Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
hardcore22

[Resolvido] AJUDA na Identificação das saídas do capacitor variavel

Recommended Posts

Boa noite à todos!

É o seguinte: estou montando um rádio de galena para um trabalho de escola. O projeto anda bem e já estou quase terminando. Mas o problema apareceu quando fui para o capacitor variavel. Fui hoje à Santa Ifigenia e lá encontrei um capacitorzinho, daqueles de rádio FM e AM, e possuí varias saídas. Aí que está o problema: não sei em que saída colocar o que, o diodo, uma saída do meio da bobina, do começo, e o fio terra. Será que alguém poderia me ajudar? Estou enviando a planta do projeto e a imagem do capacitor.

Obrigado,

hardcore22

http://img847.imageshack.us/i/capacitorvariavel.jpg/

http://img535.imageshack.us/i/projetod.png/

Editado por hardcore22

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Repare no esquema, que o diodo não vai ligado no capacitor e sim na bobina.

Um capacitor variável tem apenas 2 terminais.

Este que você comprou tem vários terminais, porque são vários capacitores comandados pelo mesmo eixo.

Se você tiver um multímetro, na escala de medida de continuidade, saiba que os terminais de um mesmo capacitor não conduzem (são isolados)

Daí, se você testar de dois em dois terminais, se houver condução entre eles, então, são terminais comuns a dois ou mais capacitores.

Seria melhor se você encontrasse um destes aqui:

smallcap.gif

Mas, quanto ao seu, teste de dois em dois terminais e acabará achando os terminais das placas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa muito obrigado mesmo! Graças a você eu não cometi um erro na leitura do projeto.. E sim, vou tentar testar de dois em dois! Obrigado!

Olá Mulder_Fox!

Desculpe lhe atrapalhar outra vez, mas só gostaria que esclarecesse algumas duvidas que ainda restaram sobre o capacitor variavel. Montei o circuito que me remendou a fazer e com ele vi se a energia passava ou não. Achei as duas entradas mas surgiram mais duvidas:

1. Tanto faz o positivo e o negativo?

2. O ponteiro do indicador de energia nem se moveu, depois de girar o botão do capacitor. Isso é normal devido à imprecisão do aparelho e a pequena quantidade de energia que foi alterada?

Segue o Link da foto do circuito:

http://img857.imageshack.us/i/1000749e.jpg/

Obrigado,

Editado por Bcpetronzio
Unir Post seguidos em menos de 24 horas, use a opção editar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

me corrija se estiver errada mas o capacitor so fonciona com tensão alternada ainda mais se ele tiver propiedades de capacitor poliester ceramico ou outros resta saber se ele tem propiedades de eletrolitico so mente se for eletrolitico seu aparelhor marcaria tensão

nota-se que um diagrama de um capacitor poliester e separado as suas estremidades so mente com pulsos para romper essa separação e a eletrecidade pula para o outro lado isso se eu estiver certa

Editado por Bcpetronzio
Unir Post seguidos em menos de 24 horas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estes capacitores não tem polaridade.

Este capacitor que você possui, na verdade é um conjunto de capacitores variáveis que são movidos em conjunto pelo mesmo eixo.

Cada capacitor possui dois terminais.

Cada terminal vai ligado a um conjunto de placas que, conforme se movimenta o eixo entra ou sai de dentro de outro conjunto de placas.

Estes conjuntos de placas nunca entram em contato, portanto, nunca circula corrente entre elas.

Neste documento tem a explicação detalhada do seu funcionamento:

http://www.cursodefisica.com.br/elet...ores-cefet.pdf

Quanto à identificação de quais terminais são de cada capacitor, escolha dois terminais, teste se há continuedade entre eles. Se houver não são estes. Se não houver, você terá que testar no rádio, pois, como a capacitância é muito pequena, não tem como testar de outra forma.

Eu arriscaria dizer que os terminais de cada capacitor devem estar do mesmo lado, mas, só testando mesmo.

Editado por Mulder_Fox
  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso o autor do tópico necessite, o mesmo será reaberto, para isso deverá entrar em contato com a moderação solicitando o desbloqueio.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×