Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Criação de Sites - Qual melhor Linguagem?


Posts recomendados

Olá.

Há um tempo atrás criei um post perguntando o que eu deveria aprender para fazer sites de maneira mais definitiva e completa. Se eu deveria aprender a usar programas como o Dramweaver, se eu deveria aprender uma linguagem como HTML, etc. Pelo que a galera postou, site era sinônimo de HTML e era isso que eu deveria aprender.

Tem 1 mês que estou estudando HTML e CSS, porém, o que tenho observado é que a maioria dos sites não está em HTML! Por exemplo, uma cacetada de sites está sendo feita em ASP, tem muita gente que faz site pela linguagem PHP (que descobri só recentemente que é opensource. Achava que era proprietária e da microsoft), etc. Ou seja, todo mundo fala do HTML, mas a minoria parece realmente usar o HTML.

Gostaria de confirmar com vocÊs se o caminho que estou seguindo para criar sites é realmente o melhor e mais completo. A discussão que ponho aqui é realmente só de criar sites. Não quero adentrar, por exemplo, em conteúdo de site, como por exemplo multimídia, etc. Certamente, isso será um estudo extra, a parte e complementar ao atual, talvez com Java, Flash, etc. Não entremos nessa discussão.

RESPOSTA OBTIDA EM OUTRO FORUM:

Bem, a menos que seja HTML5 aprender html para criar sites é inutil.

A grande vantagem de fazer em PHP ou ASP é que os sites ficam dinamicos e podem facilmente ser atualizados.

Nosso site e forum é todo em PHP.

Concluindo Galera, eu to meio perdido. Achava que HTML era sinônimo de sites. Vejo que muita coisa, como registrar sites em serviços de busca usa meta tags que vêem do XML => HTML, então para mim o HTML era a ferramenta máxima em relação a sites.

Estou enganado? É mais completo e definitivo fazer site hoje em dia em outra linguagem, tipo PHP? ASP? Eu gostaria realmente de uma boa orientação para não ficar cada dia aprendendo uma coisa, cada dia usando uma ferramenta diferente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

bom... quem falou que aprender HTML é coisa inutil.. provavelmente tava "fumado".. nada a ver isso.. o HTML você sempre utilizará. afinal quem faz o layout é o HTML juntamente com CSS. o PHP e o ASP sao linguagens de programaçao para dar dinamismo ao site.

estão absolutamente errados que html nao seja usada que nao seja sinonimo de paginas.. ou que só é bom se aprender HTML 5. ao meu ver.. o HTML 5 é uma evoluçao drástica do HTML, com isso.. muitos sites ainda nao sao programados em html5 pela questao da compatibilidade... que isso é uma coisa que o tempo irá mudar.

vai fundo cara.. aprenda html e css, para fazer seus layouts. e estude PHP para a programaçao do site. com certeza será a melhor escolha. uma vez que php esta crescendo muito em relaçao a asp.

ja aprofundando.. você pode estudar em paralelo javascript, jquery, ajax para mais dinamismo ao site.. dando efeitos bons, melhorando a usabilidade.. enfim.. dé uma banana gorda pra quem te disse aquele monte de barbaridades... vejo que eles nunca estudaram na vida para dizer aquelas coisas.. induzindo você a estudar só se for html5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno amigo!

Depois de postar o tópico em vários forums, eu tô ganhando mais confiança no caminho que tava seguindo. Minha insegurança vinha da enorme diversidade de ferramentas para se fazer site existentes. Após vários posts em alguns forums o que eu entendi foi que:

1) Toda página de internet (site) tem seu conteúdo estático em HTML. Enfatizo aqui a palavra "TODA".

2) A segunda coisa que entendi é que as outras ferramentas que eu tinha dúvida não era substitutas para o HTML, mas sim complementares, abrangendo só a parte dinâmica do site.

Assim para todos os sites o HTML estaria presente para a parte estática e a parte dinâmica ficaria com o PHP, ou ASP.NET, Java, etc. Eu achava que estas últimas eram substitutas do HTML e não complementares. Foi o que eu entendi no final das contas. Se tiver falado alguma besteira fique a vontade para me corrigir.

Além de confirmar se o que eu falei acima está certo ou não, gostaria de que me ajudasse em duas questões:

1) Eu resolvi continuar o estudo do HTML, porém, migrei para livros apenas de HTML5 e CSS3. Você acha que isso foi um erro?

