Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[REVIEW] - Notebook Samsung RV411 - Core i3 380M, 2GB, 320GB HD


Guilhermez

Posts recomendados

Olá pessoal! Já acompanho o CDW a algum tempo, e com a minha nova aquisição e vendo alguns tópicos aqui mesmo com dúvidas sobre esse notebook, resolvi criar essa pequenha análise.

Comprei esse notebook no Submarino na quarta-feira, dia 20 e hoje, incríveis 5 dias depois, doas quais 4 sendo dias não úteis, o notebook me foi entregue pela transportadora.

25042011174.jpg

25042011175.jpg

25042011176.jpg

Paguei 1316 reais no equipamento e considero que fiz um bom negócio, a julgar pela qualidade da marca e da configuração, postada a seguir:

Processador: Intel Core I3 Processor 380M (2,53GHz,3MB)

Chipset: Intel HM55

Memória RAM: 2GB

HD: 320GB

Tela: 14.0" LED HD (1366 x 768) 16:9 Brilhante

Som: HD Áudio

Wireless e Bluetooth.

Bom, analizando os dados pelo AIDA (logo mais posto screens), pude perceber que os componentes são todos de ótima qualidade. A placa mãe é uma específica da Samsung, então não saberei precisar a vocês qual a marca/modelo.

Uma das coisas que gostei nos componentes foi a distribuição da RAM, sendo 1 pente de 2 GB DDR3 rodando a 1333mhz.

A tela tem um brilho excelente e uma boa resolução, com bastante qualidade. Uma pena ser glossy, já que é extremamente reflexiva. Mas deve-se relevar, por se tratar de um padrão hoje entre os notebooks.

O HD é Samsung HM321, e o driver de DVD é nomeado como TSST corp, uma Joint Venture entre Samsung e Tochiba que produz principalmente drivers óticos, como bem frisou o nosso amigo GusGraf mais abaixo. O som é da Realtek, assim como a rede cabeada e o wi-fi e Bluetooth, da Broadcom.

Sobre as temperaturas, ainda não tive problemas com ele. Entretanto, usei apenas pra tarefas básicas e nenhum teste de stress ou coisa parecida foi rodado, então não posso falar sobre isso. Mas pude perceber que o cooler dele é extremamente silencioso. Quando o liguei pela primeira tive que colocar a abertura ao lado do ouvido pra ouvir alguma coisa. Pensei que estava estragado:eek: Mas tudo estava normal, ainda que mesmo assim estivesse muito silencioso. Nas tarefas básicas que mencionei, a temperatura ficou sempre entre 55ºC e 57ºC. Pra usar no colo, você sente que está um pouco acima a temperatura, mas nada que vá lhe cozinhar.

A bateria é uma da própia Samsung, segundo o Battery Care, com uma capacidade de 48840mWh. O tempo de vida dela, segundo o programa ainda, é de 4 horas, no momento com o brilho no médio e carga em 97%. Há ainda na BIOS uma opção muito interessante, para carregar a bateria até no máximo 80% e assim melhorar sua vida útil. Não testei, está setada para 100%.

O teclado é uma das partes interessantes do equipamento. Apesar de seu tamanho um pouco menor que a média dos outros notebooks que já usei, ele é muito macio e bastante silencioso. Outro ponto alto é o sua configuração em ilha (ou teclado chiclete, como alguns o chamam), com a própia carcaça separando as teclas. Isso dá um visual bastante agradável ao notebook, na minha opinião. As teclas são grandes, espaçadas o suficiente e firmes. Ponto para a Samsung na construção deste teclado. Só não gostei de algumas soluções de atalhos e teclas, como a barra (/) sendo acessada pela tecla Fn (funções) no 0 do teclado numérico. Outro problema é a interrogação, localizada na tecla W, acessível através do Alt Gr.

25042011181.jpg

O touchpad também é outro ponto que merece destaque. É grande e bastante preciso, as vezes até de mais. É dotado de capacidade multi-gestures, como numa tela touch. Tem pinch-to-zoom, rodar a foto e comandos com 2 ou 3 dedos. Mas isso instalando os drivers que constam no site da Samsung. Os originais não tem suporte aos gestos. Os botões físicos me parecem um pouco mal feitos. Dava pra ser melhor.

