Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Folding@Home no Linux


RooT

Posts recomendados

Nilo uma dúvida, esse tuto que você postou, digamos que a máquina tá ligada e acabou reiniciando, nesse caso os checkpoints da WU sempre serão salvos no pendrive certo?

Sim, nos testes que fiz não perdi nenhuma WU.

Testei fechando o programa normalmente (fah.sh stop) e resetando no botão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

La vou eu tirar o lacre do pendrive e testar, aproveitar que os servidores das bigs estão off, ou sei lá qual o problema, poderei testar em duas máquinas hehe.

Me perdi na linha de comando, aquela barra na vertical é pra digitar? Se sim quando aperto ALT + 124 que é o correspondente a ela no teclado aparece (argument 124), está correto isso?

Até que é simpático o Ubuntu, fiquei interessado, sei que o caminho é longo pra dominar, mas pelo visto vale a pena, se o tio Bil ainda não conseguiu exterminar ele é porque tem futuro e presente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu certo aqui, diz que não acha o diretório ou arquivo, na hora de digitar os comandos, já resolvi o problema do "|" fiz o pendrive conforme o figurino.

O que significam esses comandos?

$ cp /media/cdrom/FAH6.34-Linux64-SMP.exe fah6 | chmod +x fah6

$ cp /media/cdrom/fah.sh fah.sh | chmod +x fah.sh

Aqui não tem cdrom, to mais perdido que turista brasileiro no Japão, Rússia e China.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não deu certo aqui, diz que não acha o diretório ou arquivo, na hora de digitar os comandos, já resolvi o problema do "|" fiz o pendrive conforme o figurino.

O que significam esses comandos?

$ cp /media/cdrom/FAH6.34-Linux64-SMP.exe fah6 | chmod +x fah6

$ cp /media/cdrom/fah.sh fah.sh | chmod +x fah.sh

Aqui não tem cdrom, to mais perdido que turista brasileiro no Japão, Rússia e China.

Sambaquy, perdido assim quem vai ficar é o marcus no final do ano, voce a gente pode guiar :P

vamos lá

cp é para copiar,

o caracter tubo | serve para encadenar dois comandos em uma mesma linha, esse comando também é usado no dos. Se voce nao quiser usar ele nao tem problema nesse caso, só terá que fazer o outro comando em uma outra linha

chmod +x quer dar atributo de executavel ao arquivo fah6. No linux voce pode dar atributo de executavel a qualquer arquivo (nao necessariamente funciona com todos, mas voce pode).

Esse arquivo fah.sh é um script do linux, como se fosse um bat no mundo linux, mas muito mais complexo e eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deu certo aqui, diz que não acha o diretório ou arquivo, na hora de digitar os comandos, já resolvi o problema do "|" fiz o pendrive conforme o figurino.

O que significam esses comandos?

$ cp /media/cdrom/FAH6.34-Linux64-SMP.exe fah6 | chmod +x fah6

$ cp /media/cdrom/fah.sh fah.sh | chmod +x fah.sh

Aqui não tem cdrom, to mais perdido que turista brasileiro no Japão, Rússia e China.

Tem um erro nos comandos que postei, faltou uma pasta.

Tenta essa sequencia...

cp /media/cdrom/fah/FAH6.34-Linux64-SMP.exe fah6

chmod +x fah6

cp /media/cdrom/fah/fah.sh .

chmod +x fah.sh

Desculpa ae.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora deve funcionar, pior que como copista nem me liguei da pasta fah, rss.

Funcionou só que o meu config tava pra pegar big WU e decorrente do problema do server não ta indo, tentei editar o config com o editor de texto, ele salva mas quando mando rodar o Fah aparece o parâmetro -smp repetido o -verbosity 9 repetido e uma vez só o -bigadv, reinicie a máquina pra ver se funciona. Parece ser bem rápido o bicho, to louco pra foldar no linux, rsss

To foldando, descobri um arquivo que tem as configurações dos parâmetros do folding além do config, deve funcionar tipo o atalho no windows com aqueles parâmetros adicionais, apaguei o -bigadv e beleza peguei uma wu 6964

Do seven para o ubuntu diminuiu ~8 segundos de TPF, mas o bom que liberou um HD e poderei liberar outros HDs, agora preciso saber como instalar e monitorar o andamento pelo HFM do windows nessas máquinas. Vou ver mais pra trás se acho algo.

