Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contador de 0 a 99 sem 555


felipe236

Posts recomendados

Olá Pessoal, eu ja to començando o modulo de eletronica digital e to tentando fazer um contador de 0 a 99 com componentes que ja tenho aqui.

No Multisim ele ta funcionando perfeitamente mas acontece que fiz ele de forma 'manual' e sem 555(depois eu faço com ele) através do "botão" eu aperto e conta cada aperto feito e o "reset" zera o contador, queria a opnião de vocês sobre o circuito...

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

felipe236,

O circuito está tranquilo. Apenas vou citar alguns detalhes:

- Acredito que não há necessidade de se usar o botão de reset de quatro terminais. É possível usar o mesmo tipo do usado para simular os pulsos de contagem, basta deixar os pinos em pull-down e o botão, quando acionado, vai para o Vcc. Caso você pretenda montar fisicamente esse circuito, isso conta muito.

- Não sei se realmente será esta sua alimentação, mas os chips 74XXX são TTL, portanto a alimentação não poderá passar de 5,25V. No esquema a alimentação está de 9V.

- O pino 1 de seu circuito está indo para o resistor de 1k5. Quando o botão estiver aberto, o pino estará flutuando, isso indica um estado indefinido neste pino. Entradas de clock devem possuir as transições de subidas e descidas bem definidas. Por isso, coloque o resistor de 1k5 indo para o terra e o botão, quando acionado, indo diretamente para o VCC. Na forma que está pode ser que funcione no simulador, mas acredite, na vida real ocorrerá o que falei.

- Caso a tensão de alimentação geral de 9V seja de 5V, o resistor do anodo comum dos displays será muito alto. Terá que ser de 47 ohms aproximadamente. Caso a alimentação seja de 9V mesmo, desconsidere.

Acredito que seja isso

O que pretende montar?

Diego

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso montar ele mas é apnas para entender melhor:D eu tava pansando em adicionar um sensor ldr ou infravermelho depois.

eu coloquei um resistor de 1k5 indo para o terra quanto ao reset não entendi perfeitamente. e mudei a alimentação para 5V e alterei os resistores dos display.

o circuito funciona se eu ligar esses pinos 2 e 14 sem o terra O.o então não entendi perfeitamente onde o terra desses C.I ficam.. então tive a ideia de fazer assim usando 4 terminais.

poderia explicar?

Falou

up................

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nunca deixe entradas de circuitos logicos sem ligaçao mesmo quando nao sao necessarias

deve sempre liga-los ou a gnd ou vcc

mesmo quando usar botões deve ter sempre ligaçao atraves de resistencia ou ao gnd ou vcc

note que um botao demora algum tempo a pasar de uma posiçao a outra e durante esse tempo as entradas ficam num estado indeterminado , logo vai ter resultados inesperados

esse tempo mesmo que muito curto e uma eternidade para esse tipo de circuitos

coloque sempre condensadores de 100nF entre os terminais de gnd e vcc de data CI

note ainda que os botões reais apresentam problemas de contactos que podem produzir maus resultados (Contact bounce)

nos simuladores pode nao verificar problemas mas quando montar vai verificar os erros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verifique se seu software de simulação mantém as entradas, quando abertas, como nível lógico zero. No meu simulador aqui e segundo o que li no datasheet as entradas em alta impedância ficam instáveis, assim como as outras entradas.

olá, nos testes ele mostra valores de subidas e descidas bem definidas acho que não tera problemas em relacão a isso.

nunca deixe entradas de circuitos logicos sem ligaçao mesmo quando nao sao necessarias

deve sempre liga-los ou a gnd ou vcc

mesmo quando usar botões deve ter sempre ligaçao atraves de resistencia ou ao gnd ou vcc

note que um botao demora algum tempo a pasar de uma posiçao a outra e durante esse tempo as entradas ficam num estado indeterminado , logo vai ter resultados inesperados

esse tempo mesmo que muito curto e uma eternidade para esse tipo de circuitos

coloque sempre condensadores de 100nF entre os terminais de gnd e vcc de data CI

note ainda que os botões reais apresentam problemas de contactos que podem produzir maus resultados (Contact bounce)

nos simuladores pode nao verificar problemas mas quando montar vai verificar os erros

Obrigado!

coloquei de de 10uf no circuito e estou utulizando todos os terminais..

eu ainda estou vendo eletronica digital:D

mas parece que isso vai ter muitos problemas na montagem:(

como fariam o reset dele sem o botão de 4 terminais, essa foi a melhor forma que encontrei para os terminais não ficar "flutuando" quando o botão estiver fora de uso:confused:

Os terminais 2, 5 4 do 7447 ligam algo em "especial" fora que liguei todos juntos?(so assim funciona...)

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o pessoal fala de não deixar aberto quando não estiver usando, estão falando pra voce utilizar resistores de pull up e pull down.

Olha essa imagem por exemplo:

Pullup_Resistor.png

Nela, quando o botão for apertado, o circuito será aterrado, quando não for, o circuito receberá 5V. Essa configuração é chamada resistor de pull up, pois o resistor força o sistema a ficar em nivel lógico alto (e não flutuando) quando o botão não estiver apertado.

voce pode fazer o contrário, colocar pra quando o botão for apertado, jogar 5V, mas sem ele estar apertado, aterrar (inverter as alimentações) e aí voce teria um resistor de pull down.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quando o pessoal fala de não deixar aberto quando não estiver usando, estão falando pra voce utilizar resistores de pull up e pull down.

Olha essa imagem por exemplo:

Pullup_Resistor.png

Nela, quando o botão for apertado, o circuito será aterrado, quando não for, o circuito receberá 5V. Essa configuração é chamada resistor de pull up, pois o resistor força o sistema a ficar em nivel lógico alto (e não flutuando) quando o botão não estiver apertado.

voce pode fazer o contrário, colocar pra quando o botão for apertado, jogar 5V, mas sem ele estar apertado, aterrar (inverter as alimentações) e aí voce teria um resistor de pull down.

Ah ta,Entendi ,valeu vou implementar isso no projeto agora e depois eu posto mas daria certo também esse botão de 4 terminais???

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Ok, ta rodando legal, foi difícil de achar esse 74390(fiz ele na sala a uns meses atrás:D e to respondendo agora. so melhorei a parte dos capacitores de filtro coloquei um 1000uf eletrolitio e um de 250nf de poliester. quando eu retiro a alimentação ela fica funcioando por uns 3 ou 4 segundos(gostei do efeito :D )

Falou

Resolvido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...