25042011183.jpg

Sobre o design, só digo que o notebook é lindo!:P Com a tampa preto e prata e a carcaça interior em prata, a única coisa que me desagradou um pouco foi o black piano na área do teclado. Mas como não gosto de black piano, sou suspeito para falar haha.

Outro pecado é uma propaganda que vem colada ao lado da tela, que deixa uma agradável fita de cola colada. Imagino que isso vá ficar preto em pouco tempo, então amanhã irei atrás de um removedor para ela.

25042011180.jpg

Na parte das conexões, temos: 3 USBs, 1 HDMI, 1 VGA, 1 Ethernet, Som e microfone. Acho que é padrão, nem mais nem menos.

Acho que é isso. Não comentei muito sobre o desempenho já que, pela configuração, acredito que as pessoas já saibam mais ou menos como ela é. Então preferi falar sobre o aparelho em si.

Qualquer dúvida, teste, imagem, peço que postem que eu respondo com o maior prazer.

Avalio a compra como: Sensacional. Pelo preço que consegui no site, pela configuração, e vendo agora a construção e o acabamento, vejo que fiz um grande negócio.

Só quero ajuda em uma coisa:

- Formatei o 7 Home Basic (argh) e joguei um Ultimate. Porém, não consigo mais ligar e desligar o wifi/bluetooth, aperto a tecla correspondente mas nada acontece. Alguém sabe algo pra fazer? Algum utilitário ou coisa do tipo?

--> IMAGENS DOS COMPONENTES, SEGUNDO O AIDA

--> DESEMPENHO DO PROCESSADOR, HD E ÍNDICE DO WINDOWS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também fiz a aquisição de um notebook deste mas ainda está para chegar (comprei pela Americanas), porém o modelo que comprei é de 3GB, comprei este modelo pelo design e também por falarem bem da bateria. Eu também vou tirar aquele win7 Home Basic dele e colocar um Professional, espero que não encontre problemas para com instalação de funções especificas do notebook como as do touchpad. Só no aguardo ak pela entrega .-.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu também chegou hoje, ainda não tive tempo de fazer um review, mas assim que tiver farei. A diferença é que o meu são 4 gb de ram e 500 de HD. Mas no geral é a mesma máquina estou MUITO satisfeito com ela. Acho que fizemos uma ótima compra! hahaha

Eu também estou satisfeito. Estava com um pouco de receio porque não tinha visto impressões sobre o note na internet, mas agora vejo que fiz a escolha certa! :P E comprei o de 2GB porque com o desconto que tinha, ficava mais barato colocar outro pente e somar 4GB do que comprar direto com ele.

Eu também fiz a aquisição de um notebook deste mas ainda está para chegar (comprei pela Americanas), porém o modelo que comprei é de 3GB, comprei este modelo pelo design e também por falarem bem da bateria. Eu também vou tirar aquele win7 Home Basic dele e colocar um Professional, espero que não encontre problemas para com instalação de funções especificas do notebook como as do touchpad. Só no aguardo ak pela entrega .-.

Provavelmente não terá. O site de suporte da Samsung te fornece tudo o que você precisa depois de formatar o computador. A única pendência, agora, é o problema com o wi-fi. Não consegui achar o gerenciador que veio instalado com ele no site da Samsung. Vou manda um email pra eles agora e esperar resposta.

A bateria é simplesmente ótima! Eu escrevi todo esse review, upei fotos, baixei alguns drivers e consegui desligar o notebook com 60% da bateria ainda! Hoje farei alguns testes pra ver a duração exata dela.

E sobre o touchpad, é só instalar o driver que tem no site da Samsung que ele funciona direitinho, com multi-gestures e tudo. Só achei que ele ficou um pouco menos preciso depois que eu ativei estas funções. Mas tenho que testar ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será q vai tranquilo com o ubuntu?

Como são os botões do touchpad? Barulhentos? Duros?

E os atalhos(+ e - brilho e volume, bloquear teclado, desligar tela, dormir) existem? onde estão?

Provavelmente pegarei da magazine luiza(http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_produto.asp?Produto=2082018&linha=IN&Setor=NOTE).

Flwsss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será q vai tranquilo com o ubuntu?

Como são os botões do touchpad? Barulhentos? Duros?

