Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vida útil de filmadoras HD


pacsssss

Posts recomendados

Pessoal, sei que é uma questão complicada, mas qual seria a vida útil média de uma filmadora handycam HD?

Digo isso porque tem uma panasonic HS250 usada por 1.700 pila. Comprada em 2009, segundo o dono filmou apenas 20 horas. Claro que não vou dar crédito a isso, pouca chance de ser verdade.

A concorrente é uma Sony XR150, com 1 ano de garantia (com o vendedor do Mercado Livre), por 1500. Vi vídeo no youtube HD e a Pana realmente tem qualidade de imagem melhor. Não é uma diferença gigantesca, mas, para mim, foi considerável.

Assim, pegar uma cam com já 2 anos de uso vale a pena? Lembro que equipamentos antigos duravam 7, 10 anos. Hoje em dia, em geral equipamentos domésticos duram uns 4 anos.

E aí, como funciona essa questão de vida útil? É algo padronizado entre marcas? Lembrando que meu uso da câmera será bem simples, devo usar pouco, mais em casa mesmo. Serão poucas as ocasiões nas quais filmarei fora das paredes de meu lar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem complicado estabelecer isto...

Em geral, esta filmadoras tem dois pontos fraco: o flat que conecta o LCD a camera e o HDD. O HDD, é contornável, se ele der pau, passa-se a usar apenas cartão SD. O flat, se romper, complica mais.

O abre e fecha, e o lance de girar o LCD, é o que pode comprometer. Mas nada sério demais.

Quanto a outras partes dela, não desgaste considerável, como nas antigas miniDV. Se a HS250 estiver conservada, e se você conhece o dono, vá em frente, só por ela ter 3 CMOS, vale a pena.

Se durar 4 anos (duram mais, certamente), você já terá usufruido muito dela, e terá coisa bem melhor no mercado. Ou seja, ela vai durar mais do que a própria tecnologia dela !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que não foi levada em conta é a vida util da bateria, a maioria das cameras e aparelhos portateis atuais esta usando baterias de ions de litio que tem uma vida util entorno de 500 ciclos de carga, mas que perde a capacidade de carga com o tempo QUER SEJAM USADAS OU NÃO, muitas baterias tem vida util estimada entre 3 a 5 anos e chegam a perder ate 25% de sua capacidade de carga por ano, principalmente se forem guardadas com a bateria totalmente carregada; o ideal é guardar a bateria com apenas metade da carga, desse modo a degradação da bateria sera menor... veja como esta a duração da bateria dessa camera antes de comprar o inclua o valor de uma bateria nova no preço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bem complicado estabelecer isto...

Em geral, esta filmadoras tem dois pontos fraco: o flat que conecta o LCD a camera e o HDD. O HDD, é contornável, se ele der pau, passa-se a usar apenas cartão SD. O flat, se romper, complica mais.

O abre e fecha, e o lance de girar o LCD, é o que pode comprometer. Mas nada sério demais.

Quanto a outras partes dela, não desgaste considerável, como nas antigas miniDV. Se a HS250 estiver conservada, e se você conhece o dono, vá em frente, só por ela ter 3 CMOS, vale a pena.

Se durar 4 anos (duram mais, certamente), você já terá usufruido muito dela, e terá coisa bem melhor no mercado. Ou seja, ela vai durar mais do que a própria tecnologia dela !!

Meu grande problema é esse: não conheço o dono. Na verdade, é um cara que está vendendo a câmera no Mercado Livre. Ele tem uma boa reputação lá, mas nada que assegure idoneidade do que ele diz.

Para mim HD é fundamental, porque minhas filmagens são longas. Quanto será que, em média, dura um HD dessa XR150? É importante saber disso porque, infelizmente, ela não aceita gravar direto para um HD externo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá para ter certeza da durabilidade do HDD. Ele tem partes mecânicas é o ponto fraco dela.

Na verdade, não aconselho a comprar a XR150, mas sim a CX150.

O HDD da XR150 não é confiável, o da minha, já desligou algumas vezes, dando aviso de Buffer Overflow. Ela para de gravar por 10 segundos, quando isto acontece.

Eu uso apenas cartão SD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá para ter certeza da durabilidade do HDD. Ele tem partes mecânicas é o ponto fraco dela.

Na verdade, não aconselho a comprar a XR150, mas sim a CX150.

O HDD da XR150 não é confiável, o da minha, já desligou algumas vezes, dando aviso de Buffer Overflow. Ela para de gravar por 10 segundos, quando isto acontece.

Eu uso apenas cartão SD.

A questão é que eu preciso de uma filmadora que filme umas 8 horas ininterruptamente. Então, tem que ser uma com HD mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas....

