kernel, faço o que for preciso com orientaçao. Assim que tivermos a parte 32 bits pronta eu ajudo na de 64 bits.

Sugiro que dividamos o grupo em 2 (32 e 64 bits) e que cada grupo tenha um coordenador e um coordenador geral para coordenar os grupos.

Que tal?

Digo isso porque o Gunss, eu, o Kin e mais gente vai ser obrigado a usar o Linux 32 bits e NAO vai rodar o smp.

O Nilo, o marcus, o fernando, a torcida do flamengo, do corinthians, etc incluindo-me vai usar o Linux 64 bits em algum momento.

Hoje estou com uma máquina para reformatar e tacar Ubuntu 32 bits nela, por isso posso colaborar legal nele. Quando esta estiver ok e o projeto L32 ok, eu pulo parao L64.

Voluntários? Aceitaçoes, objeçoes? Comentem please.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera' date=' fiz um tutorial, não esta muuuuito organizado mas da pra entender o que interessa.

Saibam que isso pode gerar em erros e fiquem prontos caso aconteça, leia sobre isso antes de continuar.

Eu fiz o passo a passo aqui e deu tudo certo para o meu PC e o de mais 4 amigos, então acho que ta tudo certo.

https://rapidshare.com/files/459204811/compilar-fah.pdf

Boa sorte!!!

Muito bom o tutorial Gun's. Li e achei muito legal :)

Sugestão: colocar este link lá no 1º post como um passo opcional, pois facilita muito na hora de procurar onde tá o link que tem o PDF do tutorial pra compilar o kernel e deixá-lo otimizado para o folding@home.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Turma, acho que estamos nos precipitando e viajando um pouco, vamos com calma.

Vamos separar a força tarefa em duas frentes, 32 bits e 64 bits.

Hoje eu me aventuro nos 32 bits, recompilo kernel, faço o que for preciso com orientaçao. Assim que tivermos a parte 32 bits pronta eu ajudo na de 64 bits.

Sugiro que dividamos o grupo em 2 (32 e 64 bits) e que cada grupo tenha um coordenador e um coordenador geral para coordenar os grupos.

Que tal?

Digo isso porque o Gunss, eu, o Kin e mais gente vai ser obrigado a usar o Linux 32 bits e NAO vai rodar o smp.

O Nilo, o marcus, o fernando, a torcida do flamengo, do corinthians, etc incluindo-me vai usar o Linux 64 bits em algum momento.

Hoje estou com uma máquina para reformatar e tacar Ubuntu 32 bits nela, por isso posso colaborar legal nele. Quando esta estiver ok e o projeto L32 ok, eu pulo parao L64.

Voluntários? Aceitaçoes, objeçoes? Comentem please.

Compilar um kernel 32bit e 64bit é o mesmo processo, não tem erro, não muda uma única virgula. Ao menos nesse tutorial não muda, pois o config-file que uso é do Ubuntu, então não faz diferença.

Agora, se alguém quiser brincar de verdade, me manda uma MP que ai agente faz um config-file praticamente do zero, agora esse processo demora horas. Sugiro ir devegar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim gunss, nao digo no quesito compilaçao, digo no quesito teste e instalação :P

Compilaçao voce já fez :P

Por exemplo, eu e voce tivemos dificuldades ao instalar o v7 no Linux Ubuntu e Debian, eu consegui no Debian, mas a dica que eu segui nao funcionou para voce. Proponho fazermos juntos os passos para instalar o v7 no Linux 32 bits, já que aparentemente no 64 bits vai de boa.

Eu estou no mínimo 6 anos enferrujado de Linux, a última vez que usei Linux em substituiçao ao Windows foi por volta do ano 2004/2005 e desde então, só Windows e Linux casualmente, via Kurumin Live CD para recuperar dados de hds com Windows.

Estou reaprendendo a usar Linux na marra e a força, por isso proponho fazermos esse caminho do v7 no Linux 32 bits em grupo, fica mais fácil :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim gunss, nao digo no quesito compilaçao, digo no quesito teste e instalação :P

Compilaçao voce já fez :P

Por exemplo, eu e voce tivemos dificuldades ao instalar o v7 no Linux Ubuntu e Debian, eu consegui no Debian, mas a dica que eu segui nao funcionou para voce. Proponho fazermos juntos os passos para instalar o v7 no Linux 32 bits, já que aparentemente no 64 bits vai de boa.

Eu estou no mínimo 6 anos enferrujado de Linux, a última vez que usei Linux em substituiçao ao Windows foi por volta do ano 2004/2005 e desde então, só Windows e Linux casualmente, via Kurumin Live CD para recuperar dados de hds com Windows.

Estou reaprendendo a usar Linux na marra e a força, por isso proponho fazermos esse caminho do v7 no Linux 32 bits em grupo, fica mais fácil :P

Acho que esse bug é do F@H e não do Linux em si.

Mas podemos ver isso sim.

Conforme o pessoal for testando, poderiam ir colocando as impressões aqui e dizendo que se realmente houve um ganho no desempenho.

Aqui, quando usava o Linux SMP, tive uma melhora de uns 10~15%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ganhou um almoço gunss rsss.

Quanto a ser falha do cliente pode ser, já que é um beta, mas como diz o Sambaquy: Vindo de Stanford, sempre vai ser beta. Já sei de onde o google tirou a ideia de deixar um programa eternamente beta, de Stanford ;)

Vou testar o teu procedimento, mas tenho uma dúvida: se eu usar esse comando de dar "prioridade" ao folding, tem como voltar ao normal? Pergunto porque quero testar isso no folding, mas a máquina nao será dedicada exclusivamente ao folding, embora ele vá rodar ai 24/7, mas junto com outros serviços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado Gun'ss, já adicionei suas dicas no 1º post. ;)

Galera...

Estou querendo montar uma máquina com Linux.... Mas sei que existem diversas distribuições do Linux, como saber qual a melhor pra mim???

Existe algum lugar na "internê" que possa me ajudar???

Caso vocês queiram me ajudar... Vai ser um Athlon, 1 gb de ram e 1 hd de 80 gb... rodando 24/7! :P Só preciso de um programa "tipo logemein" pra monitorar funcionamento do pc, que vai monitorar em uma platafora windows.... de resto é isso! ^^

http://forum.clubedohardware.com.br/qual-melhor-distribuicao/244091

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guns, deu erro aqui pra mim logo no basicão, mas como meu Linux é quase 0, me perdi..

2 - chmod -R a-s /usr/src/linux-2.6.38

quando ele descompacta, o nome do arquivo fica como patch-2.6.38 e não como linux-2.6.38.. e não cria uma pasta 'linux' dentro de /usr/src depois do :

3 - rm -rf linux && ln -s /usr/src/linux-2.6.38 linux

Cria tipo um link e com os 'cp' depois, vai sobrepondo o link e não copiando pra dentro de pasta.... =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, em questão de ser garoto teste, estou aqui! Só preciso de um cabo pra conectar o pc no roteador (preguiça de ir comprar), que eu jogo o Linux 32 aqui.... Mas minha questão ainda continua...

Se alguém puder me dizer uma distribuição legal pra quem tá começando a mexer com Linux, de preferência que aceite um "LogMeIn" da vida, eu instalo tudo ainda essa semana!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ganhou um almoço gunss rsss.

Quanto a ser falha do cliente pode ser, já que é um beta, mas como diz o Sambaquy: Vindo de Stanford, sempre vai ser beta. Já sei de onde o google tirou a ideia de deixar um programa eternamente beta, de Stanford ;)

Vou testar o teu procedimento, mas tenho uma dúvida: se eu usar esse comando de dar "prioridade" ao folding, tem como voltar ao normal? Pergunto porque quero testar isso no folding, mas a máquina nao será dedicada exclusivamente ao folding, embora ele vá rodar ai 24/7, mas junto com outros serviços.

Eu devo ter explicado errado.

O sistema INTEIRO vai demorar para responder, pois ele vai trocar de processos de forma mais lenta, por isso que é melhor para o F@H, porém para um usuário que usa o PC no dia a dia não é tão bom pois o sistema vai dar uma aparencia de "lento".

Para você ter o seu sistema antigo de volta somente usando o kernel da distribuição.