E os atalhos(+ e - brilho e volume, bloquear teclado, desligar tela, dormir) existem? onde estão?

Provavelmente pegarei da magazine luiza(http://www.magazineluiza.com.br/produto/index_produto.asp?Produto=2082018&linha=IN&Setor=NOTE).

Flwsss

Sobre o Ubuntu, não sei, porque uso windows :P Então vai ter que testar. É só questão de driver mesmo.

Os botões do touch são normais, mas são feitos num plástico estranho, prata brilhante e pra mim, tem um aspecto de coisa barata. Destoa do resto do conjunto.

Os atalhos de brilho/volume estão junto com as setas direcionais, uma solução interessante. A teclas esquerda/direita são pro volume e a cima/baixo são pro brilho da tela. As outras se localizam no Fs e tem atalho pra dormir, bloquear touchpad, desligar backlight da tela, mute, monitores externo, WLAN, entre outros.

Pode comprar sem medo. Você vai gostar da máquina :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu GusGraf pela dica, já atualizei lá em cima com os devidos créditos!

Sobre o teste da bateria, que disse que ia fazer: carreguei ela totalmente e iniciei o Windows. O uso foi normal: navegação na internet, música (via streaming, em sua maioria), vídeos no Youtube (não muitos), algumas instalações e o uso de compactadores, além de uma reinicialização pela instalação do driver da WLAN. Tudo isso com o note conectado via cabo Ethernet à internet e com o Bluetooth e Wifi ligados na maior parte do tempo (ainda to com problema de não conseguir desligá-los, esperando resposta da Samsung). Brilho em 30~40% e esquema de energia em Economico (AERO desabilitado, wifi na potência mínima, processador com clock reduzido).

Comecei o uso exatamente as 15:10h e as 18:20 o notebook acusava 20% da bateria. Ou seja, em pouco mais de 3 horas o aparelho consumiu 80% da bateria. Os 20% ainda me renderam mais 1 hora de uso, até ele pedir recarga. Uma autonomia de, aproximadamente, 4 horas em uso básico, talvez até moderado. Dava pra aumentar essa duração.

Considerando que em nenhum momento comprei o notebook pela duração da bateria, confesso que fiquei bastante surpreso e animado com todo esse tempo. E as baterias da Samsung vem agradando bastante o pessoal nos novos notes, como no Shark, com review em outro tópico aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também estou satisfeito. Estava com um pouco de receio porque não tinha visto impressões sobre o note na internet, mas agora vejo que fiz a escolha certa! :P E comprei o de 2GB porque com o desconto que tinha, ficava mais barato colocar outro pente e somar 4GB do que comprar direto com ele.

Provavelmente não terá. O site de suporte da Samsung te fornece tudo o que você precisa depois de formatar o computador. A única pendência, agora, é o problema com o wi-fi. Não consegui achar o gerenciador que veio instalado com ele no site da Samsung. Vou manda um email pra eles agora e esperar resposta.

A bateria é simplesmente ótima! Eu escrevi todo esse review, upei fotos, baixei alguns drivers e consegui desligar o notebook com 60% da bateria ainda! Hoje farei alguns testes pra ver a duração exata dela.

E sobre o touchpad, é só instalar o driver que tem no site da Samsung que ele funciona direitinho, com multi-gestures e tudo. Só achei que ele ficou um pouco menos preciso depois que eu ativei estas funções. Mas tenho que testar ainda.

O meu finalmente chegou o/

0427143113.th.jpg

Estou satisfeito com o aparelho, bom desempenho, boa bateria, tela LED com ótima resolução, a função gesture do Touchpad é ótimo '-'

Não esperei nada e já formatei e coloquei o Windows 7 Professional (veio com o Home Basic), única chateação que tive foi ter que baixar todos os drivers pois não vem um CD com os mesmos, mancada da Samsung isso, veio apenas o dvd de recuperação do SO.

Não tive problema com a tecla de desligar/ligar do Wireless/Bluetooth, instalei o programa >>Gerenciador do Display<< e todas as teclas “fn” funcionam perfeitamente. Recomendo!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico feliz com as impressão sobre esse note, comprei um de 3Gb, mas ainda não abri a caixa, ainda que já tenha recebido.

