Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte Corsair 1000w queima


YuriDittrich

Posts recomendados

Olá colegas!

Sempre recorrí ao Clube do Hardware para tirar dúvidas, mas nunca criei uma conta porque não gosto muito de "participar" de fóruns.

Mas dessa vez o problema não foi tão simples a ponto de eu achar a solução tão facilmente!

Vou contar para vocês o causo da minha Corsair HX1000w que queimou ontem!

Minha configuração é:

Fonte Corsair HX1000w

MOBO M4A88t-V Evo

GTS 250 (XFX)

Phenom II 955

OCZ 2gb (x2)

O resto não importa, é coisinha genérica. Eu rodava antes uma A7v8x-x com uma Corsair 550w. Comecei mudando pela MOBO e pela fonte, pois pretendo no futuro fazer um SLI.

Enfim instalei os novos componentes 7 dias atrás, tudo certinho. Primeiro "problema" foi que minha MOBO antiga não tinha alimentação de 4x2 ATX12v, somente um, mas nada que o fórum não resolvesse. Liguei-a se medo após me informar.

PC ligou normal, sem problemas, único detalhe que a MOBO automaticamente aumentou a velocidade do cooler do processador, o que me deixou meio inseguro mas depois de perceber que era só isso, fiquei de boa. Instalei o EPU, programa da Asus para poder ficar diminuindo RPM do cooler, diminuir tensão da CPU pra economizar energia e tal, utilizei ele algumas vezes.

Ontem eu estava fazendo o pick pro meu time de DotA na RGC quando puft, o PC desliga.

Pensei: - "Eta, que que deu?"

Fui no PC, abrí o gabinete, dei uma checada e sentí um cheiro de componente queimado. Tentei ligar de novo o PC ligou mas a CPU desligada.

Pensei: - "!(@!*#!) de EPU do (!)#!*#@ deve ter queimado minha CPU *!#"(@!"

Beleza né, liguei meu Netbook, entrei no skype pra falar do ocorrido enquanto deixava a CPU esfriar, porque eventualmente poderia ter queimado somente o cooler e a CPU estar sobreaquecida. Se fosse o caso, deixar esfriar seria o bastante para entrar na Bios e diagnosticar o problema.

Depois de 30 minutos fui re-ligar o PC e puft! Filtro de linha queimou!

Pensei: - "!@#(!&(# de filtro de linha!! Não deu conta da carga e fez a Fonte mandar menos energia pra CPU antes de estourar o fusível"

Retirei o filtro de linha, fui ligar a Fonte direto na tomada, o que resolveria o problema de corrente dividida e PUFT!!!! ESTOUROU A TOMADA!!!!11!1!!1!

Pensei: - "!)!@#*&!@¨#*!%!@#&(!#¨(!#&!#(%!@#)!# AGORA ESSA FONTE FOI PRO SACO"

A essas alturas eu já tava bem transtornado e resolví simplesmente ligar a TV e assistir um pouco de History Channel. Testei outra tomada depois e constatei que realmente, a fonte havia queimado.

Hoje pela manhã comecei os processos de diagnóstico.

Coloquei devolta minha 550w e voilá, tudo funciona perfeitamente novamente!!!

Com esse causo que eu contei, dando os detalhes que poderiam ter feito o problema ocasionar o problema (aqueles que estava fora da minha "rotina" de computador) gostaria de um brainstorm sobre o ocorrido. Não houve queda de energia e a tomada está funcionando normalmente, apesar dos fogos de artifício.

Observando a Fonte HX1000w, pude ver componentes derretidos brancos - espécie de cola-quente branca - e o forte cheiro de componente eletrônico queimado vinha somente dela.

O PC ficou ligado durante cerca de 70 ~ 100 horas entre a instalação dos novos componentes e o ocorrido, o que na minha cabeça descarta problemas relacionados a más-conexões e curtos na rede interna do PC, que teriam ocorrido assim que fosse ligado.

Sinceramente não conheço muito sobre eletrônica e engenharia elétrica, sobre-tudo de fontes. Minha formação em Psicologia e meu trabalho clínico infelizmente não supriram essa demanda AOWPekpaowawe então não sei se, em caso de Fonte com defeito, ela demoraria tanto para apresentar problema. Eu torcí o nariz para o programinha da Asus de ficar diminuindo a tensão da CPU, apesar de achar que um software assim não seria desenvolvido pela Asus caso pudesse queimar um componente - Muito menos uma fonte 1000w sub-utilizada (por volta de 470w utilizados).

Todavia minha experiência prática com PCs me faz garantir que não havia nenhum curto e todos os componentes estavam 100% seguros.

Uso meu filtro de linha xing-ling a mais de 4 anos, sendo que já liguei 3 PCs nele em ocasião de Lan-party. No evento ele estava seguramente com as mesmas ligações que estava antes, só que com uma Fonte de 1000w e a M4A88t-V Evo. Meus conhecimentos dizem que mesmo sendo uma fonte 1000w ela estava com praticamente a mesma utilização da Fonte anterior, né?

O que eu gostaria dos senhores é o seguinte:

1 - Vocês conseguem ver alguma causa-efeito nos acontecimentos supra-citados?

2 - Uma Fonte com defeito pode apresentar problemas depois de ligada por esse dado espaço de tempo?

3 - Alguém tem alguma teoria para a causa do acontecimento?

Obrigado desde já!

Yuri Dittrich

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se adicionar mais uma VGA a esta sua configuração, portanto um SLI da GTS 250, e adicionar também um leitor de DVDs, dispositivos USB e alguns ventiladores... tudo isso não demandará 350W da tua fonte!!

Agora te pergunto... Por que diabos foi colocar uma fonte de 1000W????

A Corsair da 5 anos de garantia para suas fontes... se tu não abriu ela é só pedir uma nova!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que meu projeto recém-começou pela MOBO e pela Fonte. O resto do PC é a "forma 1.9" digamos assim, a "forma 2.0" contaria com duas GTX 570, uma que eu vou comprar no Paraguay final-de-semana que vem, e a outra talvez lá por agosto, que é o tempo pra eu juntar a grana.

O resto fica pra potenciais HD Raid etc. Prefiro sempre ir pela segurança de sobrar potência do que faltar, saca? Como sou "entusiasta" (entre parênteses porque bem, se eu fosse mesmo já teria mudado o PC faz tempo) não me importo em pagar 100 dólares a mais numa fonte que sobre potência, já que estou fazendo tudo de pouco em pouco.

E sim, vou trocá-la sem dúvida, mas gostaria de ver se alguém tem alguma ideia do que aconteceu. E se eventualmente foi alguma outra coisa senão defeito na Fonte, posso começar uma longa caminhada de ficar trocando e queimando fontes sem saber a real causa!

Abraços,

Yuri Dittrich

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma coisa difícil de explicar, pelo menos pra mim que preciso saber muita coisa sobre surtos de energia e eu uso um avatar da Elesa (quem joga Pokémon Black/White sabe quem é)

Sobre a garantia, ela é válida em qualquer lugar do planeta, é só enviar (jamais se esqueça de sua nota fiscal) à Corsair e esperar algumas semanas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo eu acredito que seu filtro de linha prejudicou o funcionamento da sua fonte, ja usei fonte ligada em filtro de linha e em aproximadamente 4 dias enquanto eu usava o computador o filtro ESTOUROU. só o filtro ainda bem. sei que ele suportou 3 computadores uma vez, mas eu acredito que ele foi a causa.

A muito, muito tempo não uso computador em filtro ou estabilizador, e nunca tive problema, é desnecessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo eu acredito que seu filtro de linha prejudicou o funcionamento da sua fonte, ja usei fonte ligada em filtro de linha e em aproximadamente 4 dias enquanto eu usava o computador o filtro ESTOUROU. só o filtro ainda bem. sei que ele suportou 3 computadores uma vez, mas eu acredito que ele foi a causa.

Que belo diagnóstico este teu... Só porque o TEU filtro virou fumaça vai generalizar afirmando que todos os filtros são desnecessários?!

Já te ocorreu que este teu filtro segurou uma paulada e por isso explodiu? ...Afinal esta é função dele!!

Abra ele e veja como estão os varistores!!

linha HX e AX tem 7 anos de garantia ;)

Mas olha só... melhor ainda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que belo diagnóstico este teu... Só porque o TEU filtro virou fumaça vai generalizar afirmando que todos os filtros são desnecessários?!

Já te ocorreu que este teu filtro segurou uma paulada e por isso explodiu? ...Afinal esta é função dele!!

Abra ele e veja como estão os varistores!!

Mas olha só... melhor ainda!

Amigo se tem alguém aqui que não sabe o que ta falando esse alguém é você. Filtro de linha é que nem água em pó, basta apenas adicionar água. Do contrário fabricantes sérios como Corsair, Seasonic, Antec, etc, venderiam kits, fonte e filtro de linha numa caixa só. Usei a fonte por um ano direto na tomada sem problema, coloquei um filtro e em quatro dias ele estourou, voltei a ligar direto na mesma tomada, funcionou mais dois anos e meio sem problema e vem você falar que filtro segurou paulada. Tem uns de qualidade, mas pra mim sem necessidade também. Fonte pra mim é direto na tomada, geladeira e televisão também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

amigo eu acredito que seu filtro de linha prejudicou o funcionamento da sua fonte, ja usei fonte ligada em filtro de linha e em aproximadamente 4 dias enquanto eu usava o computador o filtro ESTOUROU. só o filtro ainda bem. sei que ele suportou 3 computadores uma vez, mas eu acredito que ele foi a causa.

A muito, muito tempo não uso computador em filtro ou estabilizador, e nunca tive problema, é desnecessário.

Então parceiro, atualmente tô na 550w ligada direto na rede. Depois de ter feito uns brainstorms acerca da causa do acontecido, lembrei que a corrente da fonte de 1000w é 13A. Em comparação, meu microondas aqui de casa tem 12,5A de corrente.

Portanto sou obrigado a concordar com você, muito provavelmente o filtro não deu conta da corrente da fonte e em uma sequência de maus-usos e corrente estressada, provavelmente ocorreu um sobre-aquecimento que ocasionou inicialmente a falência da alimentação atx12v e logo após um curto interno.

Por sorte é uma Corsair e deu conta de não levar o resto do PC pro túmulo!

Inicialmente vou até o Paraguay e ver se consigo trocar lá, caso negativo entrarei em contato com a Corsair. Ela não precisa saber desse deslize técnico!

Abraços,

Yuri Dittrich

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do contrário fabricantes sérios como Corsair, Seasonic, Antec, etc, venderiam kits, fonte e filtro de linha numa caixa só.

A função da fonte é apenas fornecer energia para o teu micro!! ...E ainda assim algumas possuem filtros internos e varistores!

Usei a fonte por um ano direto na tomada sem problema, coloquei um filtro e em quatro dias ele estourou, voltei a ligar direto na mesma tomada, funcionou mais dois anos e meio sem problema e vem você falar que filtro segurou paulada. Tem uns de qualidade, mas pra mim sem necessidade também. Fonte pra mim é direto na tomada, geladeira e televisão também.

Ele pode ter explodido por dezenas de outros motivos!! Citei apenas uma hipótese... Se o teu filtro possui varistores e se houve um surto capaz de explodir estes varistores... ele segurou SIM uma paulada vinda da rede, um SURTO!!!! Cumpriu o papel!! Esta é a função dele, se sacrificar no lugar do equipamento!!

Este filtro pode ter salvo o teu micro e tu não sabe!! Simplesmente o julgou sem nem ao menos ter verificado o que aconteceu!! E ainda sai por aí afirmando que filtros são inúteis e que as pessoas não sabem o que estão falando... faça-me o favor!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigos, por favor, procurem manter o nível do debate dentro do aceitável.

O problema apresentado pelo colega Yuri retrata uma situação normal para qualquer equipamento! Qualquer equipamento queima......as causas é que são difíceis de serem confirmadas em alguns casos....

Filtros de linha não são inúteis e também explodem, queimam, etc.....como qualquer coisa ligada a uma tomada energizada!

Yuri, sendo psicólogo, não tente entender um equipamento que queima sem razão, pois nesse caso, é possível que nem o engenheiro que o projetou saiba a verdadeira razão!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A função da fonte é apenas fornecer energia para o teu micro!! ...E ainda assim algumas possuem filtros internos e varistores!

