Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Folding@Home no Linux


RooT

Posts recomendados

Galera, eu tenho 3 kernels instalado aqui.

O kernel padrão(1), um compilado para minha máquina(2) e um para o F@H(3).

Usando o kernel (1) o tempo que demora de 7 a 8 minutos para completar 1% da WU 6886,

com o kernel (3) a mesma WU e demora para cada 4~5 minutos para cada 1%.

Vai variar de caso para caso. Quem usa o PC enquanto roda o F@H vai ter um ganho maior. Quem deixa o PC parado para o F@H o ganho vai ser menor.

Lembrando que eu não uso o cliente SMP, daqui algum tempo eu faço o teste com ele.

Amanhã eu faço um teste com o kernel padrão do ubuntu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz o tutorial novamente. Agora não precisa mais editar absolutamente nada.

Agora o tutorial só tem 2 páginas' date=' simples, rápido.

Peço que atualize.

[url']https://rapidshare.com/files/460456362/compilar-fah.pdf

99.9% PERFEITO o tutorial...rs Só tive que trocar o "aptitude" por "apt-get", no meu caso, o CONCURRENCY_LEVEL=2 por 8 e incluir o 'x86' da revisão do kernel no dpkg -i linux-headers-2.6.38.5_x86_amd64.deb linux-image-2.6.38.5_x86)amd64.deb ... :D

Kernel compilado em aprox. 10min... ;)

Deu um erro no final (abaixo) mas bootou com o kernel novo, aparentemente sem problema... Vamos ver... (ACHO que o erro é porque a revisão tem que começar com número, e não com letra como é o caso do 'x86')

root@VM2:/usr/src# mkinitramfs -o /boot/initrd.img-2.6.38.5 /lib/modules/2.6.38.5

dpkg: versão '/lib/modules/2.6.38.5' possui erro de sintaxe: invalid character in version number

Em breve posto o TPF para ver se melhora com relação ao kernel otimizado que eu utilizava... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

99.9% PERFEITO o tutorial...rs Só tive que trocar o "aptitude" por "apt-get", no meu caso, o CONCURRENCY_LEVEL=2 por 8 e incluir o 'x86' da revisão do kernel no dpkg -i linux-headers-2.6.38.5_x86_amd64.deb linux-image-2.6.38.5_x86)amd64.deb ... :D

Kernel compilado em aprox. 10min... ;)

Deu um erro no final (abaixo) mas bootou com o kernel novo, aparentemente sem problema... Vamos ver... (ACHO que o erro é porque a revisão tem que começar com número, e não com letra como é o caso do 'x86')

root@VM2:/usr/src# mkinitramfs -o /boot/initrd.img-2.6.38.5 /lib/modules/2.6.38.5

dpkg: versão '/lib/modules/2.6.38.5' possui erro de sintaxe: invalid character in version number

Em breve posto o TPF para ver se melhora com relação ao kernel otimizado que eu utilizava... ;)

Esses novos i7 fazem mágica mesmo. O meu core 2 duo compila em 45min esse kernel :lol:

Eu realmente esqueci de adicionar o "x86" no .deb

Sobre esse erro do mkinitramfs, realmente é por conta do x86, porém não por causa do x86 gerado no nome do .deb, mas por causa da versão do pacote que não começa com um número como você disse. Pode ignorar esse erro sem problemas.

Estou esperando seus resultados, espero mesmo que sejam positivos.

Acho que essa semana eu consigo compilar e mandar aqui pra galera um .deb com o kernel já compilado. Facilita a vida de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses novos i7 fazem mágica mesmo. O meu core 2 duo compila em 45min esse kernel :lol:

Eu realmente esqueci de adicionar o "x86" no .deb

Sobre esse erro do mkinitramfs' date=' realmente é por conta do x86, porém não por causa do x86 gerado no nome do .deb, mas por causa da versão do pacote que não começa com um número como você disse. Pode ignorar esse erro sem problemas.

Estou esperando seus resultados, espero mesmo que sejam positivos.

Acho que essa semana eu consigo compilar e mandar aqui pra galera um .deb com o kernel já compilado. Facilita a vida de todos.[/quote']

Cara, muito bom!!! Nem tanto pelo TPF mínimo, mas pela consistência...