Gostaria da ajuda de vocês em duas duvidas:

1) Também pretendo colocar o Windows 7 ultimate, mas esse note é 32 ou 64, e tem diferença significativa entre essas duas versões do windows??

2) Outra duvida, ainda que sendo precipitado, aproveitando a ida de meu cunhado a China, será que vale a pena pedir a ele para trazer um processador i5-580M, para um upgrade e um pente de memoria de 2Gb, assim trocaria o de 1gb e ficarei com 4Gb totais??? será que vale a pena???

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico feliz com as impressão sobre esse note, comprei um de 3Gb, mas ainda não abri a caixa, ainda que já tenha recebido.

Gostaria da ajuda de vocês em duas duvidas:

1) Também pretendo colocar o Windows 7 ultimate, mas esse note é 32 ou 64, e tem diferença significativa entre essas duas versões do windows??

2) Outra duvida, ainda que sendo precipitado, aproveitando a ida de meu cunhado a China, será que vale a pena pedir a ele para trazer um processador i5-580M, para um upgrade e um pente de memoria de 2Gb, assim trocaria o de 1gb e ficarei com 4Gb totais??? será que vale a pena???

Abraços

Sobre o Windows, o problema não é o note, e sim o própio sistema. Você escolhe qual vai querer usar. A diferença entre eles é só como se comunicam com o hardware a nível de Kernel, nada de diferente pra você. Como quer usar os 4GB, deve colocar o 64bit, já que o 32 só reconhece até 2GB.

Quanto ao processador, não é possível substituí-lo. Acredito que a Samsung não tenha soldado ele na placa mãe (nem sei se isso é possível). Mas os sockets são diferentes entre o i3 e o i5. Então realmente não dá. Quanto a memória, sem problemas. Pode usar tranquilamente.

--------------------------------------------------------------------------

Bom, reinstalei o Easy Display Manager da Samsung e nada feito. Continuo não conseguindo ligar e desligar o wi-fi pelo botão apesar de todas as outras hot-keys funcionarem. Apesar de que, o botão só é um launcher do utilitário, então não perdi nada, já que consegui carregá-lo pelo atalho na pasta de instalação. Agora é só criar um atalho pra ele na barra do Windows e pronto, problema resolvido. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme valeu pela explicação sobre o windows.

Os soquetes suportados por ambos os processadores que citei são os mesmo, PGA988 !!:

http://ark.intel.com/Product.aspx?id=50178

http://ark.intel.com/Product.aspx?id=49652

Apesar de super satisfeito com minha compra, agora fiquei curioso sobre as limitações de um upgrade em notes . . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até um i7-640M tem as mesmas características sobre emissão de calor, soquete e outros detalhes, claro que sou leigo em hardware, até por isso posto tais duvidas rsrsrs, mas comparando pensei ser possível tais trocas de processadores . . .

http://ark.intel.com/Product.aspx?id=49666

Claro que não tenho a mínima ideia se as dimensões da peça em si são diferentes e isso inviabilizaria a troca, mas gostaria de saber . . .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita fernando (esse é seu nome né? :P), não sabia dessas paradas do socket pra mobile serem iguais. É que na linha de desktop, a Intel diferenciou os sockets então achei que ela tivesse feito isso na linha mobile também.

Mas acho que é melhor você contatar o suporte da Samsung e perguntar pra eles. Ou então uma assistência técnica, que deve saber bem sobre essa parte!;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou quase comprando esse computador. Depois de uma experiência ruim com a Dell, que vinha com componentes ruins: HD da Seagate que fazia barulho e riscava à toa e uma das telas, que apesar da boa resolução, era muito reflexiva e atrapalhava a visualização e a bateria não chegava nem a 2 horas! Então, estou para arriscar este Samsung RV 411.

Fiz um test Drive rápido no Hipermercado Big, onde o atendimento ogro dos funcionários não permitiu analisar muita coisa, mas no geral a tela é um pouco melhor que o da DELL, o acabamento infinitamente superior e segundo consta, a bateria dura bem mais.

O que fico com receio é justamente algumas disposições do teclado, que também notei no test drive. O ponto de interrogação está na tecla W e é acionado com o AltGr. Bem, um teclado não pode ser vendido como Português ABNT dessa forma. Outro ponto que tenho receio é justamente a posição da barra / usar linux tendo que ativar Fn e o Zero vai ser osso. Tomara que dê para configurar.