Ele pode ter explodido por dezenas de outros motivos!! Citei apenas uma hipótese... Se o teu filtro possui varistores e se houve um surto capaz de explodir estes varistores... ele segurou SIM uma paulada vinda da rede, um SURTO!!!! Cumpriu o papel!! Esta é a função dele, se sacrificar no lugar do equipamento!!

Este filtro pode ter salvo o teu micro e tu não sabe!! Simplesmente o julgou sem nem ao menos ter verificado o que aconteceu!! E ainda sai por aí afirmando que filtros são inúteis e que as pessoas não sabem o que estão falando... faça-me o favor!!

É assim mesmo que muitos pensam, que filtro e estabilizador são os salva-vidas do computador, que eles se sacrificam no lugar do micro, chega a ser até emocionante, surto deu na cabeça do ***** que fabricou aquela porcaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então parceiro, atualmente tô na 550w ligada direto na rede. Depois de ter feito uns brainstorms acerca da causa do acontecido, lembrei que a corrente da fonte de 1000w é 13A. Em comparação, meu microondas aqui de casa tem 12,5A de corrente.

Portanto sou obrigado a concordar com você, muito provavelmente o filtro não deu conta da corrente da fonte e em uma sequência de maus-usos e corrente estressada, provavelmente ocorreu um sobre-aquecimento que ocasionou inicialmente a falência da alimentação atx12v e logo após um curto interno.

Amigo... está viajando! Esta tua fonte só iria demandar 13A se estivesse funcionando a plena carga! ...fornecendo os 1000W e alimentada com 100V!!!

Com esta tua configuração, alimentada em 127V, demandaria 2,6A!! ...Isso no exagero total!!

Definitivamente... não foi o filtro que fez isso aí com a tua fonte!!! Se fosse, todos os outros equipamentos ligados a ele estariam queimados também!!

Para mim... tu deu azar nesta tua fonte aí!!!

É assim mesmo que muitos pensam, que filtro e estabilizador são os salva-vidas do computador, que eles se sacrificam no lugar do micro, chega a ser até emocionante, surto deu na cabeça do ***** que fabricou aquela porcaria.

Não queira comparar um estabilizador com um filtro de linha!! Um nada tem haver com o outro!!!

Por acaso sabe como funciona um filtro de linha?? sebe quais elementos que o compõe?? Como pode sair por aí afirmando algo que não sabe???

Se pensar um pouco é demais para você... limite-se apenas a respirar! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, por favor, procurem manter o nível do debate dentro do aceitável.

O problema apresentado pelo colega Yuri retrata uma situação normal para qualquer equipamento! Qualquer equipamento queima......as causas é que são difíceis de serem confirmadas em alguns casos....

Filtros de linha não são inúteis e também explodem, queimam, etc.....como qualquer coisa ligada a uma tomada energizada!

Yuri, sendo psicólogo, não tente entender um equipamento que queima sem razão, pois nesse caso, é possível que nem o engenheiro que o projetou saiba a verdadeira razão!

Abraços

É eu imaginei... é que como eu havia recém comprado essa fonte, gostaria de tentar achar uma solução para que isso não ocorra novamente! Como tudo que aprendí de PC até hoje foi na base da tentativa-erro, procuro sempre aprender o máximo possível no caso do erro!

Mas se realmente o caso é de falha técnica da fonte, posso ficar mais tranquilo sabendo que antes de mais nada minha fonte (550w) não volta a queimar já que não é a MOBO.

Valeu pela resposta!

Amigo... está viajando! Esta tua fonte só iria demandar 13A se estivesse funcionando a plena carga! ...fornecendo os 1000W e alimentada com 100V!!!

Com esta tua configuração, alimentada em 127V, demandaria 2,6A!! ...Isso no exagero total!!

Definitivamente... não foi o filtro que fez isso aí com a tua fonte!!! Se fosse, todos os outros equipamentos ligados a ele estariam queimados também!!

Para mim... tu deu azar nesta tua fonte aí!!!

Verdade, esquecí desse detalhe!

Ufa, mais um ponto para "fonte com defeito" e espero que realmente seja!

Valeu pelos comentários!

Abraços a todos,

Yuri Dittrich

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...