Moleza monitorar pelo HFM, é só ir na pasta do UBUNTU onde está o F@H no caso a fah e compartilhar ela na rede, o próprio sistema pergunta se quer instalar um pacote de compartilhamento windows, só aceitar e reiniciar a sessão, ir de novo na pasta e escolher os atributos do compartilhamento.

O problema foi que no reinicio da sessão perdeu o andamento da WU e agora a WU que antes fazia poico menos de 2 minutos por frame está fazendo 5:20 minutos por frame !!

Whats happening? Será que o compartilhamento babou o esquema? broxei rss

Reinicie o Ubuntu e voltou a performance, o problema maior é que não guarda o chekpoint, quando ele tenta recuperar dá um "erro desconhecido" e começa do 0%, para as WUs normais até não acho muito grave, mas para as bigs sem chance de foldar, imagina faltar energia bem no final, babau mais de 24h de processamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora deve funcionar, pior que como copista nem me liguei da pasta fah, rss.

Funcionou só que o meu config tava pra pegar big WU e decorrente do problema do server não ta indo, tentei editar o config com o editor de texto, ele salva mas quando mando rodar o Fah aparece o parâmetro -smp repetido o -verbosity 9 repetido e uma vez só o -bigadv, reinicie a máquina pra ver se funciona. Parece ser bem rápido o bicho, to louco pra foldar no linux, rsss

To foldando, descobri um arquivo que tem as configurações dos parâmetros do folding além do config, deve funcionar tipo o atalho no windows com aqueles parâmetros adicionais, apaguei o -bigadv e beleza peguei uma wu 6964

Do seven para o ubuntu diminuiu ~8 segundos de TPF, mas o bom que liberou um HD e poderei liberar outros HDs, agora preciso saber como instalar e monitorar o andamento pelo HFM do windows nessas máquinas. Vou ver mais pra trás se acho algo.

Moleza monitorar pelo HFM, é só ir na pasta do UBUNTU onde está o F@H no caso a fah e compartilhar ela na rede, o próprio sistema pergunta se quer instalar um pacote de compartilhamento windows, só aceitar e reiniciar a sessão, ir de novo na pasta e escolher os atributos do compartilhamento.

O problema foi que no reinicio da sessão perdeu o andamento da WU e agora a WU que antes fazia poico menos de 2 minutos por frame está fazendo 5:20 minutos por frame !!

Whats happening? Será que o compartilhamento babou o esquema? broxei rss

Reinicie o Ubuntu e voltou a performance, o problema maior é que não guarda o chekpoint, quando ele tenta recuperar dá um "erro desconhecido" e começa do 0%, para as WUs normais até não acho muito grave, mas para as bigs sem chance de foldar, imagina faltar energia bem no final, babau mais de 24h de processamento.

Eu não uso os parametros no cliente.cfg, passo sempre pela linha de comando, se você colocou eles lá e no fah.sh já tem os parametros, pode ser essa a causa de repetir. Os parametros que são passados por linha de comando está no arquivo fah.sh, edite ele e procure pela linha "./fah6 -smp -bigadv &" e altere, caso ainda precise.

Samba ele guarda o checkpoint, com certeza. Uma coisa que pensei agora é: o pendrive não trabalha como um HD, ele tem um "delay" para gravar as informações, no windows tambem é assim por isso precisa mandar parar o dispositivo antes de retira-lo. Perdi uma WU sim, mas não dei importancia porque foi quando estava testando o pendrive pela 1a vez, ele mal apareceu o 0% e mandei parar com um CTRL+C, depois disso nunca mais perdi e foi pra mais de 10 paradas e com big mais da metade das vezes.