No kernel antigo, o TPF na 6901 variava entre 22:20~22:24, com pico de 23:16 em 14 frames observados..

Com esse kernel, o TPF tá variando entre 22:18~22:21, com uma ocorrência de 22:29 em 7 frames !!! :D

Estou com os .deb aqui.. é só jogar pra um 4shared da vida ??

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, muito bom!!! Nem tanto pelo TPF mínimo, mas pela consistência...

No kernel antigo, o TPF na 6901 variava entre 22:20~22:24, com pico de 23:16 em 14 frames observados..

Com esse kernel, o TPF tá variando entre 22:18~22:21, com uma ocorrência de 22:29 em 7 frames !!! :D

Estou com os .deb aqui.. é só jogar pra um 4shared da vida ??

Se você compilou certinho, pode jogar no 4shared que da certo.

Ai o quem baixar só precisa instalar e rodar o mkinitramfs, caso use o 10.04 ou uma versão anterior.

O que bom que ajudou em alguma coisa. Pelo visto quem tem processador mais fraco tira mais vantagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, CONSEGUI fazer o FAHControl (a tela de controle de todas as opções do F@H) funcionar no Ubuntu!!!! Muito simples resolver o problema.

Primeiro baixa o cliente 7.1.24, porém sem ser o .deb, o .tar.bz2.

https://fah-web.stanford.edu/file-re...ge-32bit/v7.1/

ou se preferir o link direto

https://fah-web.stanford.edu/file-re...elease.tar.bz2

Agora aperte alt+f2 e digite "gksudo nautilus" e coloque sua senha. Vá até a pasta onde você baixou o F@H por um dos links acima, depois de ter extraido o arquivo baixado entre na pasta que você acabou de extrair, depois entra na pasta clientgui > dist e extrai o arquivo que tiver ai dentro.

Depois disso entra na pasta que foi criada, e copia a pasta "fah". Vá agora para o diretório:

/usr/local/bin e colque a pasta "fah" ai dentro.

Agora é só chamar o FAHControl que provavelmente está instalado no menu aplicativos > ciência e pronto. Adorei o FAHControl, o F@H precisava urgente dessa ferramenta.

Agora tenho incríveis DOIS clientes rodando, que rodam WU's de INCRÍVEIS 69 pontos.

ps: pediram para postar aqui também ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera

Seguem os links dos .deb para baixar do 4shared.. ;-) (desculpa, Skylord, só vi teu post depois...rs)

linux-image-2.6.38.5_1x86_amd64.deb

linux-headers-2.6.38.5_1x86_amd64.deb

Pelo que entendo de Linux (não muito..rs), é só baixar esses .deb, como 'su' copiá-los pra /usr/src (não sei se precisa ser lá..) e rodar os comandos abaixo :

dpkg -i linux-headers-2.6.38.5_1x86_amd64.deb linux-image-2.6.38.5_1x86_amd64.deb

mkinitramfs -o /boot/initrd.img-2.6.38.5 /lib/modules/2.6.38.5 (esse só precisa se for anterior a 11.04)

update-grub

reboota e deve entrar o kernel novo OK... :D

Se preferir compilar o kernel, montei um 'shell' pra rodar tudo de uma vez só.. é só baixar numa pasta esse shell e o 'fah.tar.gz' que o Guns já tinha disponibilizado antes... entra como 'su', dá um 'chmod 777 newkernel' e roda com './newkernel'.. quando abrir a tela gráfica de configuração do kernel, é só salvar e sair.. seguem os links..

fah.tar.gz

newkernel

Depois me digam se funciona... kkkkkkkkkkkkk testei no Ubuntu 11.04 e funcou.. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando o Ubunto 11.04, esta funcionando tudo certo, a unica coisa que estou achando estranho é que no medidor de recursos mesmo estando configurado - smp 12 o 980x fica com 2 núcleos oscilando, o resto fica em 100%. Alguem tem alguma dica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RFAG, a dica é fechar o monitor de recursos. Ele consome CPU, não é bom deixá-lo aberto, já fiz esse teste.

