Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Segundo Bacharel : Isso vale a pena ?


Yo-RuNo

Posts recomendados

Galera, queria uma resposta se isso é bom ou se so vai fazer eu perder tempo , vou explicar:

Na epoca de vest o que eu sempre quis fazer era Eng de Computação , ou como segunda opção Ciência de Computação. Só que na epoca eu passei em uma prova e consegui um emprego , e tambem passei em um programa de bolsa pra uma faculdade particular aqui na cidade, só pra constar , minha cidade é pequena e o unico curso haver com computação aqui é sistemas de informação. Decidi ficar por aqui mesmo e to cursando e trabalhando .

Eu sempre tive um certo preconceito pelo curso de Sistemas por ser algo mais pro mercado e não muito teorico ,mas não vou mentir , até que estou achando o primeiro periodo legal .

Peguei a grade do meu curso e tambem achei bem legal , semestre que vem são 60% das matérias são matématica (coisa que eu gosto muito).

A dúvida é : Vale a pena jogar tudo pro alto e ir tentar engenharia da computação em uma federal ? Vale a pena eu terminar esse meu bacharel em sistemas de informação(já que eu tenho bolsa) e depois ir fazer Engenharia de Computação ?

PS: Eu tenho 17 anos hoje , começaria uma segunda faculdade aos 21 anos se tudo ocoresse perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Tudo depende de qual o seu sonho profissional.

Se você quer ser assalariado, acredito que seria muito interessante você terminar essa faculdade, e começar outra.

Caso você queira trabalhar por conta própria, ou seja, ser autônomo, não compensa.

Diga para nós qual o seu sonho profissional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se deseja trabalhar com a parte física dos computadores, com certeza o caminho não é em Sistemas, e sim em EC.

Agora se quer trabalhar na área de projetos, administração de sistemas ou de programação, não vejo qual a necessidade de querer fazer um segundo bacharel.

Você pretende trabalhar com o que?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então , eu sempre gostei de física e tal , ai por isso eu tava indo pra engenharia . Só que fazendo esse bacharel que eu to fazendo eu comecei a programar em casa e sinceramente , me apaixonei , acho que é isso que eu quero fazer da vida afinal , apesar de eu achar legal desenhar circuitos , mexer com hardware e tal , eu acho que a parte de programação está me interessando mais atualmente.

Só que o fato é que dizem ,não sei se procede, que quem se forma em sistemas é menos capacitado que um bacharel de CC (ciência da computação) por exemplo e que o destino dos formandos se SI é ficar fazendo programinha 'bobos' para microempresas . Eu não quero isso pra minha vida , eu queria trabalhar em algo grande , tipo pesquisa na área e tal . Trabalhar em um projeto de linguagem ou coisa do tipo ,quem sabe seguir a pesquisa acadêmica. Ai vem outra coisa , tudo isso que eu falei dizem que se encaixa no curso de CC e não de SI e como eu disse , CC só ficaria disponivel pra mim se eu largasse meu curso de SI , ficasse o ano estudando só pro enem e discursiva , ai tambem teria que largar meu emprego e ir pra outra cidade , porque na minha não tem CC .

Então , eu estou fazendo o curso errado ou posso ter futuro com a formação em SI?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo,

Isso tudo é intriga de oposição. Pode ficar tranquilo, que você consegue emprego em todos os lugares que um BCC consegue, salvo exceções lugares onde mexem com circuitos ou coisas afins.

Vou lhe contar o que acontece comigo. Faço BSI (Bacharelado em Sistemas de Informação) na Unesp do interior de São Paulo. Aqui temos BSI e BCC. Estou no quarto termo (Segundo Ano) e vou lhe dizer, os sistemas que eu fiz nas empresas onde eu tive, não foram bobos não. Bom, isso depende... Um ERP para você é um trabalho pequeno ?

Já fiz sistemas para empresas grandes, pequenas, para pequenas lojas, para médicos, enfim... já fiz tantos sistemas, pequenos e grandes e falo para você com o peito estufado, que estou muito feliz com isso... porque tudo o que eu estou colocando em prática, estou aprendendo na faculdade.

O que acontece, é que muitas pessoas acham que sistemas de informação é mais um curso de administração do que informática. Se for ver por um ponto, é verdade.

Porque o curso em si, nos faz pensar não como somente máquinas como em TI, mas como um todo. Quando sairmos da faculdade, o curso nos dará base para sermos, DBA's, programadores, analistas, fornecedores, e tudo mais, porque ele é completo, ou seja, não fica somente estagnado na programação, mas também nos faz analisar tudo, desde documentação até implementação e suporte ao sistema.

Acredito que você deve ficar na faculdade onde você está, porque tudo o que você quer fazer, o curso de sistemas de informação lhe dará base para conseguir.

Boa Sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PS: Eu tenho 17 anos hoje , começaria uma segunda faculdade aos 21 anos se tudo ocoresse perfeito.

Caro Yo-RuNo, salve!

se tudo ocorrer perfeito você terá o seu doutoramento com 27 anos. Já imaginou?

Em apenas 10 anos você terá feito a gradução, mestrado e doutorado.

Diz uma piada de mau gosto que todos as vezes que contamos nossos planos para Deus, ele dá risadas...

Bração e boa $orte,

Quemel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Concordando com a maioria aqui, quanto mais se investe em estudo melhor. E como já mencionado, o melhor é continuar no seu atual curso superior, conquistar experiência e claro concluir o curso porque aí depois as portas se abrem e você conseguirá emigrar para outra cidade onde dispunham do curso de Ciências da Computação ou qualquer outro que você ache melhor cursar: Mestrado ou Doutorado.

Parabéns pelo empenho e sintonia com o mercado, que para a idade de 17 anos é bastante incomum (no sentido positivo). :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu gente , as respostas de vocês me ajudaram a me decidir mesmo . Acho que vou ficar por aqui mesmo e concluir meu bacharel . Só ,aproveitando o tópico, mais uma coisinha . O Quemel falou ai de mestrado , doutorado e tal. Eu não estou muito por dentro do que posso fazer disso em relação a minha área , mas , eu li algumas coisas e me interessei em uma área de pós que é segurança da informação , é claro, eu estou só deixando meu pensamento voar um pouquinho (xD) já que se eu for fazer pós sera só daqui a quase 4 anos mas eu nunca pensei muito alem disso em relação a seguir estudos . Tipo , bacharelando em SI isso é válido, quero dizer , seguir estudos até um doutorado e tal é compensatório ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...