Quando chegar o computador e instalar o Linux nele falo das impressões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou quase comprando esse computador. Depois de uma experiência ruim com a Dell, que vinha com componentes ruins: HD da Seagate que fazia barulho e riscava à toa e uma das telas, que apesar da boa resolução, era muito reflexiva e atrapalhava a visualização e a bateria não chegava nem a 2 horas! Então, estou para arriscar este Samsung RV 411.

Fiz um test Drive rápido no Hipermercado Big, onde o atendimento ogro dos funcionários não permitiu analisar muita coisa, mas no geral a tela é um pouco melhor que o da DELL, o acabamento infinitamente superior e segundo consta, a bateria dura bem mais.

O que fico com receio é justamente algumas disposições do teclado, que também notei no test drive. O ponto de interrogação está na tecla W e é acionado com o AltGr. Bem, um teclado não pode ser vendido como Português ABNT dessa forma. Outro ponto que tenho receio é justamente a posição da barra / usar linux tendo que ativar Fn e o Zero vai ser osso. Tomara que dê para configurar.

Quando chegar o computador e instalar o Linux nele falo das impressões.

Esse "?" junto ao "W" foi uma coisa meio tosca por parte da samsung, mas com o uso você vai se acostumando, eu acostumei pelo menos '-'

Sobre bateria, realmente é boa... ontem eu joguei um RPG online nele, com wifi-ligado, video marcado para desepenho maximo, tela com brilho alto e a bateria durou um pouco mais de 2 horas... pra mim com esse uso absurdo foi ótimo, ja uso normal ja tirei umas 4 hrs dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ? pelo AltGr realmente foi mancada :rolleyes:

Mas se você usar o teclado certinho, com as duas mãos, até que fica rápido pra apertar o Alt + W. Questão de costume mesmo. O HP do meu irmão também tem essa mesma disposição.

Outra impressão: achei o angulo de visão da tela um tanto ruim. Fui assistir uma série ontem e fiquei meio encomodado com o escuro em cima e branco excessivo em baixo. Não sei em outros notebooks.

O que estão achando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aee galera por favor preciso de uma ajuda urjente

peguei um not desse pra formatar mas nao consigo axar o drive de rede

e nao sei usar as tcl de atalho de volume e as de contraste das direcionais alguem pode me ajudar o pc ta no 7 starter

Rede Ethernet: http://org.downloadcenter.samsung.com/downloadfile/ContentsFile.aspx?CDSite=UNI_BR&CttFileID=3697472&CDCttType=DR&ModelType=N&ModelName=NP-RV411I&VPath=DR/201104/20110415120118913/LAN_7.40.126.2011.zip

Pra fazer as teclas funcionarem (na verdade, elas já funcionam, só não aparece na rela): http://org.downloadcenter.samsung.com/downloadfile/ContentsFile.aspx?CDSite=UNI_BR&CttFileID=3697453&CDCttType=SW&ModelType=N&ModelName=NP-RV411I&VPath=SW/201012/20101221151700397/Easy_Display_Manager_3.2.5.0.ZIP

Pode achar o resto aqui: http://www.samsung.com/br/support/detail/supportPrdDetail.do?menu=SP01&prd_mdl_cd=NP-RV411-AD1BR&srchword=NP-RV411I

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daee tchess, o meu tb chegou e o Windows 7 só passou pra dar um "Oi".

Instalei o Ubuntu 11.04 nele e detectei os seguintes problemas:

-Touchpad: Funciona porém sem scrolling, se alguém souber a marca dele seria bem bom.

-Funções, alguém poderia me explicar algumas?(fn+f3, +f5, +f7, +f8, +f9, +f11, +f12, essas nao fazem nada)

-As vezes ele trava do nada.

Do mais, esse note é phoda..

Flwsss, té +

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um, travando? Estranho.

Já verificou as temperaturas dele? Eu sei que não tem nada a ver, mas seria bom ver como ele se comporta com Windows não?

E sobre o Touch dele, é Elan, e não Synaptics, pelo que eu sei. É um touch de 2ª mão (pelo que eu sei), mas bem eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...