Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida kit didático de microcontroladores pic


T3ch

Posts recomendados

Estou aprendendo pic, e estou procurando um kit didático para praticar. Porém, como ainda estou aprendendo não sei qual seria o melhor kit para começar.

Para começar, estou em dúvida se é melhor um kit que seja programado pela porta serial ou pela USB?

Também seria interessante, que não me prendesse a apenas um tipo de pic, mais que permita eu utilizar (gravar e programar) vários tipo de pic, assim eu não fico "preso" a apenas um tipo.

Eu preciso de dicas para começar o aprendizado da melhor forma possível, se alguém puder me ajudar, agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá T3ch,

Quando fala em "kit" tem a ver com disponibilidade financeira.

Você encontra na net várias empresas (algumas com vários anos de experiência) que fabricam, dão cursos, suporte técnico, material didático, etc.

Tem algumas delas que tem preço acessível.

E uma boa parte dos kits permitem a utilização de vários modelos de microcontroladores.

A porta serial comum (db9) está em desuso e a usb é a melhor opção.

Agora, se você tem conhecimento básico para médio em eletrônica poderá montar seu próprio programador.

Eu mesmo tenho dois encostados montados a algum tempo atrás, que utilizam a porta paralela.

Da mesma forma existem várias opções de programadores gratuítos na net.

Pra quem está começando opte por uma linha de pic ou avr e comece com 18 pinos, por exemplo.

Teste todos os recursos - portas, conversor Ad, timers, vref, lcds, teclado, etc.

Depois vai ficando cada vez mais fácil trabalhar com modelos + avançados.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou aprendendo pic, e estou procurando um kit didático para praticar. Porém, como ainda estou aprendendo não sei qual seria o melhor kit para começar.

Para começar, estou em dúvida se é melhor um kit que seja programado pela porta serial ou pela USB?

Também serial interessante, que não me prendesse a apenas um tipo de pic, mais que permita eu utilizar (gravar e programar) vários tipo de pic, assim eu não fico "preso" a apenas um tipo.

Eu preciso de dicas para começar o aprendizado da melhor forma possível, se alguém puder me ajudar, agradeço desde já!

Compre um gravador genérico, que grave as famílias 16F e 18F(se tiver DSPIC é bonus) e utilize um protoboard para montar suas experiências. Garanto que o aprendizado será melhor.

Um exemplo do mercado livre: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180188818-pkburner2-programador-e-debugger-usb-para-pic-e-dspic-_JM

Se quiser gastar pouco tem estes para montar:

http://feng3.cool.ne.jp/en/pg5v2.html

http://py2wm.qsl.br/Gravador_PIC/pic-programmer.html

http://www.lancos.com/prog.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas explicações pessoal!

Mais ainda me persiste uma dúvida. É melhor então não comprar um kit? E sim comprar um gravador/programador para eu fazer meus testes?

Meus conhecimentos em eletrônica são básicos e em microcontroladores mais básicos ainda. Como disse, estou começando agora. Sei os princípios da eletrônica e outros conhecimentos, mais, montar o meu próprio programador já não estou certo.

E pretendo utilizar a linguagem C para programar os "PIC's".

Eu estava de "olho" nestes kits. Vocês que tem mais experiência, por favor, me digam se compensa comprar estes kits dos links abaixo.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-177201230-kit-de-desenvolvento-pic1618-pic18f4550-usb-e-linguagem-c-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-180805503-kit-de-desenvolvimento-p-microcontroladores-pic-16f18f-_JM

Sei bem que montar por conta própria é melhor do que depender de um kit. Mais como ainda não sei bem por onde começar, estou bem confuso. Se puderem esclarecer estas dúvidas, agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure por Multipic 4, aceita PICs de 8 a 40 pinos.

No site do fabricante está saindo por R$170,00 mais ou menos.

Eu estou pensando em comprar um.

Uma dica dos experts em PICs para iniciantes, é melhor comprar uma protoboard e você mesmo montar seus circuitos para aprender sobre o hardware alem da programação dos pics.

Gravador de PICs, compre um pickit2 no ML.

Boa sorte,

Renato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Te aconselho a comprar um gravador de PIC (eu tenho um PICKit2 e acho bom), uma protoboard, jumpwires, um oscilador, 2 capacitores de 22pF e alguns leds e resistores de uns 10Kohm. voce precisa de uma fonte bem simples de 5V também, se tiver um cabo USB que voce possa cortar serve também (pois aí voce poderia utilizar qualquer porta USB pra alimentar seu circuito). Tendo isso, voce poderá utilizar os jumpers mesmo como botões, e começar a trabalhar lógicas simples, pra acender leds, fazer contadores com os leds e etc. Futuramente (depois que voce dominar os experimentos que puder fazer com o que voce tem), para expandir o circuito, fica fácil e voce poderá testar diversas coisas diferentes (enquanto nos kits voce fica limitado a somente o que vem neles, sem nunca poder adicionar nada), voce poderá comprar displays de 7 segmentos, display LCD, sensores, motores e etc.

Dessa forma voce pratica e estuda também a parte do hardware, tem um sistema totalmente customizável e expansível, com custo também "customizável" ("agora to com pouca grana, depois adiciono mais coisas").

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, já estou ficando entusiasmado com a ideia de montar meus próprios circuitos na protoboard.

Agora minha dúvida é sobre os materiais que eu vou precisar para começar a aprender praticamente do "nada". Falo das apostilas, tutoriais e principalmente os programas em linguagem C para pic.