Vai ligar ela, levar a gata para o quarto e filmar escondido.. show..

Um cartão de 32G faz isto.

Hahahaha. Perspicaz, hein?

Como um cartão de 32 Gb aguenta mais de 8 horas em alta definição se o hd de 120Gb (quase 3x mais) da sony só dá umas 11 horas?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não confunda as coisas.

Ela grava ininterruptamente 11 horas.

Os 120Gb de HD, gravam mais de 11 horas.

Rapaz, infelizmente acho que você está enganado.

Saca só as informações do manual da Xr150/CX150, referente ao tempo de gravação:

HDR-CX150

Qualidade de imagem de alta definição (HD) em h (hora)

e m (minuto)

Modo de gravação Tempo de gravação

[HD FX] 1 h 25 m

HDR-XR150

Qualidade de imagem de alta definição (HD) em h (hora)

e m (minuto)

Modo de gravação Tempo de gravação

[HD FX] 11 h 20 m

Depois, lá embaixo, tem a observação:

O tempo máximo de gravação contínua de

filmes é de aproximadamente 13 horas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela aceita filmar direto na fonte pra querer gravar 8 horas de vídeo direto? Se sim aí beleza, nem esquenta com a durabilidade da bateria, mas se for na bateria terá que ter um monte delas e se tem opção de trocar a bateria terá opção de trocar o cartão de memória, apesar de um cartão de 32GB custar uma fortuna.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, me eganei...

Para que gravar no modo HD FX ?

Não consigo entender, você querer tanta qualidade, se as vezes vai filmar na penumbra.

Cara, qualidade de vídeo, não depende apenas de um fator. Não adianta gravar em HD FX, se não tiver uma iluminação adequada. De filmar em HD HQ, com boa iluminação, já terá qualidade suficiente.

Além disso, se filmar em HD FX, sem tem um computador muito potente, não vai conseguir editar nada, por que o vídeo vai ficar travando o tempo todo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela aceita filmar direto na fonte pra querer gravar 8 horas de vídeo direto? Se sim aí beleza, nem esquenta com a durabilidade da bateria, mas se for na bateria terá que ter um monte delas e se tem opção de trocar a bateria terá opção de trocar o cartão de memória, apesar de um cartão de 32GB custar uma fortuna.

Ela filmará ligada direto na tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, me eganei...

Para que gravar no modo HD FX ?

Não consigo entender, você querer tanta qualidade, se as vezes vai filmar na penumbra.

Cara, qualidade de vídeo, não depende apenas de um fator. Não adianta gravar em HD FX, se não tiver uma iluminação adequada. De filmar em HD HQ, com boa iluminação, já terá qualidade suficiente.

Além disso, se filmar em HD FX, sem tem um computador muito potente, não vai conseguir editar nada, por que o vídeo vai ficar travando o tempo todo.

Rapaz, a coisa de filmagem na penumbra é exceção. Maior parte das vezes deve ter uma luz normal ou então iluminação elétrica normal de quarto.

Quanto à edição, já vi um cara com um PC pior que o meu editar video da SR-11. Minha edição é hyper-básica, só selecionar os trechos aproveitáveis do lixo, nada mais. Se ficar muito ruim mesmo pra editar, posso comprar um Athlon Ii 640 X4 - 2 Mb Cache 3.0 Ghz com 4Gb de RAM DDR2. Isso seria suficiente ou ainda ficaria aquém? (porque mais do que isso já ficaria caríssimo pra mim...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok...

Mas, continua valendo o que eu digo. Não adianta filmar em FullHD, na configuração de qualidade máxima, sem luz adequada. E, luz adequada, não é a lampada do seu quarto, estou falando de um iluminador de 150W, bem posicionado. Sem isto, gravar nas configurações mínimas ou máximas, faz pouca diferença, por que a captação já sai deficiente.

Portanto, nas condições que você vai filmar, usar FullHD HQ, não vai ficar melhor que FullHD FX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Ok...

Mas, continua valendo o que eu digo. Não adianta filmar em FullHD, na configuração de qualidade máxima, sem luz adequada. E, luz adequada, não é a lampada do seu quarto, estou falando de um iluminador de 150W, bem posicionado. Sem isto, gravar nas configurações mínimas ou máximas, faz pouca diferença, por que a captação já sai deficiente.

Portanto, nas condições que você vai filmar, usar FullHD HQ, não vai ficar melhor que FullHD FX.

Provavelmente vai haver filmagens com a luz do dia (e o quarto é bem iluminado, pois é AP virado pro nascente). Nesses casos fará diferença, né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...