Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Evitem As Mídias Amarelas


Posts recomendados

Evitem ao máximo as mídias Phthalocyanine, elas se encontram em tons de amarelho de variadas marcas SONY, TDK, LG etc. O problema dessas mídias é que elas se apagam com o tempo devido (acredito eu) aos raios ultra violeta do sol que vão danificando a camada de gravação da mesmo tornando-as ilegíveis caso as mesmas já estejam gravadas ou erros de gravação de mídias virgens.

Recentemente comprei 100 discos CDR da SONY (PINO) e todas as mídias que usei para os meus backups todas elas apresentam erros de leitura nos extremos devido ao contato da luz do sol não de forma direta, apenas a claridade foi suficiente para danificar todos os discos em um período de seis mêses.

Esse é o erro que ocorre com todos os discos das quais foram feitas os testes:


readcd -v dev=0,0,0 f=fedora-cd2.iso
scsidev: '0,0,0'
scsibus: 0 target: 0 lun: 0
Read  speed:  5645 kB/s (CD  32x, DVD  4x).
Write speed:  2117 kB/s (CD  12x, DVD  1x).
Capacity: 325938 Blocks = 651876 kBytes = 636 MBytes = 667 prMB
Sectorsize: 2048 Bytes
Copy from SCSI (0,0,0) disk to file 'fedora.iso'
end:    325938
readcd: I/O error. read_g1: scsi sendcmd: retryable error
CDB:  28 00 00 04 F9 2E 00 00 04 00
status: 0x2 (CHECK CONDITION)
Sense Bytes: F0 00 03 00 04 F9 31 0A 00 00 00 00 11 00
Sense Key: 0x3 Medium Error, Segment 0
Sense Code: 0x11 Qual 0x00 (unrecovered read error) Fru 0x0
Sense flags: Blk 325937 (valid)
cmd finished after 3.262s timeout 40s
readcd: I/O error. Cannot read source disk
readcd: Retrying from sector 325934.
....~~-~~~+~~~-~~~+~~~-~~~+~~~-~~~+~~~-~~~+~~~-~~~+~~~-~~~+

Por isso cuidado, prefiram mídias CYANINE de cor verde bandeira ou AZO Azul escuro.

Mesmo comprando as minhas mídias de fonte segura, pude notar que essas mídias SONY/TDK Phthalocyanine são FALSAS!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para ilustrar eu fiz algumas reproduções das mídias AZO e CYANINE:

AZO

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://wellingtonuemura.sites.uol.com.br/disco_virtual/pc/azo.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

CYANINE

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://wellingtonuemura.sites.uol.com.br/disco_virtual/pc/cyanine.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

As mídias PHTHALOCYANINE vocês possuem, elas são meio amareladas.

Eu na minha opinião acho que ocorre o seguinte, esse problema começou a tomar forma depois que sairam as mídias de 32x (PHTHALOCYANINE) em diante e mais notável nas mídias de 40x, pelo seguinte.

Para se conseguir fazer com que uma mídia seja gravada a uma velocidade alta como 40x foi necessário fazer com que a camada de gravação ficasse mais sensível (dye) as camadas mais conhecidas são AZO, CYANINE e PHTHALOCYANINE, mas já não é de hoje que se sabe que dependendo da marca essa camada se altera com a exposição da luz.

Então o que eu acho é pelo fato dessas mídias estarem mais sensíveis para suportar as altas velocidades de gravação acabam se deteriorando ainda mais rápido que as mídias mais antigas.

Eu armazeno todas as minhas mídias(vírgens e gravadas) em ambiente escuro, longe da luz do sol e neste mesmo ambiente as mídias de 40x que comprei da SONY (PHTHALOCYANINE) se deterioraram em 6 mêses, sendo que as outras mídias de camadas CYANINE e AZO ainda estão inteiras (tenho mídias de 1996 que não apresentam nenhum tipo de erro de leitura).

Agora com os novos drivers de que conseguem gravar a 52x a tendência, acredito eu, é piorar no caso das PHTHALOCYANINE. Por incrível que pareça eu tenho mídias CYANINE 40x que trouxe do Japão no ano retrasado feito pela empresa TAYO YUDEN e vendido pela SONY ainda funcionam e não apresentam nenhum tipo de erro de leitura.

Em comparação com as mídias PHTHALOCYANINE 40x vendidas aqui no Brasil pela SONY dão problemas tanto no seu tempo de vída como na reprodução de CD's em aparelhos um pouco mais antigos, um exemplo é um Diskman da SONY que comprei em 1996 modelo D-275 que não roda mídias PHTHALOCYANINE ele só aceita CYANINE.

Em aparelhos de som da época de 1993 mídias PHTHALOCYANINE até rodam, mas ocorre muito problema de reprodução, quanto mais você avança para as pistas seguintes mais cortes'acontecem nas músicas e com CDR's com dye CYANINE isso não ocorre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Postado Originalmente por wellingtonuemura@06 abr 2004, 03:12

Então o que eu acho é pelo fato dessas mídias estarem mais sensíveis para suportar as altas velocidades de gravação acabam se deteriorando ainda mais rápido que as mídias mais antigas.

(...)

Em aparelhos de som da época de 1993 mídias PHTHALOCYANINE até rodam, mas ocorre muito problema de reprodução, quanto mais você avança para as pistas seguintes mais cortes'acontecem nas músicas e com CDR's com dye CYANINE isso não ocorre.

Que mal lhe pergunte, a que velocidade foram gravados esses CDs?

Você verificou a gravação logo após ter gravado ou só depois de um tempo? Estava perfeita logo depois de gravar?

Eu tinha um problema péssimo com alguns CD-RWs... Ele era para 10x e eu gravava a 4x/8x. Resultado, num CD de dados alguns dados falhavam e num CDs de música o som ia piorando conforma avançava as músicas.

Ao gravar em 10x, o problema sumiu, o som ficava perfeito e os dados também.

Como você mesmo disse, são mídias de alta velocidade. Não sei por que, mas ao gravar em baixa velocidade deu problema no meu CD-RW e é capaz que seja um problema similar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por tabgal@01 maio 2004, 10:40

Que mal lhe pergunte, a que velocidade foram gravados esses CDs?

Você verificou a gravação logo após ter gravado ou só depois de um tempo? Estava perfeita logo depois de gravar?

Eu tinha um problema péssimo com alguns CD-RWs... Ele era para 10x e eu gravava a 4x/8x. Resultado, num CD de dados alguns dados falhavam e num CDs de música o som ia piorando conforma avançava as músicas.

Ao gravar em 10x, o problema sumiu, o som ficava perfeito e os dados também.

Como você mesmo disse, são mídias de alta velocidade. Não sei por que, mas ao gravar em baixa velocidade deu problema no meu CD-RW e é capaz que seja um problema similar.

Sempre gravo em 8x, fiz teste com o Nero CdSpeed para verificar a qualidade da gravação, tempos depois(seis mêses para ser exato) com o disco guardado nas melhores condições possíveis, refiz o teste e o mesmo já estava com vários erros.

Velocidade eu tenho certeza que não é pois em várias mídias da empresa Tayo Yuden eu nunca tive problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho algumas mídias PHTHALOCYANINE (Maxell, samsung, Philips...) as gravadas com dados estão praticamente todas dando erros nos cds de dados, chega até dar 5% de arquivos ilegíveis cds recentemente gravados, já os cds de música não dá nenhum erro, porque?

Existem mídias PHTHALOCYANINE de qualidade? Se existem como distinguir essas?

A maiorias das marcas de mídia de hoje em dia são PHTHALOCYANINE, quais marcas são cyanine e azo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho algumas mídias PHTHALOCYANINE (Maxell, samsung, Philips...) as gravadas com dados estão praticamente todas dando erros nos cds de dados, chega até dar 5% de arquivos ilegíveis cds recentemente gravados, já os cds de música não dá nenhum erro, porque?

CD-AUDIO quando tem erro na mídia, você escuta um estálo ou um ruído que dependendo do som você nem percebe, agora falando-se de dados, um byte errado já o torna ilegível ou o arquivo fica corrompido. Na maioria das vezes é impossível copiar um arquivo corrompido do disco.

Existem mídias PHTHALOCYANINE de qualidade? Se existem como distinguir essas?

Que eu conheço, só as Mitsui e Mitsubishi. Mas não se engane pela etiqueta da caixa, o que importa é o fabricante ser destas marcas. E aqui no Brasil não tem como saber, só comprando e verificando o fabricante com o CdSpeed2000 ou outra ferramenta como o cdrecord.

A maiorias das marcas de mídia de hoje em dia são PHTHALOCYANINE, quais marcas são cyanine e azo?

Já foi informado nas respostas acima discos Cyanine são os de marca Digimaster e Powerdisc, mídias Metalic Azo são muito dificeis de serem encontradas quando não impossível aqui no Brasil, essas mídias foram as primeiras a serem produzidas e eram vendidas pela TDK, hoje em dia devido a preocupação com custos e não mais com qualidade as mídias dessa empresa hoje são Phthalocyanine e de fabricante Acer (uma das piores mídias!).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP

As fotos não estão aparecendo Wellington...

Ultimamente só tenho usado mídias prata da Maxell e não tenho problemas.

Eu já usei midias coloridas e nehuma prestou até hoje. Com as prateadas nunca tive problemas e as pretas nunca consegui achar para comprar aqui em Curitiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por mksell@20 jun 2004, 13:07

Ultimamente só tenho usado mídias prata da Maxell e não tenho problemas.

Estou pensando em comprar 50 das Maxell , você acha elas boas ? pra dados e audio ?

E para saber o fabricante da mídia pelo CD Speed , o cd deve estar em branco ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...