@marcus72 Toma cuidado. Um dos arquivos que você baixou, que tem uns 70MB é o kernel 2.6.38, quanto você descompacta esse arquivo vem uma pasta com o nome "linux-2.6.38".

O segundo arquivo é um patch para a versão 3 desse kernel.

Ah, você tem certeza que aplicou todos os patchs??

Esse comando echo 300..... só funciona se você aplicar o patch "2.6.38.3-sched-bfs-401.patch"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera...

Estou querendo montar uma máquina com Linux.... Mas sei que existem diversas distribuições do Linux, como saber qual a melhor pra mim???

Existe algum lugar na "internê" que possa me ajudar???

Caso vocês queiram me ajudar... Vai ser um Athlon, 1 gb de ram e 1 hd de 80 gb... rodando 24/7! :P Só preciso de um programa "tipo logemein" pra monitorar funcionamento do pc, que vai monitorar em uma platafora windows.... de resto é isso! ^^

Recomendo olhar o Ubuntu 10 ou 11, Kurumin 7(só instale em máquina antigas como esta sua, pois o projeto já está descontinuado), Debian 6, Fedora 14 ou até o OpenSuse, qualquer um desses vai te atender bem, teste numa VM até se decidir com qual ficar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Recomendo olhar o Ubuntu 10 ou 11, Kurumin 7(só instale em máquina antigas como esta sua, pois o projeto já está descontinuado), Debian 6, Fedora 14 ou até o OpenSuse, qualquer um desses vai te atender bem, teste numa VM até se decidir com qual ficar.

valeu cristianogro! ^^ Vou testar sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Bom, em questão de ser garoto teste, estou aqui! Só preciso de um cabo pra conectar o pc no roteador (preguiça de ir comprar), que eu jogo o Linux 32 aqui.... Mas minha questão ainda continua...

Se alguém puder me dizer uma distribuição legal pra quem tá começando a mexer com Linux, de preferência que aceite um "LogMeIn" da vida, eu instalo tudo ainda essa semana!

Kin, como o cristianogro disse, o Kurumin é uma boa, porque é leve e funciona bem em máquinas antigas, e principalmente pelo fato de que uma vez instalado, voce tendo banda larga, pode atualizar todo o teu Linux :joia:

Recomendo que instale o Kurumin 7, atualize o kernel, instale o folding, e esqueça que existe o pc, só o deixe ligado com acesso a internet, que ele faz o resto para voce.

Quanto ao acesso a máquina, voce pode instalar um servidor VNC nessa máquina, ou como eu e a torcida do flamengo que usa Linux, usar uma conexao SSH, para isso basta usar apt-get install openssh no servidor. No teu cliente Windows baixe um programa chamado Putty, que fornece os protocolos para acesso remoto no servidor SSH.

Com o tempo e mediante suas dúvidas vamos fornecendo maior e melhor suporte :P

Comece baixando e gravando a imagem ISO da distribuiçao escolhida.

Eu devo ter explicado errado.

O sistema INTEIRO vai demorar para responder' date=' pois ele vai trocar de processos de forma mais lenta, por isso que é melhor para o F@H, porém para um usuário que usa o PC no dia a dia não é tão bom pois o sistema vai dar uma aparencia de "lento".

Para você ter o seu sistema antigo de volta somente usando o kernel da distribuição.[/quote']

Tá, mas basta recompilar o meu kernel, ativar no grub o kernel antigo, qual a opção? Ajude uma pobre mente cansada e esquecida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não adianta.. Dou 2 cliques no arquivo e ele descompacta pra 1 arquivo só, de 48.5Gb.. =/

Consegui recompilar o Kernel 2.6.35, setando aquelas configurações de otimização no 'xconfig'.. e no Ubuntu 10.10, pra recompilar o kernel usando todos os núcleos, a opção é --jobs=N ... aqui, com um monte de módulo desnecessário, demorou 15min..

Vou rebootar e colocar pra rodar.. o menor tempo que consegui com a outra otimização(do HardForum) foi de 30:16 na big 2684.. chegando em casa à noite eu vejo quanto deu em média nesse novo kernel..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...