Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Entre para seguir isso  
mass_sle

Grub: Gerenciado De Boot

Recommended Posts

Olá. Gostaria de saber se tem como retirar a contagem regressiva que ocorre no GRUB para a escolha de um sistema operacional. Queria saber também se tem como eu alterar os nomes dos sistemas operacionais que aparecem para ser selecionados. :huh:

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

editando o arquivo grub.conf, dentro do /boot/grub (/boot/grub/grub.conf) coloque em 0 o timeout.

depois, para mudar os titulos, voce pode mudá-los nas linhas "titles"

como exemplo, vou postar o meu grub.conf

timeout 3 #->>>> mude-o para 0
default 0  #->> indica a primeira opcao do boot
splashimage=(hd0,2)/grub/splash.xpm.gz # ->> um "papel de parede" para o grub

title Gentoo (2.6.3-gentoo-r1) #---> mude aqui o titulo
root (hd0,2) # aqui aponta para a particao BOOT, q no meu caso é hda3
kernel /vmlinuz root=/dev/hda7  ##-> imagem do kernel + particao do /

# para boot do windows...
title Windows XP
rootnoverify (hd0,0)
makeactive
chainloader  +1
##pena q não da para adicionar um "explode" aqui... hehehe!

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por dioo@27 mar 2004, 01:08

editando o arquivo grub.conf, dentro do /boot/grub (/boot/grub/grub.conf) coloque em 0 o timeout.

depois, para mudar os titulos, voce pode mudá-los nas linhas "titles"

como exemplo, vou postar o meu grub.conf

timeout 3 #->>>> mude-o para 0
default 0  #->> indica a primeira opcao do boot
splashimage=(hd0,2)/grub/splash.xpm.gz # ->> um "papel de parede" para o grub

title Gentoo (2.6.3-gentoo-r1) #---> mude aqui o titulo
root (hd0,2) # aqui aponta para a particao BOOT, q no meu caso é hda3
kernel /vmlinuz root=/dev/hda7  ##-> imagem do kernel + particao do /

# para boot do windows...
title Windows XP
rootnoverify (hd0,0)
makeactive
chainloader  +1
##pena q não da para adicionar um "explode" aqui... hehehe!

Opa! Valeu pelas dicas cara! Só uma coisinha, depois que eu faço as alterações em /boot/grub/grub.conf, eu devo salvar esses arquivo grub.conf né? Como eu faço isso? Eu tentei apertando ESC e depois :wq, mas não deu certo.. hehe... valeu...

Compartilhar este post

Link para o post

Caro dioo. Modifiquei "Timeout" para 0 para ver se o GRUB não iria mais fazer a contagem regressiva, mas o que aconteceu foi diferente. Como "Timeout" estava = 0, o GRUB simplesmente rodava direto o Sistema Operacional que estava por default, entende? Com "Timeout" = 0, é como se o GRUB não precisasse esperar tempo nenhum para executar o S.O. padrão, neste caso, ele roda direto. ;) Então eu pensei, será que para eliminar a contagem regressiva, não funcionaria simplesmente tirar o "Timeout ..." ? O que você acha? Será que dá bug?

Compartilhar este post

Link para o post

Opa... já resolvi a questão. Tirando a linha do "Timeout..." a contagem regressiva some e o GRUB continua funcionando sem problemas.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest LORD KLEIN
Postado Originalmente por mass_sle@27 mar 2004, 21:30

Opa... já resolvi a questão. Tirando a linha do "Timeout..." a contagem regressiva some e o GRUB continua funcionando sem problemas.

Descuple a intromissão, vi que você usa o Windows XP. você consegue usa-lo pelo grub? Eu tentei uma vez e ele dava erro de inicialização... Eu dou boot pelo disquete, como faço para ativar o grub ?

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por LORD KLEIN+28 mar 2004, 15:37-->
mass_sle@27 mar 2004, 21:30

Descuple a intromissão, vi que você usa o Windows XP. você consegue usa-lo pelo grub? Eu tentei uma vez e ele dava erro de inicialização... Eu dou boot pelo disquete, como faço para ativar o grub ?

Assim cara, eu implantei o GRUB em meu sistema quando fiz a instalação do Red Hat Linux 9 em meu pc. Durante a instalação desta distribuição, você escolhe o gerenciador de boot que deseja utilizar para selecionar o S.O. em sua máquina (GRUB ou LILO, no caso). O Windows XP trabalha junto ao GRUB perfeitamente. Eu lhe aconselho a entrar neste site relacionado ao GRUB, http://www.gnu.org/software/grub/, não sei se é oficial ou não, mas tem algumas informações importantes. Nele, voce pode também baixar o GRUB. Qualquer dúvida, eu estou aí pra isso, valeu? :joia:

Compartilhar este post

Link para o post

Ola pessoal, estou com um problema na instalação do Linux 6.0, uma que o modo grafico não aparece a tela fica toda retorcida, ai entrei no modo de texto e deu certo, só que entrou numa tela pedindo pra mim colocar uma senha pro root, o que seria isso? eu tento colocar algo mas nenhum caracter aparece? alguem poderia me ajudar????? :huh:

Compartilhar este post

Link para o post
Postado Originalmente por EA-GANDHI@27 abr 2004, 08:19

Ola pessoal, estou com um problema na instalação do Linux 6.0, uma que o modo grafico não aparece a tela fica toda retorcida, ai entrei no modo de texto e deu certo, só que entrou numa tela pedindo pra mim colocar uma senha pro root, o que seria isso? eu tento colocar algo mas nenhum caracter aparece? alguem poderia me ajudar????? :huh:

Olá,

Em relação à senha do root, você deve entrar com uma senha que deseje associar ao modo root. No shell, quando você digita a senha, por padrão, os caracteres não aparecem. Isto tem a finalidade de segurança. Sempre que você inicia o shell, o sistema pedirá para você entar com o nome de usuário e senha.

Em relação ao problema do modo gráfico, você precisa configurar seu XFree86. Para isto, no shell, digite /usr/X11R6/bin/xf86config. Irá carregar um utilitário de configuração do X (nele você configura vídeo, mouse e teclado). É importante que, antes de entrar neste utilitário, você tenha conhecimento qual é a marca/modelo da sua placa de vídeo, memória e taxa de frequência horizontal e vertical do seu monitor (deve ser um valor com este formato: xx-xx). Seria interessante também, você instalar o driver da sua placa de vídeo.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais