Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Unlock GTX465 para GTX470 - Destravei a minha!!!


J.Junior2

Posts recomendados

Depois de muito ler a respeito de "Destravar" (unlock) a GTX465, resolvi fazer o teste e comprovar por mim mesmo que é verdade!!!

Vou postar aqui as informações que consegui levantar a respeito do processo e algumas prints mostrando o feito!!!

1º) Descobrir se a sua GTX465 possui 10 chips de memória:

20110423001.th.jpg

20110423002.th.jpg

20110423003.th.jpg

20110423006.th.jpg

20110423007.th.jpg

20110423008.th.jpg

Desmontei a minha placa para verificar e comprovar que a placa Asus ENGTX465 realmente possui os 10 chips de memória.

Segue uma print do GPUz que tirei antes do processo:

gtx465asus.th.jpg

Depois disso, passei para a próxima fase!

2º) Criar um disco de inicialização DOS:

Como tenho um velho drive de disquete e ainda alguns disquetes, fiz um boot pelo Windows 98 e copiei os arquivos necessários para Flashear a BIOS nele.

Os arquivos são:

- Nvflash.exe

- GTX470.rom (BIOS da GTX470)

Depois disso, reiniciei o PC dando o Boot pelo Floppy.

3º) No DOS, Flashear a BIOS:

Os passos são poucos e tive um problema ao apagar a EEPROM mas tive êxito mesmo assim. Seguem os passos a serem digitados no prompt:

nvflash --protectoff

nvflash --eraseeeprom

nvflash -4 -5 -6 gtx470.rom

Na fase de apagar a EEPROM (BIOS), o programa pede para digitar "YES" duas vezes. Tem que ser digitado mesmo!

4º) Agora reiniciar o PC e ser feliz!

Depois de tudo ocorrido com sucesso, é só reiniciar o PC, reinstalar o driver de vídeo pois o da GTX465 não serve e jogar todos os jogos com um ótimo incremento de potência.

Segue uma print após o processo de destravar a GTX465:

gtx465asusunlockgtx470.th.jpg

Fazer os procedimentos aqui informados podem inutilizar permanentemente sua VGA! Não me responsabilizo por quaisquer dano causado ao equipamento! Apenas estou informando ser plenamente possível "destravar" a GTX465!!!

P.S.: Solicito ao moderador para que mude meu tópico para seção de Overclock e Placas de Vídeo! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claudio, Gustavo e Matheus, fiz testes sintéticos apenas baseandos nos FPS de alguns jogos que tenho aqui usando o Fraps. Neste programa, com a metodologia que usei, tive ganhos de desempenho entre 24 e 35% a mais de desempenho nos jogos testados.

Vou fazer testes de desempenho usando o 3DMark Vantage mas somente daqui alguns dias ainda quando estiver com meu Core i7 novamente! Com este conjunto que estou hoje é inviável de serem feitos testes (processador fraco, mobo péssima e por aí vai).

De qualquer forma posso garantir que o ganho foi muito considerável!

E respondendo as perguntas de estabilidade e temperatura, não tive problema algum com estabilidade, não tive problemas com artefatos ou algo do tipo que possa caracterizar uma placa com problemas! A temperatura em idle subiu algo em torno de 5º e em load em torno de 8º o que condiz com as características da GTX470!

O motivo de terem vindo desativados nem sempre é por motivo de "problemas". No caso deste chip em si, foi uma jogada da Nvidia de baratear as placas para concorrerem com os modelos de mesmo custo da AMD.

Assim nos sobrou o mod para "liberar" o poder da placa!

Como informei, somente pode ser feito nos modelos GTX465 dotados de 10 chips de memória pois estas são realmente "capadas". Os modelos com apenas 8 chips, não há milagre para se criar mais memória e banda de acesso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claudio, acredito que a jogada da nVidia foi mesmo de lançar um "novo" chip mais barato mas que no final era a mesma coisa! Para ela não seria interessante abaixar o preço da GTX470 pois esta tem/tinha seu mercado! Além do mais, toda a litografia da placa pci e componentes usados são exatamente os mesmos da GTX470. Neste caso volto a afirmar que pode ter sido uma jogada de marketing apenas para jogar no mercado um produto mais barato sem ter que queimar o outro já existente!

Isso é tão interessante que os modelos com "apenas" 8 chips conseguem liberar os recursos "capados" da GPU ficando apenas a memória sendo acessada à 256bits com seu 1024Mb de memória GDDR5.

Comparação:

GTX465 - 32 ROP - 352 Shaders Unified - 1024 RAM Bus 256bits at 102,7Gb/s

GTX470 - 40 ROP - 448 Shaders Unified - 1280 RAM Bus 320bits at 133,9Gb/s

Após o "unlock" obtive:

GTX465 Unlocked - 40 ROP - 448 Shaders Unified - 1280 RAM Bus 320bits at 134,2Gb/s

Mesmo com um processador "meia boca" e uma mobo bem ruim, os ganhos foram expressivos!

Não sei se o processo se aplica a todas as GTX645 de 10 chips mas na minha funcionou perfeitamente!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claudio, acredito que tenha ocorrido algo do tipo!!!

Fiz um pequeno teste rápido aqui de estabilidade usando o OCCT GPU para stressar a GPU ao máximo! A placa se comportou perfeita mesmo com 98% de Load da GPU (usando praticamente todos os processadores destravados).

Segue uma print abaixo:

occttest.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu caso J.Junior, voce tinha uma GTX 470 desde o começo :). Apesar de etiquetada pela Asus de GTX 465. O que ocorre é que o seu GF100 é o GF100-275-A3 que é o mesmo GF100 usado na GTX 470, e o mais importante: A SUA GTX 465 possui o mesmo PCB da GTX 470, o que torna a transformação possivel.

porém a GTX 465 que possui 8 Chips, usa o GF100-030-A3, que no caso não é possivel fazer o destravamento, mesmo dos Cuda Cores ou TMUs.

Portanto quem tem a GTX 465 com o GF100-030-A3 é melhor nem tentar desbloquear, ja que não vai dar certo.

Aqui vai um guia completo em inglês, de quais GTX 465 podem ser desbloqueadas: http://en.expreview.com/2010/07/11/guide-on-how-to-unlock-the-geforce-gtx-465/7865.html

Uma coisa J.Junior, é importante voce testar no OCCT alem da GPU, as memorias tambem. Alem de ativar o error-check no teste da GPU, efetue o teste das memorias da placa, pelo menos uns 30 passos, ok.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No seu caso J.Junior, voce tinha uma GTX 470 desde o começo :). Apesar de etiquetada pela Asus de GTX 465. O que ocorre é que o seu GF100 é o GF100-275-A3 que é o mesmo GF100 usado na GTX 470, e o mais importante: A SUA GTX 465 possui o mesmo PCB da GTX 470, o que torna a transformação possivel.

porém a GTX 465 que possui 8 Chips, usa o GF100-030-A3, que no caso não é possivel fazer o destravamento, mesmo dos Cuda Cores ou TMUs.

Portanto quem tem a GTX 465 com o GF100-030-A3 é melhor nem tentar desbloquear, ja que não vai dar certo.

Aqui vai um guia completo em inglês, de quais GTX 465 podem ser desbloqueadas: http://en.expreview.com/2010/07/11/guide-on-how-to-unlock-the-geforce-gtx-465/7865.html

Uma coisa J.Junior, é importante voce testar no OCCT alem da GPU, as memorias tambem. Alem de ativar o error-check no teste da GPU, efetue o teste das memorias da placa, pelo menos uns 30 passos, ok.

Falou pouco mas falou bonito!!! Agora sim fez sentido pois a placa está funcionando perfeitamente em todos os meus jogos atuais!

No OCCT, qual a linha de comando que devo usar para stressar a RAM da VGA???

Claudio, o ocorrido foi uma referência ao caso dos Phenom que também destravam!

Com a informação do nosso amigo EspadaDaJustiça, ficou bem mais claro quais os chips que realmente podem ser desbloqueados!

Por isso que esta VGA da Asus é um pouco mais cara que as GTX465 de outros fabricantes!

Dei uma lida no guia postado e ficou bem claro o motivo da possibilidade do desbloqueio!!!

A minha intenção é de montar, nas próximas semanas, um novo conjunto com o i7 2600k e colocar mais uma GTX465 Unlocked em SLi! Acho que deve ficar bacana!!! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou pouco mas falou bonito!!! Agora sim fez sentido pois a placa está funcionando perfeitamente em todos os meus jogos atuais!

No OCCT, qual a linha de comando que devo usar para stressar a RAM da VGA???

Claudio, o ocorrido foi uma referência ao caso dos Phenom que também destravam!

Com a informação do nosso amigo EspadaDaJustiça, ficou bem mais claro quais os chips que realmente podem ser desbloqueados!

Por isso que esta VGA da Asus é um pouco mais cara que as GTX465 de outros fabricantes!

Dei uma lida no guia postado e ficou bem claro o motivo da possibilidade do desbloqueio!!!

A minha intenção é de montar, nas próximas semanas, um novo conjunto com o i7 2600k e colocar mais uma GTX465 Unlocked em SLi! Acho que deve ficar bacana!!! :D

J.Junior2 , no OCCT 3.1.0 (que é a versão que uso) http://www.ocbase.com/download.php?fileext=zip é so ir na Guia GPU Memtest e colocar o numero de passos que deseja.

É bom testar as memorias dela, e ver se os dois chips extras e os 8 Color Rops estão ok. E esse teste das memorias no OCCT vai dar uma ajuda nessa questão.

Com o I7 2600k a + 4 GHZ e duas GTX 465 destravadas, sem duvida vai ficar OTIMO o seu pc ^_^.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou baixar a versão que você usa pois a minha é mais antiga!

Depois de testar, postarei aqui as informações!!!

Eu tinha um i7 860 @ 4.00GHz mas tive que me desfazer do mesmo mas agora vou montar outro melhorzinho do que o anterior (pois este atual é um quebra galho)!!!

-----------------------------------------

Acabei de executar o teste com 30 "passos" e não deu erro algum. Seguem os resultados do teste:

2011042523h32cpu1.th.png

2011042523h32cpu2.th.png

2011042523h32gpu1.th.png

2011042523h32vcore.th.png

2011042523h32volt3.th.png

2011042523h32volt5.th.png

2011042523h32volt12.th.png

-----------------------------------------

Fiz outros testes no deccorer da noite e identifiquei que em Full Screen, são mínimos os erros (mas existem). Agora em modo Janela, aparecem muitos erros!!!

O que será!?!?!?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal esse negócio, com certeza liberou muita potência dessa VGA, pois entre a GTX465 e a 470 tem um abismo de performance, ainda mais se fizer overclock, se quiser fazer over nela te indico os clock que usava aqui, rss mas prepara que vai aquecer e fazer barulho ai.

GTX 470 1GB - 800 core - 1600 shader - 1674 memória - 1025 Vcore

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom J.Junior2, o OCCT é uma ferramenta bem util, e durante os anos que a uso, seus diagnosticos foram bem precisos. Existem pessoas que continuam usando suas VGAs mesmo quando o OCCT detecta algum problema.

Eu não recomendaria você rodar a sua GTX 465 Destravada dessa forma que esta. A proposito foram quantos erros em quantos minutos?

Eu suponho que no primeiro teste na sua versão antiga, você não teria ativado o Error-Check, acertei?

Caso você nao ative o Error-Check, nunca o OCCT vai acusar qualquer problema na GPU.

Uma alternativa seria voce reduzir os clocks da GPU pouco a Pouco ( de 10 em 10 MHz) , até adquirir estabilidade nos testes. Mantenha a Relação entre os Clocks da GPU e dos Shaders ativados na primeira vez. Caso queira se aventurar e testar os clocks de ambos de forma independente, pode desativar a sincronia dos clocks e mudar eles individualmente.

Outro detalhe, e ficar sempre de olho na temperatura dela nos jogos, use o MSI Afterburner , ou outra ferramenta de monitoramento, para criar seu proprio esquema de controle do Cooler conforme a VGA vai esquentando.

porém a decisão final é sua, se acha que ta tudo bem nos games, pode continuar usando ela. ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser testar a VGA de verdade na prática, instale o folding@home nela, se estiver com problemas de erros de cálculos saberá rapidamente.

mais informações sobre Folding@home aqui http://forum.clubedohardware.com.br/folding-home/f271

Se quiser instalar pra testar sem participar do projeto ou participando com a gente é só baixar e executar aqui http://www.stanford.edu/~friedrim/[email protected]

Caso de uma mensagem sobre faltar cudart32.dll é só mandar localizar no HD e copiar para a pasta onde os arquivos do folding forem criados no teu PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se quiser testar a VGA de verdade na prática, instale o folding@home nela, se estiver com problemas de erros de cálculos saberá rapidamente.

mais informações sobre Folding@home aqui http://forum.clubedohardware.com.br/folding-home/f271

Se quiser instalar pra testar sem participar do projeto ou participando com a gente é só baixar e executar aqui http://www.stanford.edu/~friedrim/[email protected]

Caso de uma mensagem sobre faltar cudart32.dll é só mandar localizar no HD e copiar para a pasta onde os arquivos do folding forem criados no teu PC.

infelizmente amigo, o Folding@home não é adequado para testar a placa toda. Ele realiza calculos que envolvem apenas os Shaders, apenas em FP32. Sem testar ROPS, TMUs, Rasterizers, entre outros estagios do pipeline.

Pra ele que quer testar ela em jogos, deve usar o OCCT, ou outro que teste a placa usando scaneadores de artefatos nos pixels.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Poxa, interessante mesmo isso que você fez! E parabéns pela coragem. Mas vale lembrar que a NVIDIA já deu essas "capadas" em placas mais tops e as transformou em inferiores algumas vezes. Quem aqui não lembra da fx5200 sendo transformada em fx5500? Ou, pra mim, o melhor caso, as 6200 128/128 com o gpu nv43 até a revisão A3 sendo transformados em 6600 com os 8 pipes destravados?! Era um ganho enoorme, tipo esse feito na gtx465-->gtx470.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EspadaDaJustiça, diminui o clock até >50MHz e não acabou com os erros! Também aumentei o vcore até 1v e também não estabilizou!!!

Estou começando a pensar em voltar a bios original que salvei porque mesmo que a placa tenha virado um monstrinho, não vale a pena destruí-la!

Ou será que estes artefatos não chegarão a danificar a placa???

Instalei o Crysis 2 hoje e em algumas cenas, os artefatos in game são visíveis. No GTA 4 e no TDU2, isso não ocorre!!!

A quantidade de erros em 6 minutos do OCCT em janela, foram mais de 600 erros. Em full screem deram 88 erros no mesmo tempo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

infelizmente amigo, o Folding@home não é adequado para testar a placa toda. Ele realiza calculos que envolvem apenas os Shaders, apenas em FP32. Sem testar ROPS, TMUs, Rasterizers, entre outros estagios do pipeline.

Pra ele que quer testar ela em jogos, deve usar o OCCT, ou outro que teste a placa usando scaneadores de artefatos nos pixels.

Tem razão, esqueci desse detalhe, fiquei focado em somente estressar a VGA em 99% sem levar em conta que o folding não utiliza todos os recursos delas...

EspadaDaJustiça, diminui o clock até >50MHz e não acabou com os erros! Também aumentei o vcore até 1v e também não estabilizou!!!

Estou começando a pensar em voltar a bios original que salvei porque mesmo que a placa tenha virado um monstrinho, não vale a pena destruí-la!

Ou será que estes artefatos não chegarão a danificar a placa???

Instalei o Crysis 2 hoje e em algumas cenas, os artefatos in game são visíveis. No GTA 4 e no TDU2, isso não ocorre!!!

A quantidade de erros em 6 minutos do OCCT em janela, foram mais de 600 erros. Em full screem deram 88 erros no mesmo tempo!

Quais clocks que a bios deixou a GTX470? São os padrões? Se estiver com artefatos nos clocks padrões é melhor voltar a bloquear a VGA, devem ter escolhido a dedo placas com algum defeito para rebaixá-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sambaquy, também acho que deve ter sido algo deste tipo pois os clocks são exatamente os mesmos da GTX470. No teste de stress da memória não deu erro algum!

Será que existe uma BIOS que deixe a memória com os 1280Mb e acesso à 320bits bloqueando apenas os ROPs e Stream processors???

Pelo menos assim já ficaria bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas explica melhor esses erros, chega a prejudicar a renderização dos jogos? Tem como tirar fotos? Em todos os jogos acontece de aparecer os artefatos?

Cara, não acentece em todos os jogos e também não é sempre!

Test Drive Unlimited 2 - roda liso sem nenhum problema visual.

GTA IV - roda liso sem nenhum problema visual.

Command & Conquer 4 Tiberian Twilight - roda liso sem nenhum problema visual.

Crysis 2 - logo no início da campanha, dentro do submarino, na tubulação superior surgiram uns pontinhos verdes (artefatos). Depois desta cena não aconteceu mais!

Por enquanto testei nestes jogos!

Quanto a temperatura da placa, deixando ela em "auto" para o controle da fan, quando vi, a temperatura estava na "casa do chapéu". Coloquei no modo smart (onde é possível definir a velocidade por temperatura), problema resolvido. A placa não passa de 70º em full load (mas faz um barulho...).

Vou ver se consigo "filmar" o problema no Crysis 2.

--------------------------------

Fiz o vídeo com o Fraps mas 30 segundos deu quase 1Gb filmando o Crysis 2. Porém, tirei uma imagem do vídeo que fiz onde tem o artefato verde na tela. Está bem visível na parte superior da imagem.

Isso só apareceu neste jogo e nesta parte do jogo. Depois fica normal sem qualquer artefato surgindo. Segue a imagem:

crysis22011042618433343.th.jpg

O que acha? Dá pra manter a placa destravada???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...