Faz mais um teste ae, quando estiver com uns 3% ou mais, tecle CTRL+C no console que está executando o fah, ele vai voltar para o prompt e aparecer Shutdown folding, "exit" para sair e mande reiniciar a maquina. Depois pode fazer um teste resetando a maquina direto e veja se perde tambem. Acho que só assim para saber se terá problema ou não de checkpoint. O pessoal já comentou aqui sobre esse esquema de perca de WU, eu perco sempre com VM, e tem gente que não, nunca perdi no linux nativo, e tem gente que perde, a coisa é meio "aleatoria".:(

Agora, se não sentir confiança e perder WU demais, realmente fica complicado processar big, concordo contigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

vocês nao conheciam o control+c? Nunca usaram DOS? rss.

Sambaquy, tenho uma solução mais elegante para voce, embora mais complicada.

Um servidor de Boot com a instalação do linux e na sua particao roda o folding.

O folding roda na máquina cliente mas armazena na máquina servidor. A máquina cliente nao teria HD ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, grave problema na versão pendrive do Ubuntu, eu todo animado que iria entregar mais de 90K na big WU e quando me deparo com a seguinte mensagem: Projeto terminado..gravando resultado no disco...erro ao gravar resultado no disco...os dados não podem ser gravados...puts lá se foi 1 dia e pouco de processamento, acho que é o espaço alocado no pendrive de 500MB apenas, vou criar outro com um espaço bem maior pois um pendrive de 4GB fica sobrando quase a metade, alguma luz?

To voltando para o Seven para aproveitar esse -bigbeta e não deixar a fazenda tanto tempo sem pontuar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui acabei instalando o Ubuntu no HD, o rendimento está melhor, mas peguei uma 2684 :(

O problema é que o computador que instalei usa rede wireless, está horrível, extremamente lento, cai toda hora, acho que o driver que tem disponível não funciona bem, pois no windows esse adaptador funciona sem problema nenhum.

Se eu tiver um tempo na segunda-feira vou tentar ver algo mais, por enquanto vou deixar assim pois agora não tenho tempo para testar mais nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

fernando, estranho isso, o Linux justamente tem melhor suporte para redes e inclui WiFi. Eu tenho uma TpLink que vai que é uma beleuza no Linux.

Se voce achar mais conveniente, embora um pouco mais caro, pode colocar um AP na funçao cliente e mandar a conexao por cabo de rede.

Se necessitar alguma ajuda, nao duvide em escrever-me uma epístola eletrônica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é que não tenho como colocar cabo, pois esse fica fica em outro cômodo da casa.

Achei estranho que para baixar a WU demorou uma enternidade, achei que fosse problema de Stanford, mas depois vi que o problema é aqui, coloquei no HFM o diretório do linux e sempre perde a conexão, tenho que tirar o adaptador e colocá-lo novamente para voltar a rede, depois de pouco tempo cai novamente :(

Se eu não conseguir enviar essa WU vou ter que tirar o computador de lá e ligar aqui com cabo para não perder a WU :(

Edit.

Linux abortado no 980x que está com wireless, a rede cai toda hora vou tentar no SB agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, grave problema na versão pendrive do Ubuntu, eu todo animado que iria entregar mais de 90K na big WU e quando me deparo com a seguinte mensagem: Projeto terminado..gravando resultado no disco...erro ao gravar resultado no disco...os dados não podem ser gravados...puts lá se foi 1 dia e pouco de processamento, acho que é o espaço alocado no pendrive de 500MB apenas, vou criar outro com um espaço bem maior pois um pendrive de 4GB fica sobrando quase a metade, alguma luz?

To voltando para o Seven para aproveitar esse -bigbeta e não deixar a fazenda tanto tempo sem pontuar.

Um Big precisa de +/- 100Mb para gravar no disco, o programa não consome nada, então 256Mb deve até sobrar.

Acho que você pode estar com problema de permissão.

Se quiser fazer um teste, abra o terminal e execute:

$ chmod -R 777 fah

Coloca uma smp para rodar que acaba mais rápido e veja se resolve.

Mesmo que não seja isso o seu problema, vou colocar na sequencia dos comandos da mensagem esse chmod, não atrapalha e pode ser que alguem precise.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...