Uma alternativa com muito menos impacto no desempenho é você dar o comando top no terminal do Linux. Ele vai te mostrar a porcentagem total de uso de CPU do FahCore_A5. Detalhe que ele considera cada thread do processador como 100%, assim uma CPU que processa 12 threads ele deve mostrar algo bem próximo de 1200% para o folding (bem próximo porque inevitavelmente outros pequenos processos do SO também usam CPU).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se não entrou em 'dynamic load balance'... No Ubuntu 10 e 11 vira e mexe acontece isso, pois ele pensa que o processador está sobrecarregado e dá um alívio nos cores alternadamente... No nosso caso, isso é extremamente desaconselhável...rs

Com as otimizações que o Guns passou (ou pegando os kernels compilados que eu disponibilizei), isso não acontece e o processamento fica 100% nos cores direto com raras excessões... às vezes um ou outro core cai pra 99%..rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se não entrou em 'dynamic load balance'... No Ubuntu 10 e 11 vira e mexe acontece isso, pois ele pensa que o processador está sobrecarregado e dá um alívio nos cores alternadamente... No nosso caso, isso é extremamente desaconselhável...rs

Com as otimizações que o Guns passou (ou pegando os kernels compilados que eu disponibilizei), isso não acontece e o processamento fica 100% nos cores direto com raras excessões... às vezes um ou outro core cai pra 99%..rs

Hummmm...qualquer coisa alem do que eu ja fiz fica meio complicado :( Mesmo assim o desempenho esta em ~22 min a 4,0ghz, que vocês acham?

edit: Wu 6901

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera

Seguem os links dos .deb para baixar do 4shared.. ;-) (desculpa, Skylord, só vi teu post depois...rs)

linux-image-2.6.38.5_1x86_amd64.deb

linux-headers-2.6.38.5_1x86_amd64.deb

Pelo que entendo de Linux (não muito..rs), é só baixar esses .deb, como 'su' copiá-los pra /usr/src (não sei se precisa ser lá..) e rodar os comandos abaixo :

dpkg -i linux-headers-2.6.38.5_1x86_amd64.deb linux-image-2.6.38.5_1x86_amd64.deb

mkinitramfs -o /boot/initrd.img-2.6.38.5 /lib/modules/2.6.38.5 (esse só precisa se for anterior a 11.04)

update-grub

reboota e deve entrar o kernel novo OK... :D

Hummmm...qualquer coisa alem do que eu ja fiz fica meio complicado :( Mesmo assim o desempenho esta em ~22 min a 4,0ghz, que vocês acham?

edit: Wu 6901

Cara, é só fazer exatamente isso... mistério 0... ;)

~22 min a 4,0ghz na 6901 é relativo.. você não disse que máquina é, se tá rodando GPU junto..rs Eu faço TPF de 22~23 min no i7-2600K a 4.8ghz com Ubuntu 10.10 na VM com esse Kernel aí que eu disponibilizei.... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummmm...qualquer coisa alem do que eu ja fiz fica meio complicado :( Mesmo assim o desempenho esta em ~22 min a 4,0ghz, que vocês acham?

edit: Wu 6901

Olha tá baixo o rendimento no Linux, tá com cliente GPU ligado aí? POis máquina dedicada pra folding com Ubuntu 10.10 com Gnome consegui o TPF mínimo de 19:54 na 6901 no i7 970 a 4.0 GHz, na média fica em 20:30, com kernel normal sem nenhuma modificação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

'uso'... só inicializo o Ubuntu, abro o terminal, dou 'cd fah' e mando ver...rs

Já que você usa em uma VM, não utilizar uma interface gráfica pode ajudar a no mínimo estabilizar ainda mais os pontos.

Talvez seja o caso de tentar uma instalação com o Ubuntu minimal, onde vem apenas o básico do básico.

Para ter uma ideia, pesa apenas 22MB o setup. Ai é só você instalar o kernel compilado por você pelo .deb e pronto.

https://help.ubuntu.com/community/Installation/MinimalCD#64-bit%20PC%20%28amd64,%20x86_64%29

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...