Meu principal interesse é fazer contadores, timers e utilizar displays, lcds e utilizar botões no pic.

Eu estava vendo as especificações de um pic, e analisei que cada pino do pic tem uma função (me corrijam se eu estiver errado), então basta alimentar o circuito com a corrente 5v e utilizar o pino específico para fazer o que eu quero.

É mais ou menos isso?

Ghost Killer

Essa ideia de cortas o cabo usb para alimentar o circuito foi 10!

Aliás, todos estão me ajudando bastante.

Outra dúvida.

Tem alguma loja virtual para poder comprar os microcontroladores pic?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, já estou ficando entusiasmado com a ideia de montar meus próprios circuitos na protoboard.

Agora minha dúvida é sobre os materiais que eu vou precisar para começar a aprender praticamente do "nada". Falo das apostilas, tutoriais e principalmente os programas em linguagem C para pic.

Meu principal interesse é fazer contadores, timers e utilizar displays, lcds e utilizar botões no pic.

Eu estava vendo as especificações de um pic, e analisei que cada pino do pic tem uma função (me corrijam se eu estiver errado), então basta alimentar o circuito com a corrente 5v e utilizar o pino específico para fazer o que eu quero.

É mais ou menos isso?

Ghost Killer

Essa ideia de cortas o cabo usb para alimentar o circuito foi 10!

Aliás, todos estão me ajudando bastante.

Outra dúvida.

Tem alguma loja virtual para poder comprar os microcontroladores pic?

Tem uma série de livros sobre PIC, muitos ensinam até a montar um gravador.

Na Farnell tem e se você estiver em São Paulo capital eu posso te passar uns endereços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava vendo as especificações de um pic, e analisei que cada pino do pic tem uma função (me corrijam se eu estiver errado), então basta alimentar o circuito com a corrente 5v e utilizar o pino específico para fazer o que eu quero.

É mais ou menos isso?

Os pinos costumam ter mais de uma função, e dentro do seu programa (em C ou Assembly), voce diz qual função que o pino suporta que voce quer utilizar. A maioria dos pinos servem como entrada e saída digital, mas alguns dos pinos tem a possibilidade de ou usar entrada e saída digital, ou usar entrada analógica, por exemplo entre várias outras possibilidades. Pra saber as possiveis funções de cada um dos pinos do seu PIC, só lendo o datasheet.

Tem alguma loja virtual para poder comprar os microcontroladores pic?

Eu costumo comprar no www.soldafria.com.br , nunca tive problemas. Fiz uma compra na Farnell também, deve chegar amanhã ou depois, mas como é a minha primeira compra lá e ainda não foi concretizada, não posso indicar ainda. Algumas coisas compro no mercado livre mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião é bem melhor montar no protoboard.

Solda fria é excelente, já comprei lá umas 7 vezes e nunca tive problemas...

O cara deste site: http://roboticasimples.com/catalog/index.php?cPath=25&osCsid=ce22b310e7c052d8281ef9d9da205753

Vende gravadores, ele é um ótimo vendedor. Comprei um gravador tem 1.6 ano, mandei um email no mês passado para tirar uma dúvida, ele respondeu em menos de 4 horas.

Este site:http://mecatronicadegaragem.blogspot.com/search/label/Microcontroladores%20Pic%20-%20CCS tem materias muito interessantes...

Um simulador também ajuda bastante, dá uma olhada neste tutorial do proteus...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... O cara comete alguns erros mesmo...

Mas foi vendo esse vídeo que aprendi a usar o proteus, tê-lo visto a um tempo atrás foi de grande ajuda. Hoje faço programas bem complexos, e posso simulá-los no proteus... E tudo começou com esse vídeo.

A ideia não era mostrar os cálculos ou a habilidade do narrador para explicar, mas sim o funcionamento proteus. Também não quero substuir os matérias que foram postados anteriormente ao meu post (pois isto aqui não é uma competição), quero apenas adicionar mais informações.

Valeu ai cara!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal pessoal!

Agora o que eu preciso de dicas de bons materiais (livros, apostilas, etc) para poder estudar mais.

Montar por conta própria é melhor, pois o circuito quem desenvolve aprende mais.

Mais as dúvidas sobre os pinos do microcontrolador ainda persistem.

Alguém por ai tem algum exemplo de circuito bem simples para quem está começando, um esquema mais simples possível, para que eu possa ver a ligação dos pinos e entender a lógica do "negócio".

Eu só preciso entender a lógica dos pinos, depois pela protoboard já da pra me virar.

Se alguém tiver um circuito mais básico possível (de qualquer projeto, é só para eu analisar) eu agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal pessoal!

Agora o que eu preciso de dicas de bons materiais (livros, apostilas, etc) para poder estudar mais.

Montar por conta própria é melhor, pois o circuito quem desenvolve aprende mais.

Mais as dúvidas sobre os pinos do microcontrolador ainda persistem.

Alguém por ai tem algum exemplo de circuito bem simples para quem está começando, um esquema mais simples possível, para que eu possa ver a ligação dos pinos e entender a lógica do "negócio".

Eu só preciso entender a lógica dos pinos, depois pela protoboard já da pra me virar.

Se alguém tiver um circuito mais básico possível (de qualquer projeto, é só para eu analisar) eu agradeço.

A própria ajuda do compilador PIC-C da CCS ajuda muito. tem praticamente todas as funções com explicações e exemplos. Me ajudou muito no meu Trabalho de Conclusão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...