2) Admitindo que o que eu falei sobre o HTML ser o conteúdo estático dos sites e as outras linguagens o dinâmico, para "pular" estapas e não perder muito tempo, eu tava pensando que poderia ser uma inteligente atitude criar a parte estática dos sites EXCLUSIVAMENTE com ferramentas gráficas / software gráfico. Assim eu não precisaria continuar o estudo do HTML e poderia migrar direto para o estudo das linguagens para conteúdo dinâmico. Você acha que dá certo isso? É inteligente isso? Como ferramenta gráfica, eu pensei em experimentar talvez o Dreamweaver.

O que você acha?

Obrigado pela atenção e pela ajuda. Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

bom.. ao meu ver.. nao é muito inteligente depender de um software para fazer esse tipo de coisa.. você DEVE entender o que se passa... como funciona.. com se faz... e o dreamweaver faz você "emburrecer" digamos de passagem... mesmo o fato de ele apresentar os dois modos de visualizaçao... da parte grafica e codigos fontes.. eu nunca recomendo.. ele deixa codigos sujos, alem de ser pesado.. ele "automatiza" quase tudo.. e isso depois que você se acostuma.. é difícil deixar de usar eu acho errado fazer uma coisa sem saber.

em vista disso.. eu sempre recomendo programas como eclipse, que te obriga a fazer tudo na unha.. para entender o que você esta fazendo no seu site.

sobre html5, acho q nao é muiiita vantagem você estudar a fundo no momento. tendo em vista que ainda o html 4 é predominante. claro que como tempo... o html 5 tomará conta .. que é o futuro do html, por trazer muitas coisas novas como por exemplo o uso de sections para dividir seu site.. substituindo as divs.

certamente você encontrará sites ja utilizando o html 5 e css3, inclusive.. o firefox 4 e o internet explorer 9 foram otimizados para interpretar as tags do html 5 e css3.

mas como opiniao pessoal, eu acho q ainda é muito cedo para se dedicar exclusivamente ao html 5. por isso.. eu te aconselho a ler também livros sobre HTML4 e estudar a fundo o CSS(englobando o css1, css2 e css3).

acho mais inteligente, você continuar a estudar o HTML, CSS e PHP. e usufruir de ferramentas opensource como o Eclipse. issso tudo para aprendizado que com certeza vai fazer a diferença. depois disso você pode ate passar a utlizar o dreamweaver.. mas ai você ja vai estar sabendo o que você esta fazendo.. podendo você alterar os codigos.. sujos gerados pelo dreamweaver.

seguindo minha opiniao.. jamais usaria o dreamweaver. porque o importante é você sabendo fazer na unha.. entender o codigo e nao depender de uma ferramenta para fazer para você.

tudo que você disse nao esta errado. e nao tem nada o que corrigir. só estou expondo minha opiniao e experiencia propria. cabe a você decidir o que vai fazer. e boa sorte.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas dicas "DIV" e "DIF"... kkkk Dupla?!

Agradeço todos os esclarecimentos.

Aproveitando que eu postei de novo, qual ferramenta do Eclipse você se refere DIF? Eu conheci essa Eclipse Foundation hoje. Pelo que vi eles oferecem ferramentas para desenvolvimento em várias linguagens.

Porém, eu não vi nenhum HTML na lista de download deles. Apenas Java, C e PHP.

Veja: http://www.eclipse.org/downloads/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Amigo, você pode baixar a IDE Eclipse for PHP (helios) é aque eu uso. ele por padrão você cria um projeto php, mas você pode criar um index.html que natualmente ele ja te dá a estrutura básica do html. alem do mais.. ele te permite criar no projeto arquivo php. css e js

respeitando o que o amigo, div downloader disse, mas eu discordo um pouco em utilizar scripts prontos.. porque inicialmente nao se entende nada.. é como um código alienígina.. sem documentaçao para fazer uma engenharia reversa..

acho que o melhor é estudar e tentar fazer do zero. claro q esta é minha opiniao pessoal... tem coisas que dá pra usar como por exemplo algum script em javascript.. jquery. eu mesmo uso alguns jquerys prontos.. mas só vou adaptando... as minnhas necessidades

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 anos depois...

Doraimom. O que você já passou, eu também já passei. Posto aqui para deixar um recado para os futuros usuários que visualizarão este link, pois sei que este post foi publicado em 2011.

