Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

M4A785TD-V EVO - Faisca na ligação direta e placa mãe não funciona mais


jecatatu

Posts recomendados

Boa noite,

M4A785TD-V EVO

Phenon II 965

seagate 1T 7200rpm

2 pente ddr3 kingston

FONTE - SEVENTEAM 350w (model - st-350BKV)

Tudo começou com o computador não ligando. desconectei o dvd e todos os periféricos, deixei o monitor ligado e tudo correu bem (pedido de boot). então, liguei os componentes básicos e o computador ligou com ligação direta na placa-mãe (M4A785TD-V EVO). Tudo funcionando.

Notei o detalhe do V-CORE diminuir de 1,3 -1,4 para 0,94V.

Mas se eu desligava o computador ele só voltava a ligar depois de um tempo. Tentei conectar o dvd novamente (depois desse tempo) e não ligou. Tirei o DVD definitivamente e ligou.

O power estava funcionando e por descuido não o conectei e fiz ligação direta hoje de manhã.

Detalhe - SYSTEM PANEL CONNECTOR

os "pinos" de PWR SW E GROUND necessários para fazer a ligação direta com chave de fenda foram tocados, mas toquei logo em seguida, com a chave de fenda, o "pino" de cima, SPEAKER - 5V.

Foi quando uma faisca surgiu e a partir disso, o computador não dá sinal de monitor mais e o HD não faz os "barulhos" de inicialização, apenas um barulho inicial e os leds frontais não funcionam mais (o do power e o hd em funcionamento).

Com a tentativa de ligar o computador, o led verde (da placa-mãe) ascende, o cooler do processador roda, liguei o HD em outro computador e funciona. Fisicamente nada de diferente a olho nu na placa e na região da faisca.

O que vocês acham? Quero trocar a fonte para uma melhor. Mas esta faisca no SYSTEM PANEL CONNECTOR pode comprometer (ou comprometeu) o funcionamento da placa-mãe?

O que quero dizer é, a faisca com o circuito fechado em PWR SW e SPEAKER 5v e GROUND pode ter danificado a placa-mãe? Apesar dela receber alimentação da fonte ainda?

É uma opção trocar a fonte e verificar? Essa placa parece não ligar sem a alimentação correta - vide ter desligado o DVD e o computador ligar normalmente - sem desligar sozinho depois de horas de funcionamento.

Procurei mas não achei nada igual nem aqui nem na internet.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Enterro marcado ...

As memórias estão chorando muito, mas a fonte está arrasada ... fica se culpando sem parar, não sem razão... bem, digamos que o curto que eu dei ajudou a selar o destino da placa.

Levei em uma loja e o técnico (mais qualificado que EU e com os componentes para testar cada componente) deu o diagnóstico: placa-mãe não responde a nenhuma tentativa de ligá-la.

Com um processador dessa envergadura, um blu-ray e pen-drives pra lá e pra cá, uma fonte de 350w não é recomendado.

Valeu a ajuda pessoal. Que pena, era uma boa placa-mãe.

PS. the janker - desculpa não responder o PM, tem que ter 5 mensagens no fórum. Valeu a dica e desculpa o desentendimento.

(resolvido).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...