 

Numa linguagem simples tentarei explicar o que gostaria de ouvir no passado.

 

Para você que está buscando ingressar nesta profissão sugiro primeiro definir em qual área deseja atuar. Por exemplo:

 

Webdesign: O Profissional que faz os layout utilizando linguagens html e css. Também poderá fazer o seu próprio design no ex: Fireworks e/ou Photoshop.

Programador web: O Profissional que trabalhará as páginas htmls ficarem "Dinâmicas" ou seja, transformando por exemplo os formulários em html em formulários php e também a criação de bancos de dados para "comunicar" com as páginas dinâmicas.

Analista de SEO: Profissional que otimiza o código script para os sites buscadores Google, Bing, Yahoo e outros

Hospedagem de sites: Profissional que atuará com servidores, VPS, Clouds Servers e Dedicados.

Marketing digital: Profissional que realizará o planejamento de web-marketing para desenvolver campanhas em redes sociais e redes de pesquisas. 

Estes são algumas das inúmeras áreas que poderá atuar.

 

Então antes de começar e mexer com uma porção de programação, sugiro refletir nisso e verificar em qual área tem mais aptidão (Lógica, design e/ou marketing).

 

Obrigado!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ellodigital Criação Sites  Obrigado pela postagem.

Apesar do post ser antigo ele ainda é pertinente, não é?

Aproveitando que você ressuscitou o post, o caminho que eu escolhi foi aprender HTML5, CSS3 e Java em todas suas vertentes. Me parece ser o melhor caminho, pois o java está hoje intrinsecamente ligado não só as páginas de internet, mas também à criação de aplicativos para dispositivos móveis android, o que acaba também sendo um complemento das possibilidades já que possibilita até a interligação da plataforma site com a plataforma dispositivo móvel, coisa comum hoje.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@doraimom No caso, se você for optar pelo caminho da WEB, não é interessante estudar Java. Pois na maioria das vezes, a linguagem de programação server-side é PHP. Ainda mais agora, que o php ganhou uma versão nova(7).

 

Java é conveniente se você for desenvolver aplicativos mobile(Android) de forma nativa.  Pois hj em dia pode-se criar um WEB app, usando o php.

 

Não que java seja ruim para web, alguns sites até usam, mas em comum e mais fácil de aprender e desenvolver é PHP.

Ainda mais quando se usa banco de dados.

 

PS: Java e Javascript são duas linguagens totalmente diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DiF Eu realmente inclui o Javascript no "pacote" de javas quando fiz a citação. Tenho um pouco de aversão ao PHP. Mas obrigado por compartilhar seus pontos de vista. Já que banco de dados tem sido citado aqui algumas vezes também, seria interessante levantar quais são os mais adequados para se trabalhar com web. Eu estou pensando em tirar certificação para banco de dados Oracle. O que você acha? Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@doraimom  Os banco de dados mais comuns que você vai achar é o MySQL, firebird, Postgree.... dentre estes, o MySQL é o mais usado, fácil e com mais documentação existente na web. Se tiver que recomendar um, seria ele quem eu recomendaria.

 

13 minutos atrás, doraimom disse:

Tenho um pouco de aversão ao PHP.

Por que? O PHP é uma ferramenta extremamente poderosa. Ele é o canivete suíço das linguagens de programação.

O nosso fórum usa, o Facebook usa, praticamente 90% dos sites que você acessa ou  webapp usam.

Inclusive, com o php, você pode criar Apps desktop, usando o PHP-GTK, assim como o Javascript em conjunto com o node.js.  Um exemplo de programa desktop usando o javascript + node.js é o Popcorn Time.

 

Como programador a anos, eu garanto a você que o php é a melhor escolha para desenvolvimento WEB.

18 minutos atrás, doraimom disse:

Eu realmente inclui o Javascript no "pacote" de javas quando fiz a citação.

Este é o erro mais comum de todos os iniciantes na programação. Incluir o Javascript com Java.

São duas linguagens completamente distintas, apenas tem similaridade na parte do nome. 

Java é uma linguagem que precisa ser compilada a partir de uma JVM, Javascript é uma linguagem client-side com finalidade de prover a interatividade em um website ou webapp. O mais comum hj em dia e bastante indicado é o jQuery. Praticamente 99% dos sites usam, incluindo o nosso fórum.

Por essa razão de total dissemelhança de finalidades, não pode incluir ambos no "pacote de javas".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...